[GSAK] Exportar para Tom Tom (PDA, PNA e iPhone)

Para além do canivete suíço do geocaching, este espaço serve para discussão de outros aplicativos de gestão de bases de dados

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #1 a terça 25 mai 2010, 15:26 

Exportar para o Tomtom, de maneira fácil, com o GSAK (sim, é possível!).

Façam o download e instalem esta macro: http://gsak.net/board/index.php?showtopic=6378 (cortesia do Big Wolf, o autor da mesma)

Sugiro fazer primeiro um filtro com as waypoints/caches que queremos ter no Tomtom. Eu, tipicamente, utilizo um filtro com um raio de 25, 50km à volta de minha casa. No entanto, se quiserem a BD inteira, com 7000 caches, a macro também é capaz de os transformar.

Imagem

A opção de topo, o "Include caches that are" acaba por ser redundante se o vosso filtro for hermético. Caso contrário, dá jeito utilizar e, provavelmente, excluir caches que já encontraram, inactivas ou que são vossas.

Opto por incluir todo o tipo de waypoints. Dão sempre jeito.

Na opção "Display as", estou a utilizar a opção Single icon but showing status. A opção "Different icon for each cache type", para mim, é mais confusa. Isto porque gosto de utilizar a opção, no Tomtom, de navegar para os pontos interesse mais próximos -> Geocaching, onde tenho todas aglomeradas.

No "Export directory" indicam onde vão ser gravados os pontos. Se o vosso PDA/PNA aparecer como drive USB, podem escolher desde logo essa pasta para gravarem.

"Export File Prefix", escolhem isso mesmo. O prefixo a atribuir a cada ficheiro utilizado. Podem ver como fica, nesta imagem em baixo.

Imagem

"POI Description". Esta ponto é importante. Habituei-me a usar a seguinte fórumla: %typ1 %Name %code (%Dif/%Ter) %last4 by %By

Signifca que exibirá o nome da cache como

T Jardim Constantino GC27D3B (2/1,5) FFFF by piticos.

Logo:

%typ1 - Tipo de cache (T - tradicional, M - Multi-cache, etc)
%Name - Nome
%code - GC Code
(%Dif/%Ter) - Dificuldade e Terreno
%last4 - Últimos 4 tipos de logs
%By - Owner

Imagem

Depois de tudo acertado, é escolher "Export" e os ficheiros são criados. Os ficheiros necessitam de estar na pasta do mapa do Tomtom que estão a utilizar. São sempre aos pares - GCficheiro.ov2 e GCficheiro.bmp.

Eis algumas imagens do Tomtom com esta macro activa:

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por RKelux em quinta 08 dez 2011, 15:27, num total de 1 vez.
Razão: Título editado a pedido do utilizador do post inicial.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #2 a quarta 26 mai 2010, 01:40 

Re: [GSAK] Exportar para Tomtom

Costumo utilizar esta macro e recomendo.
Muito obrigado pela partilha.
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #3 a quinta 08 dez 2011, 00:06 

Mais uma dica relativa a quem tem o Tomtom num iPhone, em particular num iPhone 4.

O Tomtom no iPhone4 só aceita PNG de 24bits 44x44 como ícones para os POI. Caso contrário, são exibidos quadrados vermelhos. Eu acabei por construir o conjunto de ícones que eles utilizam. Fica a dica.

Para colocarem POIs no iPhone precisam de um jailbreak e da aplicação iPhoneBrowser. Depois precisam de encontrar o folder onde está a Iberia.app (algo como /var/mobile/applications/xxxxxxxx/IberiaMap) e colocar lá dentro os .ov2 e os PNG.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #4 a quinta 08 dez 2011, 01:40 

SUp3rFM Escreveu:Mais uma dica relativa a quem tem o Tomtom num iPhone, em particular num iPhone 4.

O Tomtom no iPhone4 só aceita PNG de 24bits 44x44 como ícones para os POI. Caso contrário, são exibidos quadrados vermelhos. Eu acabei por construir o conjunto de ícones que eles utilizam. Fica a dica.

Para colocarem POIs no iPhone precisam de um jailbreak e da aplicação iPhoneBrowser. Depois precisam de encontrar o folder onde está a Iberia.app (algo como /var/mobile/applications/xxxxxxxx/IberiaMap) e colocar lá dentro os .ov2 e os PNG.

A ver se percebi:
Posso ter as caches no TomTom do iPhone?
Como?
Explica lá isso como se fosse muito burro.
Posso fazer o jailbreak da 5.1?
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Micro
Micro

Registado: quinta 01 abr 2010, 16:07

Mensagem Post: #5 a quinta 08 dez 2011, 11:15 

Boas.

Existe a possibilidade através de jaillbreak como o super bem disse, mas tb se pode colocar em telefones sem jaillbreak partindo principio que tem a aplicação original.

Vão ao directório do itunes no pc onde se encontra os ipa's renomeiam a extenção ipa para zip e arrantam para dentro do zip os pois respectivos. Depois voltar a renomear para .ipa

Depois e só desistalar o tomtom do idevice e voltar a instalar esta versão alterada.

O inconveniente desta opção e ter que instalar o tomtom todas as vezes ke se keiram colocar novos pois.

Funciona também para kem tem jailbreak.

Alguma duvida apitem.

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 28 mai 2010, 13:55

Mensagem Post: #6 a quinta 08 dez 2011, 12:15 

[GSAK] Exportar para Tomtom

migueis Escreveu:...
Posso fazer o jailbreak da 5.1?

Poder podes... Eu tenho o meu com jailbreak... Agora ainda não é definitivo. Terás que fazer o boot ao equipamento cada vez que ele se desligar ou reiniciar!

Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #7 a quinta 08 dez 2011, 15:35 

Há, pelo menos, três métodos para importar POI de geocaching e não só.

Para além do método que o Tantiso referiu, explicado em detalhe nesta página How to add custom voices, POIs to iPhone without Jailbreaking que não precisa de Jailbreak no iDevice.

Há ainda outro método que me parece mais simples, sem ser preciso re-instalar o Tomtom cada vez que se adicionam POI. Podem consultá-lo nesta página PGPSW Speed Camera Database on TomTom iPhone App. É indicado um software legal, o Diskaid para se conseguir fazer a operação.

Eu tenho o meu iPhone com jailbreak (a correr ainda o 4.3.3, mas com as protecções do 4.3.4 e 4.3.5) e uso o seguinte método.

Utilizo a aplicação para o PC, o iPhoneBrowser, que basicamente permite ver toda a estrutura de pastas e ficheiros de um iDevice. Podem fazer o download na página oficial.

Instalam, ligam o iPhone através do cabo usb e o iPhoneBrowser mostrará essa mesma estrutura. Quem tiver o Tomtom Iberia 1.9, a pasta para onde devem colocar os .ov2 e .png será:

/var/mobile/Applications/112A34CF-93C7-4900-89EC-AC79BDB963E0/Iberia.app/IberiaMap

É para aqui que arrastam os .ov2 gerados por esta macro ou outra qualquer, assim como os ícones de cada ov2. Há depois um truque a fazer.
Para o iPhone 4/4S: Os ícones terão que ser .PNG, de 24bits, com 44x44 pixels de dimensão.
Para o iPhone 3G/3GS: Os ícones terão que ser .PNG, de 24bits, com 22x22 pixels de dimensão.

Caso contrário, todos os ícones ficarão a vermelho, sem qualquer elemento visível.

É tão simples como arrastar.

Cada um destes ficheiros podem ser apagados via iPhoneBrowser. É bastante simples. :)

Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a quinta 08 dez 2011, 16:36 

Obrigado pelas dicas.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a terça 13 dez 2011, 11:12 

Só consegui utilizando o segundo método do sup3r porque no caso em que destinarão e volto a instalar a app, da erro na instalação se o pacote foi alterado.
Assim acho que só fica a faltar algo que avise a proximidade das caches durante a navegação. Ainda tentei copiar uns ficheiros .ogg com o mesmo nome dos poi mas não funcionou.
Imagem

Voltar para GSAK

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes