por clcortez
Caros,
Este assunto de vez em quando volta à ribalta quando um owner com algum número de caches ou já com alguma antiguidade arquiva as suas caches.
Muitos de nós que já cá estamos à muitos anos já passamos por essa tentação, eu incluído.
Reconheço que seja difícil a alguém perceber o porquê, mas eu posso aqui simplificar a resposta, pelo menos falando por alguns dos casos de geocachers que tal como eu também já o ponderaram fazer.
Essencialmente a razão principal é a desmotivação geral e descontentamento pelo estado do Geocaching actualmente. Depois, uma situação específica ou pontual numa das nossas caches enquanto owners despoleta essa acção em massa. De cabeça perdida, o owner decide arquivar todas as suas caches por não querer ter mais experiências desagradáveis semelhantes. Por culpa de um, pagam todos.
É a atitude correcta? Não, não é. Mas devem compreender que muitos de nós escondemos caches à anos, com imenso trabalho no terreno, pesquisa, contactos com entidades, e muitas muitas horas gastas e no fim o que recebemos são criticas destutivas ou desanimadoras.
Para começar, quem procura caches deve ter respeito pelos owners das caches e ter o cuidado de fazer logs o mais completos possível, sem palha mas com um texto com pés e cabeça, pensando também que estão a mandar um texto que vai direitinho para o mail desse owner, assim como fica visível para todos.
Depois, o cuidado também com a cache em si. Ser cuidadoso com os muggles, com o estado em que deixa a cache, e bem escondida. Reportar sempre situações anómalas.
E por fim, toda a comunidade, revisores incluídos, devem tratar-se mutuamente condignamente como gente crescida, de forma madura e informal. Quando nos conhecemos uns aos outros é uma coisa, mas a maioria das pessoas que fazem logs na nossas cache nós não conhecemos, assim como fazemos logs em muitas caches que não conhecemos o owner. Os revisores têm dado um exemplo de cordialidade na forma como abordam quer owners quer achadores, e são um exemplo a seguir.
Penso que de uma forma geral estão aqui apresentadas as principais razões que levam um owner a arquivar em massa as suas caches. Não quer dizer que não hajam outras razões puramente incompreensíveis para os outros geocachers, que as há. Agora, com o caminho que o Geocaching tem vindo a tomar serão cada vez mais os que optam por arquivar as suas caches, essencialmente por já não se reverem neste Geocaching onde os números, as corridas aos FTF's, o colocar caches sem qualquer critério de qualidade, os novos que surgem sem qualquer respeito pelos outros e a massificação de uma actividade que se supunha ser de lazer e não um desporto.
E por fim, não nos podemos esquecer dos owners que decidem abandonar de vez a actividade pelas mais diversas razões (fora as que mencionei) e em vez de abandonarem as caches (como muitas das que povoam todo o mundo) as arquivam, evitanto a degradação crescente até à sua morte natural.
Cláudio Cortez