[Badge] Românico em Portugal

E porque fica sempre bem uma medalha no teu perfil ou no listing da cache...

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #11 a domingo 11 set 2011, 13:04 

Re: [Badge] Românico em Portugal

mas a cache em questão aparece no detalhe do badge?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quarta 31 ago 2011, 15:40

Mensagem Post: #12 a domingo 11 set 2011, 14:06 

A cache Lousada 1 faz parte do badge Rota do Românico mas não do Românico em Portugal. Desde o início que a minha questão é se poderiam actualizar o badge Românico em Portugal.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #13 a domingo 11 set 2011, 18:55 

ok vamos esperar então que o omaneleamaria se pronuncie visto que é ele quem faz a gestão deste badge.

Large
Large

Mensagem Post: #14 a terça 20 set 2011, 18:11 

Regular
Regular

Registado: segunda 18 jul 2011, 03:29

Mensagem Post: #15 a quarta 21 set 2011, 13:02 

Adicionada! Obrigado ;)

Regular
Regular

Mensagem Post: #16 a quarta 21 set 2011, 14:21 

Gorenje Escreveu:A cache Lousada 1 faz parte do badge Rota do Românico mas não do Românico em Portugal. Desde o início que a minha questão é se poderiam actualizar o badge Românico em Portugal.

Desculpem, mas as férias fizeram-me andar um pouco arredado do fórum ! ;)
Vamos lá ver se consigo transmitir o meu raciocínio.
Ao incluir, ou não, uma cache no badge tento guiar-me por critérios objectivos. Não gosto de incluir só por incluir, até porque os números ou a quantidade não me diz nada, mas também, e no que ao geocaching diz respeito, não tenho qualquer problema em incluir qualquer cache se as opiniões forem unânimes nesse sentido.
A cache em questão não foi incluida porque da leitura da respectiva listing pode retirar-se o seguinte:
- A igreja de Pias foi iniciada em 1736
- No interior tem talha dourada de 1743
- A estatuária é do séc.XVII e XVIII
- A Ponte de Vilela "ao contrário do que é comum e popularmente aceite, nada de particularmente relevante sugere que se trate de uma ponte romana ou sequer românica. Ela será antes da época Moderna".

Consultando o site: http://www.rotadoromanico.com
- A igreja de Pias não faz parte da Rota do Românico do Vale do Sousa.
- A ponte de Vilela (e uma outra), são consideradas, quanto ao estilo, com "metodologia construtiva medieval" ao contrário de todos os outros que considera "românicos".

Foi baseado nisto que optei pela não inclusão.
É de incluir só porque, com fins turísticos e/ou comerciais, alguém lá espetou uma placa ?
Agradeço os v/comentários.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #17 a quarta 21 set 2011, 14:34 

Esses critérios que usas parecem-me perfeitos.

Mantê-los é elevar a qualidade do Badge :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #18 a quarta 21 set 2011, 14:51 

Sendo assim parece-me que faria sentido era sugerir retirar do Badge Rota do Românico...
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #19 a terça 27 set 2011, 16:50 

IDILIO49 Escreveu:Sendo assim parece-me que faria sentido era sugerir retirar do Badge Rota do Românico...

A meu ver a questão é mesmo essa. Não concordo com o facto desta cache ser retirada da Badge "Rota do Românico", pois se a mesma foi feita baseada nesta Rota criada no Val de Sousa, faz todo o sentido que permaneça pq faz parte dos patrimónios comtemplados na dita Rota. Até pq muitos outros ainda não estavam confirmados como pertencentes e já faziam parte da Badge (todos os que são do Val do Tâmega, que só agora durante os próximos 3 dias estão a ser apresentados no Auditório de Lousada, devido à Rota ter sido extendida áquelas terras). A questão é, pertence a um e não a outro? Para ter sido incluído neste projecto destas terras é pq algo tem a ver com o período em questão da nossa história. Compreendo a problemática levantada mas de qq das formas fica a minha opinião.

Dito isto, ficam aqui mais duas caches por mim criadas em 2 locais comtemplados na Rota do Românico, são elas, Igreja de Santa Maria de Meinedo e Ponte de Espindo tb em Meinedo. Se virem que se enquadram com o que pretendem para esta badge, força aí nisso [:)]

Abreijos

Regular
Regular

Mensagem Post: #20 a quarta 12 out 2011, 16:05 

Gorenje Escreveu:Dito isto, ficam aqui mais duas caches por mim criadas em 2 locais comtemplados na Rota do Românico, são elas, Igreja de Santa Maria de Meinedo e Ponte de Espindo tb em Meinedo. Se virem que se enquadram com o que pretendem para esta badge, força aí nisso [:)]

Igreja de Santa Maria de Meinedo - adicionada. Obrigado ;)

Quanto à Ponte de Espindo pode ler-se na listing da cache e também no site http://www.rotadoromanico.com, que:
- A Ponte de Espindo não deverá ser anterior a meados do séc.XVIII e tal como a Ponte de Vilela não é uma ponte romana nem sequer românica.

Logo, não deve ser incluída numa listagem que pretende dar a conhecer o património relacionado com o estilo românico em Portugal.
Custa-me no entanto a entender como é que entidades "oficiais" o fazem. Só o compreendo por razões turísticas e/ou comerciais que, na minha opinião, não o justificam.
AnteriorPróximo

Voltar para BADGES

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes