Eis a 1ª autorização, portanto cá vai a dita:
#5 Entrevista - 21/08/2011 - Peter!
Como surgiu o nick "Peter" registado no Geocaching.com? 
O nick é Peter!, mas eu é que assino nos logbooks como Peter apenas. Inicialmente não era este o meu nick, mas sim Peter_fcul, que era o meu nick do MSN, e o Peter já estava usado. Uns meses depois li um post de alguém a referir que dava pra mudar o nick, ainda quando tinha de se enviar um mail directo para a Groundspeak. No dia seguinte recebi a confirmação e fiquei com este. Peter é a minha alcunha desde os tempos da faculdade, ainda antes do mIRC e coisas do género (1998), e sempre que posso uso apenas Peter... como podes entender, nem sempre consigo, daí o acrescento de mais qualquer coisa.
Qual foi a tua 1ª cache encontrada? O que te lembras desse momento? 
Penso que procurei primeiro a do campo pequeno, do ACASIM, que por acaso era meu professor na FCUL. Estava com um colega meu, o redver e foi encontrada aqui ao pé do escritório. Já tinha sido viciado pelo j_adonis, e o bichinho começou no dia seguinte. A procura foi algo “desajeitada”, pois não fazia ideia do que tinha de procurar, nem como, nem tinha lido toda a informação que precisava. Ao final de 15min ela la apareceu no sitio mais óbvio (agora!). Fiz um DNF primeiro e à segunda tentativa umas horas mais tarde é que achei. Fiquei todo contente, radiante mesmo... e tinha começado o bichinho.. o resto, já sabes.. é o vicio, o modo de vida que todos nos temos

.
Qual foi o teu 1º evento? Foi organizado por ti ou por outro geocacher? O que te lembras desse momento?
WWFM IV Lisboa foi o meu primeiro evento a que fui, com o dbarradas e o mrita. Conhecemos alguns geocachers e adorei o facto de à hora marcada umas dezenas de pessoas abrirem os mapas, deixando todos os muggles a toa. Fartei-me de rir. Depois fui tirar fotos para o meio da manifestação dos professores... aquela com 120.000 professores.. parecíamos umas crianças... foi muito divertido, mas não foi organizado por mim.
Qual a tua cache Nacional e Internacional favorita? Já encontras-te alguma delas? 
É difícil ter uma cache favorita em Portugal, pois muitas ficaram na minha memoria por diversos motivos. Sem duvida que o senhor do adeus deixou uma grande marca, mas também a fenda da calcedónia, a Belém time portal pelo passeio, Monsanto subterrâneo, #400, etc... cada uma delas favorita por motivos diferentes, por isso não te consigo dizer a melhor... tive de fazer essa escolha nos prémios GPS, mas não sei se foi a mais acertada, por isso prefiro guardar varias. A nível internacional, marcou-me muito a cache do vulcão El Teide, que fica mesmo lá em cima, onde andas 1km em cascalho lançado pelo vulcão para achares uma cache no meu desse cascalho todo. Algum desse cascalho, são rochas bem grandes! Também na Escócia gostei particularmente das caches dos castelos... cenários enigmáticos e inesquecíveis para mim.
Quem foi o teu padrinho/madrinha no Geocaching? 
O j_adonis... sem duvida.
Para ti, o Geocaching é um passatempo ou já se pode considerar desporto? 
Um passatempo... um desporto para mim envolve uma componente mais física, que embora o geocaching tenha, nem sempre a tem. Alem disso, para mim não é competitivo, e o desporto em mim tem essa vertente também

.
Qual o Geocacher que tens como referência Nacional? Podemos saber o porquê? 
Tenho 2, e não é por serem quem são, mas por serem pessoal que conheço pessoalmente. 1º o prodrive, pois tem uma atitude que adoro, uma humildade, simplicidade e simpatia que não esperava encontrar do “suposto” numero um. É uma pessoa que para mim faz o geocaching como deve ser, ou seja, porque gosta, porque quer, porque pode, e sempre que o faz tenta divertir-se, sem grandes aldrabanços (porque não precisa). Foi devido a um post dele que fui passar ferias á Escócia este ano. 2º o Sup3rFM, por ser uma figura que considero perfeito para o cargo que usa. É uma pessoa imparcial, que responde as questões de um modo “profissional” quando está na pele de reviewer e consegue ser um amigo geocacher com quem se vai cachar ou com quem se fala num evento, sem haver aquela coisa do “Ahhh, é o revisor das nossas caches”.. considero-o um exemplo por isso.
Qual o Geocacher que tens como referência Internacional? Podemos saber o porquê? 
Nenhum, todos os que conheci são como eu, e não tenho por habito “seguir” geocachers internacionais, pois não vivem a minha realidade. De referir que eu faço caches em Portugal principalmente.
Qual a tua opinião sobre as Challenges? 
Caches de sofá, de forma ainda mais fácil que as caches normais. Ahh e tal, tira ai uma foto e já tá... acho que o verdadeiro espírito da coisa não foi conseguido. Para mim um challenge é algo tipo subir ao topo da pedra a seguir á cache the grey havens, saltar de um avião e tirar uma foto no ar, tirar uma foto no fundo do mar, agarrado a uma embarcação naufragada, fazer bridge jumping ou rappel de uma altura superior a 30metros, limpar uma mata de entulho acumulado, combater um incêndio... ou seja, desafios mais físicos, algo que nos proporcione a sensação de desafio, de superação pessoal, de realização, de vencer os medos ou fobias. Algumas tradicionais já conseguem isto, e as challenge so vieram fazer com que apareça mais um montão de coisas para fazer. Para mim um challenge é quela coisa que a "Vida é bela" vende em alguns dos seus pacotes de 150eur

.
Gostarias de sugerir ou realçar algum FEEDBACK? 
Acho que já o fiz na pergunta anterior

, deixo em aberto a criação de novos challenges deste tipo para os ir fazer, sem ser no sofá.
Tens algum projecto pessoal (Forum, site, Revista, etc...) relacionado com o Geocaching? 
Sim, os vídeos da GeoPT.TV... sou um dos tipos que fazem os vídeos para a TV.
De onde surgiu a ideia/necessidade de o criar? 
Foi um convite do Migueis, apos o evento da Geo-Queda 2011, visto eu já fazer vídeos há algum tempo, ter gosto pela coisa e poder ajudar na divulgação com conteúdos porreiros para a malta ver.
A quem se destina? Consideras que está a ser positivo? 
A todos vós… se é positivo? Para mim SIM, pois é experiencia que ganho para fazer mais e melhores vídeos... para o resto da malta... espero que sim, mas digam-me vocês!
Consideras que o projecto já teve um ponto alto? Qual? Onde poderá chegar ainda? 
Ainda não teve, mas o inicio foi giro de ver, por ser uma boa compilação dos vídeos já existentes e ter produção de conteúdos de forma regular e actualizada.
Podemos contar com novidades ou será esta linha a seguir daqui a diante? 
As novidades vão surgindo aos poucos com a inclusão de novos vídeos.. mais e melhores.
A nível pessoal, e fora do mundo do Geocaching, como te descreves como pessoa? 
Jovem, 31 anos, á procura de adrenalina.. é algo tipo isto que tenho no meu perfil. Tudo o que seja experiencias radicais, conta comigo... desde BTT, skydive, mergulho, surf, escalada, orientação, rally... é tudo bem vindo para experimentar e testar os meus limites e fobias. Considero-me uma pessoa simples, amiga do meu amigo, com quem se pode contar e que gosta de ajudar quem precisa.
Em que zona do país te poderemos encontrar? 
Pela zona de Lisboa normalmente, se bem que a minha terra natal é ali para os lados de Santarém (Amiais de Baixo).
Que outros hobbies praticas? Alguma conquista de relevo? 
Estes que já referi em cima, mais socorrismo/voluntário/tripulante de ambulância (embora um pouco afastado de momento), BTT de forma +/- regular, actualmente com aulas de surf, e à espera de Setembro para iniciar o curso de queda livre. Também gosto de cinema e musica, sendo que o geocaching ocupa uma grande parte dos meus tempos livres quando estou com os meus amigos e esta um tempo agradável.
Se pudesses ser o responsável máximo da Groundspeak por um dia, o que farias? 
Rating de caches, onde a própria população define o futuro das caches. Publicaste uma cache, e ela é avaliada ao fim de X tempo ou ao fim de X founds. Se esses founds forem positivos, a cache continua. Se tiver um rating negativo, a cache é arquivada. Isto é a ideia geral, assim muito por alto, mas resolvia o problema que tenho com tanta cache da treta que existe por ai (as challenges só vieram piorar isto). Sei que os favoritos já ajudam na triagem das caches que pretendo procurar, mas acho que se uma cache esta num sitio onde 90% das pessoas acha que é uma treta de cache, por estar enfiada num buraco à porta de uma pessoa que não para de olhar para nos, sem maior interesse (a não ser interesse para o owner), porque esta ali aquela cache? Para nos fazer desistir do geocaching? Porque esta a cache colocada debaixo da janela onde mora o owner? Para ele vir dizer ola á janela quando estas a procura? (já me aconteceu varias vezes e algumas onde o sitio era um beco sem saída cheio de lixo, no meu de 2 prédios)... acho que tentava analisar alguma solução para isto e chamar a população geocacher a decidir o futuro das caches. Mas também sei que isto é algo polémico e que existe muitas opiniões contra e que destroem esta teoria, por isso também não tenciono fazê-la chegar a ninguém da GSP.
Qual a tua opinião sobre estas iniciativas? 
Deveras interessantes, pois só assim conseguimos dinamizar a coisa, partilhar as nossas experiências e tudo aquilo que temos vivido na procura de uma cache... seja de forma positiva ou negativa. Continua... estas no bom caminho... daqui pra frente é sempre a crescer

.