desigualdade de criterios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:24

Mensagem Post: #81 a segunda 05 set 2011, 13:45 

Re: desigualdade de criterios

Só outra dúvida.
Deve-se reportar uma cache situada num muro de pedra, mesmo quando revisor que a publicou já lá foi fazê-la e não disse nada?
Não me perguntem qual a cache nem qual o revisor porque também fui educado num tempo em que uma denúncia era algo gravissimo e isso é mais forte do que eu. Essa cache tem centenas de founds e parece que até hoje não há problemas.
Imagem Imagem
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #82 a segunda 05 set 2011, 13:46 

Paulo_Domingues Escreveu:
E, sim, as hipóteses sei que são essas. Mas, há quem crie contas anónimas e peça "arquivamentos", há quem relate aos revisores e eles (vocês) que tratem do assunto, há quem denuncie a situação abertamente e arranje mais "inimigos" do que resolva situações, etc...

É aqui que gostava de ter ideia de qual o procedimento mais correcto, se é que ele existe.

Para mim o anonimato está fora de questão. E, não me preocupa muito arranjar "inimigos", porque quem não aceita uma critica, desde que feita de forma construtiva, também não faço muita questão de ter como amigo. Mas, pelo que já tenho lido noutros tópicos, muitos não estão dispostos a "dar a cara".

Paulo, um "needs to be archived" não gera um arquivamento imediato, excepto em situações claras e extremas. Assim como uma mensagem a reportar que a cache X ou Y está inapropriada. Contas fantasma, inimigos ou amigos, todas tem o mesmo tratamento e ninguém vai preso por isso. Garante-se o anonimato e ninguém é entalado só porque o user A ou B disse algo sobre a sua cache.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #83 a segunda 05 set 2011, 13:47 

hautamaki Escreveu:Fiquem sabendo que a melhor cache que já fiz foi justamente um aspersor num jardim lindíssimo. Uma cache já com quase 200 logs, alguns favoritos...e tudo o que a rodeia está de perfeita saúde? Vou reportar esta situação??? Desculpem, mas não vou! É uma mais valia para a Vila onde está e sobretudo...é uma mais valia para o geocacher.

Quando encontrares umas caches com umas vistas de cortar a respiração, ou após superares uns desafios que três dias depois ainda te provocam formigueiro na barriga, vais deixar de querer esconder caches em aspersores de jardim ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #84 a segunda 05 set 2011, 13:50 

hautamaki Escreveu:As guidelines são imensas, umas em PT, outras nem por isso. Vão-se lendo aos poucos, à medida do possível. É que o geocaching n tem limitações de faixa etária e eu, com um filho com 3 anos...nem sempre tenho tempo depois de um dia de trabalho de ir ler as guidelines.

Aparentemente ficaste ofendido, não percebo porquê, mas também não é relevante. Sim, fiz um comentário a dimensão do post. E porquê? Basicamente porque me faz confusão ver alguém dizer que não lê as guidelines porque tem um filho de 3 anos e não tem tempo.

Não tens tempo para ler as guidelines, mas tens tempo para colocar 5 caches no último mês? É naturalmente um processo de aprendizagem, mas não é preciso ter pressa.

hautamaki Escreveu:Das 39 caches que já fiz (sim, sou novato nisto), pelo menos metade foram em muros, já apanhei aspersores enterrados e outras diversas situações. Se vi alguma coisa destruída? Não, de todo mesmo!

Com toda a frontalidade, é falta de humildade achares que os outros estão errados nesta matéria. Não tem mal nenhum seres novato, antes pelo contrário, mas depois de diversos geocachers escreverem nos posts anteriores que isso acontece, de terem posto fotos inclusivé, vires dizer que não há problemas nenhum em por caches em muros porque tu nunca viste nenhum destruído...

Ainda bem que não viste. Contudo irás ver qualquer dia. Mas não fiques com a ideia que isso é sinónimo que a generalidade dos geocachers são "destruidores de muros", bem pelo contrário. Ninguém destrói um muro sozinho, mas é um facto que o "tira pedra, mete pedra" acaba sempre por dar cabo deles. Há claro os MUROS, que o Idilio fala, mas isso é outra história.

hautamaki Escreveu:O que aqui descrevi é a realidade do Geocaching aos meus olhos, com pouca experiência, é certo, mas com uma entrega muito grande visto ser um hobbie, passatempo, chamem-lhe o que quiserem...que me enche as medidas.

Excelente. Tens imenso para descobrir e conhecer. Espero que continues a desfrutar deste hobby.

hautamaki Escreveu:Mas atenção, pq n sou daqueles que mal é publicada uma cache seja a q horas for põe-se a caminho para fazer um FTF e para ver aumentar o numerozinho de caches feitas. Não! Para mim encontrar uma cache é fazê-lo nas calmas, é começar o trabalho em casa, disfrutar do local antes e depois do achado.

Parece-me que escreveste isto com alguma conotação negativa, não percebo de onde surge, mas tudo bem. Em todo o caso deixa-me esclarecer-te, eu também não o faço. Aliás, se me desse ao trabalho de contar os FTF que fiz, tenho a certeza que os dedos das mãos chegavam e sobravam.

hautamaki Escreveu:E mais tmob, para entender as guidelines n é necessário ser-se nenhum expert em nada. O jogo é fácil, com regras explícitas mas como em tudo, existem sempre discordâncias, factos esses que devem ser discutidos e para tal, existe este forum.

Quem disse que eram difíceis foste tu. Em todo o caso, é óbvio que irão surgir dúvidas. Eu também as tenho. Usa este fórum para as esclarecer.

hautamaki Escreveu:Incrível mesmo é uma observação destas de um geocacher com 4.599 founds!!

Podia escrever qualquer coisa parecida fazendo alusão às tuas 39, mas não me apetece.

hautamaki Escreveu:De facto, há geocachers e geocachers.

É verdade.
ImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #85 a segunda 05 set 2011, 13:51 

manelov Escreveu:Só outra dúvida.
Deve-se reportar uma cache situada num muro de pedra, mesmo quando revisor que a publicou já lá foi fazê-la e não disse nada?
Não me perguntem qual a cache nem qual o revisor porque também fui educado num tempo em que uma denúncia era algo gravissimo e isso é mais forte do que eu. Essa cache tem centenas de founds e parece que até hoje não há problemas.

O facto de revisor ter feito a cache agora ou depois influencia a tua acção, posição e honestidade em que sentido?

De que forma a tua avaliação positiva ou negativa, no fundo a tua consciência, é toldada pelo facto dele ter encontrado a cache?

Espera, não sabes qual é a cache, mas:

- Sabes que um revisor já a fez;
- Que ele não tomou nenhuma decisão;
- Que ESSA cache tem centenas de founds;
- Que até hoje (significa que acompanhas a vida da cache) não tem problemas.

Agora imagina se soubesses qual era a cache. É incrível ao ponto que desces só para meter uma alfinetada.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #86 a segunda 05 set 2011, 13:54 

IDILIO49 Escreveu:Parece-me que levas demasiado a peito estas treads como críticas graves ao trabalho dos revisores, quando na realidade não é nada disso!
O trabalho dos revisores é um grande Oceano e isto é apenas uma pinga de água no Oceano, não é uma pinga de água com menor qualidade que afecta a excelente qualidade do Oceano como um todo!
Quanto a este tópico estamos a discutir muros quando na realidade isso não interessa para nada. Se as tarefas dos revisores são fazer cumprir as guidelines, e se neste caso a guideline em questão é garantir que não há perigo de destruição intencional ou não do meio envolvelnte, é exactamente isso que o revisor tem de garantir e não estar preocupado se é um muro ou não.
Quanto ao resto é bla, bla, coisa e tal e resolve-se com o tal mail para o appeals@groundspeak.com....
End of Story

Levo demasiado a peito críticas de quem só o sabe fazer sem acrescentar NADA positivo para a resolução das situações.

Fico à espera do teu método infalível e que deixa toda a gente satisfeita.

Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:24

Mensagem Post: #87 a segunda 05 set 2011, 14:12 

SUp3rFM Escreveu:
manelov Escreveu:Só outra dúvida.

O facto de revisor ter feito a cache agora ou depois influencia a tua acção, posição e honestidade em que sentido?

De que forma a tua avaliação positiva ou negativa, no fundo a tua consciência, é toldada pelo facto dele ter encontrado a cache?

Espera, não sabes qual é a cache, mas:

- Sabes que um revisor já a fez;
- Que ele não tomou nenhuma decisão;
- Que ESSA cache tem centenas de founds;
- Que até hoje (significa que acompanhas a vida da cache) não tem problemas.

Agora imagina se soubesses qual era a cache. É incrível ao ponto que desces só para meter uma alfinetada.

Sem comentários.
Imagem Imagem
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #88 a segunda 05 set 2011, 14:18 

manelov Escreveu:Sem comentários.

Pena só te teres lembrado disso agora e não antes, quando preparaste aquela provocação pura.

Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #89 a segunda 05 set 2011, 14:22 

Li o tópico meio na diagonal, mas pelo que percebi, todos concordamos que caches em muros de pedra e aspersores não são bem vindas e que os revisores estão a fazer um magnífico trabalho. Gosto quando uma boa discussão é conclusiva [^]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #90 a segunda 05 set 2011, 14:24 

SUp3rFM Escreveu:Levo demasiado a peito críticas de quem só o sabe fazer sem acrescentar NADA positivo para a resolução das situações.

Não posso dizer que não concordo só porque não dou a solução? Já agora eu dei a solução... mas pra isso vais ter de "ler"...
SUp3rFM Escreveu:Fico à espera do teu método infalível e que deixa toda a gente satisfeita.

Vais ter de voltar à escola primária para aprender a ler, se houve aqui alguém que nunca falou em método infalível (bem pelo contrário), fui eu.
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante