desigualdade de criterios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 15:10

Mensagem Post: #41 a domingo 04 set 2011, 21:19 

Re: desigualdade de criterios

tmob Escreveu:
Era provavelmente mais rápido ler as guidelines do que este testamento. Acho que me perdi a meio, mas fiquei com a noção que não perdias nada em tirar uns minutinhos para as ler.

Eu se fosse a ti perdia era mais um tempo a reler o testamento deste senhor, pois parece-me super conciso, e bastante interessante, já que fala da realidade do geocaching em Portugal.
Rock Hard Ride Free!

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #42 a domingo 04 set 2011, 21:54 

tmob...se te queixas com o tamanho e dificuldade do meu texto, tenho a certeza absoluta de quem não leu nem metade das guidelines, mas isto...é um à parte. É que elas são bem mais extensas e por vezes complicadas que isto.
O que aqui descrevi é a realidade do Geocaching aos meus olhos, com pouca experiência, é certo, mas com uma entrega muito grande visto ser um hobbie, passatempo, chamem-lhe o que quiserem...que me enche as medidas. Mas atenção, pq n sou daqueles que mal é publicada uma cache seja a q horas for põe-se a caminho para fazer um FTF e para ver aumentar o numerozinho de caches feitas. Não! Para mim encontrar uma cache é fazê-lo nas calmas, é começar o trabalho em casa, disfrutar do local antes e depois do achado.
E mais tmob, para entender as guidelines n é necessário ser-se nenhum expert em nada. O jogo é fácil, com regras explícitas mas como em tudo, existem sempre discordâncias, factos esses que devem ser discutidos e para tal, existe este forum.
Incrível mesmo é uma observação destas de um geocacher com 4.599 founds!!
De facto, há geocachers e geocachers.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #43 a domingo 04 set 2011, 21:55 

tmob...se te queixas com o tamanho e dificuldade do meu texto, tenho a certeza absoluta de quem não leu nem metade das guidelines, mas isto...é um à parte. É que elas são bem mais extensas e por vezes complicadas que isto.
O que aqui descrevi é a realidade do Geocaching aos meus olhos, com pouca experiência, é certo, mas com uma entrega muito grande visto ser um hobbie, passatempo, chamem-lhe o que quiserem...que me enche as medidas. Mas atenção, pq n sou daqueles que mal é publicada uma cache seja a q horas for põe-se a caminho para fazer um FTF e para ver aumentar o numerozinho de caches feitas. Não! Para mim encontrar uma cache é fazê-lo nas calmas, é começar o trabalho em casa, disfrutar do local antes e depois do achado.
E mais tmob, para entender as guidelines n é necessário ser-se nenhum expert em nada. O jogo é fácil, com regras explícitas mas como em tudo, existem sempre discordâncias, factos esses que devem ser discutidos e para tal, existe este forum.
Ng o obriga a ler nada!

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #44 a domingo 04 set 2011, 22:41 

SUp3rFM Escreveu:...funcionará como um mau exemplo para quem queira esconder outra, partindo do princípio que pode utilizar um muro como esconderijo.

Estou com sérias dificuldades em ler a frase acima e percebe-la.... [:o)]
É impressão minha ou esta afirmação é da mesma pessoa que tem como frase favorita nº2 qualquer coisa do género "Uma cache não serve de exemplo a outra cache."? :?

À parte disto, meter uma pala nos olhos, é coisa de uns certos animais que nós sabemos....portanto não é com regras rígidas que se resolvem estas situações, somos Humanos e a solução passa pelo Bom Senso, e por ver cada caso como cada caso...
Mas também me custa ver aqui a discutir isto....Afinal quem faz as regras do jogo? "Nós"? Tanto é criticado a não leitura das guidelines, mas afinal existem mais regras que "Nós" criamos para além das guidelines?
Está escrito nas guidelines? Então é Regra! Não está escrito nas guidelines? Então temos de ter Bom Senso e avaliar cada situação como única!
Alguém que cole aqui o link das guidelines onde diz que é proibido colocar caches em muros s.f.f.? [:P]

De notar que não sou a favor de caches em locais que ponham em causa o meio envolvente!
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #45 a domingo 04 set 2011, 22:56 

TOTALMENTE de acordo! MESMO!

Large
Large

Registado: domingo 01 ago 2010, 10:51

Mensagem Post: #46 a domingo 04 set 2011, 23:33 

Como é que é possivel isto ter 44 post´s... enfim....

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #47 a domingo 04 set 2011, 23:39 

Alguns apontamentos:
Efectivamente não há (que me lembre ou conheça) nenhuma regra que proíba a colocação de caches em muros. No entanto, derivado a todo o estrago que é provocado pelos tais casos, e para se corrigir esta situação passou-se a bitola para o outro extremo, que é: "Não se aprovam caches em muros!".
E aqui é que eu fico intrigado, porque continuo a ver caches a ser publicadas em muros (dos tais que se conseguem destruir) e pior, por geocachers (pelo menos 1) com mais de 3000 founds e 250 publicações. WTF?!!!

Além disso, não vejo muita lógica/explicação para este caso em que não se podia colocar 1 ponto de uma multi num muro, mas pode-se colocar a cache final... :S WTF?!!!

Já noutros casos defendi o SuperFM por achas os seus argumentos razoáveis, e até compreendo que os reviewers não tenham tarefa fácil, mas reservo-me o direito de ficar f***** com as injustiças, principalmente se me atingirem, o que já aconteceu.

Já me foi arquivado um pedido por ser colocado num muro em que não poderia haver grande dano, mas como era no muro "não pode".
Acatei, discordante mas acatei.
Já me foi arquivado outro pedido por ser colocado num escorrega de crianças. Porque (e não me lembro exactamente das palavras)" poderia provocar situações desconfortáveis entre pais e geocachers." WTF?!! (no way "r"osey)
Nunca me queixei, nem aqui, porque nunca achei que se proporcionasse. Nem à GS, porque acho que é demasiado pequeno para ser lido sequer.

No entanto, esta "lavagem de roupa suja" como já aqui chamaram e que eu prefiro ver como "expôr uma realidade não dignificante da modalidade/desporto/actividade/whatever" é, a meu ver, importante até para os próprios reviewers reverem (LOL) a sua posição em relação aos muros, pois como foi dito e bem há um contra-censo em dizer "meter nos muros é sempre mau por causa do exemplo" quando existe a regra que diz que "uma cache não deve servir de exemplo a outra".
Até porque se protege tanto os muros (e às vezes não) e depois há tantas outras situações que se permitem.
Se cada caso é um caso, podem sempre perguntar e pedir fotos (como até o fazem) e tentar perceber melhor a coisa.

Ah, e essa do aspersor enterrado é para rir, não?
É que também já fiz umas poucas assim... e também das outras com baldes enterrados e cobertos por uma pedra ou outra coisa e (by the way) grandes caches.

Nem vou escrever mais, porque já sei que poucos se darão ao trabalho de ler até ao final.
Abraço.

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 08 ago 2011, 18:35

Mensagem Post: #48 a segunda 05 set 2011, 00:10 

Rolgav Escreveu:Alguns apontamentos:
Efectivamente não há (que me lembre ou conheça) nenhuma regra que proíba a colocação de caches em muros. No entanto, derivado a todo o estrago que é provocado pelos tais casos, e para se corrigir esta situação passou-se a bitola para o outro extremo, que é: "Não se aprovam caches em muros!".
E aqui é que eu fico intrigado, porque continuo a ver caches a ser publicadas em muros (dos tais que se conseguem destruir) e pior, por geocachers (pelo menos 1) com mais de 3000 founds e 250 publicações. WTF?!!!

Além disso, não vejo muita lógica/explicação para este caso em que não se podia colocar 1 ponto de uma multi num muro, mas pode-se colocar a cache final... :S WTF?!!!

Já noutros casos defendi o SuperFM por achas os seus argumentos razoáveis, e até compreendo que os reviewers não tenham tarefa fácil, mas reservo-me o direito de ficar f***** com as injustiças, principalmente se me atingirem, o que já aconteceu.

Já me foi arquivado um pedido por ser colocado num muro em que não poderia haver grande dano, mas como era no muro "não pode".
Já me foi arquivado outro pedido por ser colocado num escorrega de crianças. Porque (e não me lembro exactamente das palavras)" poderia provocar situações desconfortáveis entre pais e geocachers." WTF?!! (no way "r"osey)
Nunca me queixei, nem aqui, porque nunca achei que se proporcionasse. Nem à GS, porque acho que é demasiado pequeno para ser lido sequer.

No entanto, esta "lavagem de roupa suja" como já aqui chamaram e que eu prefiro ver como "expôr uma realidade não dignificante da modalidade/desporto/actividade/whatever" é, a meu ver, importante até para os próprios reviewers reverem (LOL) a sua posição em relação aos muros, pois como foi dito e bem há um contra-censo em dizer "meter nos muros é sempre mau por causa do exemplo" quando existe a regra que diz que "uma cache não deve servir de exemplo a outra".
Até porque se protege tanto os muros (e às vezes não) e depois há tantas outras situações que se permitem.
Se cada caso é um caso, podem sempre perguntar e pedir fotos (como até o fazem) e tentar perceber melhor a coisa.

Ah, e essa do aspersor enterrado é para rir, não?
É que também já fiz umas poucas assim... e também das outras com baldes enterrados e cobertos por uma pedra ou outra coisa e (by the way) grandes caches.

È mesmo para rir no entanto a minha ''indignação'' é o facto de como muitos já relataram aqui, existem muitas caches em forma de aspersor e até então não considerei como uma proibição das guidelines colocar um aspersor onde não existe nenhum, contudo o procedimento foi o arquivamento da cache sei ser alertado para tal posteriormente.
Nesta altura ja a história do muro de pedra estava ultrapassada e o 1º ponto estava (e está) num poste junto do muro.
Quanto a cache colocada por outro owner pronto esta junto a esse poste mas no interior do muro.
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... a3409487f6
http://tesourosdeplastico.blogspot.com/ ''Mais um blog de Aventuras Geocachianas''
Imagem Imagem
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #49 a segunda 05 set 2011, 00:17 

manelov Escreveu: Esta discussão devia ser aproveitada, para esclarecer o assunto e definir o que fazer com caches que estão há anos colocadas em muros ou perto deles (15m?), sem que até hoje tenha havido qualquer problema.

Reporta o problema, é isso que é pedido nas Guidelines do Geocaching.com e nos Knowledge Books. O facto de uma cache ter uma semana ou vários anos é igual. Reportem o que não acharem correcto.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #50 a segunda 05 set 2011, 00:27 

IDILIO49 Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:...funcionará como um mau exemplo para quem queira esconder outra, partindo do princípio que pode utilizar um muro como esconderijo.

Estou com sérias dificuldades em ler a frase acima e percebe-la.... [:o)]
É impressão minha ou esta afirmação é da mesma pessoa que tem como frase favorita nº2 qualquer coisa do género "Uma cache não serve de exemplo a outra cache."? :?

Eu percebo as tuas dificuldades. Até porque estás a misturar alhos com bugalhos.

Uma cache não pode ter como precedente uma outra já publicada. Ok? Entendido?

Agora, tenta explicar mais ainda o que já está explicado. Vamos imaginar que alguém esconde uma cache num muro de pedras, sólido. Teve consciência do que estava a fazer. A cache foi para publicação e foi publicada como tal. Nenhuma questão foi colocada. Nenhum revisor visita o local da cache antes de a publicar. Ok?

Pronto. Alguém faz a cache, encontra-a e pensa "Tenho lá também um muro natural ou uma ruína de umas coisas antigas. A única pedra solta é só uma, a suficiente para esconder a cache. O resto está agarrado por terra e musgo, deve ser suficiente para que não se destrua". A cache é publicada e o que não queremos, acontece mesmo. Fica tudo pelo chão ou preso por arames.

É deste EXEMPLO que falo. Se numa situação houve bom senso, ninguém pode garantir que o mesmo esteja presentes nas situações futuras. OK?

Ah, a minha frase favorita nº2 é "Porra, vou ter que explicar tudo ao Idilio como se tivesse 3 anos". A que citaste é a 4ª ou 5ª.

IDILIO49 Escreveu:À parte disto, meter uma pala nos olhos, é coisa de uns certos animais que nós sabemos....portanto não é com regras rígidas que se resolvem estas situações, somos Humanos e a solução passa pelo Bom Senso, e por ver cada caso como cada caso...
Mas também me custa ver aqui a discutir isto....Afinal quem faz as regras do jogo? "Nós"? Tanto é criticado a não leitura das guidelines, mas afinal existem mais regras que "Nós" criamos para além das guidelines?
Está escrito nas guidelines? Então é Regra! Não está escrito nas guidelines? Então temos de ter Bom Senso e avaliar cada situação como única!

No Reino Unido foi criada uma guideline local para não se esconder caches em muros, assim como na Suécia onde é expressamente proibido mexer nas mariolas de lá. Não está escrito no Geocaching.com e não é por isso que os geocachers deixam de saber. Significa que tal é possível instituir, mesmo sem estar lá escrito. Quem não está contente pode sempre seguir outras opções.

Em Portugal e nos territórios onde revejo caches, espero que esse Bom senso impere. Embora algumas opiniões não me deixem muito confiantes.

IDILIO49 Escreveu:Alguém que cole aqui o link das guidelines onde diz que é proibido colocar caches em muros s.f.f.? [:P]
De notar que não sou a favor de caches em locais que ponham em causa o meio envolvente!

Cá vai, mas apenas porque pediste com jeitinho. Atenção que não vais encontrar a palavra MURO lá escrito, ok? Não fiques decepcionado.

http://support.groundspeak.com/index.ph ... 304#damage

Geocache placements do not deface or destroy public or private property. Geocaches are placed so that the surrounding environment is safe from both intentional or unintentional harm. Keep both natural and human-made objects safe. No object or property may be altered to provide a hiding place, clue, or means of logging a find.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes