desigualdade de criterios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Large
Large

Registado: domingo 29 mai 2011, 03:16

Mensagem Post: #21 a domingo 04 set 2011, 12:39 

Re: desigualdade de criterios

Pessoal quer se queira quer não os revisores tem razão, são as regras e são para cumprir.
Quantos aos muros há um exemplo muito bom que vos deixo aqui
http://img.geocaching.com/cache/log/177 ... 542707.jpg
Imagem
ImagemImagemImagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #22 a domingo 04 set 2011, 12:40 

Vamos lá a ver...
Não há excepções! Esse muro descrito não será facilmente destruído mas, o principio é o mesmo.
Se não pode, não pode.
Bem ajam aos owners daquelas caches em que um tipo (eu por exemplo) chega a um local bonito e sensível e verifica que as ditas estão colocadas a varias dezenas de metros de modo a que os "javalis" não rebentem com tudo à sua passagem!
E, casos destes já vi muitos!
Assim sendo, aquele local era óptimo para uma cache, mas não é permitido, muda-se.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #23 a domingo 04 set 2011, 12:42 

manelov Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:
manelov Escreveu:A minha dúvida continua sem resposta.

E se num muro desses as pedras estão sólidas, nesse ponto, a 5, 10, 15 metros já não estão.

No caso desta foto são mais de 300m de muro em excelente condição.
Atenção: não está lá nenhuma cache (acho eu).

Só o facto de não teres lá nenhuma só atesta o teu bom-senso. :)
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #24 a domingo 04 set 2011, 12:45 

brunogiggs11 Escreveu:Pessoal quer se queira quer não os revisores tem razão, são as regras e são para cumprir.
Imagem

É um bom exemplo. E, de certeza, que ao lado, no raio dos tais 5, 10, 15m haverão mais pedras retiradas só porque os geocachers acham que estão no GZ. Isto deve-se a um sem número de factores, basta uma coordenada mal tirada, as condições do tempo não serem as mais famosas, a pouca exactidão do GPS usado (um GPS auto, por exemplo), etc, etc.

Há demasiados factores numa equação destas que resultam numa má experiência. É a evitar.

Bruno, onde foi retirada essa foto? De que cache se trata?
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #25 a domingo 04 set 2011, 12:46 

Aqui está um tema sempre actual, porque como sucede com tantos outros, apesar dos Geocachers mais antigos já terem assistido a um número elevado de debates sobre o mesmo assunto, há sempre outros a chegar. Tal como o Manelov, acredito que exsite um certo exagero na actual política em relação a isto. Como ele referiu há uma substancial diferença entre um muro rural e um muro de alvenaria com um buraco evidente. Não creio ser boa ideia lidar com a palavra "muro" como uma benção e uma reprovação.

Por outro lado, sobre a desigualdade de critérios, tenho vindo a assistir a uma preocupação sucessão de casos. Mas se estamos a falar de caches e muros, fiquemo-nos por caches e muros.

No dia 10 de Junho de 2011, aproveitei a tarde agradável e a boa companhia, para ir a um local não muito afastado de minha casa encontrar duas caches novas. Uma delas, a [243] Pista Down Hill Cerro S. Miguel-Moncarapacho (http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... wp=GC2VP1D) fui encontrá-la bem dentro de um muro rural. Se lerem os logs desde o início, o que não será muito complicado visto que não conta ainda com muitas visitas, notarão uma série de elementos bizarros:

As primeiras pessoas a encontrar a cache viram-na dentro do muro de pedras. Eu fui poucos dias depois e vi o mesmo. Seguiu-se o Prodrive que viu e comentou o mesmo no seu log. De repente, sem um log de mudança de coordenadas ou de manutenção, há um user, o PipoSu que afirma algo espantoso:

"Em relação à cache, a pedido do owner, a cache foi retirada do muro e colocada na mesma direcção em que estava mas desta vez, coberta por pedras :) esta sim, era a localização inicial dela :)"

Portanto, a um só tempo, este utilizador insinua que, em alternativa:

a) Alguém correu até à cache, entre a sua publicação e o FTF, e a removeu do seu local original, incorporando-a no muro de pedra, ou...

b) O user Papmachado movimentou a cache e mentiu, o que implicou o avistamento que os posteriores geocachers tiveram no local.

Seja como for, como as coordenadas se mantém no mesmo ponto, as palavras do excelso aprovador que antecedem este post parecem indicar que a situação não é aceitável: "Com as diferenças de precisão de alguns GPS, alguns geocachers vão-se encontrar a 3, 5, 10 metros de distância do ponto zero real e é aí que vão procurar, acabando por destruí-lo, mesmo que hoje isso lhe pareça impossível. Mesmo com spoilers, dicas, etc. Só alguém muito ingénuo por opção acreditará que um spoiler (que tipicamente fica em casa) chega para encontrar a cache numa estrutura dessas."

Contudo, na sequência de uma mensagem minha a reportar a localização da cache ao aprovador que acabou de escrever isto, a resposta, veio assim, lacónica como a citação: "A cache não está no muro".

Assim...

10062011077.jpg
Não está no muro mas esteve... agora, pelo que parece, está junto à árvore que se vê, o que não altera grande coisa.
10062011077.jpg (189.35 KiB) Visualizado 745 vezes

(óbvio que isto não constitui spoiler porque "a cache não está no muro".

Do aprovador em questão, só espero o replay do disco riscado: "podemos sempre reclamar para o diaboqueocarregue@groundspeak.com" ou "não somos obrigados a fazer geocaching" e etc etc etc blah blah. Fica aqui o relato factual de uma situação, à qual não adiantarei mais nada, porque o que viesse a seguir seria subjectivo. Com gente assim, já percebi que o melhor é reportar factos sem um só passo para além disso.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #26 a domingo 04 set 2011, 13:11 

manelov Escreveu:A minha dúvida continua sem resposta.
Acho que há algum trauma e muita confusão em relação ao muros de pedra.
Se um muro de "pedra seca" pode ser completamente destruido se lá colocarem uma cache, já quanto a um muro de pedra construido com pedra argamassada a coisa fia mais fino. Um muro de pedra argamassada é muito mais resistente que uma parede de alvenaria e, ainda não vi ninguém criticar a colocação de caches em buracos de paredes.

Há aqui um factor que ainda ninguém trouxe à baila e que é relevante. É certo que existem muros e muros. Uns mais sólidos e uns mais frágeis. Quando confrontado com esse caso, eu prefiro referir que, embora o muro/parede seja sólido (de acordo com a opinião do owner), estará a dar um mau exemplo. Estará a permitir que um geocacher menos experiente possa considerar um muro, de uma forma geral, como um bom esconderijo.
--
BR

Large
Large

Registado: domingo 29 mai 2011, 03:16

Mensagem Post: #27 a domingo 04 set 2011, 13:27 

SUp3rFM Escreveu:
brunogiggs11 Escreveu:Pessoal quer se queira quer não os revisores tem razão, são as regras e são para cumprir.
Imagem

É um bom exemplo. E, de certeza, que ao lado, no raio dos tais 5, 10, 15m haverão mais pedras retiradas só porque os geocachers acham que estão no GZ. Isto deve-se a um sem número de factores, basta uma coordenada mal tirada, as condições do tempo não serem as mais famosas, a pouca exactidão do GPS usado (um GPS auto, por exemplo), etc, etc.

Há demasiados factores numa equação destas que resultam numa má experiência. É a evitar.

Bruno, onde foi retirada essa foto? De que cache se trata?

Esta cache jaá foi arquivada por ti é a Vamos ao teatro em vila real.

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 18de7adf92
Imagem
ImagemImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #28 a domingo 04 set 2011, 13:35 

Mais importante que "lavar roupa suja" acho que este tópico pode ser importante para esclarecer algumas dúvidas que muitos de nós teremos.

Acho que o principal é definir o que é "um muro de pedras" e o que é "estar enterrada". Alguém já noutro tópico em que se falou em muros de pedra deu o exemplo do CCB. Pois, para mim, esse tipo de construção não pode ser incluído naquilo a que habitualmente chamamos de "muro de pedra", embora seja uma construção em pedra. Estou convencido que se durante a construção do CCB tivessem deixado um buraco para colocar uma cache, mesmo que as coordenadas estivessem 20 m ao lado, ninguém lhe conseguiria provocar danos ou sequer tentar mover outras pedras para ver se lá estaria a cache. Para mim, uma coisa é um "muro de pedra", outra coisa é um "muro de alvenaria de pedra". E, para mim, o exemplo inicial parece incluído neste segundo caso.

Em relação às caches enterradas, com este tópico surgiram-me dúvidas em relação à sua definição. Talvez por partir do princípio que as cache que já estavam publicadas estaria de acordo com as regras, achei que o enterrado era do tipo terem terra por cima. Pelo que vejo agora, o enterrado é muito mais do que isso e uma grande quantidade das caches que fiz encontram-se nessas condições.

Pelo que li agora, aspersores, "miniaturas" "espetadas" no chão com umas "folhas" de fora, buracos na terra com um balde enterrado e depois a cache lá dentro e com tampa, "ajeitadadelas" no terreno para colocar a cache e depois tapada com folhas e outro que tais, são proibidos! Certo? E, quando os encontramos, qual é o procedimento mais correcto?

Eu acho que já arranjei uma carrada de owner's inimigos, pois quando encontro locais que me apercebo da degradação, escrevo nos log's e normalmente aponto também a culpa dos owner's, afinal eles é que potenciaram os acontecimentos com a colocação da cache. E, normalmente recebo resposta de que não têm culpa nenhuma que quem lá vai não tenha cuidado, eu reafirmo que têm.

A última que escrevi num log, foi uma cache de dificuldade elevada que tinha aspersores por perto e sem dica. Ou por outra, tinha dica, mas não era para ajudar, era mesmo a dizer para não mexer em determinadas "coisas". A primeira vez que lá fui e fiz DNF, havia dois aspersores desmontados, reapertei-os e escrevi no log. O owner acrescentou à dica "não é necessário desmontar nada", o que mostra que de facto não queria que acontecesse nada de mal. Mas, quando voltei, os mesmos aspersores já estavam destruídos e não apenas desmontados como da primeira vez. Claro, voltei a escrever, mas não fui muito bem compreendido e "tive" de me "justificar".

Estou convicto que os owner's não querem a destruição do local, mas é um facto que se houver essa possibilidade ela vai acontecer. Se como owner's não temos o puder de mudar a humanidade, pudemos tentar não criar oportunidades de destruição. E, mesmo assim, vão aparecer algumas que nos pareciam impossíveis!
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 05 set 2010, 18:25

Mensagem Post: #29 a domingo 04 set 2011, 13:47 

brunogiggs11 Escreveu:Esta cache jaá foi arquivada por ti é a Vamos ao teatro em vila real.

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 18de7adf92

Só uma pequena correcção, ainda não foi arquivada, está desactivada!;)

É um bom exemplo de uma cache num muro que correu mal. O assunto é controverso e admito ainda não ter posição firme sobre o mesmo (tal como muitos outros assuntos) por ainda ser nova neste mundo das caixinhas, mas já vi alguns muros a serem deitados abaixo aos poucos por terem uma cache. Realmente a autorização de uma colocação num muro, abre as portas da frente para outros que vejam e queiram fazer o mesmo porque "Se aquele pode, porque é que eu não posso?". Assim sendo e mesmo sendo um muro seguro não me parece boa ideia colocar caches, pela questão do exemplo que se está a impôr. Devemos aprender com os erros dos outros e ver muros deitados abaixo deu-me desde cedo a noção de que "Caches em muros não!".

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #30 a domingo 04 set 2011, 14:03 

Assuntos sempre controversos em que regra geral, as opiniões mais que se dividem...
Agora, como quase sempre, cabe a nós o papel de mudar alguma coisa.
Se o revisor "não deixa"... lol... cumpre-se as regras...
Se não se cumprem as regras e se consegue a publicação, só restam... milhares de geocachers para alterar a situação.
Reporta-se e pronto... se chego a um local e vejo um caso flagrantes de asneira (minha opinião) ou aviso o owner ou aviso o revisor ou os dois e espero.
Se está uma cache enterrada num baldio, não me ralo muito, se a mesma está enterrada num jardim, o caso muda.
Se a cache está num buraco de um muro, tipo o antigo de Berlim, não me ralo muito, se está no muro do velhote que tem a vinha e que vai ser desmontado pelo pessoal, o caso muda de figura...
É a minha maneira... já se mudou a localização de uma cache por uma opinião minha, pelo menos.

Na minha cache da Ciclovia do Baleal, a cache está num dos melhores sítios (minha opinião) para evitar a destruição das dunas e observar as mesmas mas, já recebi insinuações de que há sítios muito melhores para a cache... Provavelmente na vegetação no topo das dunas... é assim...
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes