Para quê Multi-caches?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #31 a terça 18 mai 2010, 18:07 

Re: Para quê Multi-caches?

Paisagista Escreveu:Nós por cá andamos com a ideia de plantar uma multi num percurso pedestre muito interessante e agradável... Estou a ver que, para agradar a gregos e troianos, temos de fazer um monte de tradicionais ao longo do percurso com uma multi de bónus...

Para o melhor e para o pior: É cliantela garantida!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #32 a quarta 19 mai 2010, 01:59 

Pois, eu sou maçarico nestas andanças. Mas, acabei agora de fazer a minha primeira cache, penso coloca-la no sítio e publica-la amanhã. E, é uma multi.

Eu, não gosto de multis com contas complicadas, ou com micros pelo meio que desaparecem com facilidade. E, devido a esses factores, não conseguimos chegar à final.

Por isso, optei na minha pela forma que mais gosto. Contar gaitinhas, fáceis de contar e com contas muito fáceis.

Porquê uma multi? Neste caso, é uma pequena praia, que a meu vez faz sentido mostrar os pontos que incluo. E, que são tão próximos que não justificam várias tradicionais. Aliás, alguns nem cumpririam a distância mínima.

A meu ver, as multis fazem sentido nestes casos, quando se que mostrar um conjunto de "coisas" ou um percurso. Outra situação onde acho que também fazem sentido, é para mostrar algo onde não é fácil / viável esconder a cache.
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #33 a quarta 19 mai 2010, 11:05 

Sempre que tenho tempo para matar, não me importo de fazer as caches by-the-book. Sempre que andar a contar coisas subjectivas me pode levar (não era a primeira vez) a sítios errados onde contar coisas subjectivas se torna ainda pior (pior ainda quando se aceita o valor "zero" - as in "quantos gambuzinos existem no parapeito"), prefiro, caso tenha essa hipótese, de recorrer à manha.

Let's face it.
Se querem que as pessoas façam as vossas multi-caches, sejam correctos. Mantenham as coisas simples. Não compliquem.
Para quê obrigar a contar porcarias e fazer contas de sumir quando podem "obrigar" as pessoas a ir ao sítio e fazer com que a passagem ao próximo ponto seja fácil e agradável?

Façam disto:
"No ponto seguinte (junto ao <ponto de referência>), contem o número de <whatever>
Se este número for 5, o próximo ponto é N38 44.123 W009 09.321
Se este número for 10, o próximo ponto é N38 44.103 W009 09.821
Se este número for 15, o próximo ponto é N38 44.153 W009 09.526
"

em vez disto:
"o próximo ponto é N38 x+y.z+y/14+w W009 y+x.z/34+w+x"

O outro ponto tem a ver com o número de passos intermédios. É mesmo necessária uma multicache com 10 pontos intermédios onde a passagem do ponto A ao ponto C obriga pela passagem pelo ponto B ? Não será mais adequado um "o próximo ponto é C - irá passar pelo ponto B nas coordenadas Nxx yy.zzz, Wxx yy.zzz - repare nas janelas de inspiração gótica XPTO)

E podia continuar nisto o dia todo...
--
BR

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #34 a quarta 19 mai 2010, 11:07 

Paulo_Domingues Escreveu:Porquê uma multi? Neste caso, é uma pequena praia, que a meu vez faz sentido mostrar os pontos que incluo. E, que são tão próximos que não justificam várias tradicionais. Aliás, alguns nem cumpririam a distância mínima.

Se os locais são assim tão próximos, não achas que uma Traditional cumpria perfeitamente a missão de mostrares essa praia? É que os locais não se esgotam com o Geocaching. Não precisas de andar com uma cenoura à frente do nariz do Geocacher para que eles o explorem. O objectivo (na minha opinião) não é levar os visitantes a inspeccionar cada buraco de parede, mas sim mostrar-lhe um local com N recursos e N possibilidades para o desfrutarem, e quanto menos tempo perderem a farejar plástico, mais tempo sobra para desfrutar o local. Mas isto sou eu, cada um terá a sua perspectiva e visão pessoais do jogo e longe de mim estar a querer formatá-lo à minha imagem. É esta variedade e ecletismo que lhe dão um gosto especial ;)

Small
Small

Registado: domingo 25 abr 2010, 03:12

Mensagem Post: #35 a quarta 19 mai 2010, 11:09 

Paisagista Escreveu:Nós por cá andamos com a ideia de plantar uma multi num percurso pedestre muito interessante e agradável... Estou a ver que, para agradar a gregos e troianos, temos de fazer um monte de tradicionais ao longo do percurso com uma multi de bónus...

A meu ver tens 2 hipotese.

1ª fazes uma multi com muitos poucos pontos e simples, tipo se for x vá para, se for y vá para.

2 ª fazes umas quantas tradicionais, pois apimenta mais o passeio e se formos com os mais novos sempre são mais descobertas para eles e para nós, com mais umas caixinhas à mistura, do tipo power trail.

Eu pessoalmente prefiro a 2ª, mas cada um tem o seu ideal, mas é um conceito diferente e que dá mais trabalho de manutenção. Neste caso ninguem irá ao ponto final e faz mais uns founds, tornando o percurso pedestre interesante quer a nivel de passeio quer a nivel de geocaching e divertimento, pois fazer 5 ou 8 tesouros é sempre mais engraçado que fazer 1.
ImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 21:26

Mensagem Post: #36 a quarta 19 mai 2010, 12:17 

btrodrigues Escreveu:Façam disto:
"No ponto seguinte (junto ao <ponto de referência>), contem o número de <whatever>
Se este número for 5, o próximo ponto é N38 44.123 W009 09.321
Se este número for 10, o próximo ponto é N38 44.103 W009 09.821
Se este número for 15, o próximo ponto é N38 44.153 W009 09.526"

Isto funciona muito bem quando se quer mostrar um sítio que não tem lugar para esconder a cache.
A única multi que tenho em meu nome tem de se somar os códigos fornecidos em 5 mistérios e não dá para saltar pontos. :twisted:
A cache Ribeira de Valverde e Barragem da Tourega tem as coordenadas do próximo ponto escritas por extenso, basta inseri-las no GPS e seguir caminho, muito agradável.
MONHO Escreveu:2 ª fazes umas quantas tradicionais, pois apimenta mais o passeio e se formos com os mais novos sempre são mais descobertas para eles e para nós, com mais umas caixinhas à mistura, do tipo power trail.

Concordo com este esquema. Talvez saja melhor publicar a multi primeiro e ir publicando as tradicionais de forma faseada, para haver uma remota hipótese dos FTF's serem feitos por geocachers distintos? :lol:

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #37 a quarta 19 mai 2010, 14:11 

MONHO Escreveu:
2 ª fazes umas quantas tradicionais, pois apimenta mais o passeio e se formos com os mais novos sempre são mais descobertas para eles e para nós, com mais umas caixinhas à mistura, do tipo power trail.

Calma lá com os powertrails. Não estamos a abusar do tema em Portugal. Num percurso pedestre entre powertrail ou uma multi até acho que a multi é bem capaz de ser a melhor solução, isto se for bem construída.

O powertrail a meu ver já se banalizou demasiado.
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #38 a quarta 19 mai 2010, 14:11 

prodrive Escreveu:
Paulo_Domingues Escreveu:Porquê uma multi? Neste caso, é uma pequena praia, que a meu vez faz sentido mostrar os pontos que incluo. E, que são tão próximos que não justificam várias tradicionais. Aliás, alguns nem cumpririam a distância mínima.

Se os locais são assim tão próximos, não achas que uma Traditional cumpria perfeitamente a missão de mostrares essa praia?

Não, existe a praia propriamente dita e a Vila, com algumas "coisas" para ver, que dificilmente se vêm se forem só à praia.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #39 a quarta 19 mai 2010, 14:13 

OK, nesse caso siga para bingo ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #40 a quarta 19 mai 2010, 17:10 

Paisagista Escreveu:A cache Ribeira de Valverde e Barragem da Tourega tem as coordenadas do próximo ponto escritas por extenso, basta inseri-las no GPS e seguir caminho, muito agradável.

Acho esta cache um exemplo pouco feliz, porque tem um problema ainda maior que a maioria das Multi-Caches convencionais: o ponto inicial desta multi-cache encontra-se dentro do container de uma cache traditional. No dia em que nos propusémos visitá-la, apesar da multi-cache estar activa, a cache tradicional onde deveríamos recolher as coordenadas estava desactivada, pelo que não havia forma de a encontrarmos.
Depois de termos colocado a Note de Needs Maintenance, o owner contactou-nos e de forma muito simpática disponibilizou-se para nos fornecer as coordenadas iniciais. Entretanto já tínhamos alterado os planos e acabámos por visitar outras caches nas redondezas igualmente recompensantes.
Ficou no topo das nossas prioridades na região, não só pela imensa simpatia do owner que nos tem proporcionado óptimos momentos de Geocaching, como pela cache em si, que desde logo nos despertou a atenção [^] .
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes