Caches em Destaque: GPS 2011

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #51 a quarta 24 ago 2011, 11:05 

Re: Caches em Destaque: GPS 2011

hulkman Escreveu:aplicando as três fórmulas, temos este número de caches por distrito actualmente:

9 Arquipélago da Madeira
7 Arquipélago dos Açores
20 Aveiro
6 Castelo Branco
17 Coimbra
8 Faro
2 Portalegre
3 Porto
17 Santarém
7 Beja
3 Braga
2 Bragança
5 Évora
9 Guarda
24 Leiria
57 Lisboa
24 Setúbal
7 Viana do Castelo
24 Vila Real
40 Viseu

Dá bons dados. Achas exequível acrescentar no IAAN uma zona onde automaticamente ele vá actualizando as caches nomeadas que entrem na fórnula. E por exemplo, semanalmente ou mensalmente criar um excel com as caches todas?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #52 a quarta 24 ago 2011, 11:13 

sim vamos ver o que se arranja!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 15 dez 2010, 11:40

Mensagem Post: #53 a quarta 24 ago 2011, 11:16 

Kinder Escreveu:
hulkman Escreveu:aplicando as três fórmulas, temos este número de caches por distrito actualmente:

9 Arquipélago da Madeira
7 Arquipélago dos Açores
20 Aveiro
6 Castelo Branco
17 Coimbra
8 Faro
2 Portalegre
3 Porto
17 Santarém
7 Beja
3 Braga
2 Bragança
5 Évora
9 Guarda
24 Leiria
57 Lisboa
24 Setúbal
7 Viana do Castelo
24 Vila Real
40 Viseu

Dá bons dados. Achas exequível acrescentar no IAAN uma zona onde automaticamente ele vá actualizando as caches nomeadas que entrem na fórnula. E por exemplo, semanalmente ou mensalmente criar um excel com as caches todas?

Parece-me uma excelente ideia.
Off topic: Reparei agora num bolo ali de lado :P Parabéns Kinder. Que tenhas um excelente dia.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #54 a quarta 24 ago 2011, 11:46 

Eu sugeria que não fossem apresentadas as caches por ranking de classificação, mas sim por data de publicação.
Ou seja parece-me que se deve deixar os rankings para a votação e não a influenciar...
Ou seja haverá a garantia que a grande maioria das caches apanhadas pelas fórmulas são boas (entre todas as excepcionais e algumas poucas apenas razoáveis...). Isso dará uma ajuda a quem procura seleccionar as caches a visitar. A partir daí cada um faz o seu juizo e com os seus logs e avaliações irá influenciando a classificação das mesmas até ao final do ano (ou até por exemplo FEV/2012) e depois vota-se.

Seleccionaste 291 caches porquê? Para garantir que todos os distritos estavam representados? Sugiro que se restringa o número e que os distritos tenham quotas de 5. Sei que assim ficam caches de fora que tem melhor classificação de que algumas seleccionadas, mas é essa mesma a lógica das quotas e da descriminação positiva...

Outra coisa que tem de ser ponderado é o seguinte. Se se identificam já duzentas ou mais caches ou que irá acontecer é que até ao fim do ano irão haver outras (já existentes ou novas) que irão ficar melhor classificadas. Depois haverá duas hipóteses, as que deixam de estar dentro das melhores classificadas saem ou então é sempre a acumular o que pode dar um número muito elevado de caches a votação... Pessoalmente quanto avancei em Junho com uma primeira lista fiz algumas reflexões sobre o tema. É um assunto a ponderar...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #55 a quarta 24 ago 2011, 11:49 

Kinder Escreveu:...Dá bons dados. Achas exequível acrescentar no IAAN uma zona onde automaticamente ele vá actualizando as caches nomeadas que entrem na fórnula. E por exemplo, semanalmente ou mensalmente criar um excel com as caches todas?

No que diz respeito ao Excel, acho que seria suficiente uma nova coluna no existente (tipo Geopt recommended...)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #56 a quarta 24 ago 2011, 12:00 

pois... tocas num ponto importante e que me faz pensar se fará sentido mostrar as caches seleccionáveis nesta altura. Será que isso não poderá influenciar as caches eleitas para os próximos prémios GPS, levando a mais visitas a estas que já estão "escolhidas", em detrimento de outras que poderiam almejar chegar a este lote de caches!

Quanto ao número 291, foi a simples união das 3 fórmulas nada mais! Já tinha pensado em criar cotas de pelo menos 5 caches por distrito... Quanto ao número elevado de caches, parece-me razoável ter cerca de 300 caches eleitas, de forma a que muitas pessoas possam ter um número de votos razoável, caso contrário é provável que hajam menos pessoas a conseguir votar, visto que só se teve um ano para visitar as caches em questão.

Esta seria uma lista mutável, à medida que as caches vão evoluindo em favoritos, founds, etc., pelo que uma cache que apareça agora, poderia deixar de aparecer na lista final.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #57 a quarta 24 ago 2011, 12:24 

hulkman Escreveu:pois... tocas num ponto importante e que me faz pensar se fará sentido mostrar as caches seleccionáveis nesta altura. Será que isso não poderá influenciar as caches eleitas para os próximos prémios GPS, levando a mais visitas a estas que já estão "escolhidas", em detrimento de outras que poderiam almejar chegar a este lote de caches!
...
Esta seria uma lista mutável, à medida que as caches vão evoluindo em favoritos, founds, etc., pelo que uma cache que apareça agora, poderia deixar de aparecer na lista final.

Não me parece mal, desde que não sejam hierarquizadas...A competição será saudável. Quem queira fazer lobby por caches que aparecem ou que não aparecem que faça o seu trabalho ;) Se a cache for mesmo boa, a questão é se está numa zona remota. Se for o caso o owner ou alguém que se mobilize pela mesma e que a publicite ou organize uma cachada...

hulkman Escreveu:Quanto ao número 291, foi a simples união das 3 fórmulas nada mais! Já tinha pensado em criar cotas de pelo menos 5 caches por distrito... Quanto ao número elevado de caches, parece-me razoável ter cerca de 300 caches eleitas, de forma a que muitas pessoas possam ter um número de votos razoável, caso contrário é provável que hajam menos pessoas a conseguir votar, visto que só se teve um ano para visitar as caches em questão.

Se usastes as primeiras 200 de cada fórmula, confirma-se que as fórmulas não diferem assim tanto, embora estejam a diferir mais do que o ano passado...Isso é bom porque alarga os critérios.
Também acho que o número de 300 é um bom número para uma votação global. No entanto se a votação for por distrito acho que o melhor é definir um número máximo e mínimo de caches por distrito (ex: 100 e 10)...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #58 a quarta 24 ago 2011, 13:31 

os moldes não estão ainda revistos para o ano que vem, mas à partida o modelo de votação seria semelhante...

quanto ao que referes de não haver problema ir divulgando as potenciais eleitas para os prémios GPS 2011, vou discutir isto internamente e logo se vê se se inclui alguma coisa no IAAN, e se sim, em que moldes.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #59 a quarta 24 ago 2011, 13:54 

hulkman Escreveu:os moldes não estão ainda revistos para o ano que vem, mas à partida o modelo de votação seria semelhante...

Olha que já houve por aí posts que apontavam para uma possível votação distrital para este ano...

hulkman Escreveu:quanto ao que referes de não haver problema ir divulgando as potenciais eleitas para os prémios GPS 2011, vou discutir isto internamente e logo se vê se se inclui alguma coisa no IAAN, e se sim, em que moldes.

A questão é mais se o Geopt faz essa divulgação de forma oficial (com um Geopt recommended) ou oficiosa por meio dos seus membros (eu já divulguei uma lista em junho e estava com ideias de a actualizar no final de Agosto e o Paulo também já forneceu uma lista...). Se agora não tivessem sequência também se poderia alegar que só se deu visibilidade às caches do 1º semestre que são as que têm mais tempo para serem mais visitadas...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #60 a quarta 24 ago 2011, 14:36 

jasafara Escreveu:
hulkman Escreveu:os moldes não estão ainda revistos para o ano que vem, mas à partida o modelo de votação seria semelhante...

Olha que já houve por aí posts que apontavam para uma possível votação distrital para este ano...

o modelo de votação seria igual (ou seja global)... mas as caches eleitas seriam por distrito, em vez de serem por ano... para mim era o que faria sentido, mas essa discussão fica para mais tarde.
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes