por Raspa
Como a única cache que coloquei é uma multi, seria um bocadinho hipócrita se dissesse que não gosto de Multis. O que eu não gosto é de multis mal concebidas, em que as gaitinhas a contar são por vezes pouco óbvias.
Eu coloquei uma multi pequena, que até ao momento é a minha única cache, com um ponto intermédio e um final, que ainda por cima estão relativamente perto um do outro. O objectivo foi mostrar dois locais. Um deles só por si, merecia uma cache, já no outro não se justificaria. Mas acho que o conjunto complementa-se.
Tenho tido bom feedback de quem já a fez, e pouco me importa se foram direitos ao caixote ou não. Quando criei a cache, o objectivo era fazer com que passassem nos dois pontos, e escolhi gaitinhas difíceis de contar, para que não as contassem no Google Maps. Não estou a tentar facilitar a tarefa a batoteiros, mas também não me vou chatear com isso. Apesar de escolher gaitinhas difíceis de contar, simplifiquei as contas. Na pior das hipóteses alguém vai parar 10 metros ao lado, o que não é grave dado que o sinal na zona não é dos melhores. Além disso a hint que dei chega e sobra para encontrar a cache, uma vez perto do local.
Eu acho que as multis devem premiar quem as tenta fazer, e não castigar, como acontece com muitas. Uma das que me vêm à memória é a "Sentir Caldas" se não estou em erro. Uma multi bastante grande, que nos obrigou a dar uma volta enorme em Caldas da Rainha. Está bastante bem construída e os locais a visitar valem a pena, a meu ver. No entanto uma gaitinha mal contada ia deitando tudo a perder. Eu sei que a culpa foi minha de não olhar com olhos de ver, mas se houvesse um mecanismo para se ir confirmando as gaitinhas contadas, a coisa ficava menos difícil.
Felizmente olhei para um log de alguém que cometeu o mesmo erro que eu. Depois de testar umas teorias, saí do meio da lixeira onde me encontrava (até nisso tive azar), e fui direitinho ao GZ, onde encontrei a cache.
Em suma, já fiz multis muito boas e já as fiz menos boas, mas acho que nunca fiz nenhuma que me arrependesse de a ter feito. Vou continuar a contar gaitinhas, pois do meu ponto de vista, se o owner a idealizou assim, é assim que deve ser feita. Mas cada um é como cada qual, e como estamos num país livre, e isto do geocaching não deve deixar de ser divertido, não vou censurar ninguém por ter ido direitinho ao ponto final. Por outro lado, ajudo a conferir gaitinhas com as que contei, assim como dou dicas para os enigmas, mas não vou dar as coordenadas finais, pois também já deixei de as pedir (já fui pecador em tempos, pelo menos aos meus olhos).