Para quê Multi-caches?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 21:26

Mensagem Post: #21 a terça 18 mai 2010, 09:14 

Re: Para quê Multi-caches?

Pessoalmente gosto de multi's rurais. Sou capaz de tirar o dia para uma só, levar o farnel, etc. (E procurar uma ou outra tradicional pelo caminho em género de drive-in). Também gosto de fazer caminhadas.

Agora expliquem-me: como é que se pode saltar pontos de uma multi?
Ou a multi está mal feita ou está como esta: Pela Pré-História do Alentejo - I [Évora], onde o onwer nos obriga a ir aos dois emblemáticos e deixa em aberto se visitamos ou não o resto dos monumentos megalíticos.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #22 a terça 18 mai 2010, 09:52 

Antes do Geocaching iam atrás das placas castanhas ou obrigavam que os outros fossem...?

Eu "batoteiro", "trafulha", "contrabandista de pontos finais" e "manipulador de mistérios", me confesso... Eu vou directo, SEMPRE, que possível, com excepção de Letters bem concebidas.

Simplesmente não acredito nas multis, excepto, quando o ponto final tem que estar afastado para não comprometer a viabilidade da cache. Isto, porque em 95% das caches torna-se um martírio contar barras, colunas e o que se lembram...

É que antes do geocaching... eu já seguia as placas castanhas e quando visitava um local tentava o apreciar e tirar umas chapas, desfrutar o local... não ser um martírio de ir ver uma data de uma placa e cache estar 15 metros ao lado...

Para quem faz tanta questão de mostrar os locais... coloquem a cache no fim do percurso... enriqueçam os textos das caches para as pessoas terem curiosidade... "ah, mas eles só querem saber da cache...", óptimo... deixem-nos estar... é forma de uns jogarem o jogo, que não tem que ser a minha.

Lembrem-se que perante este cenário de as multis serem irritantes, é que na minha opinião, caches que podiam ser memoráveis para a comunidade, são "mais uma"... "hmm... fazer um desvio de 5km para ir contar gaitinhas... não me parece...". Eu em férias não faço multis ou mistério (férias....), no entanto, não deixo de visitar os locais.... lógico que depois fico f..... por não ter lá uma tradicional.

Resumindo..... I HATE MULTIS!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #23 a terça 18 mai 2010, 10:43 

Enquanto owner, na minha opinião, valerá ou não a pena esconder multi-caches, consoante o espírito com que as escondamos.

Se o objectivo do owner, ao esconder uma multi-cache, for altruísta, querendo partilhar com os Geocachers um percurso que uma cache Tradicional não o conseguisse fazer, então valerá a pena preparar uma multi, porque haverá sempre alguém que o percorrerá na totalidade e ficará agradecido pela experiência.

Se o objectivo do owner, ao esconder uma multi-cache, for uma prova de mérito, em que o Geocacher terá que cumprir determinados requisitos só para ser digno daquele found, então não valerá a pena prepará-la, porque haverá sempre alguém que vai furar o esquema e vá directamente às coordenadas finais.

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #24 a terça 18 mai 2010, 10:56 

Sinceramente acho que o problema não está nas multi's em si mas em quem as faz.

Das poucas que fiz, já apanhei desde contar janelas, ver logo as coordenadas final numa micro e por exemplo percorrer um circuito triangular.

Neste último caso caso não fosse a multi eu nunca faria esse percurso. Qual seria a alternativa? Por 3 caches tradicionais? mas isso não me "obrigava" a fazer as 3 de uma vez, apenas me dava 3 à disposição.

Eu acho que as multi's fazem sentido independentemente dos que saltam os pontos ou seja lá o que for. O que importa é que nós tiremos o melhor delas.

Se não gostam de multi's, não as façam, eu também não faço mistery's...

Como diria o "outro": Não gostas? Mete na borda do prato.
Imagem

Micro
Micro

Registado: quarta 28 abr 2010, 23:52

Mensagem Post: #25 a terça 18 mai 2010, 12:05 

Como a única cache que coloquei é uma multi, seria um bocadinho hipócrita se dissesse que não gosto de Multis. O que eu não gosto é de multis mal concebidas, em que as gaitinhas a contar são por vezes pouco óbvias.

Eu coloquei uma multi pequena, que até ao momento é a minha única cache, com um ponto intermédio e um final, que ainda por cima estão relativamente perto um do outro. O objectivo foi mostrar dois locais. Um deles só por si, merecia uma cache, já no outro não se justificaria. Mas acho que o conjunto complementa-se.

Tenho tido bom feedback de quem já a fez, e pouco me importa se foram direitos ao caixote ou não. Quando criei a cache, o objectivo era fazer com que passassem nos dois pontos, e escolhi gaitinhas difíceis de contar, para que não as contassem no Google Maps. Não estou a tentar facilitar a tarefa a batoteiros, mas também não me vou chatear com isso. Apesar de escolher gaitinhas difíceis de contar, simplifiquei as contas. Na pior das hipóteses alguém vai parar 10 metros ao lado, o que não é grave dado que o sinal na zona não é dos melhores. Além disso a hint que dei chega e sobra para encontrar a cache, uma vez perto do local.

Eu acho que as multis devem premiar quem as tenta fazer, e não castigar, como acontece com muitas. Uma das que me vêm à memória é a "Sentir Caldas" se não estou em erro. Uma multi bastante grande, que nos obrigou a dar uma volta enorme em Caldas da Rainha. Está bastante bem construída e os locais a visitar valem a pena, a meu ver. No entanto uma gaitinha mal contada ia deitando tudo a perder. Eu sei que a culpa foi minha de não olhar com olhos de ver, mas se houvesse um mecanismo para se ir confirmando as gaitinhas contadas, a coisa ficava menos difícil.

Felizmente olhei para um log de alguém que cometeu o mesmo erro que eu. Depois de testar umas teorias, saí do meio da lixeira onde me encontrava (até nisso tive azar), e fui direitinho ao GZ, onde encontrei a cache.

Em suma, já fiz multis muito boas e já as fiz menos boas, mas acho que nunca fiz nenhuma que me arrependesse de a ter feito. Vou continuar a contar gaitinhas, pois do meu ponto de vista, se o owner a idealizou assim, é assim que deve ser feita. Mas cada um é como cada qual, e como estamos num país livre, e isto do geocaching não deve deixar de ser divertido, não vou censurar ninguém por ter ido direitinho ao ponto final. Por outro lado, ajudo a conferir gaitinhas com as que contei, assim como dou dicas para os enigmas, mas não vou dar as coordenadas finais, pois também já deixei de as pedir (já fui pecador em tempos, pelo menos aos meus olhos).

Large
Large

Registado: terça 13 abr 2010, 10:05

Mensagem Post: #26 a terça 18 mai 2010, 12:14 

Tb não sou muito fan de multis, mas em Crestuma houve uma que me surpreendeu.
Ainda bem que não tinha o ponto final. Foi a Industria Crestumense ou qq coisa assim, em que todos os pontos são excelentes à excepção do ultimo que é uma verdadeira m%#$a.....
Um abreijo

Hugo Hot_Marmota Ferreira

Imagem

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 11:02

Mensagem Post: #27 a terça 18 mai 2010, 15:44 

Antes de tudo, e como felizmente há muitas, cada um fará as caches que quer e, do tipo que mais lhe agradar. Esse é o espírito.

Pessoalmente, não somos particularmente fãs de multis, com a excepção de algumas que têm por verdadeiro objectivo apontar locais de interesse (seja ele qual for). Aquelas a que a descoberta da coordenada final obrigam a resolução da autentica "fórmula de Deus" (não sendo isto, nenhuma indirecta à cache de mesmo nome :D ), chateiam-nos particularmente. Para nós, perde toda a piada e graça, e como tal evitámos este género de multis de contas e cálculos rebuscados e maçadores. Mas esta é a nossa forma de viver a coisa, cada fará como melhor lhe convier e mais gostar.

E não. Das multis que fizemos, nunca demos "saltos" até ao ponto final.

Cumps!
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem

Small
Small

Registado: quarta 28 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #28 a terça 18 mai 2010, 16:12 

Multis só gosto (em geral) daquelas em que as continhas são do género: "Se houver 2 candeeiros, siga para tal, se houver 3, siga para tal."

Agora quando se põem com somas e subtracções (no melhor dos casos), muitas vezes com parêntesis mal colocados, e com fórmulas que podem ter várias interpretações e que obrigam a andar de máquina calcular na mão, esqueçam... O primeiro caso "obriga" na mesma a visitar os pontos que o owner entender e não chateia quem procura a caixinha com contas inúteis. Acho que deviam ser todas assim.
Imagem Imagem A procurar caixinhas desde 2005...

TB
TB

Registado: segunda 26 abr 2010, 14:45

Mensagem Post: #29 a terça 18 mai 2010, 17:46 

O monho transmite o meu actual estado de espírito relativamente ao geocaching.

No inicio tive algums conversas exactamente sobre este assunto. Algumas com o Super antes de ser moderador e cheguei à conclusão que não se evita que as multi ou mistério seja transformada em regular. O que difere é a pessoa que a procura e neste caso pode ir ao último ponto directamente ou não.

Pessoalmente deixei de me preocupar com isso. Fico contente que as pessoas passem pelas minhas caches sem as destruir e que deixem lá a sua assinatura... o resto já não é do owner mas sim de quem vai à procura da cache. Aliás, o Hugo na altura disse algo curioso... a cache a partir do momento em que a colocas deixa de ser tua... só a manutenção é tua responsabilidade. Para que é que um gajo quer uma cache que não vai lá ninguém?

Quanto a serem novos tempos/velhos tempos ... Bahhhhh! São tempos. O que me interessa é que haja caches (apesar de não ter agora muito tempo para as procurar) e eventos para o pessoal se divertir... o resto são filhoses :)

Ide e cachai!

Eduardo

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 21:26

Mensagem Post: #30 a terça 18 mai 2010, 17:54 

Nós por cá andamos com a ideia de plantar uma multi num percurso pedestre muito interessante e agradável... Estou a ver que, para agradar a gregos e troianos, temos de fazer um monte de tradicionais ao longo do percurso com uma multi de bónus...
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante