Para quê Multi-caches?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Micro
Micro

Registado: domingo 25 abr 2010, 14:59

Mensagem Post: #1 a sábado 15 mai 2010, 23:33 

Para quê Multi-caches?

Para quê Multi-caches[?] (multi-)

Tenho reparado que ultimamente as Multi-caches são tratadas como Tradicionais. [:O]

Quando eu entrei para o Geocaching, em 2007, quase todos cumpriam os pontos intermédios das Multi-Caches, pois ninguém facilitava fosse o que fosse e a grande maioria dos Geocachers fazia questão de respeitar a vontade do Owner.

Hoje, sai uma Multi-cache e o Owner é o primeiro a fornecer as coordenadas finais, aos amigos, para o FTF. [:D]
Chega acontecer o caricato, por vezes as gaitinhas até estão engatadas e os primeiros dizem que está tudo certinho, depois os seguintes, que não tiveram acesso às coordenadas finais ou então fazem questão de fazer os pontos todos, têm uma série de dificuldades.
O que acontece a seguir é um helpdesk [IPHONE] para os primeiros que confirmam as coordenadas correctas ou o lugar da cache final.
Em seguida as coordenadas finais entram nas bases de dados e depois quase ninguém vai aos pontos intermédios, assim se perde o espírito da Multi-cache.

Será que ando a ver muitos filmes?
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #2 a domingo 16 mai 2010, 00:04 

Re: Para quê Multi-caches?

E se o problema não tivesse relacionado com um FTF, será que estaríamos aqui a discutir a mesma coisa?

Há quem goste de multis, há quem prefira as tradicionais. Há quem prefira fazer todos os pontos, há quem prefira ir directo ao final. Who cares? O que importa é o que cada um levar para si daí.
Há quem goste de entregar as caches a "beta-testers", há quem prefira marcar como PM para que x ou y não vá fazer o FTF. Uma vez mais, importa o que cada um levar para si daí.

Micro
Micro

Mensagem Post: #3 a domingo 16 mai 2010, 00:25 

the_Ateam Escreveu:E se o problema não tivesse relacionado com um FTF, será que estaríamos aqui a discutir a mesma coisa?

Provalvelmente não porque as coordenadas finais não seriam facilitadas com tanta facilidade.

the_Ateam Escreveu:Há quem prefira fazer todos os pontos, há quem prefira ir directo ao final. Who cares? O que importa é o que cada um levar para si daí.

Nesse ponto de vista então as coordenadas finais deveriam ser publicadas, e assim cada um escolheria.

Mas a minha questão principal é se o espirito da Multi-cache não se estará a perder.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #4 a domingo 16 mai 2010, 00:39 

O espírito do geocacher é o que cada um entender.

Eu pessoalmente faço questão de respeitar a vontade do owner e ter o trabalho (prazer) inerente á resolução de um enigma ou há execução de uma multi com os passos todos. Não tenho nenhum problema com os DNF's e nunca pedirei uma dica on-site (pelo menos ás da região de Lisboa onde mais cedo ou mais tarde terei oportunidade de voltar). Antes de uma próxima visita posso pedir umas dicas especialmente se tiver feito uma busca minimamente consistente aquanto do DNF.

No que diz respeito ao Enigmas que gosto bastante de resolver, posso pedir uma ajudinha, mas nunca que me sejam entregues as coordenadas. A única vez que isso aconteceu, acabei por resolver o enigma de forma inversa porque o que me interessa é perceber o enigma e não conseguir as coordenadas.

Existem tantas caches que não existe nenhuma razão para trasformar Enigmas e Multi em Tradicionais.

Mas enfim, não me aquece nem arrefece, se alguém se importa fundamentalmente com os números ou que esteja de tal forma 'adito' no geocaching que quer mais e mais, indo de cache em cache sem ler páginas, sem reparar na envolvência da cache, em resumo ser 'ver'...

Como owner de um enigma ("Marrocos") só tive mails no ínicio a alertarem-me para umas pequenas adequações que deveriam ser feitas (o que mostra que quem os envio teve o trabalho, simples mas árduo que eu pretendi que os visitantes tivessem). Claro que suspeito que alguns dos visitantes não leram o contéudo da pagina todo e não resolveram por si as questões colocadas, mas isso não me afecta mínimamente. Espero que tenham apreciado a cache, mas ela foi elaborada especialmente para os que se deram ao trabalho de respeitar a vontade do owner. Por mim darei todas as dicas que me solicitarem mas nunca fornecerei as coordenadas.

Assim caro lmcadete. Continua a fazer geocacher como achas que deves fazer e não ligues a quem não faz o mesmo.
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #5 a domingo 16 mai 2010, 00:44 

desculpa se fugi à tua questão...

A minha opinião é que o espírito da Multi reside em quem a faz. Quem gosta de as fazer vai a cada um dos pontos, fazendo as continhas e vendo os pontos que o owner quis mostrar. Se algo está mal é usar as outras opções de log, como é o caso do needs maintenace, DNF, note, whatever.
Pessoalmente não gosto de multis, se lhes poder saltar as contas, e conseguir ir ao ponto final faço-o - é a minha forma de as fazer, mesmo correndo o risco por vezes de perder um ponto intermédio que valia a pena visitar.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a domingo 16 mai 2010, 00:59 

the_Ateam Escreveu: Pessoalmente não gosto de multis, se lhes poder saltar as contas, e conseguir ir ao ponto final faço-o - é a minha forma de as fazer, mesmo correndo o risco por vezes de perder um ponto intermédio que valia a pena visitar.

Como disse preferes assim... Óptimo. Acho que não estás a cumprir a vontade do owner, mas Ok. De qualquer forma ela concerteza apreciará que faças a cache e que aprecies a intenção por detrás da sua colocação.

Mas para polemizar mais uma pouco. Se algum owner colocasse explicitamente na descrição da cache que agradecia que se abstivessem de a fazer todos aqueles que não a queiram fazer na forma proposta, aí acho que já não a deverias fazer. mas mais uma vez é apenas a minha opinião... Admito perrfeitamente que a tua não seja essa. Isto é apenas um jogo e não é daqueles em que a 'batota' prejudica os outros jogadores.

Depois é verdade que há multi e multi. Uma multi real deverá ter pontos iniciais e/ou intermédios que valem tanto a pena visitar (ou quase) como o final. Algumas multi com continhas tem precisamente a intenção de 'obrigar' os geocachers a ver o objecto a mostrar com olhos de ver, para depois ter a cache física num lugar já algo afastado e mais protegido. Em muitas destas se se for directamente ao ponto final não se aprecia verdadeiramente o que o owner gostaria que apreciássemos.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a domingo 16 mai 2010, 01:36 

Já agora e como forma de publicidade a "Levar a Carta a Garcia" que é uma letterbox que conto publicar ainda este mês.
Esta cache é (espero) á prova de 'batoteiros' [:)].

Terá um ponto incial, um intermedio e um final e poderá ser feita de três maneiras diferentes. Todas darão direito a um log e um found mas eu vou conseguir saber se o founder:

1) Foi directo ao ponto final sem passar pelo início.
2) Se passou pelo ínicio mas não passou pelo ponto intermedio.
3) Se fez a cache conforme solicitado, com verdadeiro espírito de "Levar a carta a Garcia"
Como? Esperem para ver [:)]

Os resultados serão tratados apenas estatisticamente, embora como ninguém goste de reconhecer que é 'batoteiro', admito que possa perder 'clientes' mas os que a fizerem terão um conceito de geocaching concerteza mais parecido com o meu do que os que eventualmente a prefiram (os que assumam) ou preferissem (se não fossem apanhados) fazer das formas curto-circuitadas.

A cache já está a ser pensada há uns meses largos, pelo que as caracteristicas referidas nada tem a ver com recentes polémicas...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #8 a domingo 16 mai 2010, 04:10 

Lmcadete Escreveu:Para quê Multi-caches[?] (multi-)

Luis, este post vem ao jeito de arrependimento? Diz-me que naqueles dias que fizeste n caches, não foste directo aos pontos finais em muitas multi-caches. Se estou enganado, peço-te desde já desculpas.

As caches são colocadas. Ninguém é obrigado a procurá-las. Se o quiserem fazer, tem duas maneiras. Ou by the book ou à campeão. O resultado é o mesmo. Um found. Pois bem, que encha o papo com esse found, que engrosse os seus números e que se divirta. Para mim, é igual ao litro.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Micro
Micro

Mensagem Post: #9 a domingo 16 mai 2010, 11:26 

SUp3rFM Escreveu:
Lmcadete Escreveu:Para quê Multi-caches[?] (multi-)

Luis, este post vem ao jeito de arrependimento? Diz-me que naqueles dias que fizeste n caches, não foste directo aos pontos finais em muitas multi-caches. Se estou enganado, peço-te desde já desculpas..

Não foi minha intenção personificar estes factos, mas já que o referes, posso te dizer que nunca o fiz quando vou às caches sozinho, não tenho outro remédio senão contar as gaitinhas para conseguir as coordenadas finais.
Naturalmente que já entrei em filmes destes quando vou em grupo, mas por vezes fico com a sensação que perdi qualquer coisa ao não ir aos restantes pontos, talvez arrependimento.

SUp3rFM Escreveu:As caches são colocadas. Ninguém é obrigado a procurá-las. Se o quiserem fazer, tem duas maneiras. Ou by the book ou à campeão

Com este tópico foi minha intenção discutir apenas a generalização de uma das maneiras, percisamente a contrária à que levou ao espirito da criação da Multi-cache. (multi-)
Todos nós sabemos que cada um é livre de fazer como quer e isso nunca foi metido em causa.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #10 a domingo 16 mai 2010, 13:16 

Para quê Multi-caches?

Impossível controlar.
Só perde quem não fez.
Para o owner é indiferente.

Sent from my iPhone using Tapatalk
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante