[GSAK] Organização das bases de dados

Para além do canivete suíço do geocaching, este espaço serve para discussão de outros aplicativos de gestão de bases de dados

Moderadores: hulkman, migueis

Micro
Micro

Registado: quarta 04 mai 2011, 12:36

Mensagem Post: #1 a sexta 13 mai 2011, 00:53 

Olá a todos,

Depois de muitas caches decidi finalmente começar a usar o GSAK, e não me arrependo nada até agora :D .
Mas como tenho pouca experiência com este SW gostava de saber como é que vcs têm as base(s) de dados organizadas.

No meu caso tenho tudo na default.

Para além da questão de ter uma base de dados com muitas caches tornar o processamento mais "pesado"
Há vantagens em ter outras bases de dados?
- Só com Founds
- Só com DNF.

No fundo gostava de saber como têm as vossas BD organizadas.

Obrigado
Paulo

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #2 a sexta 13 mai 2011, 01:03 

Re: [GSAK] Organização das bases de dados

eu tenho várias BDs, mas as que uso regularmente são duas apenas. Uma onde tenho as caches a fazer, e outra onde tenho as caches encontradas e escondidas. Tenho-me dado bem assim.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 20 nov 2010, 12:40

Mensagem Post: #3 a sexta 13 mai 2011, 02:11 

cheguei a ter uma para cada distrito, outra para organizar as voltas do dia e outra com as encontradas para criar o stat. Agora uso mais é uma com todas as de portugal explorando as ferramentas de filtros que o Gsak tem e praticamente ja faço tudo com a mesma. Aos poucos vamos apanhando o jeito e aproveitando cada vez mais as opções que temo nesse programa. Neste momento serve para consultas, carregar os PDAs, Garmin e TomTom, criar Stats e ver as paginas das caches. Deu bastante utilidade na altura que o GC esteve em baixo, continuava a ter acesso as paginas e aproveitei para resolver algumas enigmas.

Foi a melhor opção que fiz até hoje em querer perceber como funcionava e cada dia fico mais agradecido pelas dicas que encontro no forum.
;)

Cumps.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
«Devido às quedas de bancos, queda nas bolsas, cortes no orçamento, à crise
nos combustíveis e pelo racionamento mundial de energia, informamos que a
famosa "luz ao fundo do túnel", está temporariamente desligada».

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #4 a sexta 13 mai 2011, 02:53 

Tudo numa so. Os filtros fazem o resto.
Para que baralhar e duplicar a informação?
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:03

Mensagem Post: #5 a quinta 19 mai 2011, 18:28 

migueis Escreveu:Tudo numa so. Os filtros fazem o resto.
Para que baralhar e duplicar a informação?

Nem mais.
Até porque depois, para quem utiliza estatísticas via GSAK, ter três ou quatro BD baralha as contas todas ;)
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Dezl 760
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.wordpress.com

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #6 a sexta 20 mai 2011, 14:44 

Uso apenas uma para as não encontradas, Founds e DNFs.
Depois os filtros fazem o trabalho deles, era mais trabalhoso andar a passar de DB "não encontradas" para o dos "Founds" cada vez que encontrava uma.

Para teres a BD mais "leve", vais a Database e faz "Purge Logs" eu tenho de maneira a deixar apenas os últimos 4 e os meus ;)

Actualmente tenho mais umas BDs:
- Arquivadas (nas que tenho founds continuam também na principal, por causa das stats)
- Quero! (tipo uma bookmark das caches que andam debaixo de olho)
- Trackables (em conjunto com a macro, para os Tbs que vou descobrindo)

Filtro criei os seguintes:
- Um para cada distrito (com as caches que me faltam encontrar)
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #7 a sexta 20 mai 2011, 15:02 

Eu tenho tudo numa única base de dados.
Sempre que faço planos em sair actualizo a bd e envio tudo para o TomTom com icons diferentes entre caches incluindo as que já encontrei.
Faço isso porque de vez em quando gosto de regressar aos locais que me despertaram interesse e assim é como se fosse fazer nova cache mas nestas alturas nem sequer procuro o contentor.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 20 nov 2010, 12:40

Mensagem Post: #8 a segunda 23 mai 2011, 12:59 

Desde q comecei a entender melhor como tratar dos filtros que já só tenho 2 BD. Uma com todas as nacionais e outra que serve para criar o itinerário do dia usando depois o plugin cacheRoute. Cada vez gosto mais deste software, tem potencialidades quase ilimitadas.

Cumps-
Imagem Imagem
Imagem Imagem
«Devido às quedas de bancos, queda nas bolsas, cortes no orçamento, à crise
nos combustíveis e pelo racionamento mundial de energia, informamos que a
famosa "luz ao fundo do túnel", está temporariamente desligada».

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #9 a segunda 23 mai 2011, 14:54 

Eu uso 2 BD.

Uma Nacional, com todas as caches portuguesas, arquivadas, activas, encontradas, por encontrar, as minhas, tudo. Basicamente a História do Geocaching em Portugal.

Na 2ª BD tenho todas as caches do país das próximas férias para ter disponíveis enquanto estou a fazer o plano da viagem, aplicar filtros do percurso, etc. Depois de voltar das férias, faço os logs, passo para a 1ª BD as que visitei e depois a 2ª BD vai à vida... até às próximas férias. Neste momento posso dizer que a 2ª BD é alimentada por mais PQs que a 1ª: 12

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #10 a segunda 23 mai 2011, 18:57 

Eu tenho umas quantas BD's. Embora na maior parte das vezes use apenas uma única BD que contém tudo!
A razão que mantenho outras BD's além da principal é que uso algumas macros que necessitam de ter "Found" e "Placed" numa BD (não "ligam" ao filtro).
Tenho ainda uma BD com os enigmas (com muitos triangulozinhos amarelos :mrgreen: [:P] Se alguém quiser faço desconto quantidade :lol: ) !
E tenho uma que não é alvo de gestão que se chama Tour. Que não é mais do que o local onde carrego o planeamento que faço com o cachelist. Para depois ordenar (através do user sort) e imprimir a rota de caches!!

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Voltar para GSAK

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante