Prémios GPS vs Founds em Caches Nomeadas

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 17 nov 2010, 13:35

Mensagem Post: #11 a segunda 18 abr 2011, 17:42 

Re: Prémios GPS vs Founds em Caches Nomeadas

Pache Escreveu:
lmpinto Escreveu:Claro - se se faz uma viagem grande, não há-de ser para fazer um único found, por muito bom que seja ;-)

Não?? Porquê??

Lembro-me de ter feito 250km para ir fazer só uma cache, a "Geocachers Devem estar Loucos"

Eh pá não digo que não me aconteça um dia destes - mas até agora tenho conseguido sempre passar pelo menos por algumas drive-ins no regresso a casa ;)
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #12 a segunda 18 abr 2011, 20:25 

Sim, claro que influencia!

Apesar de a grande maioria já estar anteriormente referenciada na minha To Do List, o facto de estarem Nomeadas para os Prémios GPS, conferiu-lhes outra "urgência".

Já há muito que acalento o sonho de fazer uma jornada de Geocaching de 15 dias à volta de Portugal. Se em cada um dos dias tivesse oportunidade de procurar uma ou duass das da lista de nomeadas que me faltam encontrar, poderia morrer realizado :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Small
Small

Registado: sábado 16 abr 2011, 02:45

Mensagem Post: #13 a terça 19 abr 2011, 00:32 

Acho a iniciativa dos prémios GPS fantástica. Uma óptima forma de se separar o trigo do joio, ou seja as caches realmente 5 estrelas das restantes e assim conseguir vivenciar cachadas inesquecíveis.
Imagem

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #14 a terça 19 abr 2011, 01:10 

Números referente a evolução dos founds em algumas caches nomeadas temos? Jasafara podes dar aqui uma ajudinha sff?
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #15 a quarta 20 abr 2011, 00:23 

migueis Escreveu:Números referente a evolução dos founds em algumas caches nomeadas temos? Jasafara podes dar aqui uma ajudinha sff?

Só agora vi este post...
Ajudinha só se me derem acesso à BD do IAAN [:D] Com o excel poder-se-ia fazer qualquer coisa, mas muito incipiente.
Assim aqui ficam algumas propostas para o Mr.Numbers (the green man ;)).

A 1ª divulgação das caches GPS foi feita em 12/2, aqui. Para trabalharmos com meses inteiros sugiro assim a data de corte o final de Fevereiro.

Sugiro que na lista de caches nomeadas seja acrescentada a informação se está activa/indisponível/arquivada e duas colunas com total de founds e founds desde 1 de Março.

Na Listagem por geocacher acrescentar o total de caches que fez desde 1 de Março e o total de found em caches GPS desde essa altura.

Mas para se ter a noção se os founds têm aumentado em caches GPS é preciso fazer umas contas mais globais.
Assim poder-se-ia disponibilizar um rácio do tipo http://www.geopt.org/evolucao-de-logs-c ... tugal.html mas entre founds em caches GPS/total de caches. Senão houvesse distinção de founds entre estas e a totalidade das caches, era expectável que em 2010/12 houvesse um rácio perto de 287 (GPS não arquivadas) / ~8.300 (caches activas nessa data) ou seja ~3,5%. Sendo certo que a maioria das caches GPS são caches mais exigentes acredito que a média nessa data seja bastante inferior a esse valor. Agora pode-se ir analisando a evolução em 2011 e verificar se a partir de Março essa rácio aumentou (e quero crer que sim...). Para mantermos universos comparáveis deve-se ter em conta apenas as caches existentes à data de 31/12/2010.

E pronto passo a bola [8D] Hulkman podes dar aqui uma ajudinha sff?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #16 a quarta 20 abr 2011, 11:12 

quando tiver um tempinho já leio isto com mais atenção a ver se percebo o que querem saber afinal...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #17 a quinta 21 abr 2011, 13:45 

FIz umas contas rápidas e não muito automatizadas (assim podem não estar muito certas...) que permitem concluir realmente um aumento significativo de founds em caches nomeadas...

Assim peguei em três posições do excel que tinha guardadas (31/12, 28/02 e ontem). Considerei as caches (não eventos) existentes à data de 31/12 e que não estavam arquivadas em nenhuma das datas.
Fiquei assim com um posição de 7.988 caches, das quais 285 GPS. Abaixo a evolução dos founds nos dois períodos (sendo que Mar/Abr foi ponderado por 59/51 para uniformizar o número de dias em análise).

Imagem

Nota-se claramente que no período JAN/FEV o rácio de founds em caches GPS é inferior ao total o que eu já tinha previsto tendo em conta a sua mais difícil acessibilidade média.
Esse rácio inverteu-se no período MAR/ABR, mas o mais importante é reter que enquanto o rácio aumentou 7% para a totalidade das caches, o que se compreende por o tempo estar a ficar mais apetecível, o aumento foi de 42% para as caches GPS ou seja 7x superior ou das caches não GPS...

Se tivermos em conta que as caches GPS foram publicadas em 12/2 e que portanto nas últimas semanas de Fev já se sentiria algum efeito dessa publicação e que o posição final de Abril potenciará as caches GPS, pode-se com alguma segurança garantir que o aumento foi ainda maior.

Claro que só com análises mais detalhadas se podem confirmar estes valores, mas para já parecem-me conclusivos :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #18 a quinta 21 abr 2011, 14:08 

belo estudo e conclusões... o facto de terem registado uma subida 7X maior não me espanta muito sinceramente! Ouço e vejo muitas pessoas que falam em fazer as caches dos Prémios GPS...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #19 a quinta 21 abr 2011, 15:11 

Obrigado pela análise.
Fico extremamente contente com estes resultados. :D
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #20 a sábado 23 abr 2011, 19:23 

jasafara Escreveu:Esse rácio inverteu-se no período MAR/ABR, mas o mais importante é reter que enquanto o rácio aumentou 7% para a totalidade das caches, o que se compreende por o tempo estar a ficar mais apetecível, o aumento foi de 42% para as caches GPS ou seja 7x superior ou das caches não GPS...

Confesso que sempre acreditei que esta iniciativa iria potenciar as visitas às Caches Nomeadas, mas nunca nesta dimensão! Fico esmagado com estes números [:P]
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes