10 Anos de Geocaching em Portugal

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #1 a quinta 27 jan 2011, 17:51 

10 Anos de Geocaching em Portugal

No próximo dia 2 de Fevereiro, Portugal comemora os seus 10 anos de Geocaching, com um único Evento temático.

Foi nesse dia, em 2001, que foi publicada a primeira cache em Portugal, o AlfaRomeu Abandonado!. A cache estava escondida dentro de um veículo abandonado numa das artérias mais desinteressantes da cidade de Lisboa. O carro entretanto foi removido pela Câmara Municipal de Lisboa, e a cache acabou por ser arquivada mesmo antes de ter sido encontrada por alguém.

É já um cliché, mas a realidade é que depois de um arranque tão atribulado e tão pouco inspirado, a qualidade do Geocaching em Portugal só poderia melhorar.

Que balanço é que fazem destes 10 anos de Geocaching, e da sua evolução no nosso país (unknown-) Que análise é que fazem para os próximos 10 anos (unknown-) Acham que vai continuar a crescer na mesma proporção dos últimos tempos, ou chegou à sua maturidade e à taxa máxima de crescimento, entrando a partir de agora numa curva descendente, quer de novos praticantes, quer de caches publicadas quer mesmo de Founds (unknown-)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a quinta 27 jan 2011, 23:31 

Re: 10 Anos de Geocaching em Portugal

Aqui esta um tópico em que tenho de ter tempo para expressar uma opinião fundamentada. O que posso dizer para já é que o geocaching mudou completamente a minha vida. Sempre gostei de passear e viajar, mas o geocaching leva-me a conhecer os sítios com outros olhos. Também sempre fui um grande leitor, agora descobri que gosto de escrever...

O futuro do geocaching será radioso! Por mim mesmo que não fossem colocadas novas caches já existem suficientes caches fantásticas (se forem mantidas) para me manter ocupado durante muitos e bons anos...
Mas embora ainda não tenha feito análises às grandes caches que os rankings que aqui se vão publicando por ano de publicação das caches, tenho a certeza que ficaremos tranquilos quanto a sangue novo.
Existe muito lixo? Se calhar nem tanto, apenas muitas caches mais banais... Sem problemas. Não temos de ir a todas...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a quinta 27 jan 2011, 23:42 

Bem... A analise por ano não foi assim tão risonha. Do meu primeiro ranking das 100 caches apenas 37 são de 2008 para cá. Tendo em conta que o número de caches triplicou nesse período, é só fazer as contas [xx(].
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a quinta 27 jan 2011, 23:57 

Ou seja, continuou a haver um fluxo regular de boas novas caches, mas não foi de maneira nenhuma proporcional ao número de caches publicadas. O que se pensarmos bem é normal. Ou seja tipicamente um geocacher poderá continuar a fazer um número elevado de caches boas, mas se não fizer um filtro, fará cada vez mais caches, com qualidade média menor... Cabe a cada um decidir o que quer fazer.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a quarta 02 fev 2011, 18:37 

Estamos hoje a celebrar os 10 Anos de Geocaching em Portugal, mas na verdade, verdade acho mais correcto celebrarmos isso só no próximo dia 21 de Julho, dia em que houveram os primeiros atos documentados de geocaching pelo dmatos. O DNF da cache que eventualmente existiu da (tradicional-) AlfaRomeu Abandonado! e a colocação da virtual que se manteve até hoje a (virtual-) LIS Spotter's Place.
A (tradicional-) Translant Chess Cache teóricamente anterior, só foi publicada muito mais tarde...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a quarta 02 fev 2011, 18:50 

Alguém faz alguma ideia quem era o racr ou tentou entrar em contato por PM com ele para saber a história por trás do AlfaRomeu Abandonado? Aparentemente teve acessos até 2007...
É português com certeza tendo em conta que escolheu "Nao sei..." para designação na cache...
O que será que ele não sabia? :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #7 a quarta 02 fev 2011, 19:00 

jasafara Escreveu:Estamos hoje a celebrar os 10 Anos de Geocaching em Portugal, mas na verdade, verdade acho mais correcto celebrarmos isso só no próximo dia 21 de Julho, dia em que houveram os primeiros atos documentados de geocaching pelo dmatos.

Discordo! O Geocaching não é só feito de histórias de sucesso. Este início, ainda que atribulado, foi o verdadeiro arranque do Geocaching em Portugal!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a quarta 02 fev 2011, 19:11 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Estamos hoje a celebrar os 10 Anos de Geocaching em Portugal, mas na verdade, verdade acho mais correcto celebrarmos isso só no próximo dia 21 de Julho, dia em que houveram os primeiros atos documentados de geocaching pelo dmatos.

Discordo! O Geocaching não é só feito de histórias de sucesso. Este início, ainda que atribulado, foi o verdadeiro arranque do Geocaching em Portugal!

Mas na verdade alguém sabe se essa cache chegou mesmo a existir? A listing é menos que minimalista e sobre o racr também não se sabe nada...
Não é por não ter sido um caso de sucesso, tanto que no dia 21 de Junho também estou a referir outro (um DNF)...Por isso perguntei se antes de 2007, altura que a conta racr teve utilização pela última vez, alguém tentou saber mais alguma coisa da história por detrás da cache mais antiga de Portugal...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a quarta 02 fev 2011, 19:23 

Para já mandei uma PM para o racr. Duvido muito que tenha resposta :) mas se tiver, logo canalizo a entrevista para o GeoPT ;)
Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: sábado 19 jun 2010, 15:51

Mensagem Post: #10 a quarta 02 fev 2011, 19:32 

Para nós o geocaching só trouxe pontos positivos para a passagem do dia-a-dia.
Além de ter movimentado um grupo de amigos que não se viam tantas como as que se passaram a ver depois de se iniciarem nestas andanças do geocahing, levou-nos a ter uma vida menos sedentarista, e proporcionou-nos visitas a locais, que mesmo dentro da nossa cidade não sonhavamos que existissem!
É um vicio fantástico e completamente saudável! Nunca tivemos muitos exageros no número de founds ou etc... quantas não são as vezes que temos um trajecto de caches delineado e não é cumprido, porque ficamos a apreciar um local exceptional! Ás vezes quando passamos por um local que sabemos ter uma cache lá colocada, vamos lá dar uma expreitadela, ou até mesmo quando queremos um lugar mais calmo para relaxar da vida citadina: GEOCACHING...
ImagemA cachar com:Imagem
- Garmin Dakota 10 Imagem
- Huawei Ascend G300 (com c:geo, Sygic etc...) Imagem

- De mãos dadas Imagem

-TomTom Navigator Imagem on HTC Touch 3G (com graves problemas de hardware [:I)] [:P] ) Descança em paz. Eterno companheiro de longas cachadas.

Se precisarem de alguma ajuda com o Garmin Dakota 10 e com software para geocaching: TomTom, c:geo, Sygic ou outro software enviem mensagem privada.
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes