Deixa-me Triste...

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Nano
Nano

Registado: segunda 24 jan 2011, 14:27

Mensagem Post: #1 a segunda 31 jan 2011, 11:22 

Deixa-me Triste...

Bem,
É um facto que durante muitos anos estive afastado do Geocaching, ou seja na realidade nunca deixei de fazer Geocaching, mas digamos que o fazia menos activamente... por isso penso que ou fui eu que aprendi mal, ou as regras mudaram, ou simplesmente já não ha essa preocupação...

Então ca vai...
Quando comecei a fazer Geocaching o que mais me seduzia era mesmo a descoberta de novos lugares neste nosso pequeno jardim a beira mar plantado e também a felicidade na cara dos meus filhos quando abriamos uma cache e podiam ver os "brinquedos" ou objectos que existiam dentro da mesma, para poderem trocar...lembro-me de eu e mais alguns amigos corrermos lojas dos 300$ a procura de brinquedos ou pequenos objectos que dessem para colocar na cache que iriamos visitar para a semana, lembro-me disto tudo...

Hoje em dia é um facto que basta dar um pontapé numa pedra para la de baixo sairem 4 ou 5 caches, sendo que 90% delas são caches no trade, note-se que não tenho absolutamente nada contra caches no-trade, este topico é indicado para caches de tamanho que permitem Trade...
Mas mesmo assim será que o facto de haverem muitas caches justifica o "lixo" que se encontra dentro das caches trade? Será que a minha definição de objecto de troca é a mesma de outros?!?! Desculpem o desabafo, mas sinceramente, não considero que deixar um "Rebuçado Bola de Neve" seja correcto ate porque uma das principais regras do Geocaching é não deixar nem comida nem dinheiro... Mas quem diz um Rebuçado diz também como encontrei este fds Pulseiras daquelas identificativas do Clube Desportivo do Banco de Portugal, USADAS...mas quem é que considera isto um trade?!?! serei eu que estou velho? Possa, hoje em dia o que não falta são objectos que nos dão que até dão bons trades, por exemplo o ano passado na praia a TMN fartou-se de me dar tretas publicitarias que não vou usar, como por exemplo porta moedas, almofadas insufláveis, tenho para la n brinquedos dos meus miúdos que eles já não vão usar, mas que para alguém pode dar para colecção...sei lá puxem pela imaginação...
Isto é so um desabafo meu..mas ainda me deixa mais triste ver caches VAZIAS... ora bem quando se cria uma cache mete-se normalmente qualquer coisa para la nem que seja só porque sim..pelo menos é assim que o owner deveria fazer...mas quando encontramos uma cache vazia sabemos que alguem levou tudo e não deixou nada... por favor não façam isso...quem tem filhos compreende, que levar uma criança a fazer 2 ou 3 kms a pe para encontrar uma caixa vazia não tem o mesmo significado...

Nao sejam "papa caches" e pensem so em atingir as 1000 caches ou as 500 ou ate menos... eu faço Geocaching desde 2003 e confesso que só em 2010 é que atingi as 100 caches.... Leiam um pouco das regras... e perdoem-me se estou a ser bruto ou insensível, mas é o que penso e sinceramente Deixa-me triste que muita gente nao faça isto com o mesmo espirito que se fazia...

Abraços e BOAS Cachadas....

Rechena

TB
TB

Registado: terça 14 set 2010, 13:30

Mensagem Post: #2 a segunda 31 jan 2011, 11:48 

Re: Deixa-me Triste...

Gostei desta abordagem... eu não diria melhor... a massificação de caches e geocachers está a reduzir a qualidade do geocaching!
Eu quero acreditar que isto é só um pico... e que com o tempo isto voltará ao normal!! Espero!!

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #3 a segunda 31 jan 2011, 11:57 

Este fim de semana das 10 caches que fiz, tive que limpar 2.. E só 4 permitiam trades..
Uma tinha uma bolota, e outra uma pedra :shock: :?

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #4 a segunda 31 jan 2011, 11:59 

rechena Escreveu:Bem,
É um facto que durante muitos anos estive afastado do Geocaching, ou seja na realidade nunca deixei de fazer Geocaching, mas digamos que o fazia menos activamente... por isso penso que ou fui eu que aprendi mal, ou as regras mudaram, ou simplesmente já não ha essa preocupação...

As regras, linhas de orientação, etc, não mudaram assim tanto. São mais ou menos as mesmas desde o início. Há quem diga que evoluiram para melhor, outros para pior.

rechena Escreveu:Então ca vai...
Quando comecei a fazer Geocaching o que mais me seduzia era mesmo a descoberta de novos lugares neste nosso pequeno jardim a beira mar plantado e também a felicidade na cara dos meus filhos quando abriamos uma cache e podiam ver os "brinquedos" ou objectos que existiam dentro da mesma, para poderem trocar...lembro-me de eu e mais alguns amigos corrermos lojas dos 300$ a procura de brinquedos ou pequenos objectos que dessem para colocar na cache que iriamos visitar para a semana, lembro-me disto tudo...
(...)

É uma genuína preocupação. Também me aborrece quando levo os meus e eles encontram coisas sem interesse. Mesmo assm, há boas surpresas. Nem tudo está assim tão mau. Este Domingo consegui fazer 9 caches, algumas micro, tudo bem, mas as granditas ainda tinham um ou outro item interessante para os pequenos.

rechena Escreveu:Nao sejam "papa caches" e pensem so em atingir as 1000 caches ou as 500 ou ate menos... eu faço Geocaching desde 2003 e confesso que só em 2010 é que atingi as 100 caches.... Leiam um pouco das regras... e perdoem-me se estou a ser bruto ou insensível, mas é o que penso e sinceramente Deixa-me triste que muita gente nao faça isto com o mesmo espirito que se fazia...

Bom, que sejas bem-regressado! Perdoa-me se vou ser bruto ou insensível, mas tens caches que há anos precisam de manutenção sem que tal aconteça, e na virtual da Aldeia José Franco há n logs que falam na dificuldade de obter uma tua resposta para confirmar o log.

As regras são as mesmas. :)

NotMuggles Escreveu:Gostei desta abordagem... eu não diria melhor... a massificação de caches e geocachers está a reduzir a qualidade do geocaching!
Eu quero acreditar que isto é só um pico... e que com o tempo isto voltará ao normal!! Espero!!

Não há "normal". Os números e tudo o resto indicam que desde o início, o geocaching é de um crescimento exponencial (Ok, o FizzyMagic dirá que não é bem por potência). Há evolução. Quem quiser, que a tente acompanhar. Quem quer apenas caches de qualidades, que as escolha antes de ir para a rua e ignore aquelas sem interesse aparente. Está tudo do lado de quem pratica a actividade.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Nano
Nano

Mensagem Post: #5 a segunda 31 jan 2011, 12:07 

SUp3rFM Escreveu:Bom, que sejas bem-regressado! Perdoa-me se vou ser bruto ou insensível, mas tens caches que há anos precisam de manutenção sem que tal aconteça, e na virtual da Aldeia José Franco há n logs que falam na dificuldade de obter uma tua resposta para confirmar o log.

Tal como disse tenho estado afastado, mas ultimamente so deixei de responder a emails que por qualquer motivo vao para o spam folder, alem disso podes perguntar a quem quiseres e sera confirmado que sempre deixei as pessoas logar, sao N e digo mesmo N as pessoas que me enviam o email e a resposta não esta correcta que eu deixo logar na mesma, o que interessa é visitarem o local e nao a resposta propriamente dita.

Sobra as caches a precisaram de manutenção, não existe neste momento nenhuma, as que tinha a precisar foi dando a alguém e a que tinha actualmente desactivei-a temporariamente ate poder lá ir.

Acho que entendeste mal o meu post e ja estou arrependido de o ter colocado, eu aqui nao estou a criticar quem coloca as caches, mas sim quem as visita e leva os trades sem deixar outros...passou de um assunto em que se apelava ao bom senso de quem visita as caches para falares sobre a minha manutençao, desculpa mas acho que nao tem nada a ver uma coisa com a outra.

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:52

Mensagem Post: #6 a segunda 31 jan 2011, 12:39 

A questão dos Trades, julgo eu, vai da consciência de cada um. Tenho uma pequena com 9 anos, que o único motivo porque me acompanha no Geocaching, 99% das vezes é para abrir a caixinha e ver o que lá está dentro. É claro que se existissem mais itens de troca (e aqui nem discuto se os itens são "valiosos" ou não, porque o que para mim pode ser interessante, para outro não!) o geocaching poderia ser mais atractivo.

Agora, coloco outra pergunta que é, quantos Geocachers que não se fazem acompanhar por crianças nas suas caçadas, fazem trade de peças???? Eu falo por mim. Nunca. Se o faço racionalmente... não sei. Mas lá está. Quando faço Geocaching sozinho, ou com amigos "adultos", a probabilidade de colocar ou trazer um objecto de troca é quase nula. E sei responder porque o não faço. Porque como dizes, não há lá nada de interessante. Lembro-me de um item de troca que lá tenho em casa, numa das primeiras caches que fiz na vida, é um sinalizador para bicicleta (e a funcionar!!! :lol: ) Este sim! Trouxe e deixei outro. Agora, trazer bonecos do McDonald's para casa... não obrigado!
Martinez
Cheguei lá e ela saltou-me para as mãos!!!!

Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: segunda 26 abr 2010, 15:36

Mensagem Post: #7 a segunda 31 jan 2011, 12:58 

rechena Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:Bom, que sejas bem-regressado! Perdoa-me se vou ser bruto ou insensível, mas tens caches que há anos precisam de manutenção sem que tal aconteça, e na virtual da Aldeia José Franco há n logs que falam na dificuldade de obter uma tua resposta para confirmar o log.

Tal como disse tenho estado afastado, mas ultimamente so deixei de responder a emails que por qualquer motivo vao para o spam folder, alem disso podes perguntar a quem quiseres e sera confirmado que sempre deixei as pessoas logar, sao N e digo mesmo N as pessoas que me enviam o email e a resposta não esta correcta que eu deixo logar na mesma, o que interessa é visitarem o local e nao a resposta propriamente dita.

Sobra as caches a precisaram de manutenção, não existe neste momento nenhuma, as que tinha a precisar foi dando a alguém e a que tinha actualmente desactivei-a temporariamente ate poder lá ir.

Acho que entendeste mal o meu post e ja estou arrependido de o ter colocado, eu aqui nao estou a criticar quem coloca as caches, mas sim quem as visita e leva os trades sem deixar outros...passou de um assunto em que se apelava ao bom senso de quem visita as caches para falares sobre a minha manutençao, desculpa mas acho que nao tem nada a ver uma coisa com a outra.

Confirmo, no meu caso particular, visitámos a aldeia há um mês e obtive a resposta no dia imediatamente a seguir...ainda brincámos com o facto de o pão com chouriço já custar 2 aéreos...

Nano
Nano

Mensagem Post: #8 a segunda 31 jan 2011, 13:04 

Strangedays Escreveu:
Confirmo, no meu caso particular, visitámos a aldeia há um mês e obtive a resposta no dia imediatamente a seguir...ainda brincámos com o facto de o pão com chouriço já custar 2 aéreos...

Pois foi, :) a parte mais estranha é que a minha mulher nao conhece esta aldeia ;) e eu nao deixo ela logar enquanto nao for la :P

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #9 a segunda 31 jan 2011, 13:17 

Foi com grande agrado que assisti ao teu regresso ao Geocaching. Ainda ontem estive a ler uns logs teus com o MCA no powertrail da Fonte da Telha.

De facto, o Geocaching mudou bastante, pelo menos desde 2006, altura em que me iniciei no Geocaching. Aconteceram tantas mudanças que teria dificuldade em enumerá-las todas. Sobretudo mais mudanças de comportamentos do que de regras de jogo, que basicamente se mantém as mesmas.

Contudo, em relação ao assunto que levantas, não vejo grandes mudanças. Já em 2006 havia caches vazias despojadas de qualquer item para troca, ou ainda pior, cheias de lixo. Lembro-me de nessa altura ter encontrado rebuçados, bolachas Maria, ganchos de cabelo enferrujados, bilhetes de Metro usados, pedras, caricas velhas, e uma série de outras coisas que agora não me lembro, mas cujos registos estão nos logs dessa altura.

Não foi preciso um ano de Geocaching para eu ter desistido das trocas de items nas caches. No início ainda investi algum dinheiro em coisas interessantes para colocar em circulação, mas não adianta, a Natureza Humana faz-nos querer retirar das caches as coisas mais engraçadas e retirar da mochila o lixo indesejável. À excepção dos Trackables não troco nada do conteúdo das caches. Por vezes retiro lixo que me incomoda e que creio não agradará seguramente aos próximos visitantes.

Não sei como seriam as coisas antes de 2006, mas é natural que muitíssimos menos jogadores potenciassem muitíssimo menos atitudes que nos desagradassem.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #10 a segunda 31 jan 2011, 13:40 

rechena Escreveu:

Excelente!

Não é preciso mostrar arrependimento. Eu tomei a questão de uma forma mais abragente e aproveitei para me dirigir a ti, desta forma, dado que das outras vezes que tentei não fui bem sucedido.

Fico contente pelo panorama se ter alterado.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes