Top 100 Caches Aventura Portugal

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #11 a terça 02 fev 2021, 14:36 

Re: Top 100 Caches Aventura Portugal

Excelente lista! Obrigado pela partilha :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #12 a terça 02 fev 2021, 15:42 

prodrive Escreveu:Poderão ver aqui o ranking dos intrépidos deste desafio: https://project-gc.com/Statistics/Top?profile_country=Portugal&bml_owner=prodrive&bml_code=BM93KD3&submit=Filter

Embora "chato" para o J.Greg por sair da primeira página é justo retirar o filtro do país do geocacher de forma a dar relevo ao super666 que aliás é owner da única cache não portuguesa.

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #13 a terça 02 fev 2021, 16:37 

jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:Poderão ver aqui o ranking dos intrépidos deste desafio: https://project-gc.com/Statistics/Top?profile_country=Portugal&bml_owner=prodrive&bml_code=BM93KD3&submit=Filter

Embora "chato" para o J.Greg por sair da primeira página é justo retirar o filtro do país do geocacher de forma a dar relevo ao super666 que aliás é owner da única cache não portuguesa.

Sem filtro de nacionalidade fica assim: https://project-gc.com/Statistics/Top?bml_owner=prodrive&bml_code=BM93KD3&submit=Filter
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #14 a terça 02 fev 2021, 16:39 

Valente Cruz Escreveu:Excelente lista! Obrigado pela partilha :)

Vais bem lançado com 41 founds e mais uns quantos owned ;)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #15 a terça 02 fev 2021, 17:39 

Que lista incrível...

Das que tive a oportunidade de fazer lembro-me das seguintes:
Sniper Spot - em Agosto de 2011
Torre do Bugio - em Setembro de 2011
Piscina dos Ouriços - em Janeiro de 2014
Malhada do Louriçal - em Março de 2015
Fenda da Calcedónia - em Maio de 2015
The Cave - em Agosto de 2016
La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva - em Outubro de 2018

É possível que tenha feito mais que este reduzido nº de 7% da lista mas essas tenho a certeza e de todas elas guardo óptimas recordações.
Obrigado por esta fantástica partilha...
Imagem.....Imagem.....Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #16 a terça 02 fev 2021, 18:55 

nunogil Escreveu:Que lista incrível...

Das que tive a oportunidade de fazer lembro-me das seguintes:
Sniper Spot - em Agosto de 2011
Torre do Bugio - em Setembro de 2011
Piscina dos Ouriços - em Janeiro de 2014
Malhada do Louriçal - em Março de 2015
Fenda da Calcedónia - em Maio de 2015
The Cave - em Agosto de 2016
La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva - em Outubro de 2018

É possível que tenha feito mais que este reduzido nº de 7% da lista mas essas tenho a certeza e de todas elas guardo óptimas recordações.
Obrigado por esta fantástica partilha...

Segundo o Project-GC encontraste mais duas :)
https://project-gc.com/Statistics/Top?bml_owner=prodrive&bml_code=BM93KD3&submit=Filter&chartpage=10

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #17 a quinta 04 fev 2021, 00:06 

Bons desafios. Deu para lembrar algumas aventuras, apimentadas com FTF, umas a solo, outras em grupo mas que trouxeram boas recordações. Vou ver mais algumas que pertencem ao meu baú e que possam aqui não estar. Aquelas que ainda continuam na memória.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #18 a quinta 04 fev 2021, 02:05 

Nas caches da lista e que já encontrei:

1ºNoiva
A cache de aventura. Ia-me dando uma coisa quando antes de começarmos a escalar disseram-me que já havia quem trepava por ali. Como resultado a subida foi em modo acelerado. Passaram mais de duas décadas desde a última subida. FTF.

2ºMontanhas Nebulosas [PNPG]
Sou um dos quatro hobbits e percorrem aquelas montanhas com um track desenhado em casa e sem saber se havia passagem em alguns locais. Foram dois dias seguidos de caminhada para colocar a cache.

5ºChallenge 81 (Rio Frades) - MG12
A cache que me fez despertar para a matriz 81. Até essa altura não ligava muito. Ainda tivemos que esperar para haver um grupo que cumprisse os requisitos. Até tivemos direito a apanhar com uma granizada e afogamento de telemóveis. FTF.

8ºEstepes do Norte - Are you Tough Enough?
Subir à Penameda é um bom desafio. Faz-me lembrar que tenho que lá voltar para explorar uns locais. Foi escolhida para comemorar uma milestone.

10ºiNtO tHe WiLd
Com dormida prevista no alto do Cântaro, para mais um evento nas alturas, atacámos as encostas dos Montes Hermínios desde Seia. As cervejas frescas bebidas ao lado da lagoa, acompanhadas com umas fatias de pão com queijo souberam pela vida. Boa aventura de grupo.

11ºVIAGEM AO CENTRO DA TERRA #2
Foi um dia de incursões ao centro da terra a lembrar as aventuras de Jules Verne e num dia cheio delas.

12ºHomem das Cavernas
Uma aventura combinada com um grupo de várias zonas e com tudo controlado. Na altura ainda tirámos umas medidas para descer pelo buraco até ao patamar inferior. Mas não foi necessário.

13ºContrabandistas
A primeira vez que lá passei, fomos pelo estradão que actualmente é zona de protecção total. Assim dava para ir ao primeiro ponto, na versão original, e que era no posto de vigia. Agora, nesta versão, há partes do caminho partilhadas por uma cache vizinha, a do Rei Preto.

19ºCântaro Gordo
O empeno, a passar pelos pontos todos, com desvios para ir às caches vizinhas e a apontar ao asfalto para ir à curva do Cântaro Magro. As perguntas presentes na cache, e cujas respostas permitem saber a localização do ponto seguinte, não são descabidas e acrescem outro desafio.

25ºSombrosas - O Desafio
Uma caminhada no último dia de Outono de 2013 e que ainda hoje é mencionada sempre que passamos perto. É uma subida e pêras.

26ºLa Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva
Uma caminhada em grupo, a lembrar o geocaching pastor, a apreciar toda aquela paisagem. Infelizmente já só apanhei em modo auto-estrada.

27ºIndiana Jones and the Mysterious Waterfall
Não fomos na melhor altura e o caudal que existia ainda era algum. Lembro-me perfeitamente de tremer de frio dentro da gruta. Fantástica aventura.

30ºEscape from the Mysterious Island [Caminha]
Embora a cache não o requeira é fantástico poder entrar no forte e explorar todos os recantos enquanto existem e não são transformados. Ir de barco, desembarcando no areal acrescenta um toque de flibusteiro e um regresso ao passado.

31ºFisgas: O Pontão da Cabra.
Encontrada numa das caminhadas de um dos melhores eventos de vários dias que ocorreu em Portugal. Não foi a mais desafiante desses 3 dias. Há certamente quem se lembre de ir assar umas chouriças às 3 da manhã para comemorar um par de FTFs.

35ºFenda da Calcedónia
Para tirar a tentação de ir em modo solitário esperei por um evento e assim ter companhia. A parte fenomenal é a passagem pela fenda. Tenho que lá voltar.

40ºSniper Spot
Numa paragem combinada a caminho do Sul. Bastava entrar dentro do túnel metálico e subir rumo ao céu.

42º"Tou às aranhas" [Gerês]
Um regresso uma semana depois, no Inverno, agora em que o acesso era melhor. Foi aqui que comecei a fazer contas para encontrar a Master e que até aqui era uma miragem.

43ºThe Tubes
Um bom desafio tanto para descobrir a solução, é uma cache mistério, como já no local encontrar o caminho seguro para chegar ao esconderijo.

48ºLe bonus ... La porte est en-dedans
O local onde o Santo Graal devia ser inicialmente. Assim apareceu outra cache ainda mais desafiante. Estudar o acesso é meio caminho andado para lá chegar. FTF. 7000 caches.

49ºCântaro Magro
Encontrada numa das edições do Sunrise. Com direito a paralelepípedo de água escocesa, queijo da serra num pão gigante e cortado a eito, muito convívio e finalizado com o avistamento da chegada da luz a iluminar as montanhas. O facto de dormir perto da cache trouxe outro tempero.

53ºVIAGEM AO CENTRO DA TERRA #1
A última cache do dia, guardado para incursões ao sub-solo, e com direito a malabarismos para encontrar a cache.

57ºValley of Darkness [Gerês]
Caminhada a solo, numa das minhas primeiras tentativas de FTF no mapa verde e na última da série baseada na obra de Joseph Conrad. Fantástica caminhada e o único achamento de 2011. FTF.

59ºSUBIDA DO RIO POIO #20 - CAI D'ALTO
Outra caminhada enquadrada no Geoacampamento. Nessa altura esta era a cache #6. Não fui a banhos, nesta lagoa, pois já estava a ficar frio.

60ºRocalva
Encontrei a cache numa caminhada solitária, vindo dos lados do Poço Azul e antes de, na parte da tarde, ir a um evento na Fenda da Calcedónia. Chegar ao prado, ali em baixo é, vindos de qualquer lado, uma recordação perene. Faz-me lembrar que tenho de voltar.

63ºAs Albas
Durante muito tempo uma das caches que mais me saiu do pelo. As condições climáticas, ainda era Inverno, não eram as melhores. Já lá passei depois disso. O arco é fantástico. A cache quando foi publicada tinha o ponto inicial em Portugal. Depois, com as novas regras, mudou de local para o país vizinho. FTF.

64ºThe Grey Havens
A primeira cache onde, por segurança, voltei para trás e deixei um DNF. Estava sozinho e já tinha uma dezena de quilómetros nas pernas. Nessa vez nem vi as cordas e fui pela crista por ali adiante. Estive por cima da cache a poucos metros. Depois voltei, com companhia, e foi Trigo limpo, farinha Amparo. É um local desafiador.

65ºThe View to Spain 1
Depois do dia passado na Rota dos Túneis viemos aqui num tirinho para aproveitar o fim da luz do dia. O acesso, por tudo estar seco, tornou-se mais fácil do que aparenta.

67ºHeart of Darkness [Gerês]
A segunda cache desta série do dia, a outra já está arquivada, e numa caminhada em modo solitário a fazer contas para as 1000 caches. Dali, com o prado da Rocalva ali em baixo, sentimo-nos no topo do mundo. Já aqui voltei várias vezes.

68ºEscalada na Guia [Cascais]
Um regresso onde passei muitas horas na adolescência. Como estava sozinho as manobras para chegar à cache implicaram outros cuidados. Passado uns meses revisitei a cache num evento que houve. É pena que tenha sido arquivada.

72ºCornos de Candela
A última cache antes das 1000 e numa caminhada já pensada. Os cornos faziam parte da paisagem e eram um dos objectivos. Cheira-me que este ano vou passar na zona. Já passaram quase dez anos.

75ºPRF5 - Fajã de João Dias [São Jorge - Açores]
Uma das caches com uma caminhada mais exigente daquelas encontradas durante o evento em São Jorge. Valeu a pena, ao grupo reduzido, ir lá abaixo num tirinho.

78ºA ENSEADA
Cache com direito a duas visitas. Uma numa caminhada exigente pela encosta mas sem encontrar, estava desaparecida. E outra numa viagem marítima em barco eléctrico em velocidade entediante.

79ºO Mundo A Seus Pés
Uma cache que faz sonhar percorrer aquela imensidade de granito. Viemos da Senhora da Peneda, em modo caminhada e nesse dia estivemos tanto em cima como na base da Fraga das Pastorinhas. O local da cache implica algum cuidado no acesso.

81ºASK THE MOUNTAINS
Entre banhos e caminhadas pela lagoa a cache foi encontrada num dia fenomenal.

Tão Longe, Tão Perto.
O local foi escolhido para dar a sensação de sermos como o anjo Cassiel no topo.

85ºAmizade [Fraga do Paúl]
Um dia de caminhada para colocar um par de caches e com a companhia de um cão que nos acompanhou até ao nosso regresso desde Pitões das Júnias.

95ºTorre do Bugio
Passeio até ao forte que sempre esteve no meu imaginário. Ainda me lembro de ver ali o areal e onde se fazia praia. Fui num evento com bom espírito de entre-ajuda.

96ºOs Geocachers Devem Estar Loucos
Uma aventura, com direito a ser interpelados pela autoridade (o presidente da junta e alguns do grupo em que não canta o Rui Reininho). Tudo se resolveu e na parte final tivemos a companhia de dois militares, os mais novos, para chegarmos a bom porto. Uma letter fantástica e que é uma pena que tenha sido arquivada. O edifício vai ser remodelado.

Já valeu ter feito esta resenha e ter revivido algumas destas aventuras. Estou mesmo a precisar sair para este tipo de caches.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #19 a quinta 04 fev 2021, 11:27 

joom Escreveu:Já valeu ter feito esta resenha e ter revivido algumas destas aventuras. Estou mesmo a precisar sair para este tipo de caches.

Fantástico resumo João!! Já valeu a pena ter criado esta lista ;)
Adorei compilar estes momentos que em tempos de pandemia são a única forma de viajar.
Venha de lá o teu Top 100 que preciso de juntar umas caches à minha Wish List que está a ficar muito magrinha ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #20 a quinta 04 fev 2021, 20:56 

Belos nacos de prosa os de vocês os dois!
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes