Exclave Canha/Pegões

Moderadores: KimPossible, jasafara

Regular
Regular

Registado: domingo 02 dez 2018, 21:52

Mensagem Post: #1 a sábado 16 mai 2020, 16:02 

Re: Azambuja 160

Acho que havia condições para fazer alguma coisa do género para o enclave do Montijo, composto por Pegões e Canha, que actualmente quase não tem caches...

Em vez de 160, fazia-se 80 caches.

Se alguém tiver paciência para fazer as listings, eu coloco as caches. Caso seja possível aproveitar os containers que estejam em melhor estado da série, caso a série não tenha viabilidade para continuar, também posso ir ao terreno fazer a recolha do geolitter.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #2 a sábado 16 mai 2020, 16:27 

viperbruninho@gmail.com Escreveu:Acho que havia condições para fazer alguma coisa do género para o enclave do Montijo, composto por Pegões e Canha, que actualmente quase não tem caches...

Acho que querias dizer Exclave...
Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: domingo 02 dez 2018, 21:52

Mensagem Post: #3 a sábado 16 mai 2020, 18:29 

Sim era, era sim...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #4 a sábado 16 mai 2020, 23:29 

viperbruninho@gmail.com Escreveu:Acho que havia condições para fazer alguma coisa do género para o enclave do Montijo, composto por Pegões e Canha, que actualmente quase não tem caches...

Aqui está uma divisão administrativa que eu nunca entendi ... Canha e Pegões no concelho do Montijo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Montijo#/media/Ficheiro:Montijo_freguesias_2013.svg

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #5 a sábado 16 mai 2020, 23:51 

A J Pombo Escreveu:

Aqui está uma divisão administrativa que eu nunca entendi ... Canha e Pegões no concelho do Montijo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Montijo#/media/Ficheiro:Montijo_freguesias_2013.svg

"1838 - Por carta de lei de 2 de janeiro, Canha restaurou o seu concelho, mas por um curto espaço de tempo, já que pela lei de 17 de Abril do mesmo ano, foi integrada no Concelho de Aldeia Galega do Ribatejo (actual Montijo). Para a sua extinção e integração no concelho de Aldeia Galega terá contribuído o facto da maioria dos proprietários rurais da área serem residentes na Aldeia Galega ou na zona do seu concelho, pelo que não se justificava o pagamento de impostos noutro concelho que não fosse o da sua residência."
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #6 a domingo 17 mai 2020, 00:12 

Há casos mais estranhos em Portugal (ok, talvez não com esta dimensão geográfica).
O que não consigo mesmo entender foi com a enorme revolução que foi a Reorganização administrativa do território de 2013 como foi possível manter estas situações.
É giro quando viajamos na A12 e passamos da área de Serviço de Alcochete (a ver o Montijo) e depois na A13 passamos na área de serviço do Montijo :shock:
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 29 abr 2010, 23:54

Mensagem Post: #7 a domingo 17 mai 2020, 00:27 

Há imensos exclaves (uma parte de um concelho ou freguesia voa para dentro de outra) e enclaves (um concelho ou freguesia tem uma parte de outro dentro dele) em Portugal, sejam freguesias inseridas em outras freguesias ou concelhos, ou partes deles, inseridos em outros concelhos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Enclaves_e_exclaves_de_Portugal

Vejam o caso de Borba, com uma freguesia pequenina (São Bartolomeu) inserida dentro de outra freguesia maior (Matriz).

E no estrangeiro! O Vaticano é um enclave dentro de Roma.

Estou como o Idílio, não entendo porque na reorganização não corrigiram estas situações.
ImagemImagemImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #8 a domingo 17 mai 2020, 18:16 

Exclave Canha/Pegões

jasafara Escreveu:
A J Pombo Escreveu:

"1838 - Por carta de lei de 2 de janeiro, Canha restaurou o seu concelho, mas por um curto espaço de tempo, já que pela lei de 17 de Abril do mesmo ano, foi integrada no Concelho de Aldeia Galega do Ribatejo (actual Montijo). Para a sua extinção e integração no concelho de Aldeia Galega terá contribuído o facto da maioria dos proprietários rurais da área serem residentes na Aldeia Galega ou na zona do seu concelho, pelo que não se justificava o pagamento de impostos noutro concelho que não fosse o da sua residência."

Essa é a "razão histórica", mas tal como referido pelo Idilio, em 2013 podiam ter resolvido isto ...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #9 a domingo 17 mai 2020, 18:30 

O problema é que para darem continuidade ao Montijo tinham de acabar com o concelho de Alcochete e tirar um bocado a Palmela...

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #10 a domingo 17 mai 2020, 20:33 

jasafara Escreveu:O problema é que para darem continuidade ao Montijo tinham de acabar com o concelho de Alcochete e tirar um bocado a Palmela...

Quem falou em Montijo? [8D]
Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para SETÚBAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes