Mala-posta

E porque fica sempre bem uma medalha no teu perfil ou no listing da cache...

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #11 a domingo 02 dez 2018, 02:04 

Re: Mala-posta

A J Pombo Escreveu:Sim, mas ...
Em 1856 foi inaugurado o caminho-de-ferro e a viagem passou a fazer-se de Comboio até ao Carregado. O comboio substituiu o barco. Não é provável que aqui tenha existido uma estação de muda de cavalos, uma vez que o percurso da mala-posta não era por aqui.

Mas essa já é outra estória...saber se a Malaposta na verdade foi mala-posta :)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #12 a segunda 03 dez 2018, 02:59 

Grande sugestão de projeto para o geocaching!
Tive o meu primeiro contacto a sério com a mala-posta na região da Ota, onde existem vários marcos, alguns georreferenciados.
Curiosamente, vivo perto de uma rua da Malaposta, aqui em Leiria. Fiquei curioso e vou tentar saber se passou por aqui esse antigo serviço.

TB
TB

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #13 a segunda 03 dez 2018, 11:27 

A J Pombo Escreveu:Sim, mas ...
Em 1856 foi inaugurado o caminho-de-ferro e a viagem passou a fazer-se de Comboio até ao Carregado. O comboio substituiu o barco. Não é provável que aqui tenha existido uma estação de muda de cavalos, uma vez que o percurso da mala-posta não era por aqui.

De facto, o sítio está fora do percurso da Mala-posta, mas o edifício, para além do nome, até tem a disposição em U das estações de muda de cavalos, de que se fala em alguns dos textos nas fontes citadas. E o melhor exemplo é, precisamente, a estação do Casal dos Carreiros, nas Caldas da Rainha.
Também está na lista o Palácio do Correio-Mor em Loures, pela relação que tem com a Mala-posta. Pela proximidade, não acharia estranho que a Mala-posta de Odivelas estivesse relacionada com o Palácio do Correio-Mor. E pode muito bem pertencer ao primeiro serviço de mala-posta, entre 1798 a 1804.

jasafara Escreveu:Mas essa já é outra estória...saber se a Malaposta na verdade foi mala-posta :)

Parece que é Mala-posta :) .

AntMadeira Escreveu:Grande sugestão de projeto para o geocaching!
Tive o meu primeiro contacto a sério com a mala-posta na região da Ota, onde existem vários marcos, alguns georreferenciados.
Curiosamente, vivo perto de uma rua da Malaposta, aqui em Leiria. Fiquei curioso e vou tentar saber se passou por aqui esse antigo serviço.

É mesmo esse o espírito! A ideia de usar o fórum para este projeto é levar a aque cada um pense "Hmmm, parece que há qualquer coisa Mala-posta ao pé de mim..." :geek:
Obrigado AntMadeira. Se puderes encontrar alguma informação seria ótimo, e colocar uma cache ainda melhor.
Editado pela última vez por jasafara em segunda 03 dez 2018, 12:16, num total de 1 vez.
Razão: completar as datas do 1º período da mala-posta
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #14 a terça 04 dez 2018, 12:29 

Update 04/12/2018

1) Identifiquei o local da Estação do Curval através do site do Fernando da GeoduplaP&F: N 40º 46.491' W 008º 29.076'

2) Identifiquei as localidades do serviço de Malaposta Aldeia Galega - Badajoz através deste programa do Prof. José Hermano Saraiva. São estas:
- Pegões
- Vendas Novas
- Montemor o Novo
- Arraiolos
- Venda do Duque
- Estremoz
- Torneiros
- Elvas (já tem uma cache referenciada na minha lista)
- Badajoz

3) Descobri esta notícia que aponta a existência de um serviço de Mala-posta em Viana do Castelo.

Pessoal destas zonas, cheguem-se à frente.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #15 a terça 04 dez 2018, 17:55 

Gatarron Escreveu:...3) Descobri esta notícia que aponta a existência de um serviço de Mala-posta em Viana do Castelo.

Achei especialmente curiosa a explicação para o nascimento do selo postal :)
Mais aqui (https://www.ctt.pt/correio-e-encomendas/filatelia/como-colecionar/historia-do-selo.html)
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 02 dez 2012, 19:53

Mensagem Post: #16 a quarta 24 abr 2019, 20:57 

Gatarron Escreveu:Gostava de pedir a colaboração da comunidade na concretização de uma ideia minha que gostaria de ver posta em prática com um conjunto de caches e a criação de uma badge: a georreferenciação dos locais associados ao serviço da Mala-posta.

A Mala-posta era um serviço de transporte de pessoas e de correio que se tornou obsoleto com a generalização do transporte ferroviário. Em suma, é a versão portuguesa das diligências que vemos nos filmes de cowboys.

Esta minha ideia tem como ponto de partida o trabalho realizado pelo já desaparecido geocacher jeremiasgato, que nunca tive o prazer de conhecer, mas que deixou um legado de belíssimas caches nos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer e Azambuja, que é também a minha região. Algumas das suas caches (de que sou herdeiro por adoção, através da GeoduplaP&F) são sobre o tema da Mala-posta. São caches colocadas maioritariamente junto a marcos da légua, e uma numa estação de muda de cavalos, a Estação de Casal dos Carreiros.

Estas caches, excetuando a última que referi, circunscrevem-se à área dos concelhos referidos, por isso julgo que seria interessante alargar o tema para outros pontos do país onde houve serviço de mala-posta, já que o serviço se desenvolveu nas seguintes linhas:
- Lisboa - Porto
- Porto - Braga - Guimarães
- Aldeia Galega (Montijo) - Badajoz

Para esta série de caches podem-se incluir caches relacionadas de alguma forma com o tema. Até agora identifiquei um conjunto de caches, que podem consultar nesta lista, que pode ser visualizada neste mapa.

Para novas caches a criar, identifiquei, por pesquisas feitas em sítios na internet como este ou este, os locais onde estavam situadas as estações de muda de cavalos, que eram os edifício onde os cavalos eram trocados e onde os viajantes podiam descansar, ou mesmo pernoitar, e tomar as suas refeições.

A lista de locais é a seguinte (a negrito os locais onde já existem caches):

- Carregado
- Ota
- Cercal (São Salvador da Espinheira)
- Casal de Carreiros
- Caldas
- Vale de Maceira
- Alcobaça
- S. Jorge
- Leiria
- Casal dos Ovos
- Pombal
- Redinha
- Condeixa
- Coimbra
- Carqueijo
- Ponte da Pedra (uma estação de muda particularmente bem preservada, onde atualmente funciona o Restaurante Pompeu dos Frangos, que tem um conjunto de murais evocativos, numa zona aparentemente disponível para receber uma cache).
- Sardão
- Serem
- Curval
- Oliveira de Azeméis (será Sanfins?)
- Souto Redondo
- Grijó
- Alto da Bandeira

Estes são os locais que identifiquei só no trajeto Lisboa-Porto, mas haverá certamente outros locais conhecidos por quem seja da terra, e que escapam à mera pesquisa na internet. Por exemplo:
- Há uma Casa da Malaposta em Arraiolos;
- No Montijo (a Antiga Aldeia Galega) há uma Estrada Real, e até à uma colectividade que organiza os Trilhos da Mala-posta.

Por isso, pedia-vos ajuda no sentido de colocarem caches nos locais identificados ou noutros que possam conhecer ou vir a identificar, através de informação que possam recolher localmente.

Um dos aspectos que acho mais interessantes no Geocaching é a possibilidade de georreferenciar locais de interesse histórico, e de poder orientar a procura de caches de acordo com um critério interessante e que me permita aprender alguma coisa. Acho que um projecto como estes é uma oportunidade para isso mesmo.

Já faz algum tempo que tinha esta em mente.
A história(verdadeira) estava cá. Ficou a faltar ir para o terreno.
Finalmente já a podem procurar.
(unknown-) Ponte da Pedra

Cumprimentos, e quando passarem pela zona, não tenham medo em pedir ajuda, caso necessitem

TB
TB

Mensagem Post: #17 a quinta 25 abr 2019, 00:58 

ninigt Escreveu:
Gatarron Escreveu:Gostava de pedir a colaboração da comunidade na concretização de uma ideia minha que gostaria de ver posta em prática com um conjunto de caches e a criação de uma badge: a georreferenciação dos locais associados ao serviço da Mala-posta.

A Mala-posta era um serviço de transporte de pessoas e de correio que se tornou obsoleto com a generalização do transporte ferroviário. Em suma, é a versão portuguesa das diligências que vemos nos filmes de cowboys.

Esta minha ideia tem como ponto de partida o trabalho realizado pelo já desaparecido geocacher jeremiasgato, que nunca tive o prazer de conhecer, mas que deixou um legado de belíssimas caches nos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer e Azambuja, que é também a minha região. Algumas das suas caches (de que sou herdeiro por adoção, através da GeoduplaP&F) são sobre o tema da Mala-posta. São caches colocadas maioritariamente junto a marcos da légua, e uma numa estação de muda de cavalos, a Estação de Casal dos Carreiros.

Estas caches, excetuando a última que referi, circunscrevem-se à área dos concelhos referidos, por isso julgo que seria interessante alargar o tema para outros pontos do país onde houve serviço de mala-posta, já que o serviço se desenvolveu nas seguintes linhas:
- Lisboa - Porto

Para esta série de caches podem-se incluir caches relacionadas de alguma forma com o tema. Até agora identifiquei um conjunto de caches, que podem consultar nesta lista, que pode ser visualizada neste mapa.

Para novas caches a criar, identifiquei, por pesquisas feitas em sítios na internet como este ou este, os locais onde estavam situadas as estações de muda de cavalos, que eram os edifício onde os cavalos eram trocados e onde os viajantes podiam descansar, ou mesmo pernoitar, e tomar as suas refeições.

- Carregado
- Ota
- Casal de Carreiros
- Caldas
- Vale de Maceira
- Alcobaça
- S. Jorge
- Leiria
- Casal dos Ovos
- Pombal
- Redinha
- Condeixa
- Coimbra
- Carqueijo
- Ponte da Pedra (uma estação de muda particularmente bem preservada, onde atualmente funciona o Restaurante Pompeu dos Frangos, que tem um conjunto de murais evocativos, numa zona aparentemente disponível para receber uma cache).
- Sardão
- Serem
- Curval
- Souto Redondo
- Grijó
- Alto da Bandeira

Estes são os locais que identifiquei só no trajeto Lisboa-Porto, mas haverá certamente outros locais conhecidos por quem seja da terra, e que escapam à mera pesquisa na internet. Por exemplo:
- No Montijo (a Antiga Aldeia Galega) há uma Estrada Real, e até à uma colectividade que organiza os Trilhos da Mala-posta.

Por isso, pedia-vos ajuda no sentido de colocarem caches nos locais identificados ou noutros que possam conhecer ou vir a identificar, através de informação que possam recolher localmente.

Um dos aspectos que acho mais interessantes no Geocaching é a possibilidade de georreferenciar locais de interesse histórico, e de poder orientar a procura de caches de acordo com um critério interessante e que me permita aprender alguma coisa. Acho que um projecto como estes é uma oportunidade para isso mesmo.

Cumprimentos, e quando passarem pela zona, não tenham medo em pedir ajuda, caso necessitem

Espetacular!
Este era o sítio mais reconhecível onde faltava colocar uma cache. Obrigado por teres colocado lá a cache.

Acho que já se podia criar a badge como sugeri, já há representatividade geográfica, e o ZéSampa também encontrou informação sobre a mala-posta em Viseu que se poderá aproveitar.

Large
Large

Mensagem Post: #18 a quinta 25 abr 2019, 09:38 

Gatarron Escreveu:
ninigt Escreveu:

- Lisboa - Porto

- Carregado
- Ota
- Casal de Carreiros
- Caldas
- Vale de Maceira
- Alcobaça
- S. Jorge
- Leiria
- Casal dos Ovos
- Pombal
- Redinha
- Condeixa
- Coimbra
- Carqueijo
- Sardão
- Serem
- Curval
- Souto Redondo
- Grijó
- Alto da Bandeira

Espetacular!
Este era o sítio mais reconhecível onde faltava colocar uma cache. Obrigado por teres colocado lá a cache.

Acho que já se podia criar a badge como sugeri, já há representatividade geográfica, e o ZéSampa também encontrou informação sobre a mala-posta em Viseu que se poderá aproveitar.

E não querendo fazer publicidade, pois que não ganho nada com isso, nas coordenadas publicadas podem ir apreciar o belo do frango e o também não menos famoso arroz.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #19 a quinta 25 abr 2019, 10:09 

Boa listing mas algumas datas têm de ser corrigidas passando do séc XX para o séc XIX ;)
Imagem Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #20 a quinta 25 abr 2019, 15:02 

jasafara Escreveu:Boa listing mas algumas datas têm de ser corrigidas passando do séc XX para o séc XIX ;)

Já foi corrigido.
Isto de fazer "listings" (gosto mais de usar descrição) escrevendo tudo "à mão", e sem recurso ao "copy-paste", tem destas coisas. ;)

Obrigado pelo reparo.
AnteriorPróximo

Voltar para BADGES

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes