[AJUDA] Dakota 10 e 20

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Nano
Nano

Registado: segunda 24 jan 2011, 23:41

Mensagem Post: #1 a terça 25 jan 2011, 00:42 

[AJUDA] Dakota 10 e 20

Boas!
Pessoal, P.F. ajudem-me. Eu não pratico Geocaching nem sabia do que se tratava e cheguei aqui porque vejo que vocês são uns "Pro's" em GPS's.
Acontece que ganhei do Pai Natal um Dakota 10. Simplesmente fan-tas-ti-co! Nunca tinha tido tal coisa, via alguns BTT'istas (Pratico a modalidade) com aparelhos do género mas claro, só olhava para eles. Agora tinha um, mas por pouco tempo pois avariou.
Isto depois de 2 a 3 Hora de funcionamento, nem o tinha ligado ao PC. Ainda só andava a ler a instruções e ensaiar o aparelho quando ele desligou ao ler um GPX que ele mesmo tinha criado. Aí meus amigos, nunca mais. Liga, aparece o Logo da "Garmin", a versão e quando começa o "Loading" ele desliga. OK! Vai para trás (isso na segunda após o Natal passado).
Como foi para trás aproveitei e pedi a loja se podia trocar pelo Dakota 20 (claro dando o excesso).
Tudo bem, após 15 dias lá recebia o Dakota 20 (atraso devido a época). Espectáculo! Este deu tempo de ligar ao PC, carregar um "Track"(.GPX) sacado do "GPSies". Leu o ficheiro, levou-me até a Praia de Mira no Domingo dia 16 e a noite ao ler o mesmo "Track" faz-me o mesmo que o primeiro, chega ao "Loading" e "pumba" lá vai ele abaixo.

Estou claramente com uma nuvem negra sobre mim.
Eu fiz uma coisa que não me parece "asneira", eu mandei esse Track acidentalmente para o arquivo do aparelho (opção que lá aparece) e depois fui lá busca lo. Será que isso estraga?

Agora o "bichinho" está para a assistência técnica da Garmin em Lisboa porque em Coimbra nem lhe tocaram.
Aqui vai o meu pedido:
O que devo fazer para não acontecer isto? Será Software, uma actualização deficiente ou eu que meto as "patas"? Eu vejo nos forum´s que o pessoal faz "gato sapato" dos seus Dakotas e eu tenho um que recebi no Natal e passa a vida no médico.

Se volta a acontecer, eu corto os pulsos.

P.F ajudem-me!

Batistag

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #2 a terça 25 jan 2011, 01:00 

Re: [OREGON] x00 firmware 3.85 e Dakota 3.14

Experimenta ligar o Dakota ao PC. Se conseguires aceder aos ficheiros do mesmo (se não conseguires, então está mesmo kaput :D ) , apaga o que enviaste para o GPS (tracks, gpx's, etc).
Se depois disto conseguires ligar o bicho é que tinhas algum ficheiro de track ou gpx com defeito.
Faz o update do firmware (se conseguires ligar ao pc, claro). Usa a aplicação da garmin WebUpdate, mas primeiro copia TODO o conteúdo do GPS para o PC.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #3 a terça 25 jan 2011, 01:19 

Re: [OREGON] x00 firmware 3.85 e Dakota 3.14

viperunderground Escreveu:Experimenta ligar o Dakota ao PC. Se conseguires aceder aos ficheiros do mesmo (se não conseguires, então está mesmo kaput :D ) , apaga o que enviaste para o GPS (tracks, gpx's, etc).
Se depois disto conseguires ligar o bicho é que tinhas algum ficheiro de track ou gpx com defeito.
Faz o update do firmware (se conseguires ligar ao pc, claro). Usa a aplicação da garmin WebUpdate, mas primeiro copia TODO o conteúdo do GPS para o PC.

E falta o conselho principal...Depois de ter o GPS a funcionar, ir ao site Geocaching.com, inscrever-se e descobrir um mundo novo [:D]
Imagem Imagem

Nano
Nano

Mensagem Post: #4 a terça 25 jan 2011, 14:12 

Re: [Ajuda] Dakota

Quero começar por agradecer a ajuda que me estão a dar.
Actualmente o equipamento esta na Garmin mas toda esta informação é muito valiosa para mim pois se voltar a acontecer eu quero conseguir resolver a situação em casa. Embora esteja na garantia, passo o tempo todo sem o aparelho.
Em relação aos passos que dei para tentar ressuscitar o "bixéco" foi ligar ao PC que logo reconheceu o Dakota e o cartão, para meu grande espanto reparei que o "track" que havia descarregado no cartão já existia também na memória do Dakota. Suponho que foi devido a "arquivo" que fiz acidentalmente, e convicto que tinha descoberto o "pepino", apaguei o tal "Track" a partir do PC. Mas infelizmente o Dakota reagia da mesma forma ou seja ia abaixo quando iniciava o "loading".
Então tentei efectuar uma actualização a partir do Site da Garmin (não tinha o WebUpdate) e mesmo assim, nada. Foi então que por receio de danificar alguma coisa que pudesse enviabilizar o direito de garantia, mandei o meu menino de volta a loja. Continuo aqui com convulsões de saudades.

Uma coisa que eu TB fiz antes de ele "parir" foi fazer um "Backup" da memória do Dakota ou seja copiar o conteúdo da memória para uma pasta do PC. Ontem fui lá a pasta e verifiquei que a maioria das pastas datam de final de 2009 e foi nessa altura que se detectou alguns problemas nos EUA.

Ver Forum;
https://forums.garmin.com/showthread.php?t=3317

Será que quando voltar o meu Dakota eu devo efectuar um "Backup" da memória para, se eventualmente ele parir de novo, repor o conteúdo da memória?

Quais os passos que me aconselham quando receber o meu equipamento?

Obrigado!

Batistag.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #5 a terça 25 jan 2011, 22:33 

Batistag Escreveu:Quais os passos que me aconselham quando receber o meu equipamento?

Troca por um oregon!! :D :lol: [:P]

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Nano
Nano

Mensagem Post: #6 a quarta 26 jan 2011, 01:01 

viperunderground,
estava a espera de outro tipo de ajuda que não me entrasse tanto nos bolsos. Acredito que deve ser um maquinão mas segundo alguns comentários eles também encostam as Boxes.

Batistag.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #7 a quarta 26 jan 2011, 01:38 

Sim.. as máquinas têm poucas (grandes) diferenças entre elas.

Os Dakotas, pelos relatos que tenho ouvido, têm dado os problemas que encontraste. No teu caso, nem foi tão grave. Na maior parte dos casos que tenho conhecimento, nem sequer para ligar ao PC dava. Simplesmente "suicidavam-se"!!!

Quando o receberes de volta, a primeira coisa que deves fazer é mesmo o backup do GPS. Isto vale para todos os gadjets que possuíres.
Verifica se já tem o último firmware. Instala o WebUpdaterda Garmin e actualiza por aí.
Não sei como é com os tracks, mas tem atenção ao nº de pontos que um gpx contem. Por exemplo, o Oregon aguenta 10000, mas se enviares um gpx com mais de 2000 ele de vez em quando não arranca. Mas se dividires em gpx's mais pequenos já não há problema.

Podes ler aquiuma pequena e completa review elaborada pelo Torgut acerca desse bichinho. É um caso de (quase) sucesso de um Dakota! :D

Imagem

Nano
Nano

Mensagem Post: #8 a quarta 26 jan 2011, 09:46 

viperunderground,
muito obrigado, desculpa a minha entrada mais "rude" mas estou num desespero que nem te falo. Isso para não falar na mulher pois foi ela o "Pai Natal". Está triste como a noite pelo sucedido.

Quando receber o meu Dakota eu mando notícias.

Obrigado pessoal!
Batistag.

Nano
Nano

Mensagem Post: #9 a sexta 28 jan 2011, 13:46 

Pessoal,
mais uma dúvida:
Li algures que se aconteces algum problema com o GPS do tipo "BUG" ou algum conflito etc.. Caso tenhamos feito um "Backup", podemos a partir do PC, apagar todas as pastas da memória do GPS e copiar para lá o conteúdo do "Backup" deixando assim o aparelho como quando fizemos o "Backup". Isso é possível sem trazer prejuízo ao equipamento?
O aparelho vai reconhecer as pasta sem qualquer problema?

Obrigado!

Batistag.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #10 a sexta 28 jan 2011, 13:59 

Em principio não deve haver problema.
Mas se houver ficheiros "escondidos" que não tenham sido copiados, aí poderá haver problema! :)
Não tenho conhecimento desta situação (hidden files) em dispositivos Garmin. (talvez por ser um dispositivo com SO baseado em unix).
Em dispositivos com Windows Mobile por vezes acontece! [:)]

Imagem

Próximo

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes