jasafara Escreveu:Paulo_Domingues Escreveu:Eu se calhar estou a ver isto mal, assim de repente, mas:
Para votar é suposto que se conheça a cache, de preferência que se tenha feito. Ora, nesse caso, vai ser a escolha de uma boa cache entre as mais visitadas. Por muito boa que seja uma cache que tenha apenas 5 ou 10 founds, parece-me que nunca atingirá votos que chegue para se aproximar da liderança. E, ter poucas visitas não significa necessariamente que a cache seja má e vice versa.
Claro que é provável que a cache mais votada não seja uma pouco visitada, mas isso acontece em qualquer votação deste tipo (7 maravilhas de Portugal/Mundo por exemplo). Afinal uma cache que fique em primeiro lugar deve entre outras coisas gerar estímulos (logs, fotos, artigos ou posts, eventos, etc.) que a mantenha como uma referência para todos os geocachers...
Estou de acordo que a mais votada seja uma cache com mais do que 5 ou 10 Founds. Acho natural que assim seja, afinal o Geocaching é um jogo feito por pessoas, para pessoas. É suposto as caches serem encontradas. Por muito boas que sejam, se estiverem inacessíveis ao comum dos Geocachers, seja pelo grau de Dificuldade, pelo desafio do Terreno, pela sua inacessibilidade ou por algum outro factor, não serão consesualmente as melhores caches Portugal.
Creio que a Melhor Cache de Portugal, acabará por ser uma que reúna todas essas carecterísticas: Desafio difícil e estimulante, acessível ao comum dos Geocachers, com um número razoável de visitas para ter massa crítica. A único factor que diferenciará esta lista do Ranking de favoritos, poderá ser, a meu ver, o facto de se poder atribuír uma nota qualitativa do género: 5 pontos para a melhor, 4 pontos para a segunda, 3 pontos..., 2 pontos e 1 ponto à quinta eleita.
RuiJSDuarte Escreveu:Sinceramente, maciça a votação não será... aqui pelo forum andam sempre os mesmos.
Pessoal interessado e que acaba por ser o quem faz avançar o "jogo", mas sempre os mesmos...
Das votações até agora, qual foi o total da votação mais concorrida?
E mesmo assim, acho que vão ganhar as caches mais fáceis (boas, certamente) de fazer... já com mais founds e perto da estrada, e não aquelas Caches com C grande com apenas uma dezena de registos porque é preciso ir ao inferno e vir com a mão esquerda amarrada ao pé direito para se tentar fazer o found.
Claro que é só a minha opinião e todas as discuções sobre as melhores caches são sempre bem vindas!!!
Votarei certamente, nas melhores que já fiz, duvido é que sejam as melhores de sempre, talvez nas anuais a votação dê um resultado mais realista.
Discordo deste ponto. Neste momento há 1300 e tal utilizadores registados no Forum, todos eles há menos de 9 meses, o que me faz acreditar que estarão activos e interessados no que se passa na comunidade. Há menos de 700 Geocachers em Portugal com mais de 300 Founds, que teoricamente serão os Geocachers com uma perspectiva mais alargada para se poder pronunciar sobre uma lista de 300 caches.
Pelo facto de haver muitos utilizadores registado com nicks diferentes do que usam no Geocaching, não consigo fazer uma correlação directa entre estes e o Ranking dos 700 com mais Founds em Portugal, mas a sensibilidade diz-me que um número muito significativo desse ranking, é utilizador do Forum. Basta-me que tenhamos uma amostragem de 20% desses 700 Geocachers, para obtermos uma lista muito fidedígna de quais serão efectivamente as melhores caches do século.
O facto de não participarem activamente no Forum com posts colocados, não implica que não acompanhem intensamente o que aqui é escrito. A estatística do número de hits nas páginas e do "download" de banners e de mapas dão uma ideia bem mais real da dimensão deste forum e deste portal
jasafara Escreveu:Paulo_Domingues Escreveu:Sinceramente, pelas razões que eu mais acima e o RuiJSDuarte apresentamos, confiaria mais num ranking obtido de forma automática a partir de um algoritmo que fosse mais ou menos consensual e que ponderasse o número de founds por cache, do que com intervenção humana.
Acho que ao colocar a mão humana, vamos parar a Lisboa a uma cache com centenas de founds, uma boa cache de certeza, mas não necessariamente a melhor.
Parece-me que são complementares. Eu gosto de números e da utilidade que eles têm. Por isso ter gostado tanto do IAAN e ter estado a trabalhar em criar estes rankings de classificação automática de caches. No entanto o geocaching é feito por pessoas e dificilmente elas deixarão de contestar os GPS se não coincidirem com as suas opiniões pessoas, isto se o processo for automático. A votação com toda a subjectividade que tem humaniza e democratiza (legitima) o resultado. É por isso que os cientistas políticos ainda não se atreveram a propor a substituição das eleições, com toda a subjectividade e gente mal informada que vota, por complexos algortimos que nos escolham os governantes
Os melhores GPS votados estarão concerteza dentro dos melhores escolhidos de forma automática (até porque será essa a metodologia para a escolha das candidatos...).
Subscrevo integralmente as palavras do Jasafara!
Gostaria de ouvir mais opiniões, ainda que desfavoráveis, sobre esta sugetão