Vamos então falar um pouco do fator "A". "A" de amizade ou de amiguismo. Quem de nós não deu favoritos por amizade com o owner que atire a primeira pedra. O objectivo não é favorecer indevidamente nem aldrabar é mesmo perder um bocado a objectividade e deixar que a relação que se tem com o owner ou com o projecto associado à cache nos influencie a atribuição do favorito.
Amiguismo já é diferente. Pode-se também chamar batota. Pode ser de vários tipos. Cada um de nós conseguirá pensar em casos que conhece...
O que é verdade é que seja por amizade ou por amiguismo um favorito dado com fator "A" é pouco objectivo e deturpa os rácios...
O problema é como é que se detecta de forma o mais objectiva possível?
Não tenho nenhuma receita mágica mas utilizei uma que me deixou satisfeito com os resultados e que passo a explicar.

Parti dos 15.220 favoritos atribuídos.

Agrupei os favoritos pelos 8.386 pares Finder+Owner.

Decidi que não eram de confiança os pares em que o finder com pelo menos
w founds em caches de um determinado owner lhe atribuiu mais de uma percentagem
x de favoritos. Pelo critério acima eliminei 117 pares e os 1.888 founds/favoritos associados não irão contar para o meu cálculo de rácio das 667 caches a que foram atribuídos.

Depois decidi que se os favoritos acima não eram de confiança, também não me apetecia escolher caches em que o owner também não me parecesse de confiança...ou seja em que o fator "A" envolvido fosse de amiguismo. Assim decidi excluir caches em que tivessem sido excluídos pelo menos
y favoritos e decidi excluir todas as caches dos owners em que pelo menos
z caches tivessem sido excluídas. Exclui assim 183 caches e 11 owners.

Dessas 183 caches, 30 teriam grandes probabilidades de serem escolhidas pelos critérios utilizados para os GPS (>=66,6% de rácio de favoritos). São de 6 owners.
w, x, y e z são valores que me abstenho de revelar mas que são todos mais que razoáveis