por Gatarron
Há uns anos concorri ao concurso de fotografia organizado pela minha câmara municipal. Prémio de €500, €300 e €150 em vale de compras Fnac para os três primeiros lugares. Regras de votação: qualquer visitante do Museu Municipal podia votar, preenchendo um boletim onde indicava três fotos por ordem de preferência, do primeiro ao terceiro lugar, deixando cópia do BI para evitar que votasse duas vezes. Eu achei que não devia votar, nem pedir a ninguém para votar em mim, para ver o que as minhas fotos valiam mesmo.
No dia da divulgação dos resultados e entrega dos prémios lá estava eu. Primeiro, segundo e terceiro prémios para a mesma pessoa, que tinha sido também o vencedor dos primeiro, segundo e terceiros prémios desde que o concurso existia. Segundo me contaram, no ano anterior tinha quase perdido para uma senhora idosa, que levou todos os seus amigos do Centro de Dia a votar na sua foto - e só concorreu com uma foto, de um malmequer. Mas nem com os velhotes todos do Centro de Dia ela conseguia levar lá mais pessoas do que a família inteira do eterno vencedor, e ele voltou a arrecadar os três prémios. Note-se que ele chegava ao ponto de definir que fotos queria em cada lugar da classificação.
Isto para dizer que, em matéria de reconhecimento do mérito, não pode valer o princípio democrático. Os prémios GPS certamente não têm regras perversas como o concurso fotográfico da minha câmara municipal, e são um esforço nobre para dignificar o Geocaching e entusiasmar a comunidade. Mas como qualquer concurso que se baseia na simpatia e na popularidade, presta-se a deturpações. A avaliação das caches, para ser justa, deve ser feita por júri de reconhecido mérito. Claro que não é fácil para um jurado ir a todas as caches interessantes que merecem distinção, mesmo que corra habitualmente o país de lés a lés. Por isso fiquei com curiosidade sobre este indicador.
Sim, à partida, e como refere o Idilio49, também me parece beneficiar o "Maria vai com as outras" e descriminar o interior. Mas se não for assim, parece-me um método interessante. Estou desejoso de ver no que vai dar.