Prémios GPS - Grandes Plásticos do Século

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #1 a sábado 22 jan 2011, 16:13 

Prémios GPS - Grandes Plásticos do Século

A ideia foi originalmente lançada neste tópico, mas como me parece que tem pernas para andar e não queria que ficasse inviabilizada apenas porque ficou perdida na 5ª página de um tópico, reforço aqui o repto, num tópico dedicado exclusivamente a esta sugestão:

A ideia seria pegar na lista de 246 caches, que o Jasafara reúniu segundo uma base científica de critérios consensuais de Votos de Favoritos, GCVote, comprimentos de logs, etc, e submetê-la a uma votação da comunidade.

No final da votação poderíamos criar um Evento, cujo nome poderia ser Prémios GPS - Grandes Plásticos do Século, onde se atribuiriam prémios simbólicos à Melhor Cache portuguesa do Século, e à melhor cache publicada em cada um dos anos.

Opiniões (unknown-)

Podem ver a lista de cache pré-seleccionadas aqui
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 26 abr 2010, 01:45

Mensagem Post: #2 a sábado 22 jan 2011, 18:17 

Re: Prémios GPS - Grandes Plásticos do Século

Boas,

Sabes bem a minha opnião ;), acho uma grande iniciativa... se a quiseres incluir no Festival de Verão de Geocaching seria excelente para ambas as partes, penso eu de que ;)

Vamos falando...

um abraço,
Nuno

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #3 a sábado 22 jan 2011, 18:40 

Eh pá, que grande responsabilidade... Mas acho uma óptima ideia [:D]. Pode-se ir discutindo a ideia, mas deixa-me fazer mais algumas simulações e verificações para ver se não há nenhum erro... Por exemplo foram lá parar quatro eventos que deveriam ter sido filtrados... Se estiverem de acordo dia 30 refresco o excel e selecciono as caches. A votação poderia decorrer durante o mês de Fevereiro.
Vou fazer uma lista das caches com menos de 10 founds que estão muito bem classificadas. Se for caso disso incluem-se também.
De forma a todos ficarem contentes sugiro que se algum distrito estiver representado por menos de cinco caches activas à data de 20101231 se acrescentem à lista ,as seguintes caches melhores classificada até chegarmos às cinco.

Depois sugiro que se vote em duas fases. Numa primeira vota-se as três melhores caches por distrito e depois entre todas as mais votadas escolhe-se a melhor cache por ano e a melhor cache de todos os tempos.

Acho também que se for possível deveria haver dois tipos de votos. Um a valer 3 para quem já a fez no terreno e um a valer 1 para quem ache que está habilitado a votar de sofá...Não é preciso haver nenhuma validação porque vamos acreditar que ninguém teria interesse em 'enganar' a votação. Mas acho que é importante poder-se votar pela apreciação que se tem de ouvir falar da cache, ler a listing e as logs, etc.

Com as pequenas alterações que estou a sugerir, poderemos chegar a uma lista de cerca de 300 caches o que me parece perfeitamente gerivel para análise de cada um...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a sábado 22 jan 2011, 19:15 

Se alguém achar que nas listas já apresentadas falta alguma cache, que não só para si, mas para outros geocachers que conhece, deveria incontestavelmente participar na votação, que o indique no outro tópico de forma a eu tentar perceber porque é que não foi apanhada. Era bom que todos nós nos sentíssemos representados nas caches a votação [:D].
Não vale incluir caches "porque já foram lá muito felizes [:D] " ou porque "Não é todos os dias que nos passa um combóio por cima, literalmente!" (algures por aqui... ;) )
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 05 mai 2010, 12:39

Mensagem Post: #5 a sábado 22 jan 2011, 21:10 

jasafara Escreveu:Eh pá, que grande responsabilidade... Mas acho uma óptima ideia [:D]. Pode-se ir discutindo a ideia, mas deixa-me fazer mais algumas simulações e verificações para ver se não há nenhum erro... Por exemplo foram lá parar quatro eventos que deveriam ter sido filtrados... Se estiverem de acordo dia 30 refresco o excel e selecciono as caches. A votação poderia decorrer durante o mês de Fevereiro.
Vou fazer uma lista das caches com menos de 10 founds que estão muito bem classificadas. Se for caso disso incluem-se também.
De forma a todos ficarem contentes sugiro que se algum distrito estiver representado por menos de cinco caches activas à data de 20101231 se acrescentem à lista ,as seguintes caches melhores classificada até chegarmos às cinco.

Depois sugiro que se vote em duas fases. Numa primeira vota-se as três melhores caches por distrito e depois entre todas as mais votadas escolhe-se a melhor cache por ano e a melhor cache de todos os tempos.

Acho também que se for possível deveria haver dois tipos de votos. Um a valer 3 para quem já a fez no terreno e um a valer 1 para quem ache que está habilitado a votar de sofá...Não é preciso haver nenhuma validação porque vamos acreditar que ninguém teria interesse em 'enganar' a votação. Mas acho que é importante poder-se votar pela apreciação que se tem de ouvir falar da cache, ler a listing e as logs, etc.

Com as pequenas alterações que estou a sugerir, poderemos chegar a uma lista de cerca de 300 caches o que me parece perfeitamente gerivel para análise de cada um...

A bold estão opiniões que têm o meu total apoio.
ImagemImagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a sábado 22 jan 2011, 22:00 

webxxi Escreveu:Sabes bem a minha opnião ;), acho uma grande iniciativa... se a quiseres incluir no Festival de Verão de Geocaching seria excelente para ambas as partes, penso eu de que ;)

Vamos falando...

Para já estou só a recolher opiniões. Gostaria de ter uma opinião um pouco mais abrangente sobre a ideia. Se acharem que é uma ideia interessante, pensaremos no passo seguinte. Se a generalidade dos utilizadores do Forum, achar que é uma má ideia, ficamos mesmo por aqui.

Está tudo em aberto para já.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a sábado 22 jan 2011, 22:24 

jasafara Escreveu:mas deixa-me fazer mais algumas simulações e verificações para ver se não há nenhum erro... Se estiverem de acordo dia 30 refresco o excel e selecciono as caches.

Não vejo qualquer inconveniente em que a lista seja um pouco mais extensa e possa mesmo chegar às 300 ou 400 caches para que a escolha seja ligeiramente mais abrangente. Creio contudo que as melhores caches do século para a generalidade dos Geocachers portugueses estão aí...
jasafara Escreveu:A votação poderia decorrer durante o mês de Fevereiro.

Ou mesmo Março ou Abril. Se for para avançar, gostaria que as coisas fossem bem feitas, e bem estruturadas, sem precipitações. Afinal, só se fará isso uma vez na vida, embora se a coisa correr bem se possa eleger anualmente a melhor cache do ano.
jasafara Escreveu:Vou fazer uma lista das caches com menos de 10 founds que estão muito bem classificadas. Se for caso disso incluem-se também.

Creio que será irrelevante. Ainda que sejam incluídas, não terão na votação massa crítica para serem eleitas. Mas se for vontade geral, não vejo qualquer inconveniente.
jasafara Escreveu:De forma a todos ficarem contentes sugiro que se algum distrito estiver representado por menos de cinco caches activas à data de 20101231 se acrescentem à lista ,as seguintes caches melhores classificada até chegarmos às cinco.

Acho a ideia de eleger a melhor cache do século, demasido grandiosa para estarmos a pensar em bairrismos, ou regionalismos vá. Mas mais uma vez não vejo qualquer inconveniente a que a lista seja um pouco mais extensa para proporcionar uma escolha mais abrangente. Se for vontade geral, incluam-se no mínimo 5 de cada distrito. Mais importante do que isso, veria muitíssimo mais interesse em que a lista contemplasse pelo menos 5 caches publicadas em cada um dos anos, desde 2000 a 2010, para podermos da votação final estrapolar quais as melhores caches de cada ano de publicação.
jasafara Escreveu:Depois sugiro que se vote em duas fases. Numa primeira vota-se as três melhores caches por distrito e depois entre todas as mais votadas escolhe-se a melhor cache por ano e a melhor cache de todos os tempos.

Não vejo necessidade em complicar. Prefiro uma única votação, de forma massiça, pelo maior número possível de membros da comunidade, do que duas ou mais votações com participação muito mais restrita...
jasafara Escreveu:Acho também que se for possível deveria haver dois tipos de votos. Um a valer 3 para quem já a fez no terreno e um a valer 1 para quem ache que está habilitado a votar de sofá...Não é preciso haver nenhuma validação porque vamos acreditar que ninguém teria interesse em 'enganar' a votação. Mas acho que é importante poder-se votar pela apreciação que se tem de ouvir falar da cache, ler a listing e as logs, etc.

Mais uma vez acho que estamos a complicar o que é simples. Não me apetece andar a verificar se os eleitores já encontraram a cache A ou B para confirmar se o voto com peso de 3 pontos é válido, e se o log de Found é real ou forjado... Cada um vota nas caches que lhe apetecer. Não me parece muito natural alguém estar a votar em caches que nunca visitou, mas creio que seria melhor deixar isso ao critério de cada um...
jasafara Escreveu:Com as pequenas alterações que estou a sugerir, poderemos chegar a uma lista de cerca de 300 caches o que me parece perfeitamente gerivel para análise de cada um...

Sejam 300. A lista tal como está parece-me óptima, mas tal como referi anteriormente, não me oponho a que seja um pouco mais extensa.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #8 a sábado 22 jan 2011, 23:03 

Eu se calhar estou a ver isto mal, assim de repente, mas:

Para votar é suposto que se conheça a cache, de preferência que se tenha feito. Ora, nesse caso, vai ser a escolha de uma boa cache entre as mais visitadas. Por muito boa que seja uma cache que tenha apenas 5 ou 10 founds, parece-me que nunca atingirá votos que chegue para se aproximar da liderança. E, ter poucas visitas não significa necessariamente que a cache seja má e vice versa.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a sábado 22 jan 2011, 23:59 

Paulo_Domingues Escreveu:Eu se calhar estou a ver isto mal, assim de repente, mas:

Para votar é suposto que se conheça a cache, de preferência que se tenha feito. Ora, nesse caso, vai ser a escolha de uma boa cache entre as mais visitadas. Por muito boa que seja uma cache que tenha apenas 5 ou 10 founds, parece-me que nunca atingirá votos que chegue para se aproximar da liderança. E, ter poucas visitas não significa necessariamente que a cache seja má e vice versa.

Claro que é provável que a cache mais votada não seja uma pouco visitada, mas isso acontece em qualquer votação deste tipo (7 maravilhas de Portugal/Mundo por exemplo). Afinal uma cache que fique em primeiro lugar deve entre outras coisas gerar estímulos (logs, fotos, artigos ou posts, eventos, etc.) que a mantenha como uma referência para todos os geocachers...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a domingo 23 jan 2011, 00:47 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:De forma a todos ficarem contentes sugiro que se algum distrito estiver representado por menos de cinco caches activas à data de 20101231 se acrescentem à lista ,as seguintes caches melhores classificada até chegarmos às cinco.

Acho a ideia de eleger a melhor cache do século, demasido grandiosa para estarmos a pensar em bairrismos, ou regionalismos vá. Mas mais uma vez não vejo qualquer inconveniente a que a lista seja um pouco mais extensa para proporcionar uma escolha mais abrangente. Se for vontade geral, incluam-se no mínimo 5 de cada distrito. Mais importante do que isso, veria muitíssimo mais interesse em que a lista contemplasse pelo menos 5 caches publicadas em cada um dos anos, desde 2000 a 2010, para podermos da votação final estrapolar quais as melhores caches de cada ano de publicação.

É só necessário acrescentar as seguintes caches para cumprir quotas (anos 2001 e 2004 e Distritos Açores, Bragança, Évora, Portalegre e Viseu). Em 2000 é que não se arranja nada [V]

waypoint cacheName cacheOwner Dif Terr Tipo Tamanho Distrito Date Hidden Status

GC11BE LIS Spotter's Place dmatos 2 3 Virtual Virtual Lisboa 2001-07-21 E
GC1C89 A Praia e o Rio [Ericeira] btrodrigues 1,5 2 Traditional Regular Lisboa 2001-09-11 E
GC25BB Pela Pré-História do Alentejo - I [Évora] MAntunes 1,5 1,5 Multi Regular Évora 2001-10-30 E
GC26C3 A Pequena Gruta [Mafra] play mobil 2 4 Traditional Micro Lisboa 2001-11-03 A
GC7177 Monumentos Megalíticos (Castelo de Vide) acaciolobo 1,5 1,5 Multi Other Portalegre 2002-07-15 E
GC8CFA Hot-Hot-Hot frenne 2 2 Virtual Virtual Arquipélago dos Açores 2002-09-07 E
GC8D56 Rubber frenne 1 1 Virtual Virtual Arquipélago dos Açores 2002-09-09 E
GCHJ8R Granja dos Serrões karren field [Sintra] play mobil 2,5 3 Traditional Regular Lisboa 2004-01-23 E
GCJ790 No ninho das águias (In the Eagle's Nest) nurbocris 3,5 1 Traditional Regular Bragança 2004-04-11 E
GCK1JY Atlantis [Pico] pcardoso 2 4,5 Traditional Regular Arquipélago dos Açores 2004-07-20 E
GCM6WW Penas do Castelo [Porto de Mós] olharapo 2 3 Traditional Regular Leiria 2004-12-03 E
GCPQVX Have a Minute? [Montemor-o-Novo] CrisLuiz 2 3 Traditional Regular Évora 2005-07-14 E
GCVTP5 Evoramonte [Estremoz] HDV 1,5 2 Traditional Small Évora 2006-05-02 E
GC101CB Monte da Ciradelha [Vinhais] Pinaster 2 2,5 Traditional Small Bragança 2006-12-28 E
GC17JP8 Fragas [Maranhão] Carmig 2 4 Traditional Regular Portalegre 2007-11-23 E
GC17TEP ALDEIA DA PENA II eterlusitano 3,5 4 Traditional Small Viseu 2007-12-05 E
GC1EE4Q Paisagem - Projecto Alentejo [Portalegre] Carmig 3 4 Traditional Regular Portalegre 2008-08-03 E
GC1H4NW Talefe dos Fortios [Portalegre] Cachapim 2 3 Traditional Small Portalegre 2008-09-12 E
GC1GQ9M The Lost Village z3r0_ 3 4 Multi Regular Bragança 2008-09-28 E
GC1JQQ3 Forte da Graça - Elvas gambutas 1,5 3 Traditional Micro Portalegre 2008-12-07 E
GC1Q295 Túnel de descarga da lagoa das 7 cidades JorgeBig/Sónia 2,5 4 Traditional Micro Arquipélago dos Açores 2009-04-14 E
GC1QXZD Gourim - a aldeia abandonada? [S. Pedro Sul] daraopedal 1,5 3 Traditional Small Viseu 2009-05-03 E
GC1RM1P Canyoning no Teixeira ftomar 2,5 4 Traditional Regular Viseu 2009-05-17 E
GC22FN7 CASTELO DE ALGOSO (Vimioso) eterlusitano 2 3,5 Traditional Small Bragança 2009-12-27 E

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Depois sugiro que se vote em duas fases. Numa primeira vota-se as três melhores caches por distrito e depois entre todas as mais votadas escolhe-se a melhor cache por ano e a melhor cache de todos os tempos.

Não vejo necessidade em complicar. Prefiro uma única votação, de forma massiça, pelo maior número possível de membros da comunidade, do que duas ou mais votações com participação muito mais restrita...

Certo. Consegue-se conciliar numa unica votação vários tops.

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Acho também que se for possível deveria haver dois tipos de votos. Um a valer 3 para quem já a fez no terreno e um a valer 1 para quem ache que está habilitado a votar de sofá...Não é preciso haver nenhuma validação porque vamos acreditar que ninguém teria interesse em 'enganar' a votação. Mas acho que é importante poder-se votar pela apreciação que se tem de ouvir falar da cache, ler a listing e as logs, etc.

Mais uma vez acho que estamos a complicar o que é simples. Não me apetece andar a verificar se os eleitores já encontraram a cache A ou B para confirmar se o voto com peso de 3 pontos é válido, e se o log de Found é real ou forjado... Cada um vota nas caches que lhe apetecer. Não me parece muito natural alguém estar a votar em caches que nunca visitou, mas creio que seria melhor deixar isso ao critério de cada um...

Certo... Mas repara que só se votar em caches que se visitou, possivelmente a melhor cache vai ser eleita apenas com poucas dezenas de votos...e isto se a votação fosse massiça...
De resto que dizes ao meu argumento sobre voto de sofá vs ir votar para as presidenciais :D
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes