Caches Arquivadas em Portugal

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #321 a terça 30 jan 2018, 10:52 

Re: Caches Arquivadas em Portugal

AntMadeira Escreveu:Já me tinha apercebido deste harakiri. Desconheço o motivo, mas é uma tendência que parece que veio para ficar...
Nunca tive oportunidade de andar por aquelas bandas a fazer caches dele, mas é uma perda grande ver tanta cache de qualidade arquivada.
É como diz o Kinder mais acima: para quê andar com tanto esforço a criar e pôr caches, se a única forma de dar algum retorno e satisfação aos donos das caches é usada para criar registos todos iguais, muitos deles que nem sequer referem seja o que for sobre a cache em causa?
Uma pena. Gosto muito das caches do Felipe. Um miúdo discreto e muito talentoso. Que seja mesmo um arquivamento seletivo e que ele mantenha aquelas que ele puder assegurar!

Enviado do meu ASUS_X00DD através do Tapatalk
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #322 a terça 30 jan 2018, 11:08 

AntMadeira Escreveu:Já me tinha apercebido deste harakiri. Desconheço o motivo, mas é uma tendência que parece que veio para ficar...
Nunca tive oportunidade de andar por aquelas bandas a fazer caches dele, mas é uma perda grande ver tanta cache de qualidade arquivada.
É como diz o Kinder mais acima: para quê andar com tanto esforço a criar e pôr caches, se a única forma de dar algum retorno e satisfação aos donos das caches é usada para criar registos todos iguais, muitos deles que nem sequer referem seja o que for sobre a cache em causa?

Facto!

TB
TB

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #323 a sexta 02 fev 2018, 14:40 

Aproveito esta deixa para lançar uma ideia: acho que se podia iniciar uma espécie de Geocaching Clandestino, que consistia em procurar caches arquivadas que continuam no local.

Não sei se é o caso das do Filipe White, mas há sem dúvida muitas assim, e que são arquivadas pelas mesmas razões de descontentamento dos owners com a ingratidão dos visitantes. Lembro-me que na primeira vez que saí numa cachada em grupo, era eu um recém-iniciado na irmandade geocachiana, fiz uma assim por indicação dos amigos que me acolheram (e que conheci naquele dia). Na altura achei bizarro e confuso: porque é que alguém arquivaria (não sabia ainda muito bem o que era isto) uma cache se ela continuava lá, disponível, e até se pode logar?

Mais recentemente lembro-me de ter feito uma cache notável nas Salinas de Rio Maior, que continua disponível e a ser logada, desde que se saiba onde pedir a gazua (hint: é no café ali perto). Soube que lá estava porque um geocacher com quem estava me perguntou se a queria fazer. Acho o conceito excelente pela rebeldia que lhe está inerente.

O principal problema seria agregar informação sobre a existência de caches destas. Podia-se começar uma comunidade num site qualquer onde o pessoal indicasse que caches destas conhece, e construir uma base de dados a partir daí. Podia ser o Facebook, mas talvez um grupo do Yahoo ou do Google fosse mais discreto; ou até mesmo aqui o Geopt. O facto de estas caches estarem fora do circuito e de ser preciso algum trabalho para saber que elas existem pode moderar o acesso a elas e limitar as visitas a geocachers mais interessados em relatar a experiência e mais cuidadosos no seu manuseamento.

Alguém interessado em fundar uma comunidade de Geocaching Clandestino? (sem abandonar o Geocaching convencional, claro) ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #324 a sexta 02 fev 2018, 15:23 

Sou adepto desse Geocaching. Quando referencio alguma cache arquivada, de excelência, que sei que está no local fica sempre na mira para uma oportunidade :)

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #325 a sexta 02 fev 2018, 15:33 

Confesso que também é um dos meus guilty pleasures!!! Adoro caches de excelência arquivadas mas que continuam no local! :) Só é pena haver muitas com as listings bloqueadas. Mas valores maiores assim o exigem...

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #326 a sexta 02 fev 2018, 20:05 

Gatarron Escreveu:Aproveito esta deixa para lançar uma ideia: acho que se podia iniciar uma espécie de Geocaching Clandestino, que consistia em procurar caches arquivadas que continuam no local.

Não é "clandestino" ... é aproveitar o facto dos owners não recolherem os containers no terreno e de ser possível registar caches com data posterior à data de arquivamento (não sei porque razão a GeocachingHQ ainda não implementou esta "limitação").

Gatarron Escreveu:O principal problema seria agregar informação sobre a existência de caches destas.

Por exemplo Lista partilhada (bookmark público) ou GSAK.

Gatarron Escreveu: O facto de estas caches estarem fora do circuito e de ser preciso algum trabalho para saber que elas existem pode moderar o acesso a elas e limitar as visitas a geocachers mais interessados em relatar a experiência e mais cuidadosos no seu manuseamento.

Algumas caches mais antigas encontram-se num estado tal que só um novo container e logbook as pode salvar [8D]

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #327 a sexta 02 fev 2018, 21:52 

Eu também tenho esse prazer secreto de encontrar caches arquivadas, de preferência com mais de um ano sem descobertas.
Já encontrei algumas assim e tenho outras assinaladas que sei que ainda lá estão, apesar de arquivadas.

Tenho até uma história muito engraçada que já contei aqui e que me "iniciou" nestas andanças. Não sei se ainda está lá, mas há 2 anos estava!

TB
TB

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #328 a sábado 03 fev 2018, 00:21 

A J Pombo Escreveu:
Gatarron Escreveu:Aproveito esta deixa para lançar uma ideia: acho que se podia iniciar uma espécie de Geocaching Clandestino, que consistia em procurar caches arquivadas que continuam no local.

Não é "clandestino" ... é aproveitar o facto dos owners não recolherem os containers no terreno e de ser possível registar caches com data posterior à data de arquivamento (não sei porque razão a GeocachingHQ ainda não implementou esta "limitação").

Uma das obrigações de um owner que arquiva uma cache é a de remover o container, evitando o geotrash. Se não o faz, não está, em bom rigor, a cumprir as guidelines (mas ainda bem, para o que aqui interessa. E pode dar-se o caso de uma destas caches arquivadas se encontrar a distância não regulamentar de outra entretanto publicada. Acho que Geocaching Clandestino é um nome que fica bem, mas também lhe podemos chamar Zombiecaching (virtual-) :lol:

Gatarron Escreveu:O principal problema seria agregar informação sobre a existência de caches destas.

No GSAK é possível pesquisar por caches arquivadas que tenham recebido logs de found após o seu arquivamento? Se sim, é uma excelente forma de reunir a informação (não sei, não percebo ponta de GSAK). Senão, tem de ser à unha, de forma colaborativa. Aceitam-se sugestões.

Gatarron Escreveu: O facto de estas caches estarem fora do circuito e de ser preciso algum trabalho para saber que elas existem pode moderar o acesso a elas e limitar as visitas a geocachers mais interessados em relatar a experiência e mais cuidadosos no seu manuseamento.

Algumas caches mais antigas encontram-se num estado tal que só um novo container e logbook as pode salvar [8D]

Uma das regras do código de honra do Geocaching Clandestino será a de assegurar a manutenção pela comunidade. Isto se não for contra a intenção do owner, que há-de ser respeitada. Mas se um owner continua a receber logs nas suas caches arquivadas e não se manifesta, não apaga logs, nem as remove, é fácil supor a sua posição em relação ao assunto.

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #329 a sábado 03 fev 2018, 12:18 

Gatarron Escreveu:
A J Pombo Escreveu:

Uma das obrigações de um owner que arquiva uma cache é a de remover o container, evitando o geotrash. Se não o faz, não está, em bom rigor, a cumprir as guidelines (mas ainda bem, para o que aqui interessa. E pode dar-se o caso de uma destas caches arquivadas se encontrar a distância não regulamentar de outra entretanto publicada. Acho que Geocaching Clandestino é um nome que fica bem, mas também lhe podemos chamar Zombiecaching (virtual-) :lol:

No GSAK é possível pesquisar por caches arquivadas que tenham recebido logs de found após o seu arquivamento? Se sim, é uma excelente forma de reunir a informação (não sei, não percebo ponta de GSAK). Senão, tem de ser à unha, de forma colaborativa. Aceitam-se sugestões.

Uma das regras do código de honra do Geocaching Clandestino será a de assegurar a manutenção pela comunidade. Isto se não for contra a intenção do owner, que há-de ser respeitada. Mas se um owner continua a receber logs nas suas caches arquivadas e não se manifesta, não apaga logs, nem as remove, é fácil supor a sua posição em relação ao assunto.

Por falar em Zoombiecaching... Se associares esse nome a um dos owners/geocachers mais antigos de Portugal vais descobrir pelo menos duas caches arquivadas que ainda permanecem no local... Aliás, duas das minhas caches favoritas arquivadas! :)

Ambas têm inúmeros registos após o arquivamento. Que eu saiba o owner não se importa de que sejam procuradas e, inclusive, em contactos posteriores aos registos troquei vários emails com o owner que ficou muito satisfeito pelos logs! São caches preciosas, sendo que uma delas está em perfeito estado de conservação, como se tivesse sido escondida há poucos dias! :)

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Editado pela última vez por jasafara em sábado 03 fev 2018, 12:40, num total de 1 vez.
Razão: Acertado os quotes

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #330 a domingo 04 fev 2018, 10:52 

Gatarron Escreveu:Acho que Geocaching Clandestino é um nome que fica bem, mas também lhe podemos chamar Zombiecaching (virtual-) :lol:

Vantagens do Zombiecaching:
- o owner não é obrigado a manter a cache
- os "DNF's", "pedidos de manutenção" e "arquivamento" são inconsequentes
- a cache não é desactivada pelos revisores por falta de manutenção ou por violar as guidelines
- no mesmo local, ou muito próximo podem coexistir várias caches/containers/logbook, permitindo assim poupar tempo em deslocações entre caches [o que dava mesmo jeito era ter num espaço de 20 ou 30 metros uma tradicional, uma multi, uma wherigo, uma letter, uma mistério, uma earth e uma virtual]
:lol: :lol:

... vamos a factos: há umas semanas, ao colocar uma nova cache no terreno encontrei, a poucos metros, um container de uma cache já arquivada. Obviamente que recolhi o container antigo e informei o owner. Porque fiz isto? Para ter a certeza que, quem fosse ao GZ iria encontrar o logbook da minha cache e não o logbook da cache arquivada.

Não discordo do Zombiecaching - procura e registo caches arquivadas - porque é uma prática legítima de geocaching, mas é necessário ter alguma atenção à maneira como se prolonga artificialmente a vida de uma cache, de forma a que isso não interfira com outras caches no terreno.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes