Projeto Picos de Portugal

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #11 a segunda 09 out 2017, 00:13 

Re: Projeto Picos de Portugal

AntMadeira Escreveu:
joom Escreveu:
AntMadeira Escreveu:Obrigado, sabia que entusiasmo para este projeto não iria faltar. :)

Segundo o sítio que disponibilizo no fundo da mensagem, o ponto mais alto de Braga é mesmo o Pico do Sobreiro, que se situa na fronteira entre Portugal e Espanha.

Aqui há uma cache nesse pico. Está para lá dos marcos de fronteira e assim fora do nosso território. Sim, a Nevosa já está em Vila Real.

Nesse caso, seria uma questão de incluir essa cache espanhola no projeto, uma vez que não faria sentido criar outra só para ficar em território nacional.

A meu ver isso é desvirtuar o projecto. O distrito de Braga tem, de certeza, um pico mais elevado e não há necessidade de ir ali ao lado, neste caso até a outro país, encontrar uma alternativa. Agora se há uma cache nesse pico, se esse tem acesso livre e não condicionado é que pode ser mais problemático.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #12 a segunda 09 out 2017, 01:43 

O Pico do Sobreiro é o ponto mais alto do distrito de Braga. A cache está colocada perto do topo mas no lado espanhol...

Imagem
daqui e com a seguinte legenda

No Altar de Cabrões@carta militar antiga, Pico do Sobreiro@carta militar mais recente

Aqui não é identificado pelo nome mas sim como o ponto mais alto da serra do Gerês e do distrito de Braga.
É pedir ao super666 para mudar a cache para o nosso lado [:D]
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: terça 20 dez 2011, 00:10

Mensagem Post: #13 a segunda 09 out 2017, 02:07 

AntMadeira Escreveu:Desconhecia que o Pedro Macedo também era geocacher, além de tudo o que estava por detrás desse projeto dos Garcias. Muito boa essa entrevista na GeoMagazine! Não sei se alguém aqui o conhece pessoalmente, mas estou tentado a entrar em contacto com ele para saber se tem interesse em participar neste projeto.

No geocaching.com é o Pedro Mac.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #14 a segunda 09 out 2017, 02:17 

http://pt-pt.topographic-map.com/places/Serra-do-Ger%C3%AAs-9461100/
4UMaps
e encontra-se o Pico do Sobreiro mesmo em cima da linha de fronteira.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #15 a segunda 09 out 2017, 02:19 

anjomaco Escreveu:
AntMadeira Escreveu:Desconhecia que o Pedro Macedo também era geocacher, além de tudo o que estava por detrás desse projeto dos Garcias. Muito boa essa entrevista na GeoMagazine! Não sei se alguém aqui o conhece pessoalmente, mas estou tentado a entrar em contacto com ele para saber se tem interesse em participar neste projeto.

No geocaching.com é o Pedro Mac.

Que é o owner de uma bela cache :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #16 a segunda 09 out 2017, 10:15 

AntMadeira Escreveu:Não sei se alguém aqui o conhece pessoalmente, mas estou tentado a entrar em contacto com ele para saber se tem interesse em participar neste projeto.

Conheço-o pessoalmente. Estive com ele, creio nos Prémios GPS de Mirandela. A Flora conhece-o um pouco melhor, creio até que já o entrevistou. A ideia que tenho é que o Projecto Garcias passaria um pouco por isso que estás a construir: uma cache ou uma Badge que só ficaria concluída depois de serem encontradas todas as caches nos picos mais altos. Se não estou em erro seriam as caches nos picos mais altos acima dos 1000 metros :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #17 a segunda 09 out 2017, 11:12 

prodrive Escreveu:[...A Flora conhece-o um pouco melhor, creio até que já o entrevistou.

http://geopt.sytes.net/Geopt_Statistics/edicoes/ED8-GEOMAGAZINE_LITE.pdf
A partir da pág 22.

Código:
P.M. - Utilizei dois critérios objectivos, uma altitude de pelo menos 800 metros e uma proeminência topográfica de pelo menos 100 metros.
A proeminência topográfica é o desnível mínimo que há que descer desde o cume de uma montanha para chegar a outra qualquer montanha que seja mais alta, isto é, tenha maior altitude.
Depois de muitas horas a olhar para as cartas militares 1:25000 cheguei a uma lista de 256 montanhas em Portugal Continental que cumpriam esses critérios.

Por isso faltarem alguns dos picos mais altos dos distritos.

Da preparação da publicação

Flora aka Lusitana Paixão Escreveu:Para quem não sabe, o Pedro Macedo é um jovem Vimaranense com um percurso surpreendente que já deu praticamente a volta ao mundo de mochila às costas. Para além de uma história de vida muito interessante, o Pedro tem neste momento vários projetos em curso entre os quais, a implementação do primeiro projeto de Peak Bagging em Portugal. O Pedro também é geocacher e está em estudo a possibilidade de desenvolvimento de uma badge dedicada a este projeto de conquista dos cumes portugueses.
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #18 a segunda 09 out 2017, 16:56 

O Pedro é muito acessível. Consigo pôr-te em contacto com ele se desejares. Atualmente vive em Sintra...isso se não estiver lançado pelo mundo a viver mais uma aventura :)

Enviado do meu ASUS_X00DD através de Tapatalk
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #19 a segunda 09 out 2017, 21:45 

Setúbal já não é distrito ou já está abaixo da linha de água? :shock:
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #20 a segunda 09 out 2017, 21:59 

IDILIO49 Escreveu:Setúbal já não é distrito ou já está abaixo da linha de água? :shock:

Realmente uma descriminação :)

501m é o que se arranja...

Mas não dá para ir até lá de carro como outros muito mais elevados :)
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes