Está o geocaching a morrer em Portugal?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Nano
Nano

Registado: sexta 19 jul 2013, 15:03

Mensagem Post: #31 a segunda 28 ago 2017, 22:33 

Re: Está o geocaching a morrer em Portugal?

A J Pombo Escreveu:
prodrive Escreveu: Há mais ruído de fundo que dificulta um pouco mais a detecção das melhores caches de acordo com o gosto de cada um, o que obriga a uma maior pesquisa e a um mais apurado trabalho de casa antes de se sair para o terreno.

Mas também há mais hipótese de escolha e caches para todos os gostos.

Acho que podemos dividir os geocachers em dois grandes grupos:
- geocacher do smartphone - gosta de caches simples, drive in, sem grandes complicações e que lhe mostrem lugares interessantes
- geocacher do GPS - detesta caches drive-in, não vai a caches simples porque não são desafiantes e adora encontrar uma cache no cimo de um monte depois de caminhar 10km para lá chegar, transpondo rios e mato, subindo grandes rochedos com o auxílio de cordas e outros apetrechos.

Os do GPS adoram caches D5/T5 e organizam expedições para alcançar as mais difíceis. Os do smartphone descobrem caches que ficam no caminho das suas deslocações diárias.
Os do GPS têm saudades dos tempos em que quase só havia caches em locais complicados ... os do smartphone não sabem o que é isso porque só se iniciaram no geocaching depois de 2012.

Concordam? [:D]

Sempre fiz com smartphone e tanto fiz drive-ins, como PT's, como penedos e rochedos e afins...
Para o meu nível chega e sobra.
Geocaching Geocachers Geocaching. Yep. That's It.

Nano
Nano

Registado: quarta 26 ago 2015, 21:20

Mensagem Post: #32 a segunda 28 ago 2017, 23:00 

A J Pombo Escreveu:
prodrive Escreveu: Há mais ruído de fundo que dificulta um pouco mais a detecção das melhores caches de acordo com o gosto de cada um, o que obriga a uma maior pesquisa e a um mais apurado trabalho de casa antes de se sair para o terreno.

Mas também há mais hipótese de escolha e caches para todos os gostos.

Acho que podemos dividir os geocachers em dois grandes grupos:
- geocacher do smartphone - gosta de caches simples, drive in, sem grandes complicações e que lhe mostrem lugares interessantes
- geocacher do GPS - detesta caches drive-in, não vai a caches simples porque não são desafiantes e adora encontrar uma cache no cimo de um monte depois de caminhar 10km para lá chegar, transpondo rios e mato, subindo grandes rochedos com o auxílio de cordas e outros apetrechos.

Os do GPS adoram caches D5/T5 e organizam expedições para alcançar as mais difíceis. Os do smartphone descobrem caches que ficam no caminho das suas deslocações diárias.
Os do GPS têm saudades dos tempos em que quase só havia caches em locais complicados ... os do smartphone não sabem o que é isso porque só se iniciaram no geocaching depois de 2012.

Concordam? [:D]

Nem por isso. Não me parece que seja tão simples quanto isso. Aposto que há por aí muitos "geocachers do GPS" que também fazem caches simples, drive-in e correm atrás dos FTF. Eu sou "geocacher do smartphone", não aprecio drive-in mas se me apetecer faço embora esteja a ficar mais selectiva; só não faço mais que envolvam caminhadas de 10 km por circunstâncias várias (e nas que fiz, o smartphone cumpriu o seu papel) e só não faço caches mais complicadas porque normalmente faço geocaching sozinha.

Não vale a pena tentar catalogar. Nem tentar responsabilizar os novos geocachers pelo desânimo que alguns sentem e por tudo de menos positivo que possa existir. À medida que vou lendo e vendo algumas coisas, percebo que alguns problemas já não são de agora.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #33 a segunda 28 ago 2017, 23:09 

discoverer man Escreveu:
Concordo 100%. Embora só tenho começado no geocaching em 2014 ( :lol: ) sempre gostei mais das caches com excelentes containers ou com excelentes vistas.

Tou a gostar muito de ler este tópico, não sou muito de comentar porque não tenho muita experiência mas gosto muito destes tipos de tópicos :lol: :lol: :lol: :lol:

Fico muito contente por ver a tua participação no Fórum! Ao contrario do que possas pensar, o teu contributo neste (e noutros) tópicos para mim é extremamente valioso. É a visão de um geocacher com características raras, pois o teu epicentro (para quem não sabe, Ilha do Corvo) é muitíssimo específico e pode contribuir para repensarmos seriamente a nossa postura na atividade.
Basicamente nós continentais reclamamos muitas vezes de barriga cheia... mas em boa verdade quase todos nós podemos fazer uma cache sempre que nos apetece, nem que seja ir ao fim do nosso bairro procurar uma cache qualquer, só para desanuviar. Imagino que na tua posição o paradigma não seja semelhante! Por outro lado não me custa crer que cada descoberta para ti, que sei que adoras geocaching, é uma festa e uma aventura muito saboreada.
Certamente temos todos muito a aprender contigo!
Obrigada pela tua participação!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Micro
Micro

Registado: quarta 29 abr 2015, 15:34

Mensagem Post: #34 a segunda 28 ago 2017, 23:21 

Lusitana Paixão Escreveu:
discoverer man Escreveu:
Concordo 100%. Embora só tenho começado no geocaching em 2014 ( :lol: ) sempre gostei mais das caches com excelentes containers ou com excelentes vistas.

Tou a gostar muito de ler este tópico, não sou muito de comentar porque não tenho muita experiência mas gosto muito destes tipos de tópicos :lol: :lol: :lol: :lol:

Fico muito contente por ver a tua participação no Fórum! Ao contrario do que possas pensar, o teu contributo neste (e noutros) tópicos para mim é extremamente valioso. É a visão de um geocacher com características raras, pois o teu epicentro (para quem não sabe, Ilha do Corvo) é muitíssimo específico e pode contribuir para repensarmos seriamente a nossa postura na atividade.
Basicamente nós continentais reclamamos muitas vezes de barriga cheia... mas em boa verdade quase todos nós podemos fazer uma cache sempre que nos apetece, nem que seja ir ao fim do nosso bairro procurar uma cache qualquer, só para desanuviar. Imagino que na tua posição o paradigma não seja semelhante! Por outro lado não me custa crer que cada descoberta para ti, que sei que adoras geocaching, é uma festa e uma aventura muito saboreada.
Certamente temos todos muito a aprender contigo!
Obrigada pela tua participação!

Muito obrigado pelas simpáticas palavras :D
Quando leio estes tópicos e a geomag ficou com um pouco de "inveja" vossa por terem tantas histórias para contar e terem sempre uma cache para fazer de vez em quanto mas quando iniciei no geocaching tinha a noção que poderia ser assim e como a paixão foi crescendo cada vez mais percebi logo que mais cedo ou mais tarde ia acabar por ficar sem caches para fazer no Corvo (ainda tenho 1 por fazer porque mistérios+photoshop dão cabo de mim :lol: ). mas não trocava o Corvo por nada. :lol: :lol: :lol:

Tento é sempre ,que possível, colocar uma nova cache ou então ir ver log's de outros (inclusive muitos seus :lol: :lol: :lol: ) para matar o bicho eheh mas como disse anteriormente não trocava o meu Corvo pelo continente nem por outra ilha.

PS: Têm de voltar ao Corvo já temos mais umas caches novas em locais espectaculares :D :D

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #35 a segunda 28 ago 2017, 23:33 

discoverer man Escreveu:
PS: Têm de voltar ao Corvo já temos mais umas caches novas em locais espectaculares :D :D

Se Deus quiser voltarei um dia ao Corvo, sem dúvida, mais não seja porque é um dos sítios mais bonitos que alguma vez visitei. Não me custa acreditar que não troques a tua Ilha por nada deste mundo ;)

O teu entusiamo é para mim uma inspiração. Para quem tem tão poucas oportunidades de praticar, é muito refrescante sentir o teu alento e alegria com o geocaching. Muitos parabéns pela tua forma de encarar esta actividade!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Micro
Micro

Registado: quarta 29 abr 2015, 15:34

Mensagem Post: #36 a segunda 28 ago 2017, 23:38 

Lusitana Paixão Escreveu:
discoverer man Escreveu:

Se Deus quiser voltarei um dia ao Corvo, sem dúvida, mais não seja porque é um dos sítios mais bonitos que alguma vez visitei. Não me custa acreditar que não troques a tua Ilha por nada deste mundo ;)

O teu entusiamo é para mim uma inspiração. Para quem tem tão poucas oportunidades de praticar, é muito refrescante sentir o teu alento e alegria com o geocaching. Muitos parabéns pela tua forma de encarar esta actividade!

Mais uma vez muito obrigado pelas suas palavras :)

Nano
Nano

Registado: terça 28 set 2010, 14:56

Mensagem Post: #37 a segunda 28 ago 2017, 23:58 

ginormicas Escreveu:Não vale a pena tentar catalogar. Nem tentar responsabilizar os novos geocachers pelo desânimo que alguns sentem e por tudo de menos positivo que possa existir. À medida que vou lendo e vendo algumas coisas, percebo que alguns problemas já não são de agora.

Verdade que grande parte dos problemas não são de agora. Mas grande parte também vêm a se agravar nos últimos anos com o tal Boom. E por problemas digo: Destruição de caches, desaparecimento do conteúdo dos containers, logs de sofá, caches desinteressantes, prática de Geocaching maioritariamente competitivo (IAAN right? [:P] ), inveja e egoísmo por parte de alguns Geocachers etc...
E tal como em tudo... a nova fornada de Geocachers que tem vindo a surgir traz de tudo... desde os que praticam o jogo responsavelmente e por diversão, respeitando e cuidando do jogo até todos os outros.
Na verdade, quando comecei a prática desta nossa atividade não notava tanto estas situações como venho a notar de há 3 anos para cá. Mas também pode ser por na altura estar com uma visão de iniciante e ser tudo maravilhoso e entusiasmante.

Ps: Posso parecer um geocacher amargurado [:D] [:D] ,mas não. Só estou a tentar fomentar uma troca de ideias interessante e tentar perceber quais são as vossas ideias e perspetivas sobre este assunto... por isso a minha argumentação vêm a pender tendencialmente para um lado. Mas estou a gostar bastante deste tópico e da troca de ideias que tem vindo a ser feita.

Nano
Nano

Registado: terça 28 set 2010, 14:56

Mensagem Post: #38 a terça 29 ago 2017, 00:03 

Alias... o Geocaching já me proporcionou (e continua a proporcionar) tantos bons momentos... tantas descobertas de locais fantásticos, tantos contactos e pessoas que conheci, tanto tudo que estaria a ser só hipócrita se me cingisse só e exclusivamente à visão negativa disto. Não me interpretem como o Scrooge please :D

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #39 a terça 29 ago 2017, 00:06 

Estes últimos 2 posts acima são meus... não sei que se passou mas desconfio que tenha a haver com a mudança de Nick ;) Já reiniciei sessão com o meu Nick alterado ahah.

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #40 a terça 29 ago 2017, 00:09 

prodrive Escreveu:Quando eu comecei a praticar Geocaching, em 2006, já havia quem fizesse a mesma pergunta, mostrando desânimo pelo estado do Geocaching na altura, e em como se tinha perdido o espírito inicial do Geocaching (fosse ele qual fosse), lamentando o afastamento de alguns Geocachers de referência na altura.

Garanto-te que apesar do desânimo de alguns, muito do melhor Geocaching em Portugal apareceu depois disso :)

Quando tu começaste a praticar Geocaching em 2011, (Geocaching nos seus tempos áureos, segundo as tuas palavras), esta discussão sobre o declínio do Geocaching já ia para aí na sua 6ª ou 7ª geração.

Sou capaz de apostar algum dinheiro em como daqui a alguns anos surgirá um novo tópico, do género do teu, de alguém a dizer que começou a praticar Geocaching em 2017 e ainda o apanhou na sua fase áurea, mas que desde essa altura o espírito "inicial" se perdeu.

É inegável que o Geocaching vai mudando ao longo do tempo, mas mais do que o Geocaching, aquilo que acho que mais muda é estado de espírito dos Geacachers (o meu não é excepção!).

Não me alongando muito mais, basicamente a minha opinião é que agora há tantas ou mais caches boas do que em 2011. Partilho a opinião da maioria dos posts sensatos que aqui foram deixados: Há mais ruído de fundo que dificulta um pouco mais a detecção das melhores caches de acordo com o gosto de cada um, o que obriga a uma maior pesquisa e a um mais apurado trabalho de casa antes de se sair para o terreno.

(Posso te tratar por Gustavo [:D] ?) gostei do teu post. Não tinha bem a noção do que disseste... é interessante ver como isto já era discutido ainda antes de ter iniciado a atividade no Geocaching. E acredito plenamente no que partilhas! Deixa me colocar te uma questão se me permites, claro. Como pensas que vai ser o Geocaching do futuro?
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes