Está o geocaching a morrer em Portugal?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #21 a segunda 28 ago 2017, 02:57 

Re: Está o geocaching a morrer em Portugal?

A J Pombo Escreveu:
CRSI Escreveu:Aquelas caches de aventura já praticamente não se vêm... escaladas, caminhadas monumentais no meio da floresta...

Pois ... o geocaching não é só para quem tem grande preparação física e aguenta grandes caminhadas no meio da floresta ou para quem tem capacidade e equipamento para escaladas.
O geocaching é para todos e é nesse âmbito que deve ser assumido pelos owners.

Concordo plenamente... só estava a falar de dois tipos de caches que gosto/gostaria de fazer especialmente. [8D] Dei outros exemplos... os containers fantásticos... as boas histórias... os locais fantásticos e que se não fosse pelo geocaching poderia passar a 100m que nunca daria com eles...

Regular
Regular

Mensagem Post: #22 a segunda 28 ago 2017, 03:23 

Valente Cruz Escreveu:Não acho que esteja a morrer, mas sim a evoluir. O geocaching pode estar mais ou menos na moda e cada geocacher pode passar por várias fases de maior ou menor interesse, o que é garantido é que continuam a existir inúmeras caches fantásticas para descobrir, qualquer que seja o tipo de geocaching que pratiquemos.

Tal como tudo evolui. Mas não estou a falar só a nível de geocaches (que não duvido que continuem a existir grandes Geocaches... estão é em menor número e são mais difíceis de filtrar no meio de tanta cache banal, aliás... os Owners que se dedicavam mais um bocadinho na preparação das suas caches foram-se cansando ao pouco...aqueles Owners que marcavam uma zona (GeoGang, NocturnosBike, K!nder etc...) não tem colocado geocaches e como estes tantos outros Owners de qualidade... resultado menos caches de qualidade- e as que existem já são «antigas»... não se vêm muitas caches daquelas a aparecerem por agora), a própria comunidade Hardcore do Geocaching tem se afastado aos poucos do jogo. Basta olhar para os logs da minha zona e notar a falta de muitas caras conhecidas. Basta olhar aqui para o forum.

E por acaso veio-me à ideia aquela coisa impensável há uns anos... resultado de pensar um pouco sobre isto tudo, será que o Geocaching poderá estar a chegar ao fim? Claro que não será um fim imediato... mais uma morte lenta, resultado da tal evolução e do progressivo desinteresse...Porque o Geocaching não durará para todo o sempre... right? Também pode ser só uma fase e que ainda dure e dure...

Honestamente gostava de ver um comeback daqueles [:D] Um regresso das caras conhecidas e uma inversão da tendência (Quantidade/qualdidade) para (Qualidade/quantidade). Ver aqueles números que o Jasafara colocou há uns posts atrás a diminuir na parte dos PT's e a aumentar o número de caches fantabulásticas que originam vários comebacks (à cache claro [:D] )

Por falar em caches fantásticas, estou para ir fazer a sua cache Sentido do Medo (letter-) há uns tempos... mas nunca mais tive oportunidade. Talvez vá lá em breve!

Regular
Regular

Mensagem Post: #23 a segunda 28 ago 2017, 03:44 

Lusitana Paixão Escreveu:Olá CRSI!
Óptimo tópico e boa discussão!
A época de que falas foi realmente uma grande fase do geocaching que deixa muitas saudades. Recordo com alguma nostalgia os "bons anos" Geogang em Coimbra, HelderJust em Santarém, Nocturnos Bike em Leiria, K!nder na zona norte, e por aí fora... é certo que são Owners que marcaram positivamente a sua passagem pelo geocaching e pelos quais ansiávamos a publicação de uma nova cache como a promessa (sempre cumprida) de uma nova aventura ímpar.
O geocaching está numa fase bem diferente hoje em dia, no entanto por entre os muitos argumentos prós e contras geocaching "de antigamente" versus geocaching "dos dias de hoje", posso dizer que continua a haver caches de excelente qualidade e que quem quer de facto viver experiências fantásticas continua a ter um excepcional cardápio de belíssimas caches à disposição. O meu sentimento pessoal, é que hoje em dia é muitíssimo mais trabalhoso fazer o trabalho de casa e elaborar um programa de boas caches para uma tournée de um dia, um fim-de-semana ou umas férias, do que era há uns anos atrás.

Não obstante, quem quiser dar-se a esse trabalho continua a conseguir praticar um geocaching de excelência. Diria que depende acima de tudo dos gostos pessoais de cada um (preferência por caches de aventura / natureza / containers/ desafios de terreno/ etc...), dos objectivos a que se propõe e da capacidade de abdicar da quantidade em prol da qualidade (independentemente do critério que cada um possa aplicar ao termo "qualidade").

Conclusão: continua a haver muita generosidade e disponibilidade no mundo do geocaching. Continua a haver gente boa, continua a haver partilha, continua a haver excelentes caches, continua a haver propostas inovadoras, surpreendentes, continua a haver muita qualidade por aí espalhada.
É preciso ser afável, é preciso ser humilde, predispor-se a fazer os contactos certos, saber esperar pelas melhores oportunidades, e ir ao encontro das caches que realmente nos despertam interesse. Satisfação garantida!
Espero que voltes a encontrar motivação e regresses a um geocaching que te faça feliz!
Naquilo que eu puder ajudar, sempre às ordens!
Abraço!

É nisso que acredito e que baseio o meu geocaching hoje em dia! Procuro uma certa geocache que valha mesmo a pena... e lá vou eu! Nem olho para mais nada à volta dessa tal [:D] Mas parece que essas caches começam a escassear... e a desaparecer... e a não reaparecer. Cada vez tenho de viajar para mais longe... cada vez mais é difícil encontrar uma geocache de Topo. Às vezes passo tardes inteiras à procura e nada...
Mas sei que elas »andem aí» [:D] [:D]
Também sei que anda aí muita malta fantástica e 5 estrelas. Por vezes fazer os contactos é a parte mais complicada. Mas isso há de vir com o tempo. O
problema é que o tempo não é dos melhores neste momento... está de chuva e não sei quando a chuva irá parar [:P]
Obrigado pela tua resposta [:)] [:)]

Mas gostava de continuar a ouvir opiniões. Está a ser sem dúvida uma discussão interessante e a ajudar-me a compreender um pouco do que é o Geocaching em Portugal neste momento. Pensam que a situação irá inverter-se? Que aqueles que foram já não voltam e eventualmente virão novos geocachers? Que o jogo se assemelhará no futuro ao de antigamente? Ou que a evolução o irá levar por um caminho completamente diferente, eventualmente adormecendo?

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #24 a segunda 28 ago 2017, 09:33 

CRSI Escreveu:
Kinder Escreveu:Revejo me em quase todas as tuas palavras. Eu próprio sinto a falta do tipo de caches que falas. Fico triste quando vou aqui ao IAAN e vejo que as últimas caches colocadas baseiam-se maioritariamente em PTs. Quem lá for e começar a investigar indo para trâs verifica que realmente os PTs parece que é o que está a dar.

Não percebo o interesse, mas esse é o meu ponto de vista. No entanto penso que o boom do geocaching realmente foi pelos anos 2013/2015 mas pelos dados estatísticos está a decrescer o número de caches novas por ano e o número de geocachers novos por ano, por isso talvez seja um indício que o boom que surgiu com os smartphones esteja a desaparecer e talvez voltemos ao que era antes daqui a uns anos. (Bem dito Pokemon :) )

E como é normal quando as coisas acalmarem aparecerão novos owners que se esmerarão para ter caches fantásticas. Porque neste momento ainda tens alguns owners assim no activo.

Pode ser que só reste os antigos no fim da febre, aqueles owners que falas. Pelo menos na maioria... Esperemos que daqui a uns anos o pessoal se comece a reunir de novo e comece a haver um maior investimento na qualidade das caches acima da quantidade. Tu próprio tinhas umas grandes caches colocadas (Lembro me da Rose... aquela da chaminé... nunca a fiz mas os logs que lia encantavam-me). Já não colocas uma há uns anitos certo? E, se me perdoas a pergunta, não voltarás a colocar caches?

Entretanto coloquei mais algumas caches sendo que só está activa a Constelações de Eldair, mas que não têm visitas. Outras saíram mas em modo offline :)
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 02 dez 2012, 19:53

Mensagem Post: #25 a segunda 28 ago 2017, 11:58 

CRSI Escreveu:
Lusitana Paixão Escreveu:Olá CRSI!
Óptimo tópico e boa discussão!
A época de que falas foi realmente uma grande fase do geocaching que deixa muitas saudades. Recordo com alguma nostalgia os "bons anos" Geogang em Coimbra, HelderJust em Santarém, Nocturnos Bike em Leiria, K!nder na zona norte, e por aí fora... é certo que são Owners que marcaram positivamente a sua passagem pelo geocaching e pelos quais ansiávamos a publicação de uma nova cache como a promessa (sempre cumprida) de uma nova aventura ímpar.
O geocaching está numa fase bem diferente hoje em dia, no entanto por entre os muitos argumentos prós e contras geocaching "de antigamente" versus geocaching "dos dias de hoje", posso dizer que continua a haver caches de excelente qualidade e que quem quer de facto viver experiências fantásticas continua a ter um excepcional cardápio de belíssimas caches à disposição. O meu sentimento pessoal, é que hoje em dia é muitíssimo mais trabalhoso fazer o trabalho de casa e elaborar um programa de boas caches para uma tournée de um dia, um fim-de-semana ou umas férias, do que era há uns anos atrás.

Não obstante, quem quiser dar-se a esse trabalho continua a conseguir praticar um geocaching de excelência. Diria que depende acima de tudo dos gostos pessoais de cada um (preferência por caches de aventura / natureza / containers/ desafios de terreno/ etc...), dos objectivos a que se propõe e da capacidade de abdicar da quantidade em prol da qualidade (independentemente do critério que cada um possa aplicar ao termo "qualidade").

Conclusão: continua a haver muita generosidade e disponibilidade no mundo do geocaching. Continua a haver gente boa, continua a haver partilha, continua a haver excelentes caches, continua a haver propostas inovadoras, surpreendentes, continua a haver muita qualidade por aí espalhada.
É preciso ser afável, é preciso ser humilde, predispor-se a fazer os contactos certos, saber esperar pelas melhores oportunidades, e ir ao encontro das caches que realmente nos despertam interesse. Satisfação garantida!
Espero que voltes a encontrar motivação e regresses a um geocaching que te faça feliz!
Naquilo que eu puder ajudar, sempre às ordens!
Abraço!

É nisso que acredito e que baseio o meu geocaching hoje em dia! Procuro uma certa geocache que valha mesmo a pena... e lá vou eu! Nem olho para mais nada à volta dessa tal [:D] Mas parece que essas caches começam a escassear... e a desaparecer... e a não reaparecer. Cada vez tenho de viajar para mais longe... cada vez mais é difícil encontrar uma geocache de Topo. Às vezes passo tardes inteiras à procura e nada...
Mas sei que elas »andem aí» [:D] [:D]
Também sei que anda aí muita malta fantástica e 5 estrelas. Por vezes fazer os contactos é a parte mais complicada. Mas isso há de vir com o tempo. O
problema é que o tempo não é dos melhores neste momento... está de chuva e não sei quando a chuva irá parar [:P]
Obrigado pela tua resposta [:)] [:)]

Mas gostava de continuar a ouvir opiniões. Está a ser sem dúvida uma discussão interessante e a ajudar-me a compreender um pouco do que é o Geocaching em Portugal neste momento. Pensam que a situação irá inverter-se? Que aqueles que foram já não voltam e eventualmente virão novos geocachers? Que o jogo se assemelhará no futuro ao de antigamente? Ou que a evolução o irá levar por um caminho completamente diferente, eventualmente adormecendo?

Muito interessante este tópico.

Para não encher muito mais, nestes dois comentários está dito praticamente tudo o que eu gostaria de dizer.

Bem hajam e divirtam-se, que no fundo é o que é mais importante.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #26 a segunda 28 ago 2017, 15:26 

Colocando lenha na fogueira, com opiniões diversas... https://forums.geocaching.com/GC/index.php?/topic/342488-is-geocaching-dead/
No entretanto, o Brasil está (felizmente) em contracorrente. :)
GEOREFERENCIANDO A AMAZÓNIA... e arredores :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #27 a segunda 28 ago 2017, 16:48 

Quando eu comecei a praticar Geocaching, em 2006, já havia quem fizesse a mesma pergunta, mostrando desânimo pelo estado do Geocaching na altura, e em como se tinha perdido o espírito inicial do Geocaching (fosse ele qual fosse), lamentando o afastamento de alguns Geocachers de referência na altura.

Garanto-te que apesar do desânimo de alguns, muito do melhor Geocaching em Portugal apareceu depois disso :)

Quando tu começaste a praticar Geocaching em 2011, (Geocaching nos seus tempos áureos, segundo as tuas palavras), esta discussão sobre o declínio do Geocaching já ia para aí na sua 6ª ou 7ª geração.

Sou capaz de apostar algum dinheiro em como daqui a alguns anos surgirá um novo tópico, do género do teu, de alguém a dizer que começou a praticar Geocaching em 2017 e ainda o apanhou na sua fase áurea, mas que desde essa altura o espírito "inicial" se perdeu.

É inegável que o Geocaching vai mudando ao longo do tempo, mas mais do que o Geocaching, aquilo que acho que mais muda é estado de espírito dos Geacachers (o meu não é excepção!).

Não me alongando muito mais, basicamente a minha opinião é que agora há tantas ou mais caches boas do que em 2011. Partilho a opinião da maioria dos posts sensatos que aqui foram deixados: Há mais ruído de fundo que dificulta um pouco mais a detecção das melhores caches de acordo com o gosto de cada um, o que obriga a uma maior pesquisa e a um mais apurado trabalho de casa antes de se sair para o terreno.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #28 a segunda 28 ago 2017, 20:08 

prodrive Escreveu: Há mais ruído de fundo que dificulta um pouco mais a detecção das melhores caches de acordo com o gosto de cada um, o que obriga a uma maior pesquisa e a um mais apurado trabalho de casa antes de se sair para o terreno.

Mas também há mais hipótese de escolha e caches para todos os gostos.

Acho que podemos dividir os geocachers em dois grandes grupos:
- geocacher do smartphone - gosta de caches simples, drive in, sem grandes complicações e que lhe mostrem lugares interessantes
- geocacher do GPS - detesta caches drive-in, não vai a caches simples porque não são desafiantes e adora encontrar uma cache no cimo de um monte depois de caminhar 10km para lá chegar, transpondo rios e mato, subindo grandes rochedos com o auxílio de cordas e outros apetrechos.

Os do GPS adoram caches D5/T5 e organizam expedições para alcançar as mais difíceis. Os do smartphone descobrem caches que ficam no caminho das suas deslocações diárias.
Os do GPS têm saudades dos tempos em que quase só havia caches em locais complicados ... os do smartphone não sabem o que é isso porque só se iniciaram no geocaching depois de 2012.

Concordam? [:D]

Micro
Micro

Registado: quarta 29 abr 2015, 15:34

Mensagem Post: #29 a segunda 28 ago 2017, 20:16 

A J Pombo Escreveu:
prodrive Escreveu: Há mais ruído de fundo que dificulta um pouco mais a detecção das melhores caches de acordo com o gosto de cada um, o que obriga a uma maior pesquisa e a um mais apurado trabalho de casa antes de se sair para o terreno.

- geocacher do smartphone - gosta de caches simples, drive in, sem grandes complicações e que lhe mostrem lugares interessantes
- geocacher do GPS - detesta caches drive-in, não vai a caches simples porque não são desafiantes e adora encontrar uma cache no cimo de um monte depois de caminhar 10km para lá chegar, transpondo rios e mato, subindo grandes rochedos com o auxílio de cordas e outros apetrechos.

Os do GPS adoram caches D5/T5 e organizam expedições para alcançar as mais difíceis. Os do smartphone descobrem caches que ficam no caminho das suas deslocações diárias.
Os do GPS têm saudades dos tempos em que quase só havia caches em locais complicados ... os do smartphone não sabem o que é isso porque só se iniciaram no geocaching depois de 2012.

Concordo 100%. Embora só tenho começado no geocaching em 2014 ( :lol: ) sempre gostei mais das caches com excelentes containers ou com excelentes vistas.

Tou a gostar muito de ler este tópico, não sou muito de comentar porque não tenho muita experiência mas gosto muito destes tipos de tópicos :lol: :lol: :lol: :lol:

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #30 a segunda 28 ago 2017, 20:45 

A J Pombo Escreveu:

É relativo. Eu deixei de usar GPS e passei a usar o smartphone, que me basta para "encontrar uma cache no cimo de um monte depois de caminhar 10km para lá chegar, transpondo rios e mato, subindo grandes rochedos com o auxílio de cordas e outros apetrechos." A última foi o Almanzor :)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes