Está o geocaching a morrer em Portugal?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #11 a domingo 27 ago 2017, 19:20 

Re: Está o geocaching a morrer em Portugal?

joca.18 Escreveu:
CRSI Escreveu:

Aquelas caches de aventura já praticamente não se vêm... escaladas, caminhadas monumentais no meio da floresta... letters ou multis que implicavam um verdadeiro desafio e que ficam marcadas na memória pela história, pelos containers fantásticos...

Porquê criar uma cache de escalada, de caminhadas, etc... etc..., se posteriormente só vão ao ponto final, quando vão, numa de escalada, vai um lá cima assina por todos (também já passei por isto, mas porque começou a chover e a segurança em primeiro lugar), porque não há tempo para os restantes experimentarem, ou porque têm medo, porque não têm confiança... não se tenta mudar porque não se quer.

Conheço um caso, onde a cache estava no alto de uma árvore e passado uns meses quem lá foi achou que ficava melhor na base da árvore, mas quem lá ia não se prenunciava que a ache estava na base, porque estava tudo bem para quem lá ia, este é o mau retorno que se tem. E depois??? Vale a pena criar caches diferentes??? Para que a malta tens experiências diferentes???

Bem... eu diria, deixai-os fazer geocaching como quiserem... Se se divertem a só ir ao ponto final e perder 90% do «sumo» da cache, se se divertem a ficar no chão enquanto outros vão lá acima e assinam por eles, só para dizerem que têm mais uma T5, deixai-os estar. E como estes exemplos tantos outros, se se divertem a ter a cifra da resolução do enigma, se se divertem a que lhes mandem as respostas da Earth Cache, se se divertem a fazer logs de sofa, deixai-os estar. Se na verdade os números não importam, pouco me importa como geocacher e como owner que os outros façam «batota». Desde que não estraguem nada claro...

Eles é que perdem e, na verdade, acaba por custar a um owner ver a sua cache «desaproveitada» assim... mas há que encontrar alguma satisfação no facto de que vão haver alguns que vão fazer o percurso todo, vão aproveitar os locais ao máximo, vão queimar os miolos a resolver os enigmas [:D], vão ao local e mesmo que não entendam patavina de Geologia enviam as respostas o melhor que sabem e aprendem um pouco, vão e respeitam o trabalho...até fazendo alguma manutenção e escondendo tudo o melhor que podem, vão apreciar o fantástico container e vão fazer um log da sua aventura que entusiasme tudo e todos.

Porque não custa chegar a casa e perder 5 minutos a narrar a aventura naquela cache... aquela cache que se destacou das outras e que tanto trabalho deu ao owner a fazer... a narrar aquele local fantástico que encontrou...etc. Mas nem todos sabem isso.

Vão haver sempre geocachers assim... os «bons» e os «e os menos bons»... e como em tudo só temos de saber lidar com isso.

Regular
Regular

Mensagem Post: #12 a domingo 27 ago 2017, 22:00 

Mas isto é claramente a versão natalícia porque o pessoal perde a vontade... É esperar que as coisas voltem o mais possível ao antigamente. E tal como dizes ir tentando manter o bichinho o melhor possível

Nano
Nano

Registado: sexta 19 jul 2013, 15:03

Mensagem Post: #13 a domingo 27 ago 2017, 23:08 

É engraçado este post ter sido colocado neste dia. É que hoje fui à procura de uma cache, coisa que não fazia desde... Janeiro. Foi apenas a 3ª que fiz este ano. Desde que me registei, em 2013, que tenho vindo a fazer cada vez menos. Seja trabalho, seja tempo, seja dinheiro, seja cansaço. São as desculpas que dou a mim mesmo. Como vou entrar de férias em Setembro resolvi dar uma vista de olhos ao mapa e parece que o bichinho voltou. Mas não sei até que ponto não voltará a desaparecer. Por isso percebo perfeitamente as tuas palavras.
Geocaching Geocachers Geocaching. Yep. That's It.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 27 ago 2014, 19:01

Mensagem Post: #14 a domingo 27 ago 2017, 23:40 

zaragas15 Escreveu:É engraçado este post ter sido colocado neste dia. É que hoje fui à procura de uma cache, coisa que não fazia desde... Janeiro. Foi apenas a 3ª que fiz este ano. Desde que me registei, em 2013, que tenho vindo a fazer cada vez menos. Seja trabalho, seja tempo, seja dinheiro, seja cansaço. São as desculpas que dou a mim mesmo. Como vou entrar de férias em Setembro resolvi dar uma vista de olhos ao mapa e parece que o bichinho voltou. Mas não sei até que ponto não voltará a desaparecer. Por isso percebo perfeitamente as tuas palavras.
Na maioria das vezes que ia procurar uma cache aqui na minha zona aparecia este Nick nos logs.
Agora que o voltei a ler, relembrei me de que realmente não o tenho visto há algum tempo...

Enviado do meu SM-A500FU através de Tapatalk
Epá, não te xateies... vai fazer geocaching que isso passa ;)

Imagem
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #15 a domingo 27 ago 2017, 23:59 

Não acho que esteja a morrer, mas sim a evoluir. O geocaching pode estar mais ou menos na moda e cada geocacher pode passar por várias fases de maior ou menor interesse, o que é garantido é que continuam a existir inúmeras caches fantásticas para descobrir, qualquer que seja o tipo de geocaching que pratiquemos.

Nano
Nano

Mensagem Post: #16 a segunda 28 ago 2017, 00:04 

AndréPaulo Escreveu:
zaragas15 Escreveu:É engraçado este post ter sido colocado neste dia. É que hoje fui à procura de uma cache, coisa que não fazia desde... Janeiro. Foi apenas a 3ª que fiz este ano. Desde que me registei, em 2013, que tenho vindo a fazer cada vez menos. Seja trabalho, seja tempo, seja dinheiro, seja cansaço. São as desculpas que dou a mim mesmo. Como vou entrar de férias em Setembro resolvi dar uma vista de olhos ao mapa e parece que o bichinho voltou. Mas não sei até que ponto não voltará a desaparecer. Por isso percebo perfeitamente as tuas palavras.
Na maioria das vezes que ia procurar uma cache aqui na minha zona aparecia este Nick nos logs.
Agora que o voltei a ler, relembrei me de que realmente não o tenho visto há algum tempo...

Sim sou eu ;) Segui o teu início no geocaching também pelos logs, tudo aqui na mesma zona. Cheguei a ter um trackable teu, que pelos vistos morreu na Noruega.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 27 ago 2014, 19:01

Mensagem Post: #17 a segunda 28 ago 2017, 00:08 

zaragas15 Escreveu:
AndréPaulo Escreveu:

Sim sou eu ;) Segui o teu início no geocaching também pelos logs, tudo aqui na mesma zona. Cheguei a ter um trackable teu, que pelos vistos morreu na Noruega.
Exatamente!!!!
Pelos vistos o aviãozinho deve ter tido problemas técnicos e nunca mais levantou da Noruega...

Epá, não te xateies... vai fazer geocaching que isso passa ;)

Imagem
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #18 a segunda 28 ago 2017, 00:22 

CRSI Escreveu:Boas noites a todos [8D]
Esta é uma questão que venho tendo há algum tempo e que acho engraçado trazer para a discussão aqui. Se já existe outro tópico com este tipo de questão, perdoem-me. E é somente a minha opinião e humildemente pergunto a vossa :).

Bem, faço geocaching desde 2011. Não sou dos antigos de certeza, mas considero que apanhei o geocaching nos seus tempos áureos, ou pelo menos na parte final destes. Lembro-me de grupos locais que cachando em conjunto se aplicavam a colocar grandes caches, que deram imenso prazer a fazer. Lembro me de haver mais movimento. Lembro-me certamente de haver melhor qualidade de caches. Hoje em dia a maior parte dos «antigos» e dos bons owners perderam o interesse. Alguns deixaram o geocaching por completo. Outros continuam ligados à comunidade... contudo também deixaram quase totalmente o geocaching, participando em eventos esporádicos e fazendo umas caches aqui e ali.

O distrito onde vivo, Coimbra, é um exemplo excelente do que falo, pelo menos no concelho de Coimbra. Existia um grupo que certamente todos (ou pelo menos a grande maioria) conhecem que colocavam caches fantásticas, o GeoGang. Caches entusiasmantes, sempre diferentes. Nunca mais colocaram uma geocache e praticamente desapareceram dos logs, com grande pena minha. Desde aí, ouve um ou outro owner que se esforçaram mas rapidamente perderam o interesse. Caches novas são raras e boas caches ainda mais. Está tudo muito parado... Tenho uma geocache à entrada da cidade que não recebe uma visita desde Abril. Recebeu 6 visitas desde o início do ano.

Aquelas caches de aventura já praticamente não se vêm... escaladas, caminhadas monumentais no meio da floresta... letters ou multis que implicavam um verdadeiro desafio e que ficam marcadas na memória pela história, pelos containers fantásticos... Um grande exemplo: GPN (letter-) , que grande cache... e tantas outras, Quenofobia (letter-) ... a cache do Exploratório em Coimbra (multi-) , o mistério do vôo 666 etc (unknown-) ...

Os colegas que cachavam comigo perderam o interesse após a banalização dos compais, micros enfiadas em locais desinteressantes, caches sem conteúdo... lixo na maioria dos casos, destruição constante de containers, inveja de outros geocachers e discussões... etc. Certo é que continuam a existir grandes caches mas começam a escassear. Eu próprio já por duas vezes me ia despegando do geocaching... estive um ano sem fazer uma cache e sem vir ao site e aqui ao forum ver como estavam as coisas, só o facto de vir para os USA e de cá ter amigos geocachers me fez «despertar» ahah. Confesso que o entusiasmo já não é o que era... e a vontade de «cachar» idem aspas... talvez esteja para breve uma ida ao psicólogo [:D] [:D] .
O próprio forum parece me mais parado... eu apesar de não ser um participante ativo lá ia lendo umas coisinhas.
Será que o boom do Geocaching e de tudo o que de negativo isso trouxe deixou mazelas permanentes a este hobby que todos gostamos?
Será que é só uma fase decrescente e que poderá voltar ao que era?
Será que estou a sonhar e que está tudo bem, que os geocachers vão e vêm e que é natural esta perda de interesse?

Como estão as coisas na vossa zona? Como está a vossa situação pessoal em relação ao geocaching? Gostava de abrir um interessante forum de partilha de ideias sobre isto...
Um abraço.
Marcos (FoundItPro)

Olá CRSI!
Óptimo tópico e boa discussão!
A época de que falas foi realmente uma grande fase do geocaching que deixa muitas saudades. Recordo com alguma nostalgia os "bons anos" Geogang em Coimbra, HelderJust em Santarém, Nocturnos Bike em Leiria, K!nder na zona norte, e por aí fora... é certo que são Owners que marcaram positivamente a sua passagem pelo geocaching e pelos quais ansiávamos a publicação de uma nova cache como a promessa (sempre cumprida) de uma nova aventura ímpar.
O geocaching está numa fase bem diferente hoje em dia, no entanto por entre os muitos argumentos prós e contras geocaching "de antigamente" versus geocaching "dos dias de hoje", posso dizer que continua a haver caches de excelente qualidade e que quem quer de facto viver experiências fantásticas continua a ter um excepcional cardápio de belíssimas caches à disposição. O meu sentimento pessoal, é que hoje em dia é muitíssimo mais trabalhoso fazer o trabalho de casa e elaborar um programa de boas caches para uma tournée de um dia, um fim-de-semana ou umas férias, do que era há uns anos atrás.

Não obstante, quem quiser dar-se a esse trabalho continua a conseguir praticar um geocaching de excelência. Diria que depende acima de tudo dos gostos pessoais de cada um (preferência por caches de aventura / natureza / containers/ desafios de terreno/ etc...), dos objectivos a que se propõe e da capacidade de abdicar da quantidade em prol da qualidade (independentemente do critério que cada um possa aplicar ao termo "qualidade").

Ainda ontem apontei o GPS para Viseu, escolhi criteriosamente meia dúzia de caches e fiz os contactos que me pareceram adequados para garantir que conseguia fazer as caches às quais me propus. Fui imediatamente correspondida e obtive apoio de geocachers locais que se predispuseram a acompanhar-me e que me ajudaram a cumprir o meu objectivo, com enorme generosidade e disponibilidade. Foi um dia bestial.

Hoje tirei a manhã para fazer uma cache no Oeste que estava na minha lista de espera há mais de um ano. Também fiz um contacto prévio com o Owner e também fui imediatamente correspondida, com toda a ajuda e suporte de que precisei para fazer uma única cache que me tomou a manhã inteira mas que me encheu de tal forma as medidas que não me arrependi de investir 3 horas e 80 km para fazer uma única mas absolutamente memorável cache.

Conclusão: continua a haver muita generosidade e disponibilidade no mundo do geocaching. Continua a haver gente boa, continua a haver partilha, continua a haver excelentes caches, continua a haver propostas inovadoras, surpreendentes, continua a haver muita qualidade por aí espalhada.
É preciso ser afável, é preciso ser humilde, predispor-se a fazer os contactos certos, saber esperar pelas melhores oportunidades, e ir ao encontro das caches que realmente nos despertam interesse. Satisfação garantida!
Espero que voltes a encontrar motivação e regresses a um geocaching que te faça feliz!
Naquilo que eu puder ajudar, sempre às ordens!
Abraço!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Nano
Nano

Mensagem Post: #19 a segunda 28 ago 2017, 01:26 

AndréPaulo Escreveu:
zaragas15 Escreveu:
AndréPaulo Escreveu:

Exatamente!!!!
Pelos vistos o aviãozinho deve ter tido problemas técnicos e nunca mais levantou da Noruega...

Acerca do avião sei que ele foi mesmo colocado na Noruega, conheço a pessoa que o levou através de terceiros. Desde então não se mexeu mais.

Regular
Regular

Mensagem Post: #20 a segunda 28 ago 2017, 02:52 

Kinder Escreveu:Revejo me em quase todas as tuas palavras. Eu próprio sinto a falta do tipo de caches que falas. Fico triste quando vou aqui ao IAAN e vejo que as últimas caches colocadas baseiam-se maioritariamente em PTs. Quem lá for e começar a investigar indo para trâs verifica que realmente os PTs parece que é o que está a dar.

Não percebo o interesse, mas esse é o meu ponto de vista. No entanto penso que o boom do geocaching realmente foi pelos anos 2013/2015 mas pelos dados estatísticos está a decrescer o número de caches novas por ano e o número de geocachers novos por ano, por isso talvez seja um indício que o boom que surgiu com os smartphones esteja a desaparecer e talvez voltemos ao que era antes daqui a uns anos. (Bem dito Pokemon :) )

E como é normal quando as coisas acalmarem aparecerão novos owners que se esmerarão para ter caches fantásticas. Porque neste momento ainda tens alguns owners assim no activo.

Pode ser que só reste os antigos no fim da febre, aqueles owners que falas. Pelo menos na maioria... Esperemos que daqui a uns anos o pessoal se comece a reunir de novo e comece a haver um maior investimento na qualidade das caches acima da quantidade. Tu próprio tinhas umas grandes caches colocadas (Lembro me da Rose... aquela da chaminé... nunca a fiz mas os logs que lia encantavam-me). Já não colocas uma há uns anitos certo? E, se me perdoas a pergunta, não voltarás a colocar caches?
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante