Está o geocaching a morrer em Portugal?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #1 a domingo 27 ago 2017, 03:07 

Está o geocaching a morrer em Portugal?

Boas noites a todos [8D]
Esta é uma questão que venho tendo há algum tempo e que acho engraçado trazer para a discussão aqui. Se já existe outro tópico com este tipo de questão, perdoem-me. E é somente a minha opinião e humildemente pergunto a vossa :).

Bem, faço geocaching desde 2011. Não sou dos antigos de certeza, mas considero que apanhei o geocaching nos seus tempos áureos, ou pelo menos na parte final destes. Lembro-me de grupos locais que cachando em conjunto se aplicavam a colocar grandes caches, que deram imenso prazer a fazer. Lembro me de haver mais movimento. Lembro-me certamente de haver melhor qualidade de caches. Hoje em dia a maior parte dos «antigos» e dos bons owners perderam o interesse. Alguns deixaram o geocaching por completo. Outros continuam ligados à comunidade... contudo também deixaram quase totalmente o geocaching, participando em eventos esporádicos e fazendo umas caches aqui e ali.

O distrito onde vivo, Coimbra, é um exemplo excelente do que falo, pelo menos no concelho de Coimbra. Existia um grupo que certamente todos (ou pelo menos a grande maioria) conhecem que colocavam caches fantásticas, o GeoGang. Caches entusiasmantes, sempre diferentes. Nunca mais colocaram uma geocache e praticamente desapareceram dos logs, com grande pena minha. Desde aí, ouve um ou outro owner que se esforçaram mas rapidamente perderam o interesse. Caches novas são raras e boas caches ainda mais. Está tudo muito parado... Tenho uma geocache à entrada da cidade que não recebe uma visita desde Abril. Recebeu 6 visitas desde o início do ano.

Aquelas caches de aventura já praticamente não se vêm... escaladas, caminhadas monumentais no meio da floresta... letters ou multis que implicavam um verdadeiro desafio e que ficam marcadas na memória pela história, pelos containers fantásticos... Um grande exemplo: GPN (letter-) , que grande cache... e tantas outras, Quenofobia (letter-) ... a cache do Exploratório em Coimbra (multi-) , o mistério do vôo 666 etc (unknown-) ...

Os colegas que cachavam comigo perderam o interesse após a banalização dos compais, micros enfiadas em locais desinteressantes, caches sem conteúdo... lixo na maioria dos casos, destruição constante de containers, inveja de outros geocachers e discussões... etc. Certo é que continuam a existir grandes caches mas começam a escassear. Eu próprio já por duas vezes me ia despegando do geocaching... estive um ano sem fazer uma cache e sem vir ao site e aqui ao forum ver como estavam as coisas, só o facto de vir para os USA e de cá ter amigos geocachers me fez «despertar» ahah. Confesso que o entusiasmo já não é o que era... e a vontade de «cachar» idem aspas... talvez esteja para breve uma ida ao psicólogo [:D] [:D] .
O próprio forum parece me mais parado... eu apesar de não ser um participante ativo lá ia lendo umas coisinhas.
Será que o boom do Geocaching e de tudo o que de negativo isso trouxe deixou mazelas permanentes a este hobby que todos gostamos?
Será que é só uma fase decrescente e que poderá voltar ao que era?
Será que estou a sonhar e que está tudo bem, que os geocachers vão e vêm e que é natural esta perda de interesse?

Como estão as coisas na vossa zona? Como está a vossa situação pessoal em relação ao geocaching? Gostava de abrir um interessante forum de partilha de ideias sobre isto...
Um abraço.
Marcos (FoundItPro)

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #2 a domingo 27 ago 2017, 08:32 

Re: Está o geocaching a morrer em Portugal?

Revejo-me em muito nas tuas palavras e entendo toda a situação, apesar de não ser da zona de Coimbra e ter "entrado" no Geocaching um ano mais tarde que tu.

Muito do que se vê hoje em dias, é de certa forma fruto da evolução do Geocaching, em virtude do objectivo de aumentar números, quer seja encontradas como colocadas, já ouvi histórias de: "ainda vou ser o gajo com mais caches colocadas no distrito X" (cumpriu a expressão proclamada, mas hoje as caches estão arquivadas ou com pedidos de manutenção); " Só quero o número 1 em tal lado" (em alto e bom som)... isto só mostra que o jogo se baseia em números.
Não vou dizer que ando atrás de números, ando mas de uma forma saudável e não com o objectivo de encontrar 400 caches num dia, ou numa manhã... quero com isto dizer que a busca pelos números reflecte-se posteriormente nos logs, onde no meio de tanta cache para registar online, repito registar online, como encontrada, pouco há a dizer nos logs, e se questionas tais pessoas o porquê de fazer os logs todos iguais, respondente logo que as caches têm a descrição em todas igual, que os contentores são todos iguais, resultado logs iguais, também o faço nos PT's assim, mas lá no meio desse enorme PT de 400 caches, há um enigma que tem o seu quê de aprendizagem, a letter fantástica, a multi que nos permite ver detalhes que no dia a dia nos passam ao lado, mas ao efectuarem os logs online, estas boas caches, são rotuladas com um log da receita de "fígado de porco com cebolada" ou " qualquer coisa á brás" (não gosto de nenhum).

Conclusão, esse é o retorno que se tem, quando se cria uma cache e depois ela é apenas mais uma no meio de um PT (por vezes não está no meio do PT, nem lá perto, mas um dos retrovisores do cachemobile passou a menos de 1km), que foi encontrada ao ritmo de tantas outras, onde não há distinção e se não há distinção, tens um retorno de "zero", logo para quem cria e depois receber uns belos registos de cebolada, torna-se frustrante. Faço logs iguais, mas gosto de distinguir estas caches diferentes das outras porque valem a pena, há quem não perceba isso.
E ainda há a malta do log later, que fazem o log later na hora que encontraram a cache, mas nunca mais alteram o log later, porque não têm tempo para tal, ou um log later uma semana mais tarde do "found it", onde se não teve tempo do log later na hora é porque não teve tempo para efectuar o registo, logo pode adiar mais uns dias e fazer o log em condições...

CRSI Escreveu:

Aquelas caches de aventura já praticamente não se vêm... escaladas, caminhadas monumentais no meio da floresta... letters ou multis que implicavam um verdadeiro desafio e que ficam marcadas na memória pela história, pelos containers fantásticos...

Porquê criar uma cache de escalada, de caminhadas, etc... etc..., se posteriormente só vão ao ponto final, quando vão, numa de escalada, vai um lá cima assina por todos (também já passei por isto, mas porque começou a chover e a segurança em primeiro lugar), porque não há tempo para os restantes experimentarem, ou porque têm medo, porque não têm confiança... não se tenta mudar porque não se quer.

Conheço um caso, onde a cache estava no alto de uma árvore e passado uns meses quem lá foi achou que ficava melhor na base da árvore, mas quem lá ia não se prenunciava que a ache estava na base, porque estava tudo bem para quem lá ia, este é o mau retorno que se tem. E depois??? Vale a pena criar caches diferentes??? Para que a malta tens experiências diferentes???

CRSI Escreveu:
Será que o boom do Geocaching e de tudo o que de negativo isso trouxe deixou mazelas permanentes a este hobby que todos gostamos?
Será que é só uma fase decrescente e que poderá voltar ao que era?
Será que estou a sonhar e que está tudo bem, que os geocachers vão e vêm e que é natural esta perda de interesse?

O boom de Geocaching... para mim só apanhei o boom e com o tempo fui mudando os gostos em função dos objectivos que crio para mim próprio, nem que esses objectivos passem por encontrar o bom, o mau e o muito mau, mas há sempre algo que desperta a atenção onde se insere a parte do fantástico e esse Geocaching, está sempre no "To Do", nem todos temos gostar das mesmas coisas, gostar do mesmo tipo de caches, do mesmo tipo de locais... temos de ter de tudo e novas experiências, para saber o que cada um quer/gosta.

Não interpreto que seja um fase descrente, mas sim uma fase da evolução do Geocaching em função daquilo que foi criado nos últimos anos. Claro que para alguns é complicado encontrar as boas caches, para outras são tudo caches boas, mas é diferente encontrar uma cache na beira da estrada, de encontrar uma cache na estrada da Beira...

O sonhar, sonhamos sempre com o melhor, o que é o melhor para uns, pode não ser o melhor para outros, claro que hoje em dia é mais complicado de seleccionar o melhor, é uma questão de se criarem métodos e ferramentas para seleccionar o interesse próprio de forma a não deixar morrer o bichinho... há geocachers passageiros que entram e saem, sem se dar pela sua passagem, há uns os entram e vão-se mantendo activos (quando me refiro a activos é ir às caches com regularidade, todas os dias para uns, nem que seja na beira da estrada, todas as semanas para outros), há outros que entraram, ficaram mas não são activos só vão a determinadas caches, conheço quem vá só a eventos, caches zero, porque de um momento para o outro o ir a determinadas caches era uma banalidade, e há quem não goste do banal e que queira sempre algo diferente a cada prova que lhe apareça pela frente, e não há disso ao virar da esquina todos os dias.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #3 a domingo 27 ago 2017, 11:32 

Revejo me em quase todas as tuas palavras. Eu próprio sinto a falta do tipo de caches que falas. Fico triste quando vou aqui ao IAAN e vejo que as últimas caches colocadas baseiam-se maioritariamente em PTs. Quem lá for e começar a investigar indo para trâs verifica que realmente os PTs parece que é o que está a dar.

Não percebo o interesse, mas esse é o meu ponto de vista. No entanto penso que o boom do geocaching realmente foi pelos anos 2013/2015 mas pelos dados estatísticos está a decrescer o número de caches novas por ano e o número de geocachers novos por ano, por isso talvez seja um indício que o boom que surgiu com os smartphones esteja a desaparecer e talvez voltemos ao que era antes daqui a uns anos. (Bem dito Pokemon :) )

E como é normal quando as coisas acalmarem aparecerão novos owners que se esmerarão para ter caches fantásticas. Porque neste momento ainda tens alguns owners assim no activo.
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #4 a domingo 27 ago 2017, 12:09 

CRSI Escreveu:Aquelas caches de aventura já praticamente não se vêm... escaladas, caminhadas monumentais no meio da floresta...

Pois ... o geocaching não é só para quem tem grande preparação física e aguenta grandes caminhadas no meio da floresta ou para quem tem capacidade e equipamento para escaladas.
O geocaching é para todos e é nesse âmbito que deve ser assumido pelos owners.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #5 a domingo 27 ago 2017, 12:33 

Kinder Escreveu:...Fico triste quando vou aqui ao IAAN e vejo que as últimas caches colocadas baseiam-se maioritariamente em PTs. Quem lá for e começar a investigar indo para trâs verifica que realmente os PTs parece que é o que está a dar...

Se vires bem (e para 2017) temos

860 Eventos
~1.100 caches de PT's
~1.800 caches não PT's

Assim com um bocado de trabalho até encontras algumas coisa que se aproveite :) Até encontras 19 caches T5, sendo 9 de Aveiro para cima, 7 nos Açores e apenas 3 no Centro e Sul ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a domingo 27 ago 2017, 12:37 

A J Pombo Escreveu:
CRSI Escreveu:Aquelas caches de aventura já praticamente não se vêm... escaladas, caminhadas monumentais no meio da floresta...

Pois ... o geocaching não é só para quem tem grande preparação física e aguenta grandes caminhadas no meio da floresta ou para quem tem capacidade e equipamento para escaladas.
O geocaching é para todos e é nesse âmbito que deve ser assumido pelos owners.

Não é só...mas também :)
Assim o que interessa é oferta diversificada e depois cada um tem de ter um bocadinho de trabalho a escolher o que lhe interessa.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #7 a domingo 27 ago 2017, 13:02 

jasafara Escreveu:
Kinder Escreveu:...Fico triste quando vou aqui ao IAAN e vejo que as últimas caches colocadas baseiam-se maioritariamente em PTs. Quem lá for e começar a investigar indo para trâs verifica que realmente os PTs parece que é o que está a dar...

Se vires bem (e para 2017) temos

860 Eventos
~1.100 caches de PT's
~1.800 caches não PT's

Assim com um bocado de trabalho até encontras algumas coisa que se aproveite :) Até encontras 19 caches T5, sendo 9 de Aveiro para cima, 7 nos Açores e apenas 3 no Centro e Sul ;)

Não disse o contrário. Mas 1100 caches de PTs quando temos por essas contas 2900 caches colocadas, é um exagero. Isso faz nos pensar. Qual razão para isso acontecer?

Vontade incontrolável de colocar uma cache? Vontade de ter muitas colocadas?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a domingo 27 ago 2017, 13:06 

Kinder Escreveu:...Vontade incontrolável de colocar uma cache? Vontade de ter muitas colocadas?

Um PT/Geo Arte é indispensável para atrair muito pessoal aos eventos...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #9 a domingo 27 ago 2017, 14:34 

jasafara Escreveu:
Kinder Escreveu:...Vontade incontrolável de colocar uma cache? Vontade de ter muitas colocadas?

Um PT/Geo Arte é indispensável para atrair muito pessoal aos eventos...

Se for atrair pessoal para eles só lá irem assinar o nome e porem-se a andar, não sei se interessa. Outra coisa que está a mudar. Antes ia-se ao evento, convivia-se e depois ia-se às caches agora vai se lá assina-se e vai-se embora.

Quantos não vi a irem ao Love Love só para assinar.

E sinceramente acho que não precisas disso para atrair pessoas, basta uma coisa bem organizada. Existem owners de eventos que eu nem penso vou logo.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a domingo 27 ago 2017, 14:54 

Kinder Escreveu:...E sinceramente acho que não precisas disso para atrair pessoas, basta uma coisa bem organizada. Existem owners de eventos que eu nem penso vou logo.

Completamente de acordo. Posso não ir por não ter possibilidade mas que quando vou é satisfação garantida é seguro.
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes