Regular
Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27
Está o geocaching a morrer em Portugal?
Esta é uma questão que venho tendo há algum tempo e que acho engraçado trazer para a discussão aqui. Se já existe outro tópico com este tipo de questão, perdoem-me. E é somente a minha opinião e humildemente pergunto a vossa
Bem, faço geocaching desde 2011. Não sou dos antigos de certeza, mas considero que apanhei o geocaching nos seus tempos áureos, ou pelo menos na parte final destes. Lembro-me de grupos locais que cachando em conjunto se aplicavam a colocar grandes caches, que deram imenso prazer a fazer. Lembro me de haver mais movimento. Lembro-me certamente de haver melhor qualidade de caches. Hoje em dia a maior parte dos «antigos» e dos bons owners perderam o interesse. Alguns deixaram o geocaching por completo. Outros continuam ligados à comunidade... contudo também deixaram quase totalmente o geocaching, participando em eventos esporádicos e fazendo umas caches aqui e ali.
O distrito onde vivo, Coimbra, é um exemplo excelente do que falo, pelo menos no concelho de Coimbra. Existia um grupo que certamente todos (ou pelo menos a grande maioria) conhecem que colocavam caches fantásticas, o GeoGang. Caches entusiasmantes, sempre diferentes. Nunca mais colocaram uma geocache e praticamente desapareceram dos logs, com grande pena minha. Desde aí, ouve um ou outro owner que se esforçaram mas rapidamente perderam o interesse. Caches novas são raras e boas caches ainda mais. Está tudo muito parado... Tenho uma geocache à entrada da cidade que não recebe uma visita desde Abril. Recebeu 6 visitas desde o início do ano.
Aquelas caches de aventura já praticamente não se vêm... escaladas, caminhadas monumentais no meio da floresta... letters ou multis que implicavam um verdadeiro desafio e que ficam marcadas na memória pela história, pelos containers fantásticos... Um grande exemplo: GPN
, que grande cache... e tantas outras, Quenofobia
... a cache do Exploratório em Coimbra
, o mistério do vôo 666 etc
...Os colegas que cachavam comigo perderam o interesse após a banalização dos compais, micros enfiadas em locais desinteressantes, caches sem conteúdo... lixo na maioria dos casos, destruição constante de containers, inveja de outros geocachers e discussões... etc. Certo é que continuam a existir grandes caches mas começam a escassear. Eu próprio já por duas vezes me ia despegando do geocaching... estive um ano sem fazer uma cache e sem vir ao site e aqui ao forum ver como estavam as coisas, só o facto de vir para os USA e de cá ter amigos geocachers me fez «despertar» ahah. Confesso que o entusiasmo já não é o que era... e a vontade de «cachar» idem aspas... talvez esteja para breve uma ida ao psicólogo
O próprio forum parece me mais parado... eu apesar de não ser um participante ativo lá ia lendo umas coisinhas.
Será que o boom do Geocaching e de tudo o que de negativo isso trouxe deixou mazelas permanentes a este hobby que todos gostamos?
Será que é só uma fase decrescente e que poderá voltar ao que era?
Será que estou a sonhar e que está tudo bem, que os geocachers vão e vêm e que é natural esta perda de interesse?
Como estão as coisas na vossa zona? Como está a vossa situação pessoal em relação ao geocaching? Gostava de abrir um interessante forum de partilha de ideias sobre isto...
Um abraço.
Marcos (FoundItPro)