Anúncio das Nomeadas dos Prémios GPS 2016

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Site Admin

Registado: quarta 04 jul 2012, 00:23

Mensagem Post: #171 a sábado 25 fev 2017, 00:19 

Re: Anúncio das Nomeadas dos Prémios GPS 2016

joom Escreveu:Já agora, é possível serem publicados os critérios de nomeação? Assim deixa de haver dúvidas.

Os critérios de selecção das nomeadas estão aqui.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 27 ago 2014, 19:01

Mensagem Post: #172 a sábado 25 fev 2017, 00:20 

joom Escreveu:Ou seja, se uma boa parte vê a importância de bons relatos com fotografias porque se continua a escolher caches somente com recurso aos favoritos?

É algo bastante interessante e neste caso podia se utilizar logs de BM e PM, onde o criterio se poderia basear na média de fotos por logs.

Mas também se levantaria a questao de, quem quisesse que uma cache fosse nomeada colocasse um X numero de fotos para subir a média e colocar a cache em nomeação ...

Há sempre varias questões que se levantam, mas é uma ideia... cabe a quem "decide" considerar ou não ;)
Epá, não te xateies... vai fazer geocaching que isso passa ;)

Imagem
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #173 a sábado 25 fev 2017, 00:24 

xptopt Escreveu:
joom Escreveu:Já agora, é possível serem publicados os critérios de nomeação? Assim deixa de haver dúvidas.

Obrigado.

Site Admin

Registado: quarta 04 jul 2012, 00:23

Mensagem Post: #174 a sábado 25 fev 2017, 00:28 

AndréPaulo Escreveu:Mas também se levantaria a questao de, quem quisesse que uma cache fosse nomeada colocasse um X numero de fotos para subir a média e colocar a cache em nomeação ...

E em relação à extensão do texto dos logs também se pode dizer a mesma coisa (e dizer outras mais). Olha aqui este log numa cache minha e que nem sequer faz uma única referência à cache em questão:

"Um Mega evento em Espinho?
Claro que temos de lá ir dar um saltinho.
Estava com grandes espectativas e estas não sairam goradas.
Valeu a pena, os 4 dias que por lá andámos, deu para fazer a totalidade ou a quase totalidade das caches espinhenses.
Foram feitas a sua grande maioria em grupo, acompanhado de muitos geocachers que fiquei a conhecer.
Foi um bom Mega e de tudo que nos foi proporcionado adorei o bolo, o bolo estava uma delícia.
Fiquei a conhecer o concelho de Espinho todo, desde o mar até à fronteira, o interior, tudo por onde havia caches.
Fiz earthcaches, labcaches, multicaches, mega caches eventos caches, enigma caches, leter caches acho que só faltou virtual caches, alguns containers engraçados outros mais curriqueiros, mas tudo faz parte do jogo , e nem todos os owners têm dinheiro para investir em caches, principalmente porque as mais giras muitas vezes desaparecem ou são danificadas.
Fiz alguns PT, e dá para ver o trabalho que os owners tiveram ao faze-lo e a colocá-los e a manter as caches, não é fácil e eu sei disso, por isso não desvalorizo, como alguns fazem de barriga cheia, que primeiro logam e depois dizem mal ou mandam arquivar,
Quero fazer o meu agradecimento a todos os owners, o log é generalista, mas como compreendem, durante um "tsunami" de caches num mega evento, é dificil individualizar os logs, mesmo assim é sempre melor que um OPC, ou é a minha 56...graças a vocês owners que colocam caches e mantêm vivo o jogo/desporto/lazer/hobbie que nós vamos colocando mais mais sorrisos nos mapas, a todos vós eu reconheço o vosso trabalho, desde as caches mais simples às mais elaboradas.
Quem coloca caches mantém o geocaching vivo, e penso que quem colocasse mais que um X número de caches devia ter o PRemium Member Gratuito durante um ano, afinal se nós não colocarmos caches o jogo não se desenvolve, e não existe.
Estes 4 dias em Espinho deu para fazer se não estou em erro as 100% de caches activas.
Foi uma excelente inciativa fazerem este MEGA, os owners, nunca pensaram ter tantos logs nas suas caches, foi um "tsunami" que varreu as caches de Espinho, as valeu a pena pois ficámos a conhecer melhor a cidade e o Concelho, e isso ale sempre a pena.
Espero que este MEGA se repita, todos merecemos.
Un événement Mega à Espinho?
Bien sûr, nous allons à partir de là prendre un petit saut.
Était avec de grandes attentes et ils n'ont pas quitté contrariés.
Il valait les 4 jours que nous y sommes allés, donné à tous ou presque tous espinhenses caches.
Ont été faites la plupart du temps en groupe, accompagnés par de nombreux géocacheurs que j'ai appris à connaître.
Mega était un bon et tout ce que nous avons accordée aimé le gâteau, le gâteau était délicieux.
J'ai appris à connaître l'ensemble de la municipalité de Espinho, de niveau de la mer jusqu'à la frontière, à l'intérieur, tout ce qu'il avait caches.
Fait Earthcaches, labcaches, multicaches, méga-événements caches caches, les caches de puzzle, caches pensent leter ne manquait caches virtuelles, certains curriqueiros drôles la plupart des autres conteneurs, mais toute la partie du jeu, et non pas tous les propriétaires ont de l'argent à investir dans des caches, principalement parce que le plus mignon disparaissent souvent ou sont endommagés."

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #175 a sábado 25 fev 2017, 00:45 

xptopt Escreveu:
AndréPaulo Escreveu:Mas também se levantaria a questao de, quem quisesse que uma cache fosse nomeada colocasse um X numero de fotos para subir a média e colocar a cache em nomeação ...

E em relação à extensão do texto dos logs também se pode dizer a mesma coisa (e dizer outras mais). Olha aqui este log numa cache minha e que nem sequer faz uma única referência à cache em questão:

"Um Mega evento em Espinho?
Claro que temos de lá ir dar um saltinho.
Estava com grandes espectativas e estas não sairam goradas.
Valeu a pena, os 4 dias que por lá andámos, deu para fazer a totalidade ou a quase totalidade das caches espinhenses.
Foram feitas a sua grande maioria em grupo, acompanhado de muitos geocachers que fiquei a conhecer.
Foi um bom Mega e de tudo que nos foi proporcionado adorei o bolo, o bolo estava uma delícia.
Fiquei a conhecer o concelho de Espinho todo, desde o mar até à fronteira, o interior, tudo por onde havia caches.
Fiz earthcaches, labcaches, multicaches, mega caches eventos caches, enigma caches, leter caches acho que só faltou virtual caches, alguns containers engraçados outros mais curriqueiros, mas tudo faz parte do jogo , e nem todos os owners têm dinheiro para investir em caches, principalmente porque as mais giras muitas vezes desaparecem ou são danificadas.
Fiz alguns PT, e dá para ver o trabalho que os owners tiveram ao faze-lo e a colocá-los e a manter as caches, não é fácil e eu sei disso, por isso não desvalorizo, como alguns fazem de barriga cheia, que primeiro logam e depois dizem mal ou mandam arquivar,
Quero fazer o meu agradecimento a todos os owners, o log é generalista, mas como compreendem, durante um "tsunami" de caches num mega evento, é dificil individualizar os logs, mesmo assim é sempre melor que um OPC, ou é a minha 56...graças a vocês owners que colocam caches e mantêm vivo o jogo/desporto/lazer/hobbie que nós vamos colocando mais mais sorrisos nos mapas, a todos vós eu reconheço o vosso trabalho, desde as caches mais simples às mais elaboradas.
Quem coloca caches mantém o geocaching vivo, e penso que quem colocasse mais que um X número de caches devia ter o PRemium Member Gratuito durante um ano, afinal se nós não colocarmos caches o jogo não se desenvolve, e não existe.
Estes 4 dias em Espinho deu para fazer se não estou em erro as 100% de caches activas.
Foi uma excelente inciativa fazerem este MEGA, os owners, nunca pensaram ter tantos logs nas suas caches, foi um "tsunami" que varreu as caches de Espinho, as valeu a pena pois ficámos a conhecer melhor a cidade e o Concelho, e isso ale sempre a pena.
Espero que este MEGA se repita, todos merecemos.
Un événement Mega à Espinho?
Bien sûr, nous allons à partir de là prendre un petit saut.
Était avec de grandes attentes et ils n'ont pas quitté contrariés.
Il valait les 4 jours que nous y sommes allés, donné à tous ou presque tous espinhenses caches.
Ont été faites la plupart du temps en groupe, accompagnés par de nombreux géocacheurs que j'ai appris à connaître.
Mega était un bon et tout ce que nous avons accordée aimé le gâteau, le gâteau était délicieux.
J'ai appris à connaître l'ensemble de la municipalité de Espinho, de niveau de la mer jusqu'à la frontière, à l'intérieur, tout ce qu'il avait caches.
Fait Earthcaches, labcaches, multicaches, méga-événements caches caches, les caches de puzzle, caches pensent leter ne manquait caches virtuelles, certains curriqueiros drôles la plupart des autres conteneurs, mais toute la partie du jeu, et non pas tous les propriétaires ont de l'argent à investir dans des caches, principalement parce que le plus mignon disparaissent souvent ou sont endommagés."

Há certamente ferramentas para ver algumas coisas, por exemplo no project-gc dá para ver a variedade dos registos. Quantidade de letras não significa directamente leitura compreensível. Acho que se deve privilegiar os bons registos, geralmente boas caches dão bons registos. Há quem não pense assim e brinda as caches que "encontra" com o tipo de registo que aprecia receber nas suas caches. É esse o caminho para a "qualidade"? Não.

Agora é tarde para se discutir isto pela enésima vez. Há quem tenha acordado agora, pode ser que com mais vozes se mude alguma coisa, com tempo.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #176 a sábado 25 fev 2017, 00:50 

joom Escreveu:
xptopt Escreveu:

Obrigado.

Esqueci-me de referir. Deviam estar incluídos nestes critérios, para que não haja qualquer dúvidas ou seja necessário andar a "escavar" no fórum. Quanto tempo é que as caches a concurso têm que estar activas e qual foi a data em que foi efectuada a selecção das caches. A data do ficheiro do IANN.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #177 a sábado 25 fev 2017, 01:07 

joom Escreveu: Deviam estar incluídos nestes critérios, para que não haja qualquer dúvidas ou seja necessário andar a "escavar" no fórum. Quanto tempo é que as caches a concurso têm que estar activas

Isso faz parte das guidelines da GS... não é um critério dos prémios!

joom Escreveu:...e qual foi a data em que foi efectuada a selecção das caches. A data do ficheiro do IANN.

Concordo!
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #178 a sábado 25 fev 2017, 01:39 

Há muito tempo que não via tanta animação aqui pelo (geopt-) [^]
Continuem!

Só uma nota para o joom. Como já lhe referi ele que me indique uma cache que merecesse ser nomeada quanto a ele e que pudesse ser identificada apenas pelos logs e pelas fotos e eu pensarei numa forma de incluir critérios de fotos e tamanhos de logs separando o trigo do joio (e isso não é impossível ;)).
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #179 a sábado 25 fev 2017, 01:50 

jasafara Escreveu:Há muito tempo que não via tanta animação aqui pelo (geopt-) [^]
Continuem!

Só uma nota para o joom. Como já lhe referi ele que me indique uma cache que merecesse ser nomeada quanto a ele e que pudesse ser identificada apenas pelos logs e pelas fotos e eu pensarei numa forma de incluir critérios de fotos e tamanhos de logs separando o trigo do joio (e isso não é impossível ;)).

Nas deste ano? Ainda não fui ver, mas as daqui da zona, e que acho interessantes não têm esse problema. Custa-me é ver caches, elevadas aos píncaros, sem sem nenhuma fotografia, sem nenhum relato com sumo daqueles que só pela sua leitura nos desperte o interesse em ir lá. Mas isso é um ponto de vista, outros preferem outros critérios.

O tamanho per si não é identificador mas o tamanho cruzado com o número de fotos já indica qualquer coisa.

No anos anteriores não é difícil.

Deste ano (2016, claro) vou ver com calma.

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 07 jun 2011, 18:04

Mensagem Post: #180 a sábado 25 fev 2017, 02:06 

Só um aparte. Fala-se muito na qualidade dos registos escritos, nos relatos com "cabeça, tronco e membros", fazendo-se muito bem a distinção da mera verborreia estéril, mas quando se referem as fotografias geralmente é sempre pelo prisma da quantidade: +fotos = +qualidade... Ora, esta equação parece-me muito falível. Se há palavras ocas que não acrescentam nada à comunicação, o mesmo se pode aplicar às imagens, que são uma forma de comunicação diferente mas paralela do ponto de vista da informação. Na minha perspectiva, um registo visual tem a mesma "dignidade" do texto; colocar uma foto sem conteúdo ou então despejar simplesmente uma enorme quantidade de imagens sem o mínimo critério não chega, equivale a um OPC/TFTC ou então a um daqueles relatos com uma congestão de palavras que descrevem tudo o que o geocacher fez nesse dia, falam de tudo e de nada, e no final pedem "desculpa ao owner pelo log generalista"... [xx(]
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante