Prémios GPS 2016

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #21 a terça 14 fev 2017, 23:15 

Re: Prémios GPS 2016

Para o 1º problema não encontrei solução ... (os prémios GPS têm em consideração todos os logs ou apenas os logs de members premium? É utilizado o racio da GS? E os membros que eram premium e deixaram de ser?)

Para o 2º, optei por sacar todos os logs das caches presentes no meu exercício ...

Mas o meu objectivo é apenas académico ... tenho o Gsak instalado há mais de 4 anos e nunca explorei as potencialidades desta ferramenta [:D]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #22 a terça 14 fev 2017, 23:48 

A J Pombo Escreveu:Para o 1º problema não encontrei solução ... (os prémios GPS têm em consideração todos os logs ou apenas os logs de members premium? É utilizado o racio da GS? E os membros que eram premium e deixaram de ser?)

Para o 2º, optei por sacar todos os logs das caches presentes no meu exercício ...

Mas o meu objectivo é apenas académico ... tenho o Gsak instalado há mais de 4 anos e nunca explorei as potencialidades desta ferramenta [:D]

O rácio da GS não é recuperável mas para os prémios o objectivo é recalculá-lo com rigor (o mesmo rigor que o IAAN deveria ter para todas as caches mas que por razões várias nomeadamente o atraso nas actualizações não consegue).

Para se conseguir calcular um rácio exactamente igual ao da GS é preciso

1) Ter todos os logs (na verdade todos os founds)
2) Saber quem atribuiu favoritos a que caches
3) Ter a posição actualizada do type do geocacher (PM/BM)

Por cruzamento entre 1 e 3 sabe-se o número de founds PM.
Por cruzamento entre 2 e 3 sabe-se quantos dos que deram favoritos deixaram de ser PM.
Depois é uma fórmula simples :)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #23 a quarta 15 fev 2017, 00:23 

jasafara Escreveu:

Por cruzamento entre 2 e 3 sabe-se quantos dos que deram favoritos deixaram de ser PM.

Acho que vou levantar uma questão que já deve ter sido respondida algures: se eu tiver sido PM e tiver atribuído um favorito (no momento da contabilização já não sou PM), este conta ou não para o rácio das caches?
Estou a imaginar, por exemplo, uma cache que é visitada por 4 "beta testers", que por acaso têm uma PM temporária ... a cache fica com 4 founds/4 favoritos (rácio de 100% favoritos), mas no momento das nomeações as licenças temporárias já expiraram ...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #24 a quarta 15 fev 2017, 01:14 

A J Pombo Escreveu:
jasafara Escreveu:

Acho que vou levantar uma questão que já deve ter sido respondida algures: se eu tiver sido PM e tiver atribuído um favorito (no momento da contabilização já não sou PM), este conta ou não para o rácio das caches?
Estou a imaginar, por exemplo, uma cache que é visitada por 4 "beta testers", que por acaso têm uma PM temporária ... a cache fica com 4 founds/4 favoritos (rácio de 100% favoritos), mas no momento das nomeações as licenças temporárias já expiraram ...

O rácio continua 100%...
A fórmula é

Favoritos / (founds PM + Founds BM que deram favoritos)

Eventualmente poderia fazer mais sentido ser

(Favoritos - Founds BM que deram favoritos) / founds PM

Caso em que no teu exemplo o rácio seria 0% (não que seja grande ideia dividir 0 por 0... :))

Este é um caso limite. Para a maioria dos casos o rácio seria sempre menor, mas não tanto assim.
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #25 a quarta 15 fev 2017, 23:10 

jasafara Escreveu:A fórmula é

Favoritos / (founds PM + Founds BM que deram favoritos)

Eventualmente poderia fazer mais sentido ser

(Favoritos - Founds BM que deram favoritos) / founds PM

Os "founds PM" assume que no dia do found o geocacher era PM ou as contas são feitas "ao dia actual"? Há aqui a nuance de assumir que os actuais PM já o eram quando descobriram a cache e deram (ou não) favorito [:D]

De qualquer das formas (acho que já escrevi isto algures) parece-me demasiado simplista e redutor (também demasiado propício a "arranjinhos") considerar apenas o racio de favoritos. Não acho justo que uma cache com 1 found e um favorito seja nomeada. [Peço desculpa por expressar abertamente a minha opinião, mas já ando nisto há tempo suficiente para ter percebido alguns "esquemas".]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #26 a quarta 15 fev 2017, 23:33 

A J Pombo Escreveu:[Peço desculpa por expressar abertamente a minha opinião, mas já ando nisto há tempo suficiente para ter percebido alguns "esquemas".]

Todos sabemos que existem esquemas mas se excluímos as caches com um favorito os esquemas adaptam-se a dois favoritos e depois a três...e por aí fora. Se alguém quiser muito que uma cache seja nomeada não será muito difícil consegui-lo. Depois ter uma votação de jeito é que já será mais complicado ou então entrar num nível de batota mais sofisticado.

A qualidade de BM/PM é sempre em consideração ao dia actual. Obviamente quem deu favorito era PM quando o deu.
Pelo critério oficial da GS que também seguimos porque seria muito polémico termos um critério alternativo quem deu um favorito não o perde quando deixa de ser PM pelo que continua a contar para o rácio de favoritos.
Para as caches de 2016 o record está numa cache em que 14 dos que deram favoritos passaram a BM :)
No entanto mesmo que o rácio não os considerasse continuaria a estar num patamar de rácio que a nomearia.
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #27 a quarta 15 fev 2017, 23:39 

jasafara Escreveu:Todos sabemos que existem esquemas mas se excluímos as caches com um favorito os esquemas adaptam-se a dois favoritos e depois a três...e por aí fora.

Daí a vantagem em colocar todas as caches "a concurso" ... cada um votava nas que considerava melhores, não havendo "esquemas" nem "arranjinhos" para conseguir ter uma cache nomeada [8D]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #28 a quarta 15 fev 2017, 23:49 

A J Pombo Escreveu:
jasafara Escreveu:Todos sabemos que existem esquemas mas se excluímos as caches com um favorito os esquemas adaptam-se a dois favoritos e depois a três...e por aí fora.

Daí a vantagem em colocar todas as caches "a concurso" ... cada um votava nas que considerava melhores, não havendo "esquemas" nem "arranjinhos" para conseguir ter uma cache nomeada [8D]

Perdia-se o que para mim é um dos principais atractivos dos GPS que é ter a meta de procurar fazer um número razoável de caches dentro das nomeadas e se possível com uma boa distribuição nacional.
Claro que eu posso sempre seleccionar as caches pelo rácio sem que tenham de ser nomeadas e é o que faço no período SET-FEV mas não é a mesma coisa :)

Depois entre outros problemas o esquemas de votação teria de ser profundamente modificado para em vez de beneficiar quem faz muitas nomeadas (tendencialmente boas caches) não beneficiar quem faz muitas caches (tendencialmente na maioria menos boas caches).

Enfim conversas recorrentes que sempre aparecem na antecipação das nomeações [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #29 a quarta 15 fev 2017, 23:52 

jasafara Escreveu:Enfim conversas recorrentes que sempre aparecem na antecipação das nomeações

... e que eu vou terminar por aqui, porque não tenho qualquer cache "em perigo" de ser nomeada :lol:

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #30 a quarta 15 fev 2017, 23:58 

A J Pombo Escreveu:
jasafara Escreveu:Enfim conversas recorrentes que sempre aparecem na antecipação das nomeações

... e que eu vou terminar por aqui, porque não tenho qualquer cache "em perigo" de ser nomeada :lol:

Podes não ter caches nomeadas, mas contribuístes com os teus favoritos para que algumas sejam nomeadas ;)
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante