Açores, Arquipélago Central

Low-cost it's my middle name

Moderador: prodrive

Regular
Regular

Registado: quinta 03 jun 2010, 21:16

Mensagem Post: #1 a quarta 31 ago 2016, 12:27 

Açores, Arquipélago Central

Bom dia pessoas gostava de pedir a vossa ajuda,

Este ano vou até ao centro do Atlântico mais concretamente para o arquipélago central dos Açores (Pico, São Jorge, Faial )e gostava muito de poder contar com a vossa ajuda.

Gostava portanto que me indicassem caches a não perder, aquelas que seria um crime estar lá e não fazer. Mas por outro lado gostava que me revelassem também os segredos escondidos que não posso perder (quer sejam revelados através de caches ou não)

Por fim se me souberem indicar sítios onde pernoitar e mais que tudo onde alugar um carro baratucho era o ideal, principalmente o carro.

Obrigado

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #2 a sexta 02 set 2016, 00:25 

Re: Açores, Arquipélago Central

Olá Shidoki,

Em primeiro lugar felicito-te pela tua escolha! Os Açores são, de há alguns anos para cá, o meu destino de eleição e a cada visita fico mais apaixonada por cada ilha! Todas diferentes, todas fascinantes, não sei se é a tua primeira visita ao grupo central, mas tenho a certeza que vais ficar encantado com o que te espera!
É muito difícil recomendar-te alguns lugares / caches em detrimento de outros, mas como também peço muitas vezes este tipo de ajuda e opinião, também gosto de retribuir com a minha modesta contribuição quando é possível.
Estive recentemente no grupo central (Pico + Faial + São Jorge + Terceira) e vim de lá uma vez mais de alma cheia!

Deixo-te aqui algumas sugestões de caches que gostei particularmente:

Faial:
O Respirar de Neptuno: cache muito acessível e excelente balanço local / container;
Caldeirinhas da Guia: o Monte da Guia é imperdível. Vistas woaw!
Horta: Cache virtual, uma das caches mais antigas de Portugal, uma das marinas mais famosas do mundo, ponto de passagem obrigatório!
Morro Castelo Branco: impressionante formação rochosa, muito fotogénica. Se tiveres tempo e disposição vai um pouco mais longe, arrisca a subida (tem trilho e é bastante mais fácil do que possa parecer) e segue até A lenda da casa assombrada. As vistas compensam!
Caldeira: A Caldeira do Faial é mesmo um ex-libris, se tiveres um dia de céu limpo vais ficar impressionado! Além desta Earthcache no mesmo miradouro também existe uma cache tradicional, AZGT Caldeira - Faial. Este é o ponto de observação mais turístico da Caldeira.
Se quiseres ter uma experiência diferente e um ponto de vista bastante mais autêntico e privilegiado, recomendo-te a Faial Projecto Azores.
Daqui, em pouco tempo chegas àquele que para mim é um dos locais mais belos e impressionante dos Açores, o Vulcão dos Capelinhos! Obrigatório, ouviste?!
O must ali do sítio para mim é a Earthcache do Almeidara, Capelinhos Vulcano. Mais uma vez, dependendo do tempo disponível, contorna o farol pela esquerda e procura o trilho que te levará até ao cimo do Vulcão dos Capelinhos. Uma experiência única!
Uma nota ainda para o Mirante da Conceição, uma cache drive-in com um magnífico panorama.

Morro Castelo Branco
Imagem

Pico
Não sei se prevês fazer a subida da Montanha, mas é uma experiência que recomendo, se a meteorologia estiver de feição!
A cache rainha da ilha do Pico é a Atlantis, a cache mais alta de Portugal. Basicamente, se conquistares esta cache então a tua viagem já está ganha [8D]
A afamada Gruta das Torres merece uma visita, gostei imenso das explicações do guia numa linguagem super acessível (grupos restritos, é melhor marcar a visita de véspera), e se és apreciador de lapas e grutas naturais não percas a Frei Matias. Surpreendente!
Um dos locais que mais gostei de visitar foi o Museu do Vinho. A cache está à porta do Museu mas o tesouro está no interior... entrada gratuita e um dos locais mais fotogénicos e sui generis que já visitei! Procura o "coreto vermelho"!
Os Arcos do Cachorro também merecem uma visita, segue a coordenada da cache Ilha Cinzenta.
As Lagoas na zona central da Ilha são uma beleza, experimenta a Lagoa do Paul, O Pastor ou ainda Pico, Projecto Azores junto à Lagoa do Capitão (muito bem dissimulada esta cache... é preciso persistência, mas ela está lá!).
Vale a pena conhecer o Farol da Ponta da Ilha e a sua belíssima cache a condizer. Se tiveres algum tempo ali perto recomendo a Ponta do Castelete, uma cache nomeada Prémios GPS 2015 e a melhor forma de trilhar o famoso biscoito (lavas pahoehoe).
De resto um pouco por toda a ilha encontrarás magníficos moinhos ao estilo deste Moinho de Vento.

Atlantis
Imagem

São Jorge
A melhor experiência que possas ter na Ilha de São Jorge, é conhecer o Team Jorgenses!
O Pedro e a família são pessoas fantásticas e se tiveres a sorte de poder marcar encontro com eles, então não precisas de nenhuma sugestão. Estarás nas mãos do melhor guia da Ilha!
Em todo o caso, recomendo a Urzelina e os seus lindíssimos moinhos; a subida ao Pico da Esperança, o ponto mais alto da ilha Expedição continental cheia de esperança.
Se tiveres tempo e logística para uma espectacular caminhada, não percas o PT Serra-Cubres que te levará até à mágica Caldeira do Santo Cristo, passando pela Fajã da Caldeira e culminando na Fajã dos Cubres.
Na Fajã do Ouvidor não deixes de provar as maravilhosas ameijoas na petisqueira Amílcar (o melhor found da ilha!)...e vai até à Poça do Simão Dias, que não te arrependes!
Nos extremos da ilha, de um lado a Ponta do Topo, do outro, os Rosais e o seu famoso Farol de Rosais.
Por fim, a minha cache favorita da Ilha e uma residente no meu TOP das melhores caches de sempre: Magnificamente Assustador. O nome diz tudo :)

Miradouro da Fajã dos Cubres
Imagem

Pelo meio muitas outras caches certamente merecedoras de visita!
Dica: estas 3 ilhas são muito próximas umas das outras e existem ligações diárias de barco Pico/Faial (15 minutos, cerca de 7 euros ida e volta) e Pico/São Jorge (20 minutos cerca de 12 euros, ida e volta).
É perfeitamente possível ficar de pernoita no Pico durante toda a estadia e ir passar um dia ao Faial e um dia a São Jorge (foi a nossa opção).

Espero ter ajudado, faz boa viagem, aproveita, diverte-te, aprecia, e na volta conta-nos como foi!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 05 fev 2013, 14:38

Mensagem Post: #3 a sexta 02 set 2016, 23:45 

Lusitana Paixão Escreveu:Olá Shidoki,

São Jorge
A melhor experiência que possas ter na Ilha de São Jorge, é conhecer o Team Jorgenses!
O Pedro e a família são pessoas fantásticas e se tiveres a sorte de poder marcar encontro com eles, então não precisas de nenhuma sugestão. Estarás nas mãos do melhor guia da Ilha!
Em todo o caso, recomendo a Urzelina e os seus lindíssimos moinhos; a subida ao Pico da Esperança, o ponto mais alto da ilha Expedição continental cheia de esperança.
Se tiveres tempo e logística para uma espectacular caminhada, não percas o PT Serra-Cubres que te levará até à mágica Caldeira do Santo Cristo, passando pela Fajã da Caldeira e culminando na Fajã dos Cubres.
Na Fajã do Ouvidor não deixes de provar as maravilhosas ameijoas na petisqueira Amílcar (o melhor found da ilha!)...e vai até à Poça do Simão Dias, que não te arrependes!
Nos extremos da ilha, de um lado a Ponta do Topo, do outro, os Rosais e o seu famoso Farol de Rosais.
Por fim, a minha cache favorita da Ilha e uma residente no meu TOP das melhores caches de sempre: Magnificamente Assustador. O nome diz tudo :)

Miradouro da Fajã dos Cubres
Imagem

obrigado pelas palavras.
foi contatado por uma geocacher via email, não sei se é a mesma pessoa.
em todo o caso aqui fica um programa que fiz para 3/4 dias em são jorge para uns amigos do Luís Mesquita (não geocachers):

1º dia) volta à ilha (Velas, Miradouro do Carregadouro - Queimada, Urzelina, Calheta, Parque Florestal Silveira - Ribeira Seca, Topo, Parque Florestal 7 Fontes - Rosais, Vigia da Baleia - Ponta dos Rosais, Farol dos Rosais)

2º dia) Caldeira de Santo Cristo (Trilho Pedestre da Fajã dos Cubres - Fajã da Caldeira de Santo Cristo). Dá para passar o dia (levar almoço ou almoçar no Restaurante Borges- caldeira de Santo Cristo). Dá para visitar o Centro de Interpretação da Caldeira de Santo Cristo.

3º dia) Fajá do Ouvidor. Dá para passar o dia. Almoçar no Restaurante Amílcar e tomar banho na famosa Poça de Simão Dias

4º dia) Visita ao parque Florestal de Santo Amaro, ao Pico da Esperança (de manhã). Se estiver nevoeiro no Pico da Esperança não vale a pena ir lá, pois não dá para ver nada.
Há tarde, terminar o dia com um banho na Fajã das Almas e jantar no Restaurante Maré Viva (contato Tozé: 916135153)

este foi o programa que a silvana fez comigo:
1º dia
Santo Amaro
AZGT miradouro do carregadouro
AZGT Portinho da saudade

Urzelina
earthcache fajã da urzelina
earthcache mistério da urzelina

Calheta
welcome to caldeira
são jorge- projeto azores
AZGT igreja matriz santa catarina

Ribeira Seca
AZGT parque da silveira

AZGT miradouro da canada do pessegueiro
AZGT ponta do ilhéu

Norte Pequeno
AZGT furna da cruz
earthcache ribeira da areia
earthcache fajã do ouvidor

2º dia
Caldeira
AZGT welcome to caldeira
earthcache cavidade vulcânica

Pico da Esperança
AZGT expedição continental
3 earthcaches

3º dia
Velas
Todas

Beira
gruta da beira (2)

Rosais
AZGT ponta de rosais
AZGT vigia da baleia
AZGT parque florestal 7 fontes

datas previstas para a visita a são jorge?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #4 a domingo 04 set 2016, 21:41 

Lusitana Paixão Escreveu:... Pico/São Jorge (20 minutos cerca de 12 euros, ida e volta)...

20 minutos?? Oh Flora em que barco de corrida é que tu foste? eheheheh

Voltar para VIAJAR

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes