Eventos Gourmet

Espaço onde são apresentados e discutidos todos os temas relacionados com projectos geopt.org tais como mini-super liga, trackable race, projecto Geogare, GeoScouts, Floresta Viva, etc.

Moderadores: prodrive, hulkman, migueis

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #11 a domingo 29 mai 2016, 21:10 

Re: Eventos Gourmet

jasafara Escreveu:Senhor Rui, aprenda como se faz. Não é ter-se de fazer 10km para uma mísera cache :)

Estava a pensar fazê-la mas se dizes que é mísera...

Se bem que deves estar ressacado do PT de Quinta e daí advém a ironia.
Imagem.....Imagem.....Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #12 a domingo 29 mai 2016, 22:07 

Mas eu faço PT's sem problemas e um dia destes hei-de ir até Covas de Ferro :)
E como ainda não fiz o log (edit: já fiz :)) da tal cache "mísera", filosofo aqui um pouco sobre caminhadas e fico com o log feito. Por alguma razão gosto mais de escrever posts do que logs..

Então é assim. Uma coisa é geocaching outra coisa é uma geo-caminhada. Há caches que obrigam a geo-caminhadas mas em que o objectivo é a cache e há geo-caminhadas em que o objectivo principal é fazer uma caminhada com o bónus de se fazer umas caches pelo caminho.

Tanto este teu PT como a cache do Rui que fiz ontem cumprem este último objectivo.
Existem várias variantes.

1) Multi's sem grandes containers. O Rui especializou-se nisso. Especialmente se forem lineares são bastante dissuasoras de se fazerem a pé...Mesmo circulares têm poucos clientes e por norma são ávaros nos favoritos. Muitos kms sem retorno de se ganharem founds para se dar favorito...
2) PT sem bónus. A Geocacherzone especializou-se nisso (e o do Nuno Gil é do mesmo tipo). Bastante honesto. O fito não é ter caches nomeadas para os GPS ou muito favoritizadas, mas sim servirem de chamariz a eventos. Quando estão num sítio a salientar levam um nome personalizado que sinaliza onde se deve dar o favorito.
3) PT com bónus sem grande piada. Exemplo do PT que fiz na 5ªfeira. 32+1 caches. O pessoal ganha três favoritos, não custa deixar um na bónus mesmo que nem seja (e não é) o melhor spot do percurso.
4) PT com bónus que se salientam. GPS garantido [:D]
5) PT gourmet. Normalmente PT sem muitas caches e personalizadas. Enquanto os containers durarem é uma chuva de favoritos. Possibilidade de multi nomeação para os GPS :)

Depois ainda existem as variantes...

1) PT concentrados. O caso do de 5ªfeira. Caches com distâncias médias de +/- 200/300. Senão forem feitos a pé é um inferno porque se tem de estar sempre a parar o carro/jeep ou a descer da bicicleta.
2) PT menos concentrados. Digamos com distâncias de +/-500m. Um bom compromisso para PT's pedestre. Um PT para fazer de bicicleta não deverá ter uma distância entre caches de menos de 800/1000m...
3) PT com enigmas/vulgo geo art. Uma chatisse enorme que só se desculparia se viesse acompanhado do GPX com as coordenadas reais..Ficava o bonequinho feito sem a maçada de se estarem a resolver enigmas (ou o mais comum cravar as coordenadas ao owner ou a quem já o fez...)

Agora eu por norma além de gostar de fazer caches gourmet/eremitas/GPS também gosto de fazer caminhadas descontraídas.

Também gosto minimamente de números...Pelo menos gosto de estar no top 200 de founds (http://www.geopt.org/index.php/geocachers/visitas). Não tenho muita folga...estou em 187 ainda com uns 30 founds por registar. Para isso e para se ganhar favoritos dá jeito fazer PT's.

Mas ainda gosto mais de estar no top 3 de média de favoritos (http://www.geopt.org/index.php/geocachers/media-e-somatorio-favoritos) variante >2.000. Estou em 3ª lugar e para chegar ao 2ª (e 1º na variante > 4.000) não posso fazer muitos PT's...

E é assim [:D] E isto explica porque é que vou dar favorito à cache do Rui. Como só tem 4 founds de PM, o meu favorito vai fazer passar o rácio de 0% para 20% (mais do que o meu rácio total que é de 12,818%. Assim vai-me ajudar a subir um nadinha. Embora não compense minimamente o que baixei com o PT de 5ª (embora tenha uma bónus com mais de 50% de rácio...).
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #13 a segunda 30 mai 2016, 09:11 

jasafara Escreveu:1) Multi's sem grandes containers. O Rui especializou-se nisso. Especialmente se forem lineares são bastante dissuasoras de se fazerem a pé...Mesmo circulares têm poucos clientes e por norma são ávaros nos favoritos. Muitos kms sem retorno de se ganharem founds para se dar favorito...

Por acaso não concordo muito contigo. :P pelo menos na parte "são ávaros nos favoritos".
Têm pouco clientes? Sim. As lineares ainda menos, especialmente a pé (também não as realizei a pé, foi de bicicleta).
Agora, regra geral quem percorre as circulares pelo prazer de o fazer e cumprindo mais ou menos o que é proposto, tem boas experiências e costuma "premiar" as caches pelo que são. Vê os casos abaixo.

Fav / Média
06 / 75% - CaBrElA - Rede Natura (PR1 MMN - Baldios)
07 / 64% - CaBrElA - Rede Natura (PR2 MMN - Sítio de Cabrela)
12 / 29% - Margem Estuarina - [Alcochete]
11 / 73% - PR1 - Rota dos Moinhos [Sobral de Monte Agraço]
11 / 37% - PR2 - Rota do Sizandro [Sobral de Monte Agraço]

A Margem Estuarina por ser o mais acessível acaba por ter mais visitas, o que se reflete em rácios mais baixos.
A Rota do Sizandro tinha rácios parecidos com as outras até ficar a reboque dos PTs que entretanto apareceram.

Portanto, parece-me que só mesmo a PR7 - Rota das Quintas [Torres Vedras] não é muito apreciada, nem visitada, 15km a pé, mesmo que circulares, não é para todas as bolsas... ;) Além de que o passeio pode não ser grande espingarda. Já o fiz por duas vezes, a pé, e gostei.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #14 a segunda 30 mai 2016, 09:34 

RuiJSDuarte Escreveu:
jasafara Escreveu:1) Multi's sem grandes containers. O Rui especializou-se nisso. Especialmente se forem lineares são bastante dissuasoras de se fazerem a pé...Mesmo circulares têm poucos clientes e por norma são ávaros nos favoritos. Muitos kms sem retorno de se ganharem founds para se dar favorito...

Por acaso não concordo muito contigo. :P pelo menos na parte "são ávaros nos favoritos".
Têm pouco clientes? Sim. As lineares ainda menos, especialmente a pé (também não as realizei a pé, foi de bicicleta).
Agora, regra geral quem percorre as circulares pelo prazer de o fazer e cumprindo mais ou menos o que é proposto, tem boas experiências e costuma "premiar" as caches pelo que são. Vê os casos abaixo.

Fav / Média
06 / 75% - CaBrElA - Rede Natura (PR1 MMN - Baldios)
07 / 64% - CaBrElA - Rede Natura (PR2 MMN - Sítio de Cabrela)
12 / 29% - Margem Estuarina - [Alcochete]
11 / 73% - PR1 - Rota dos Moinhos [Sobral de Monte Agraço]
11 / 37% - PR2 - Rota do Sizandro [Sobral de Monte Agraço]

A Margem Estuarina por ser o mais acessível acaba por ter mais visitas, o que se reflete em rácios mais baixos.
A Rota do Sizandro tinha rácios parecidos com as outras até ficar a reboque dos PTs que entretanto apareceram.

Portanto, parece-me que só mesmo a PR7 - Rota das Quintas [Torres Vedras] não é muito apreciada, nem visitada, 15km a pé, mesmo que circulares, não é para todas as bolsas... ;) Além de que o passeio pode não ser grande espingarda. Já o fiz por duas vezes, a pé, e gostei.

É possível. Posso ter sido influenciado por ter acabado de fazer uma das que não referes e que tinha 0%

0 / 0% Percurso Pedestre Campos do Pereiro

Mas de qualquer forma acho que as de Montemor-o-Novo devem ser separadas das outras.
Implicam deslocações orientadas para fora da área de residência e estão numa zona sem "poluição" de outras caches o que ajuda à atribuição do favorito.
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #15 a segunda 30 mai 2016, 09:37 

jasafara Escreveu:Mas de qualquer forma acho que as de Montemor-o-Novo devem ser separadas das outras.
Implicam deslocações orientadas para fora da área de residência e estão numa zona sem "poluição" de outras caches o que ajuda à atribuição do favorito.

Não digas isso Joaquim ;)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #16 a segunda 30 mai 2016, 10:31 

nunogil Escreveu:
jasafara Escreveu:Mas de qualquer forma acho que as de Montemor-o-Novo devem ser separadas das outras.

Sim. Não digas isso Joaquim. :)
Cito o Nuno mas as nossas razões até podem não ser as mesmas... no meu caso "Não digas isso" porque se já existissem caches a "poluir" a zona, não tinha colocado as minhas.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #17 a segunda 30 mai 2016, 11:22 

RuiJSDuarte Escreveu:
nunogil Escreveu:

Sim. Não digas isso Joaquim. :)
Cito o Nuno mas as nossas razões até podem não ser as mesmas... no meu caso "Não digas isso" porque se já existissem caches a "poluir" a zona, não tinha colocado as minhas.

Por acaso são as mesmas. Não queremos essa zona a poluir, principalmente, a espectacularidade que a singularidade de uma só cache dá num determinado local. E é verdade. Para quem não sabe apreciar as coisas acaba por ser só uma.

Para quem sabe... a Loca do Gato na caminhada de ontem é a cache boa no meio de outras que permitem uma boa caminhada e arranjar favoritos para dar nessa

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #18 a segunda 30 mai 2016, 21:03 

nunogil Escreveu:...Por acaso são as mesmas. Não queremos essa zona a poluir, principalmente, a espectacularidade que a singularidade de uma só cache dá num determinado local. E é verdade. Para quem não sabe apreciar as coisas acaba por ser só uma.

Para quem sabe... a Loca do Gato na caminhada de ontem é a cache boa no meio de outras que permitem uma boa caminhada e arranjar favoritos para dar nessa

É muito difícil no meio num PT apreciar-se individualmente como merecem caches individuais...
Não é que seja impossível...mas é difícil.

Estive a ver e o teu PT cruza-se completamente com o da Serra da Carva :)
Quem não fez nenhum dos dois (e portanto possa ainda não ter feito a Loca do Gato) terá tendência a os juntar o que dá 35 caches. Muita cache para perceber que lá pelo meio está uma cache de 2003...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #19 a segunda 30 mai 2016, 21:05 

Discordo totalmente!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #20 a segunda 30 mai 2016, 21:28 

nunogil Escreveu:Discordo totalmente!

Da discórdia nasce a luz ;)
Então diz lá como concilias essa discórdia com...

nunogil Escreveu:...Não queremos essa zona a poluir, principalmente, a espectacularidade que a singularidade de uma só cache dá num determinado local.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PROJECTOS GEOPT

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes