Cache com mais favoritos

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #71 a sábado 14 mai 2016, 01:02 

Re: Cache com mais favoritos

Black Elfin Escreveu:
joca.18 Escreveu:Então expliquem-me como é que uma cache no centro de Lisboa está carregada de favoritos, e se eu criar uma cache igual/idêntica aqui na minha zona irei ter a mesma quantidade de favoritos?<-Interrogação retórica

A mim só me ocorre perguntar uma coisa: E se não tiver, morrerá alguém por isso?

Não.

Mas então porque querem continuar a comparar caches iguais com publico alvo diferente, está-se aqui a falar das melhores caches, ou das caches com mais público alvo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #72 a sábado 14 mai 2016, 01:07 

joca.18 Escreveu:
Black Elfin Escreveu:
joca.18 Escreveu:Então expliquem-me como é que uma cache no centro de Lisboa está carregada de favoritos, e se eu criar uma cache igual/idêntica aqui na minha zona irei ter a mesma quantidade de favoritos?<-Interrogação retórica

A mim só me ocorre perguntar uma coisa: E se não tiver, morrerá alguém por isso?

Não.

Mas então porque querem continuar a comparar caches iguais com publico alvo diferente, está-se aqui a falar das melhores caches, ou das caches com mais público alvo!

O compromisso possível entre os dois...
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #73 a sábado 14 mai 2016, 01:14 

Quando a resposta é que não se acha nada estranho que haja diferenças, espelha bem a vontade que se tem da mudança.

Criem um rácio entre quantidade founds/ tamanho de logs/ imagens a somar a um rácio de favoritos, algo que estes factores estejam correlacionados, pois pelo debate que se tem efectuado e pelo que tenho observado será baseado nessas características.

Se já usam os PM para seleccionar as caches, o que usam dos BM??? Já que também têm a possibilidade de votas, apliquem essas características a esse segundo grupo de geocachers, para que haja algum peso na matéria da parte deles, mas que excluam os logs generalistas do copy/paste.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #74 a sábado 14 mai 2016, 01:23 

joca.18 Escreveu:...Se já usam os PM para seleccionar as caches, o que usam dos BM??? Já que também têm a possibilidade de votas, apliquem essas características a esse segundo grupo de geocachers, para que haja algum peso na matéria da parte deles, mas que excluam os logs generalistas do copy/paste.

Dito assim até parece fácil ;)
Sem dúvida que já existem processos muito evoluídos de Inteligência Artifical, mas os algoritmos IAAN/GPS/Excel ainda são muito básicos [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #75 a sábado 14 mai 2016, 01:34 

jasafara Escreveu:@João
Ainda não percebi bem que alterações tu sugeres aos critérios de nomeação...sem ser adiar as nomeações.

Na minha opinião qualquer cache com poucos founds PM/favoritos fica favorecida pelo fato das nomeações serem baseadas em rácios e não em número absoluto de favoritos.
Poderá haver injustiças (tanto em caches não nomeadas como em cache mal nomeadas) em caches com muito poucos founds PM/favoritos. Se forem muito poucos os founds PM é sempre uma incógnita o significado do rácio. Pode ser de 100% e serem "falso" ou pode ser de 0% porque o owner da caches teve o grande azar de os poucos geocachers PM que lá foram ou quererem boicotar a cache ou serem dos que não dão favoritos...

De qualquer forma isso só se aplica até para aí um mínimo de 10 founds PM. A partir daí acho que os rácios são muito fiáveis.
Se adiarmos as nomeações +12 meses o problema ficará resolvido...Mais logo apresento as caches de 2011 que teremos disponíveis a votação para o ano [:D]

Mas diz lá que algoritmos tu achas que se poderiam utilizar para medir a opinião dos geoachers não premium ou de medir tamanhos de logs e números de fotos de forma mais ou menos fiável?

Vou pensar melhor no fim-de-semana sobre o assunto, mas posso já adiantar umas ideias:

Se os critérios para as nomeações são exclusivamente baseados em favoritos, ou seja só os PM é que elegem essas caches porque é que não só são os PM que elegem as melhores caches? Eu, obviamente, que não sou desta opinião e assim acho que os critérios de nomeação também têm que ser baseados noutros factores: o tamanho de logs e número de fotografias (tirando a "batotice" que essa é transversal e imaginativa em todas as soluções encontradas).

Ou seja usar os critérios quase originais, aqueles em que se discutiu mais, com mais participação, mas com a ideia de cruzar o tamanho de logs com fotografias. Geralmente os testamentos repletos de lugares comuns e que descrevem a cachada do dia, igual para as 254 caches, muito dificilmente virão acompanhadas por fotografias pois o processo para fazer esses registos, com várias fotografias em cada um, ainda não está assim tão práctico para quem "cacha a metro". Não deve ser muito complicado de implementar, o mais simples é fazer uma média, o ideal era cruzar um a um.

Esse favorecimento de caches pelos rácios quase que deixa de existir se passar algum tempo para que as caches possam ser visitadas. Nem todas as caches com poucas visitas são inacessíveis, leia-se terreno elevado. Algumas são em locais afastados das grandes concentrações de geocachers e só com o tempo é que terão algumas visitas, uma centena num ano é um número inatingível para muitas caches. Julgo que até para a Fenda da Calcedónia esse número não é muito habitual. E depois nas votações e como estão as coisas o resultado é expresso pelo número absoluto, há aqui umas nuances, uns factores e outras coisas, mas no final são os números de visitas que mandam. E neste caso, o contentor é o que tem maior expressão. Dá para ver pelos resultados dos anos anteriores. Essencialmente são caches de contentor e em locais que proporcionam muitas visitas.

É curioso que se volte a falar no assunto, quando se já falou algumas vezes e nessas alturas a participação nunca foi muito alargada. É pena. Mas ainda vamos a tempo de melhorar a coisa e assim aumentar, ainda mais os aderentes à iniciativa.

Se calhar ajudaria para encontrar uns critérios saber qual é a opinião de cada um para saber o que gosta numa cache. Quais são os critérios usados para atribuir favoritos às caches? Isto porque actualmente todo o sistema de nomeações e consequentemente a eleição da melhor cache, está todo pendurado nos favoritos. E quando se fala em atribuir favoritos consoante o dono da cache, está tudo dito.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #76 a terça 17 mai 2016, 22:04 

Ao ler isto fui parar a esta cache.

Chamaram-me a atenção a duas passagens e que estão dentro do assunto. É pena é que estas opiniões não sejam no local correcto. Haveria certamente mais opiniões construtivas.

"Vamos deixar um claríssimo favorito nesta cache, que para nós é uma cache must do em termos de local. É um claro exemplo de como por vezes os prémios GPS não funcionam porque para nós deveria ser uma cache nomeada pelo distrito de Portalegre, pelo menos na categoria de local." de VilleCouer e

"Partilho a opinião dos visitantes anteriores. Esta tinha que ser nomeada para os prémios GPS. Uma das melhores caches do parque natural de São Mamede." de correiart

Só o tempo é que ajuda a diferenciar as coisas. Se não passa tempo o suficiente, o resultado será sempre caches de contentor, à beira da estrada e não na estrada da Beira, e zonas com mais densidade de geocachers.

Há outro factor que deturpa completamente os resultados: um tempo demasiado grande entre as nomeações e votações. Este devia ser o mais curto possível. Com tempo suficiente desde a sua publicação, não vejo qualquer razão para este tempo ser tão grande. Todos tiveram oportunidade de visitar as caches e com alguma atenção é fácil de perceber quais são as caches interessantes aos "gostos" respectivos.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #77 a terça 17 mai 2016, 22:11 

joom Escreveu:,,,Há outro factor que deturpa completamente os resultados: um tempo demasiado grande entre as nomeações e votações. Este devia ser o mais curto possível. Com tempo suficiente desde a sua publicação, não vejo qualquer razão para este tempo ser tão grande. Todos tiveram oportunidade de visitar as caches e com alguma atenção é fácil de perceber quais são as caches interessantes aos "gostos" respectivos.

Uma nova "frente de batalha" :)
Não me vou pronunciar para já. Vou pensar ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #78 a terça 17 mai 2016, 22:18 

jasafara Escreveu:
joom Escreveu:,,,Há outro factor que deturpa completamente os resultados: um tempo demasiado grande entre as nomeações e votações. Este devia ser o mais curto possível. Com tempo suficiente desde a sua publicação, não vejo qualquer razão para este tempo ser tão grande. Todos tiveram oportunidade de visitar as caches e com alguma atenção é fácil de perceber quais são as caches interessantes aos "gostos" respectivos.

Uma nova "frente de batalha" :)
Não me vou pronunciar para já. Vou pensar ;)
,

Não é uma nova frente de batalha pois não deve ser a primeira vez que o refiro. Deve ser interessante ver um gráfico entre o número de visitas nas caches antes de nomeações e depois de nomeações. E como quem quer ir a todas vai, essencialmente às mais "acessíveis", a disparidade de números aumenta ainda mais.

Ou um gráfico entre os votantes, que foram às caches, desse ano, antes das nomeações e depois de nomeações. Nos Oscars, por exemplo, as nomeações são a 15 de Janeiro e o resultado das votações é a 22 de Fevereiro.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #79 a terça 17 mai 2016, 22:44 

E só como curiosidade esta, uma GC6 portanto, é a cache com mais favoritos em França e até tem um rácio interessante dada a sua idade.

Para os mais curiosos é uma antiga fortificação da Linha Maginot e o magnífico "container" pode ser visto aqui (spoiler alert).

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #80 a terça 17 mai 2016, 22:55 

E nos nosso vizinhos mais próximos é esta, com 8 anos, é PMOC, e o contentor é este (spoiler alert)
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes