GSAK "Status Check"

Para além do canivete suíço do geocaching, este espaço serve para discussão de outros aplicativos de gestão de bases de dados

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #1 a sexta 14 jan 2011, 12:13 

GSAK "Status Check"

Estive a arrumar a base de dados que tenho no GSAK e verifiquei que tenho montes de registos de caches que já estão arquivadas mas como não vêm nas pocket queries o seu estado não é actualizado.

Andei por aí a pesquisar e não encontrei nenhum mecanismo simples para actualizar o estado destas caches a não ser uma "nova" funcionalidade do próprio GSAK existente no menu "Waypoints > Status Check".

Está opção até que é pintarola e actualiza o estado da cache mas terá de ser executada cache a cache. Numa tentativa de minimizar as artroses nos meus dedos de tantos clics, comecei a escrever uma macro que tudo apontava vir a ser muito simples mas....

O inevitável aconteceu:

O GSAK não disponibiliza esta função para ser executada via macro (pelo menos eu não encontrei).

Conhecem alguma forma simples de contornar este problema?
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #2 a sexta 14 jan 2011, 12:22 

Re: GSAK "Status Check"

há várias discussões no fórum do gsak acerca disto! A razão de não incluir isto no gsak é simples... não martelar os servidores do geocaching.com!

Quanto a formas de contornar o problema: faz um filtro que te mostre as caches com data de gpx anterior a XX/XX/XXXX (normalmente um mês antes da data actual será suficiente se tiveres as PQs sempre a ser actualizadas). Essas caches terão todas sido arquivadas, visto que não foram actualizadas com as últimas PQs!

De qualquer forma, se depois de teres um filtro com as caches provavelmente arquivadas, ainda quiseres validar usando o status check do gsak tens aqui um post interessante nos fóruns do gsak que refere este mesmo assunto: http://gsak.net/board/index.php?showtop ... entry34523
O último post até refere uma forma, usando um programa externo de macros para fazer a validação automática se assim o entenderes!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #3 a sexta 14 jan 2011, 12:31 

Estava aqui a pensar se podia pegar-se no Excel gerado pelo IAAN (http://geopt.dyndnds.org/Geopt_Statistics/caches_CSV.aspx), procurar as caches com status=A e correr a BD do GSAK, marcando a cache como arquivada. Eu tenho uma macro que faz isto. Eu uso-a. A minha questão é... perante os termos de uso dos dados da GSP, é seguro?
--
BR

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #4 a sexta 14 jan 2011, 12:48 

Se houvesse uma macro seria óptimo, mas após o primeiro acerto se fizermos como o Hulkman refere de verificar após a atualização das PQ quais as caches que ficam com data de GPX antiga, também não dá muito trabalho atualizar depois o status manualmente...
Já aqui tinha havido uma troca de posts sobre o assunto, quando se me pôs o mesmo problema...
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #5 a sexta 14 jan 2011, 13:04 

Tal como disse, tenho uma macro feita e que recorria a outra "fonte". É só encontrá-la, apontá-la para o ficheiro correcto e fazer as alterações necessárias. Para uso pessoal, dá e sobra.

Entretanto, em paralelo, vou averiguar da "legalidade" do uso da mesma.
--
BR

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #6 a sexta 14 jan 2011, 14:05 

Imagem

Large
Large

Registado: quinta 06 mai 2010, 16:36

Mensagem Post: #7 a sexta 14 jan 2011, 14:41 

Eu também usava, mas há uns tempos que me passou a dar uns erros de memória que não consegui resolver e deixei de usar
Agora faço tudo manualmente pelas datas dos GPX
Imagem ImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #8 a sexta 14 jan 2011, 15:26 

Eu recebo as PQs de actualização todas as semanas à 2ª e 3ª feira,e depois de as carregar faço a actualização.

Faço um filtro (ja o tenho pre-definido) onde incluo apenas cache de Portugal (as caches de outros paises que tenho na BD passam muito tempo sem serem actualizadas e por isso não incluo), excluo Waymarks porque actualizo de vez em quando apenas e normalmente não são arquivadas.

Depois já tenho uma "view" especifica para esta tarefa. Nela tenho o campo status, data do ultimo GPX, data do meu found, data de dnf, ultimo log, data de publicação e mais uma coisa ou outra para outra funcionalidade.

Depois ordeno pela data do ultimo GPX e passo a arquivadas todas cuja data do ultimo GPX seja anterior a data das PQs dessa 2ª Feira...
Se tenho dúvidas em alguma, abro a pagina e vejo, assim apercebo-me de quis foram arquivadas, as vezes ha uma ou outra que reconheço e vou espreitar, ou não.... Assim, todas as semanas são uma mão-cheia e não dão muito trabalho...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #9 a sexta 14 jan 2011, 15:32 

Solução "à Rambo". Marcar todas as caches como arquivadas e importar as novas PQs. :D
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #10 a sexta 14 jan 2011, 15:39 

Sabem se a API anunciada pela GSP já está disponível e em que moldes funciona, ou seja, se está aberta para qualquer membro ou apenas para casos como, por ex., o IAAN?
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!
Próximo

Voltar para GSAK

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante