Hints em inglês, please!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #51 a sexta 07 jan 2011, 17:29 

Re: Hints em inglês, please!!

Logo desde o inicio que procuro apresentar as listagens em dois idiomas: O local e o inglês!

Nas caches que acredito devem ter pista procedo da mesma forma: idioma local e inglês!

É claro que existem algumas excepções:

Tenho uma Earthcache em França que está em inglês e francês porque um geocacher teve a amabilidade de a traduzir.

Tenho uma earthcache no cantão alemão da Suíça que só está em inglês porque... olha, sei lá, ainda não me lembrei em pedir a algum suíço para a traduzir para o alemão/suíço.

Ultimamente a minha região tem sido visitada por diversos geocachers espanhóis pelo que no último projecto pedi a um espanhol que me fizesse o favor de traduzir para espanhol.

Não custa nada, existem muitos colegas dispostos a ajudar e se eu já lhes faço a vida negra com os contentores, não o vou fazer com a informação nem que seja só para dizer "pedra"; "Rock"; "Piedra"

Sim, sou totalmente a favor das listagens e demais informação no mínimo num idioma que "todos" entendam!

E por falar nisto, tenho mesmo de fazer umas alterações a diversas caches para contemplar o espanhol.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #52 a sexta 07 jan 2011, 19:08 

ajsa Escreveu:...
E por falar nisto, tenho mesmo de fazer umas alterações a diversas caches para contemplar o espanhol.

Isso é que eu acho excesso de zelo. Não acredito que passe pela cabeça de nenhum espanhol retribuir...Mas nem é por isso. Eles podem não perceber bem a forma oral do português (e é verdade que mesmo que se esforcem tem mais dificuldade em nos entender do que nós a eles...) mas não têm nenhum dificuldade em apreender o geral de uma listing (nas hits depende se aparece alguma palavra mesmo completamente diferente tipo janela/ventana ou agência/oficina...).
E depois não existe o espanhol. Existe o castelhano que é imposto como 1ª língua, mas que os espanhóis de outras regiões (Catalunha, País Basco, Galiza, etc.) consideram 2ªlíngua e muitos fazem questão de falar apenas quando são obrigados (esses não sei se apreciarão as tuas listings em castelhano...embora a maioria dos visitantes espanhois às tuas caches devam ser da Andaluzia e portanto castelhanos).
Outras questão a considerar é a extensão das listings. Eu até gosto imenso de ver listings extensas (sobretudo se originais) e bem ilustradas, mas isso pesa muito o carregamento das páginas....
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #53 a sexta 07 jan 2011, 19:36 

jasafara Escreveu:Isso é que eu acho excesso de zelo. Não acredito que passe pela cabeça de nenhum espanhol retribuir...Mas nem é por isso. Eles podem não perceber bem a forma oral do português (e é verdade que mesmo que se esforcem tem mais dificuldade em nos entender do que nós a eles...) mas não têm nenhum dificuldade em apreender o geral de uma listing (nas hits depende se aparece alguma palavra mesmo completamente diferente tipo janela/ventana ou agência/oficina...).

Estas caches, por exemplo, são o tipo de caches que saber que ventana é janela não chega. Muito embora não seja absolutamente essencial, dá mesmo muito jeito e será meio caminho andado para mais visitas:

Pego do Inferno
Xenólitos
Esculpido pelo tempo * Sculpted by time (esta ainda é do tempo que até o nome dava em inglês.)

Esta outra, que já está totalmente disponível em português, inglês e espanhol, dá mesmo muito jeito saber bem o que se lê ou ainda poderemos ir cair à china :):
TT Grande Rio do Sul

jasafara Escreveu:E depois não existe o espanhol. Existe o castelhano que é imposto como 1ª língua, mas que os espanhóis de outras regiões (Catalunha, País Basco, Galiza, etc.) consideram 2ªlíngua e

Bahahah, Preciosismo ;)
Sim eu sei que é Castelhano tal como será cantonês para a china.

jasafara Escreveu:muitos fazem questão de falar apenas quando são obrigados (esses não sei se apreciarão as tuas listings em castelhano...embora a maioria dos visitantes espanhois às tuas caches devam ser da Andaluzia e portanto castelhanos).
Outras questão a considerar é a extensão das listings. Eu até gosto imenso de ver listings extensas (sobretudo se originais) e bem ilustradas, mas isso pesa muito o carregamento das páginas....

Não estou propriamente a pensar nos vascos, catalões ou galegos porque a probabilidade de receber visitas destes geocacheres é tão grande quanto receber checos (que já recebi alguns) e nem por isso vou escrever as listagens em checo.
Estou a pensar exactamente nos meus vizinhos da Andaluzia que, esses sim, são uns bacanos que até se esforçam por me escrever mails em português, vá portunhol.

Honestamente não sei se eles (globalidade) fariam isso por mim/nós, mas sei, isso sim, que uma boa parte no particular até faria muito mais se o pedisse.

Desenvolvo relações pessoais e profissionais com os espanhóis e não tenho absolutamente nada a dizer, aliás, sou amicíssimo com um espanhol que desempenha importantes funções nacionais (não, não é o rei) que não quis ficar pelo portunhol e acabou por aprender português.

Não deveremos generalizar, julgo.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #54 a sexta 07 jan 2011, 21:05 

ajsa Escreveu:...
Pego do Inferno

Pronto tá bem que um geocacher espanhol, não é bem uma família espanhola de 10 pessoas das que vão para ali confaternizar com as famílias portuguesas de 10 pessoas que fazem o mesmo, mas aquela (earth-) só deveria ser acessível depois de se descobrir um enigma de 5* de dificuldade... Eu sei que é extremamente egoísta estar a querer aquele paraíso só para mim, mas pronto, é a minha face negra :evil:

De resto não tenho nada contra os espanhóis. Durante uns anos trabalhei muito de perto com superiores espanhóis, tive colaboradores espanhóis com me de dei otimamente e de quem fiquei amigo de alguns. Tive também um ano em que ia a Madrid (uma das milhas cidades preferidas) semana sim, semana não... Assim estas piadas aos espanhóis são só os genes da Padeira de Aljubarrota a falar ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #55 a domingo 09 jan 2011, 13:32 

Just my two cents...

Geocaching é uma actividade internacional (fuck... até o próprio nome indica), por isso quanto melhor pudermos ajudar o acesso às nossas caches... acho que é um princípio de ouro que a Hint seja em inglês (tento que todas as minhas caches tenham a hint em inglês... a listing... por vezes preguiça outras porque não faz sentido noutra língua).

A generalização dos "povos" também é complicada... há padrões é certo... mas vejam pelas várias opiniões aqui demonstradas... que nós os portugueses não partilhámos todos da mesma opinião...

No entanto, considero a nossa forma de conviver com as outras línguas, uma forma de evolução cultural e não um complexo de inferioridade (ex: dobragens de filmes).

Preservação da língua e costumes não tem que andar de costas voltadas com a globalização... é um erro crasso o "orgulhosamente sós".

E a verdade é que o inglês se impôs como língua universal... live and learn... nós temos o sol [8D]

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #56 a quinta 13 jan 2011, 13:58 

E temos o Mourinho que fez um manguito ao protocolo e orgulhosamente fez o discurso em tuga!
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #57 a sexta 24 fev 2012, 19:05 

A propósito da chamada de atenção do Cachemobile_VJ a algumas caches de Aveiro fui ver a "sardinha" a que ele puxou a brasa e achei muito interessante as últimas logs...

Minha sugestão. Deve ter sempre hint em inglês, mais não seja a dizer que não tem hint e que a compreensão da listing não é necessária [:D]
Alguém com um inglês fluente para alinhavar uma frase ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #58 a sexta 24 fev 2012, 19:54 

This cache has no hint available. One does not need an english translation for this cache because it is very easy to do it. Just come and enjoy the place.

btw - este mesmo sueco colocou uma nota semelhante com needs maintenance na moorish river... quando a listing diz que se alguém quiser tradução que envie e-mail a pedir... ninguém tem culpa que homem não leia as listings das caches antes de ir aos locais ou que só decida que vai em cima da hora

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #59 a sexta 24 fev 2012, 19:57 

por outro lado, considero justa a luta dele... investiguei mais um pouco e devo dizer que merece o respeito:

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=ae7c1220-da5f-4ebb-82b6-a5c381645c15

tento que as minhas listings estejam em duas línguas... neste momento só tenho uma mistério que não o é porque a solução envolve nome em português...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #60 a sexta 24 fev 2012, 20:01 

lgass Escreveu:por outro lado, considero justa a luta dele... investiguei mais um pouco e devo dizer que merece o respeito:

Sem dúvida, embora ache desadequado o log de "Needs Maintenance" por não ter uma hint em inglês :?
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes