Sugestões Prémios GPS

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: sexta 24 abr 2015, 18:42

Mensagem Post: #771 a quinta 10 mar 2016, 12:29 

Re: Sugestões Prémios GPS

E que tal, juntar as duas fórmulas? Poderá ser mais trabalhoso ou complexo, mas a ideia é a seguinte. A partir do próximo ano, as nomeadas seriam eleitas como até aqui (A-1), mais as do ano anterior (A-2) que não tenham sido nomeadas, entrando assim com o factor "tempo", na fórmula das nomeações. Uma espécie de repescagem.
Imagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #772 a quinta 10 mar 2016, 12:54 

João Telo Escreveu:E que tal, juntar as duas fórmulas? Poderá ser mais trabalhoso ou complexo, mas a ideia é a seguinte. A partir do próximo ano, as nomeadas seriam eleitas como até aqui (A-1), mais as do ano anterior (A-2) que não tenham sido nomeadas, entrando assim com o factor "tempo", na fórmula das nomeações. Uma espécie de repescagem.

Complexo não é e eu próprio já tinha feito essa proposta antes em tópico interno.

Tem dois "problemas" principais.
Como chamar aos Prémios. Seriam os "GPS A-1 mais as que precisaram de maturar de A-2"? Não é apelativo :)
Não resolvia o problema de serem nomeadas caches que envelhecem mal e que actualmente estão a poluir razoavelmente a badge das Nomeadas.

E mais um que para mim não é despiciente.
A oportunidade de suspender um ano os prémios na passagem de A-1 para A-2 permitiria criar uma edição especial que repescasse não só as caches injustiçadas de 2015 mas as de todos os outros anos anteriores com especial incidência do período 2001-2010 em que as nomeações foram em número muito inferior ao das edições anuais.
Imagem Imagem

Regular
Regular

Mensagem Post: #773 a quinta 10 mar 2016, 15:45 

jasafara Escreveu:Tem dois "problemas" principais.
Como chamar aos Prémios. Seriam os "GPS A-1 mais as que precisaram de maturar de A-2"? Não é apelativo :)
Não resolvia o problema de serem nomeadas caches que envelhecem mal e que actualmente estão a poluir razoavelmente a badge das Nomeadas.

Pessoalmente não vejo problema algum em continuar com o mesmo nome, passando a refletir o ano em que foi entregue o prémio e não do 'aparecimento' da cache. Se a cache nomeada é de A-1 ou A-2 pouco importa. (Na Liga dos campeões, nem todos venceram o campeonato do seu país, ou seja, nem todos são campeões)
Quanto às caches que estão a 'poluir' a badge das Nomeadas, isso já entra no gosto pessoal. Para mim, todas merecem o mesmo tratamento, havendo com esta fórmula uma discriminação positiva. Depois posso é decidir quais quero procurar. E Esse "problema" existe em todas as Badges ;)
Mas se a intenção é começar a tentar-se excluir algumas em benefício de outras... Irá haver sempre contestação.

jasafara Escreveu:E mais um que para mim não é despiciente.
A oportunidade de suspender um ano os prémios na passagem de A-1 para A-2 permitiria criar uma edição especial que repescasse não só as caches injustiçadas de 2015 mas as de todos os outros anos anteriores com especial incidência do período 2001-2010 em que as nomeações foram em número muito inferior ao das edições anuais.

Nada impedia de fazeres isso já este ano ;)
Imagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #774 a quinta 10 mar 2016, 15:49 

João Telo Escreveu:...Quanto às caches que estão a 'poluir' a badge das Nomeadas, isso já entra no gosto pessoal. Para mim, todas merecem o mesmo tratamento, havendo com esta fórmula uma discriminação positiva. Depois posso é decidir quais quero procurar. E Esse "problema" existe em todas as Badges ;)
Mas se a intenção é começar a tentar-se excluir algumas em benefício de outras... Irá haver sempre contestação...

Não tem nada a ver com gosto pessoal :)

Tem apenas a ver com caches que com a passagem do tempo diminuem muito o rácio de favoritos. O facto de previsivelmente isso acontecer mais com caches de Recipiente do que de Local é uma simples constatação lógico/prática e não tem nada a ver com o fato de eu pessoalmente preferir as segundas ás primeiras ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #775 a quinta 10 mar 2016, 15:55 

João Telo Escreveu:
jasafara Escreveu:...E mais um que para mim não é despiciente.

Nada impedia de fazeres isso já este ano ;)

Para mim um aspecto importante dos prémios GPS é deixar um período alargado para a procura das nomeadas e para isso os timings atuais de nomeações em Fevereiro, fecho das votações em final de Agosto e cerimónia no início de Setembro está perfeito.
Fazer uma votação GPS 2001-2015 fora da época alta é desvalorizar uma iniciativa que acho que deveria ter outro enquadramento.
Imagem Imagem

Regular
Regular

Mensagem Post: #776 a quinta 10 mar 2016, 16:44 

jasafara Escreveu:
João Telo Escreveu:...Quanto às caches que estão a 'poluir' a badge das Nomeadas, isso já entra no gosto pessoal. Para mim, todas merecem o mesmo tratamento, havendo com esta fórmula uma discriminação positiva. Depois posso é decidir quais quero procurar. E Esse "problema" existe em todas as Badges ;)
Mas se a intenção é começar a tentar-se excluir algumas em benefício de outras... Irá haver sempre contestação...

Não tem nada a ver com gosto pessoal :)

Tem apenas a ver com caches que com a passagem do tempo diminuem muito o rácio de favoritos. O facto de previsivelmente isso acontecer mais com caches de Recipiente do que de Local é uma simples constatação lógico/prática e não tem nada a ver com o fato de eu pessoalmente preferir as segundas ás primeiras ;)

Eu também prefiro as segundas, mas nota... Há caches "local" em zona urbana bastante boas, que infelizmente duram pouco mais de um ano, devido a todo um conjunto de problemas. Se formos só pelo critério da maturidade, podem deixar de ter qualquer hipótese. Entendo o ponto de vista que se quer dar ao premiar a 'longevidade' das mesmas, mas se uma cache, que dure 6 meses, me levou a conhecer algo que desconhecia, que me ensinou algo, que tenha uma excelente vista, para mim já valeu a pena o seu curto espaço de vida. Um owner, quando coloca uma cache, nem sempre está nas suas mãos garantir a longevidade da mesma. E eram estas que gostava que não ficassem excluídas.
Nota: não sou owner e não tenho interesse particular em que vença A ou B. Mas parece-me que a discussão caminha no sentido de se premiar mais caches dif5-ter5 ou algo parecido que outras. Verdade que, como as regras estão, ficam "injustiçadas", mas como disse, há que fazer uma discriminação positiva e não negativa, prescindindo de outras, como o exemplo atrás escrito.
Imagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #777 a quinta 10 mar 2016, 17:04 

João Telo Escreveu:,,,Mas parece-me que a discussão caminha no sentido de se premiar mais caches dif5-ter5 ou algo parecido que outras. Verdade que, como as regras estão, ficam "injustiçadas", mas como disse, há que fazer uma discriminação positiva e não negativa, prescindindo de outras, como o exemplo atrás escrito.

A ideia nunca foi privilegiar caches dif5-ter5 nem é essas que por norma ficam mais de fora. São caches sim com terreno elevado mas que têm poucas visitas fundamentalmente por ficarem fora das rotas da maior parte dos geocachers.
Toda a gente tem a noção que as caches com possibilidade de vencerem não mudarão por mais que se mudem os critérios de nomeação. A discussão (pelo menos na minha parte) é sobre permitir dar mais maturidade ás caches o que por um lado permitirá apanhar caches que de outra forma não o seriam (e basta fazer uma apanhado para trás para ver que muitas caches ficaram de fora embora tenham à data de hoje condições de nomeação) e por outro "obrigar" a que as caches tenham um mínimo de resiliência e que não sejam só agradáveis para quem contribui para a sua nomeação nos primeiros meses de vida mas também para quem as visita depois...
Imagem Imagem

Regular
Regular

Mensagem Post: #778 a quinta 10 mar 2016, 19:32 

jasafara Escreveu:A ideia nunca foi privilegiar caches dif5-ter5 nem é essas que por norma ficam mais de fora. São caches sim com terreno elevado mas que têm poucas visitas fundamentalmente por ficarem fora das rotas da maior parte dos geocachers.
Toda a gente tem a noção que as caches com possibilidade de vencerem não mudarão por mais que se mudem os critérios de nomeação. A discussão (pelo menos na minha parte) é sobre permitir dar mais maturidade ás caches o que por um lado permitirá apanhar caches que de outra forma não o seriam (e basta fazer uma apanhado para trás para ver que muitas caches ficaram de fora embora tenham à data de hoje condições de nomeação) e por outro "obrigar" a que as caches tenham um mínimo de resiliência e que não sejam só agradáveis para quem contribui para a sua nomeação nos primeiros meses de vida mas também para quem as visita depois...

Como já disse, não deixo de entender o teu ponto de vista e dando de barato a questão da longevidade da cache, avançando-se para uma nomeação "A-2", sugeria que os critérios também sejam mais rigorosos. Ou seja, não deveriam entrar caches arquivadas, caches indisponíveis há mais de "x" meses à data da nomeação, caches que tenham determinado número de registos a pedir manutenção, sem se ter resposta por parte do owner, caches que só tenham 'found' dos owners, sabendo-se que pertencem a equipa que colocou a cache, caches só com found de Beta-test, Enfim!... Se é para começar-se a dar mais valor (seja lá isso o que for) às nomeadas, então isto será o mínimo :) Já para não falar da apresentação da listing, não atributos preenchidos e coordenadas muito pouco certeiras poderem dar origem ao descontar de votos em caso de nomeação :lol:
(É só achas para a fogueira [:D] )
Imagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #779 a sábado 07 mai 2016, 13:30 

jasafara Escreveu:O que penso sobre a passagem das nomeações de A+1 para A+2...

Porquê mais um ano e não apenas uns meses?

• Não são mais dois ou três meses ainda no Inverno / início da Primavera que fariam grande diferença.
• O calendário atual de nomeações em Fevereiro e cerimónia no início de Setembro parece-me o mais adequado por deixar um período alargado de seis meses para a “corrida” às nomeadas.
• Poderia haver uma segunda fase de nomeação em Abril / Maio que adicionasse mais caches á lista de nomeadas com as que entretanto conseguissem os critérios. Minimizaria (pouco) a questão das caches com pouca maturidade mas não evitaria que já tivessem sido nomeadas um conjunto de caches que um pouco mais de tempo de maturação não o seriam.

Porquê mais um ano e não mais dois, três, ..., cinco?

• Porque se quer manter algum equilíbrio entre dar mais tempo de maturidade ás caches e não diferir demasiado o “prémio” que é a sua nomeação.
• Porque já permitiria aumentar o tempo mínimo de publicação de uma cache dos menos de dois meses actuais (ou seja inferior ao limite mínimo que se está a validar para manter a nomeação de caches arquivadas) para mais de treze meses, ou seja +/-5/6x mais tempo.
• Todas as caches poderiam ser procuradas durante uma temporada alta completa (Primavera+Verão+início do Outono).

E agora explicitando o que acho que são vantagens indiscutíveis, discutíveis e eventuais desvantagens

Vantagens indiscutíveis

• Dar mais tempo às caches para serem encontradas e com isso dar mais representatividade à base de nomeação e minimizar que caches com poucas visitas deixem de ser nomeadas.
• Dar tempo para que eventuais “batotas” que podem influenciar a nomeação de uma cache se diluam com o aumento do número de visitas.
• Garantir que caches mais elaboradas e portanto mais sujeitas a problemas de manutenção tenham de manter-se em condições durante um período mais alargado para manter um rácio que permita a nomeação, minimizando a nomeação de caches muito favoritizadas ao início em que tudo está em condições mas que passado alguns poucos meses a experiência de quem a encontra já é completamente diferente decaído o rácio de favoritos fortemente.

Vantagens claras para mim mas eventualmente discutíveis

• Poder-se-á aumentar significativamente o prazo que uma cache deve garantir antes do arquivamento para ser nomeada (ex: doze meses).
• Reduzir a pressão para a criação de caches com o objectivo principal de ganharem ou ficaram nas finalistas dos GPS.
• Redução da polémica que todos os anos causa algum ruído aqui no (geopt-) em torno da iniciativa dos prémios GPS.
• Potenciar a nomeação e boa votação de caches de Local por serem as que por norma necessitam de mais tempo de maturação e mantêm um nível de satisfação constante durante mais tempo.
• Actualmente temos a noção que nas nomeadas estão todas as caches com real possibilidade de vencerem, mas também estão muitas caches que não mereciam estar numa badge que deveria ser de referência (a das Nomeadas). O aumento do tempo de maturação fará por um lado entrar algumas caches que actualmente não são apanhadas e por outro lado descartará as que com mais tempo e visitas decrescem significativamente o rácio de favoritos.

Eventuais desvantagens

• Possível menos adesão da comunidade à participação numa iniciativa baseada da nomeação de caches publicadas entre 26 e 14 meses antes e não 14 e 2 como actualmente.
• Não me estou a lembrar de mais nenhuma...

jasafara Escreveu:Para quem fique preocupado com o interregno de um ano nos prémios GPS eu faço uma proposta que transforma o "problema" numa grande oportunidade.

Para o ano celebrando os 5 anos de prémios GPS uma edição especial GPS 2001-2015 com as 500 caches não arquivadas que nunca foram nomeadas e com melhores rácios (potenciados por uma bonificação correspondente à antiguidade).

Não tenho dúvidas que será o grupo mais equilibrado de caches que já alguma vez foi nomeado.
O número mais elevado de caches nomeados é justificado pela expectável maior dificuldade em as fazer.
Recompensa as caches muito boas que nunca foram nomeadas.
Premeia moderadamente mas com justiça a antiguidade.
Permitirá que pela 2x após os GPS da Década seja uma cache de Local a vencedora.

Sou teimoso...
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: sexta 01 mar 2013, 17:35

Mensagem Post: #780 a sábado 07 mai 2016, 16:19 

jasafara Escreveu:Sou teimoso...

Certo. O que é feito da dita análise que seria feita em Abril?
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes