GPS - Análise

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #11 a domingo 14 fev 2016, 11:54 

Re: GPS - Análise

jasafara Escreveu:...Todos sabemos que os favoritos não são tudo e que existem muitas caches boas com poucos, mas o que é verdade é que a probabilidade de se ter uma boa experiência de geocaching procurando uma nomeada do que uma cache ao calhas é muitíssimo superior.

Mais exactamente 5,84x superior. O que corresponde ao rácio entre a média de favoritos das nomeadas não arquivadas em relação à média de favoritos de todas as caches não arquivadas.
E na verdade o rácio há-de ser muito superior a este. Existe uma percentagem muito superior de caches não facilmente acessíveis entre as nomeadas do que na totalidade das caches. Um geocaching aleatório é sobretudo de caches fáceis e acessíveis.
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #12 a domingo 14 fev 2016, 11:59 

jasafara Escreveu:Imagem

Acertar na escolha das nomeadas no topo da escala é fácil.
O problema principal está realmente na base...
Uma cache com poucos favoritos é uma incógnita completa.
Pode ser uma cache fantástica mas fora das rotas onde se movimenta a esmagadora maioria dos geocachers ou pode ser uma cache na cidade que só teve os favoritos dos beta-testers e depois ficou disabled até às nomeações...

E já agora fica aqui a referência às duas caches não nomeadas

Código:
waypoint   cacheName   cacheOwner   Dif   Terr   Tipo   Distrito   Status   photos   nro_favoritos   gps_distrito   gps_concelho   Data Publish   FoundsPremium   favoritesPerc   Tamanho Médio Logs   Founds
GC1B5EX   Janelas [Sesimbra]   tmob   2   3,5   Traditional   Setúbal   E   176   52   Setúbal   Sesimbra   14-04-2008   76   68,421   490   162
GC35ND6   Saboteur - The Ultimate Mission [SMiguel - Açores]   netuseraz   4   4   Multi   Arquipélago dos Açores   E   717   59   Arquipélago Dos Açores   Lagoa   18-10-2011   73   80,822   491   105

Duas óptimas caches que já tive a oportunidade de procurar, A primeira ainda com um DNF por vingar...

Desculpa lá Joaquim mas não tenho a certeza de ter percebido bem o quadro.... :)
A cache do Tmob não foi apanhada pelas formulas da Década mas hoje já entrava?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #13 a domingo 14 fev 2016, 12:20 

RuiJSDuarte Escreveu:
jasafara Escreveu:Imagem

Acertar na escolha das nomeadas no topo da escala é fácil.
O problema principal está realmente na base...
Uma cache com poucos favoritos é uma incógnita completa.
Pode ser uma cache fantástica mas fora das rotas onde se movimenta a esmagadora maioria dos geocachers ou pode ser uma cache na cidade que só teve os favoritos dos beta-testers e depois ficou disabled até às nomeações...

E já agora fica aqui a referência às duas caches não nomeadas

Código:
waypoint   cacheName   cacheOwner   Dif   Terr   Tipo   Distrito   Status   photos   nro_favoritos   gps_distrito   gps_concelho   Data Publish   FoundsPremium   favoritesPerc   Tamanho Médio Logs   Founds
GC1B5EX   Janelas [Sesimbra]   tmob   2   3,5   Traditional   Setúbal   E   176   52   Setúbal   Sesimbra   14-04-2008   76   68,421   490   162
GC35ND6   Saboteur - The Ultimate Mission [SMiguel - Açores]   netuseraz   4   4   Multi   Arquipélago dos Açores   E   717   59   Arquipélago Dos Açores   Lagoa   18-10-2011   73   80,822   491   105

Duas óptimas caches que já tive a oportunidade de procurar, A primeira ainda com um DNF por vingar...

Desculpa lá Joaquim mas não tenho a certeza de ter percebido bem o quadro.... :)
A cache do Tmob não foi apanhada pelas formulas da Década mas hoje já entrava?

Certo!
Uma cache que tem 68,421% de rácio entraria por todas as variantes de fórmulas que foram sendo implementadas.
O que aconteceu na altura das nomeações para as da Década é que o sistema de favoritos ainda estava em consolidação e muitos dos geocachers que tinham feito as caches a nomeação já não estavam ativos. Assim nessa altura o rácio das caches era muito menor do que o atual devido ao fato de a maioria das visitas já ter sido feita após as nomeações.
Por isso eu na altura ter implementado umas fórmulas complicadas com vários fatores (que na altura tinham valor...) mas desde logo ter escrito (é só procurar) que a tendência seria que as fórmulas se aproximassem cada vez mais do indicador quantitativo mais fiável ou seja o rácio de favoritos.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #14 a domingo 28 fev 2016, 23:54 

Percentagem das caches nomeadas que colocaram as insígnias na página (por análise GSAK)

Imagem

Este ano a situação ainda estará longe de estar normalizada pelo que não avanço para já com os números.
O decréscimo ocorrido no ano passado poderá ter ou não alguma leitura depois de confirmado ou não com a posição deste ano tirada daqui a uns tempos.

A percentagem entre as finalistas será com certeza bastante maior, mas prefiro começar pelos números mais baixos :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #15 a segunda 29 fev 2016, 00:12 

Quadro completo

Imagem
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #16 a segunda 29 fev 2016, 00:36 

jasafara Escreveu:Quadro completo

Imagem

Curioso resultado, fui ver o meu caso:

Em 2011, julgo que já teve a de finalista, no formato em que não interfere com a descrição da cache. Mas actualmente já não tem.
Só na cache de 2012 é que tenho uma insígnia de nomeada. Daí para a frente não existe.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #17 a segunda 29 fev 2016, 00:37 

Tendo em conta que...

:arrow: As caches com insígnias são aquelas em que os owners aderiram explicitamente à iniciativa.
:arrow: Que embora a % entre as vencedoras ande pelos 2/3, nunca houve nenhuma recusa do prémio pelo que é razoável presumir que a maioria das caches que não colocaram as insígnias não foi pelo facto dos owners rejeitarem a iniciativa.

...não me parece poder-se deduzir pelos números que a iniciativa dos prémios GPS seja rejeitada pelos owners das caches nomeadas ;)

No que diz respeito aos votantes a análise será mais complicada mas mais dia, menos dia coloco-a aqui.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #18 a segunda 29 fev 2016, 00:41 

joom Escreveu:...

Em 2011, julgo que já teve a de finalista, no formato em que não interfere com a descrição da cache. Mas actualmente já não tem.
Só na cache de 2012 é que tenho uma insígnia de nomeada. Daí para a frente não existe.

A análise foi só baseada em LongDescription like "%geopt.org/gps/%" pelo que não sei bem se apanha tudo...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #19 a segunda 29 fev 2016, 12:22 

jasafara Escreveu:
joom Escreveu:...

A análise foi só baseada em LongDescription like "%geopt.org/gps/%" pelo que não sei bem se apanha tudo...

Esses já seriam números fabulosos, mas há certamente muitas mais. Há owners que colocam as insígnias com o seu próprio código, muitas vezes coladas em fotos. Há ainda as caches arquivadas antes das nomeações cujos owners não conseguem colocar as insígnias nos listings.
Houve um ano em que havia cerca de 360 caches em que era possível colocar as insígnias e muito perto de 300 tinham-nas :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #20 a segunda 29 fev 2016, 15:54 

E são bonitas!
Anterior

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes