Hints em inglês, please!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #31 a quarta 05 jan 2011, 02:04 

Re: Hints em inglês, please!!

jasafara Escreveu:
Torgut Escreveu:... Nem sei porque terei sido merecedor do milagre de uma cache na Arménia com dica em inglês. Por acaso a única cache do país ainda há 7 meses. Sem dica, aquele seria simplesmente impossível, pelo menos sem outro milagre...

Não me digas que não tinhas percebido se estivesse em Arménio...

Բետոնե սալիկների դրվագները ծածկելու գաղտնարան մի ժայռ կույտ ... նայում է զառիթափ կողմում մի ձախողվեց շինարարական տեսարան.

Milagre, milagre era mesmo teres encontrado a ARCA DE NOÉ (ou תֵּבַת נֹחַ‎ em Hebreu)...
Esta questão das dicas em inglês fica ultrapassada quando se tiver banda larga em qualquer ponto do mundo ;) Embora se fosses um geocacher rico já terias banda estreita via GlobalSat, Iridium (a única verdadeiramente global) ou Thuraya onde quer que fosses...

O alfabeto arménio é um dos 14 existentes no mundo e é uma coisa linda. Logo ao lado, num outro país pequeno e com uma população diminuta, econtra-se outro dos 14. Os arménios dizem que os georgianos tinham inveja do alfabeto deles e foram pedir (não me lembro a quem, mas a uma personagem mítica) que lhes arranjasse um alfabeto... ora a tal personagem mandou comida a uma parede e as formas resultantes foram adoptadas pelos georgianos para formar o seu alfabeto. Quanto à Arca de Noé, nada feito. O monte (monte é favor) Ararat fica actualmente na Turquia e aquela fronteira é um bocado complicada de passar.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #32 a quarta 05 jan 2011, 02:30 

Torgut Escreveu:
jasafara Escreveu:
Torgut Escreveu:... Nem sei porque terei sido merecedor do milagre de uma cache na Arménia com dica em inglês. Por acaso a única cache do país ainda há 7 meses. Sem dica, aquele seria simplesmente impossível, pelo menos sem outro milagre...

Não me digas que não tinhas percebido se estivesse em Arménio...

Բետոնե սալիկների դրվագները ծածկելու գաղտնարան մի ժայռ կույտ ... նայում է զառիթափ կողմում մի ձախողվեց շինարարական տեսարան.

Milagre, milagre era mesmo teres encontrado a ARCA DE NOÉ (ou תֵּבַת נֹחַ‎ em Hebreu)...
Esta questão das dicas em inglês fica ultrapassada quando se tiver banda larga em qualquer ponto do mundo ;) Embora se fosses um geocacher rico já terias banda estreita via GlobalSat, Iridium (a única verdadeiramente global) ou Thuraya onde quer que fosses...

O alfabeto arménio é um dos 14 existentes no mundo e é uma coisa linda. Logo ao lado, num outro país pequeno e com uma população diminuta, econtra-se outro dos 14. Os arménios dizem que os georgianos tinham inveja do alfabeto deles e foram pedir (não me lembro a quem, mas a uma personagem mítica) que lhes arranjasse um alfabeto... ora a tal personagem mandou comida a uma parede e as formas resultantes foram adoptadas pelos georgianos para formar o seu alfabeto. Quanto à Arca de Noé, nada feito. O monte (monte é favor) Ararat fica actualmente na Turquia e aquela fronteira é um bocado complicada de passar.

Sâo realmente alfabetos belíssimos... Já agora a tal personagem mítica deve ser o Kartlos (via wikipedia que para estas coisa deve ser de fiar...)
Na entrada para Geórgia tem este explicação etimológica.

Etimologia

Os georgianos chamam-se a si mesmos de ქართველები (kartvelebi) e a sua língua de ქართული (kartuli). Estes termos derivam do nome de um lendário chefe pagão, Kartlos, de quem se diz ser o "pai" dos georgianos.
A denominação estrangeira Geórgia, utilizada por grande parte das línguas do mundo, vem do persa گرجی (Gurji), por intermédio do árabe Jurj. Este por sua vez sofreu influência do prefixo grego γεωργ- (geōrg-), o que levou a se acreditar que o nome derivaria do seu santo padroeiro, São Jorge, ou do termo grego para cultivar, γεωργία (gueōrguía).
Na antiguidade, os habitantes da Geórgia eram também denominados iberos, em razão do reino caucasiano da Ibéria, que muito confundia os geógrafos antigos, que pensavam que este termo só se aplicava aos habitantes da península ibérica.
Gorj, a denominação persa para os georgianos, é também a raiz para a palavra turca Gürcü, e a russa Грузин ("Gruzin"). O nome do país é Gorjestan em persa, Gürcistan em turco, Грузия (Gruzia) em russo e גרוזיה (Gruzia) em hebraico. Outra curiosidade relacionada ao nome do país vem da palavra lobo em persa(gorg), que era por eles cultuado, daí resultando Gorjestan, "a terra dos lobos". Já a denominações em armênio para georgiano e Geórgia, respectivamente Vir e Virq, vêm de Ibéria com a perda do "i" inicial e a substituição do "b" pelo "v".

Já agora e para comparar os alfabetos uma tradução do Canto I d' Os Lusiadas. Engraçado com a tradução do google colocou algumas palavras em Inglês... O georgeano parece mais arredondado...

Զենքի եւ barons նշված
Որ արեւմտյան Lusitanian Բիչ,
Ին uncharted ջրերի
Դեռ անցել դրանից դուրս Taprobana
Է պատերազմների եւ վտանգներից: hardworking
Խոստացել է ավելի քան մարդկային ուժ
Եվ թվում հեռավոր մարդկանց կառուցված
Նոր Թագավորության, որը sublimated երկու;

Եւ փառավոր հիշողությունների
Թագավորները այդ, որոնք ընդլայնվում
Հավատքը, կայսրության հողերը արատավոր
Աֆրիկայում եւ Ասիայում էին ավերիչ,
Եւ նրանք, ովքեր աշխատանք են քաջարի
Եթե օրենքը արձակելու Մահացավ
Երգող ցայտեցնել ամենուր
Եթե այդպես է ինձ օգնել հմտություն, եւ արվեստի.

იარაღი და barons აღნიშნეს
რომ დასავლეთს Lusitanian Beach,
ამ uncharted წყლები
ჯერ გავიდა გარეთ Taprobana
ამ ომებს და საფრთხეების შრომისმოყვარე
დაპირებული ზე მეტი ადამიანის ძალა
და შორის დისტანციური ხალხის აშენებული
ახალი სამეფოს, რომელიც sublimated ორივე;

და საშვილიშვილო მოგონებები
Kings Of ვინც იყო გაფართოების
რწმენა, იმპერიისა და მიწების მანკიერი
აფრიკასა და აზიაში იყო გამანადგურებელი,
და ვინც მუშაობს valiant
თუ კანონი გათავისუფლების Death
სიმღერის scatter ყველგან
თუკი დამეხმარებით უნარი და ხელოვნებაში.

E já agora para nos rirmos um bocado a retroversão do georgiano para português

Barões e arma apontada
Que a praia lusitana ocidental,
Em águas desconhecidas
Times passaram a Taprobana
As guerras e as ameaças de hard-working
Promessas de mais de resistência humana
E a distância entre as pessoas, construído
Novo Reino, que sublima em ambos;

E as memórias gloriosas
Kings Of aqueles que estavam em expansão
A crença em Deus, Império e as terras viciosas
África e Ásia foi devastador,
Aqueles que trabalham e valente
Se a lei sobre a liberação da Morte
Song dispersão em todos os lugares
Se você me ajudar engenho e arte.

Mas se fosse uma hint era capaz de dar para perceber [:)]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #33 a quarta 05 jan 2011, 02:47 

jasafara Escreveu:Sâo realmente alfabetos belíssimos... Já agora a tal personagem mítica deve ser o Kartlos (via wikipedia que para estas coisa deve ser de fiar...)

Ou não... Talvez o Pharnavaz I of Iberia

...He is also alleged to have invented (or reformed) the Georgian alphabet, which was actually devised after the adoption of Christianity (c. 337 AD)...

Ou então é outro qualquer... O que interessa é que a estória de atirar a comida à parede é muito mais interessante do que estas versões :D
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #34 a quarta 05 jan 2011, 03:37 

Para além da hint também traduzo para inglês os conselhos/avisos e parte/totalidade da listing das minhas caches em Portugal.
Porquê?
Porque gosto de receber os estrangeiros que visitam as minhas caches (o meu país), da mesma forma como desejo ser recebido nas deles (no seu país).
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #35 a quarta 05 jan 2011, 12:38 

Torgut Escreveu:
Ok, então o "eles" são todos, sendo os espanhóis, os ingleses e os brasileiros alguns exemplos. Todos menos os franceses, pronto. Todos os visitantes deveriam tentar aprender português. Se não conseguem, lá está, problema deles. Porque se fores para lá para a terra deles falar português lixam-te.(...)

A esta altura já devia estar habituado que cada um só lê o que quer... enfim... cada qual é que sabe... :(

Torgut Escreveu:
(...) Apesar de só estarmos aqui a referir-nos a dicas nas caches e não de conversar com eles todos nas suas línguas. E nem estamos a falar de escrever hints nas caches nas suas línguas, mas sim em inglês. Sim senhora, fiquei esclarecido. (...)
Que ao menos uma vez na vida tenhas ficado esclarecido...

Torgut Escreveu:
(...) Não sou um tipo nada religioso, mas é caso para dizer: Que Deus te pague com juros aquilo que desejas aos outros. (...)
LOL... não fazes ideia do que eu desejo a ninguém.

Torgut Escreveu:
(...) nos últimos 12 meses fiz Geocaching nuns 10 países e não aprendi nenhumas línguas.
Sabes o que se diz...

Torgut Escreveu:(...) Sem dica, aquele seria simplesmente impossível, pelo menos sem outro milagre. (...)
Agora acha-se caches... por milagre. :lol:

Torgut Escreveu:P.S. - No outro lado da "bola" fica muito mar, a Austrália, a Nova Zelândia e alguns países com línguas próprias e onde se fala o inglês como língua franca, para que fique registado. Do outro lado do "muro", falava-se russo, hoje já não. Actualmente, só mesmo nos países que integraram a URSS, o que é totalmente natural. E nem em todos. Na Geórgia, por exemplo, nem pensar. E na Arménia, com muitas reticências.
O "desconversar" é conversa de quem não quer entender e francamente isso dá-me pouca vontade... Não é preciso um "einstein" para perceber o lado da "bola" a que me refiro. E é um lado bem grande, apesar de quereres fazer parecer que não. Até me admira que com tanto rigor tenhas tido dificuldade de encontrar a única caixa na Arménia... não dá para confundir.

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #36 a quarta 05 jan 2011, 12:43 

tmob Escreveu:(...)
Eu sei o que "Faz de conta" significa, simplesmente não faz sentido. (...)

Não? :shock:

tmob Escreveu:(...)
tens de me explicar a última frase, perdi-me a meio.

Exactly. ;)

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #37 a quarta 05 jan 2011, 14:08 

Rolgav Escreveu: Agora acha-se caches... por milagre. :lol:

Milagre
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #38 a quarta 05 jan 2011, 15:19 

Nalgumas das minhas caches senão em todas, tenho optado por colocar a hint apenas em Ingles.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #39 a quarta 05 jan 2011, 16:03 

Lopesco Escreveu:
Rolgav Escreveu: Agora acha-se caches... por milagre. :lol:

Milagre

Não não... por milagre é eu andar a passear em Praga, olhar para um "handrail" (apre, nem sei a palavra em português), e pensar... um sítio típico para uma cache... eh lah...mas o que é aquilo ali.... olha, é uma cache :-) Não fazia ideia da sua existência porque era a "final" de uma cache mistério. É assim que se acham caches na base do milagre, mesmo sem hints em inglês. Afinal é possível.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #40 a quarta 05 jan 2011, 16:09 

Torgut Escreveu:"handrail" (apre, nem sei a palavra em português),

Corrimão?
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado: