[Evento] The d3vil is in the details

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #31 a segunda 14 set 2015, 09:19 

Re: [Evento] The d3vil is in the details

Foto de grupo by António Cruz no local do evento.

Imagem

Houve quem contasse 68...Mais um, menos um, foi concerteza a maior concentração de geocachers e talvez de caminheiros que aquele local já viu :)

Basta ver que a cache que lhe fica próxima (tradicional-) Fichinhas [Gerês] registava até sábado 52 founds em mais de 6 anos de existência...Uma parte significativa seriam dos participantes deste evento :)

A amno-box em primeiro plano é o container na cache que irá ser publicada. O fantástico logbook com fotos do d3vil serviu de registo do evento e simultaneamente de beta testers à mesma.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #32 a segunda 14 set 2015, 11:03 

jasafara Escreveu:Especialmente a Roca Negra ficou-me atravessada não a ter subido.

Pois, Joaquim, grande falha. Perdeste o melhor local do PNPG! Eu ainda te chamei... ;)
Imagem

jasafara Escreveu:by Pirat@ part1 e part2

Excelente!

jasafara Escreveu:Foto de grupo by António Cruz no local do evento.

Imagem

Houve quem contasse 68...Mais um, menos um, foi concerteza a maior concentração de geocachers e talvez de caminheiros que aquele local já viu :)

Basta ver que a cache que lhe fica próxima (tradicional-) Fichinhas [Gerês] registava até sábado 52 founds em mais de 6 anos de existência...Uma parte significativa seriam dos participantes deste evento :)

A amno-box em primeiro plano é o container na cache que irá ser publicada. O fantástico logbook com fotos do d3vil serviu de registo do evento e simultaneamente de beta testers à mesma.

Foi mesmo incrível [:D] Grande evento! [:P] Para além de todo o simbolismo associado à homenagem, foi fantástico notar uma certa magia no olhar de quem visitou pela primeira vez o PNPG e em particular a Serra do Gerês [:P]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #33 a segunda 14 set 2015, 11:17 

Valente Cruz Escreveu:
jasafara Escreveu:Especialmente a Roca Negra ficou-me atravessada não a ter subido.

Pois, Joaquim, grande falha. Perdeste o melhor local do PNPG! Eu ainda te chamei... ;)

AInda estava na fase de contenção de esforço :) Aliás eu tinha definido a Rocalva como o ponto de paragem/retorno se a caminhada me estivesse a custar muito. Cheguei ao ponto de abordagem da Roca Negra em bastante boas condições mas como não sabia o que custaria ainda a ida até ao local do evento e ás Velas Brancas decidi que era mais pudente não fazer aquelas centenas de metros com alguma subida/descida. Tinha a noção que seria um sítio a não perder mas preferi manter a abordagem defensiva. Conclui no final que teria lá ido sem grandes problemas. Irei para a próxima vez ;)

Em relação às cabritas montezas que andaram por lá e contigo á cabeça, cortei-me em todas as caches que estavam marcadas com * ou seja as que implicariam desvios do percurso.
Tu pelo que me apercebi ainda fizeste a gracinha de ir já alí (mais de 1km em linha recta...) à (earth-) Um arco no PNPG - An arch in PNPG o que permitiu que tivesses feito a (multi-) Heart of Darkness [Gerês] como deve ser e não apenas o fabuloso ponto final [^]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #34 a segunda 14 set 2015, 11:38 

Valente Cruz Escreveu:...Foi mesmo incrível [:D] Grande evento! [:P] Para além de todo o simbolismo associado à homenagem, foi fantástico notar uma certa magia no olhar de quem visitou pela primeira vez o PNPG e em particular a Serra do Gerês [:P]

Sem dúvida. Estive pela primeira vez no PNPG (primeira vez em modo geocaching e primeira vez verdadeiramente fora do Gerês turístico e drive-in) em Maio em dois dias também fantásticos com organização da Silvana. Fui a lugares e caches epectaculares e que faziam parte do meu imaginário (em que as Minas do Carris, Tou às Aranhas, Stairway to Heaven e Estepes do Norte - Are you Tough Enough? foram talvez os expoentes máximos), mas com este evento e pelo que tenho lido tenho a noção que fui mesmo ao coração do Gerês. Deu também para perder o "medo" do desconhecido que foi uma das razões porque também tive uma postura muito defensiva. Agora "sinto" que já conheço mínimamente o Gerês e que já o posso enfrentar de forma mais descontraíada e confiante.

Sensação que já tinha tido anteriormente na Serra da Estrela com a iNtO tHe WiLd e a conquista dos Cântaros [^]

Obrigado a ti, à Silvana e agora aos d3vil's Friends por isto. Juntando a subida ao Pico (apesar de tudo muito menos desafiante, pelo menos psicológicamente) acho que em Portugal mais nenhum destino me mete medo :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #35 a segunda 14 set 2015, 12:03 

À aqui posts que posteriormente talvez vão parar a outro lado mas que agora me apetecem escrever aqui.

Já o referi várias vezes, mas para mim o Geocaching passou a ter outro significado com a iNtO tHe WiLd (ou melhor com a primeira parte dela efectuada em 2013 Seia-Lagoa Comprida). Já antes tinha feito umas caminhadas exigentes (Linha do Douro e Ruta dos Tuneis à cabeça), mas nenhuma com o grau de dificuldade (para mim claro...) e sobretudo exigência psicológica e desafio que essa cache me exigiu. Mais do que a adrenalina momentânea que a maioria das caches de T4.5/T5 propiciam, essa e um conjunto de outras caches fantásticas que entretanto já fiz nas Serras da Estrela, Freita, Amarela, Peneda e Gerês, exigem grandes caminhadas por locais em que estamos longe de tudo e sózinhos ou apenas com o grupo que nos acompanha.

Para mim os três conjuntos de serras acima referidos farão parte e enquanto puder de perigrinações anuais que me permitam conhecer o mais possivel os seus recantos mais recôndidos.

Prefiro caminhadas em grupos pequenos (embora no sábado o que se pretendesse e foi fantástico fosse um grupo o mais numeroso possível) e para vencer verdadeiramente todos os "medos" algumas a solo são necessários. Nos próximos anos irei gerir isto conforme as minhas disponibilidades, eventos publicados e "eventos" particulares em que amigos me façam o favor de convidar ;)

E deixo desde já aqui mais uns desafios.

Quanto a dormidas ao ar livre só se não puder é que para o ano e finalmente não a farei no alto do Cântaro Magro.
Mas estou receptivo a uma caminhada de mais de um dia. Até agora o mais próximo que fiz disso foi a Linha do Douro com dormida (em cama :mrgreen:) em Barca D'Alva.
E gostaria muito de fazer uma caminhada com neve. Para começar uma em que a paisagem esteja ainda bastante branca, mas os caminhos/trepadelas não impliquem uma progressão técnica em neve.
Não sei se já houve alguma evento/"evento" em Portugal que metesse neve, mas quando for o próximo por favor avisem ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #36 a segunda 14 set 2015, 12:12 

Apraz-me dizer, caro jasafara, bem-vindo ao maravilhoso mundo do geocaching, aquele que verdadeiramente é diferente de encontrar um "container" maravilha, mesmo ali à beira da estrada e que se assemelha a percorrer estrada da Beira para encontrar um local fantástico com uma vulgar caixa de plástico no fim.

No Sábado conheceste o coração do Gerês e a porta de entrada para o Gerês profundo e que fica já ali, ainda mais para a frente das Fechinhas e que implica sempre um viagem, na natureza e connosco. Sim, já houve eventos com neve, que implica outro tipo de logística, está a começar a melhor época para os passeios na montanha, aquela que já não está calor. E nunca se sabe o que aí vem.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #37 a segunda 14 set 2015, 12:17 

jasafara Escreveu:Em relação às cabritas montezas que andaram por lá e contigo á cabeça, cortei-me em todas as caches que estavam marcadas com * ou seja as que implicariam desvios do percurso.
Tu pelo que me apercebi ainda fizeste a gracinha de ir já alí (mais de 1km em linha recta...) à Um arco no PNPG - An arch in PNPG o que permitiu que tivesses feito a Heart of Darkness [Gerês] como deve ser e não apenas o fabuloso ponto final

Cabritas? Quem? Não conheço :D Eu já tinha feito a Heart of Darkness aquando da Master's Degree PNPG, mas queria ir ao Arco. Para além disso, houve pessoal que quis fazer a Heart "completa". Juntou-se um grupo e fomos lá "a correr", enquanto os restantes participantes não chegavam. Fizeste bem em ficar a descansar. Existirão outras oportunidades.

jasafara Escreveu:Sem dúvida. Estive pela primeira vez no PNPG (primeira vez em modo geocaching e primeira vez verdadeiramente fora do Gerês turístico e drive-in) em Maio em dois dias também fantásticos com organização da Silvana. Fui a lugares e caches epectaculares e que faziam parte do meu imaginário (em que as Minas do Carris, Tou às Aranhas, Stairway to Heaven e Estepes do Norte - Are you Tough Enough? foram talvez os expoentes máximos), mas com este evento e pelo que tenho lido tenho a noção que fui mesmo ao coração do Gerês. Deu também para perder o "medo" do desconhecido que foi uma das razões porque também tive uma postura muito defensiva. Agora "sinto" que já conheço mínimamente o Gerês e que já o posso enfrentar de forma mais descontraíada e confiante.

Sim, na minha opinião, a Rocalva é o coração da Serra do Gerês e do PNPG. O meu sítio preferido é precisamente estar em cima da Roca Negra a ver a Rocalva e a vastidão geresiana. Este percurso é sem dúvida dos melhores. Numa próxima oportunidade, e para não repetires, recomendo que subas pelo Prado do Vidoal. Talvez seja um pouco mais curto, mas igualmente espetacular. E assim já fazes a Heart como deve ser (sem esqueceres o Arco) [:P]

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #38 a segunda 14 set 2015, 12:31 

jasafara Escreveu:Já o referi várias vezes, mas para mim o Geocaching passou a ter outro significado com a iNtO tHe WiLd (ou melhor com a primeira parte dela efectuada em 2013 Seia-Lagoa Comprida). Já antes tinha feito umas caminhadas exigentes (Linha do Douro e Ruta dos Tuneis à cabeça), mas nenhuma com o grau de dificuldade (para mim claro...) e sobretudo exigência psicológica e desafio que essa cache me exigiu.

Não me digas que ajudei a abrir a Caixa de Pandora? :D

jasafara Escreveu:Mais do que a adrenalina momentânea que a maioria das caches de T4.5/T5 propiciam, essa e um conjunto de outras caches fantásticas que entretanto já fiz nas Serras da Estrela, Freita, Amarela, Peneda e Gerês, exigem grandes caminhadas por locais em que estamos longe de tudo e sózinhos ou apenas com o grupo que nos acompanha.

É isso. Esse é, também, o meu geocaching.

jasafara Escreveu:Quanto a dormidas ao ar livre só se não puder é que para o ano e finalmente não a farei no alto do Cântaro Magro.

Eu também vou!

Parabéns pela tenacidade e pelo sucesso ao ultrapassares estes desafios! [^]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #39 a terça 15 set 2015, 18:48 

Como os meus logs vão remeter para este tópico, fica aqui uma nota sobre as caches visitadas

O programa apontava

O Santo Graal
Prado do Arado (x)
Gerês - Curral Teixeira
O Elefante escondido (*)
Heart of Darkeness (*)
Rocalva
Fichinhas
Coução (*)
Prado Vidoeiro
O Regresso do Rei (x)
Poço Azul
My Blue Lagoon (*)
Cabana do Velho
Fonte das Letra

(*) Se houver tempo para fazer o desvio

As caches marcadas com (x) foram-no por mim por também não ficaram no trajecto da maior parte dos participantes.
A "Prado do Arado" na verdade não ficava no caminho seguido e apenas o 1ºgrupo lá foi. No regresso a organização decidiu sugerir um caminho mais fácil e assim muitos (entre os quais eu) não fomos à "O Regresso do Rei".
As marcadas com (*) obrigavam a uns desvios razoáveis de algumas centenas de metros e subidas que muitos não fizeram.

Por outro lado houve quem tivesse ido à "Lagoa do Arado" (logo no início e que acabou em DNF) e como já referi ontem à muito mais distante "Um arco no PNPG - An arch in PNPG".

Das restantes apenas a "Rocalva" e a "Fichinhas" implicavam também algum desvio do caminho. Embora não tivesse feito a trepadela à Rocalva irei registar o found.

Assim para memória futura este evento "rendeu-me" nove belas caches.

(multi-) O Santo Graal (uma clássica e por onde passámos por todos os pontos)
(tradicional-) Prado do Arado
(tradicional-) Gerês - Curral Teixeira
(tradicional-) Rocalva (outra clássica que georeferencia uma fantástica formação rochosa)
(tradicional-) Fichinhas (à falta de não ter subido à Roca Negra foi talvez o ponto de maior altitude que atingi na caminhada)
(tradicional-) Prado Vidoeirinho
(tradicional-) Poço Azul (fantástico sítio para uns mergulhos, o que uns corajos@s aproveitaram)
(tradicional-) Cabana do Velho
(tradicional-) Fonte das Letras
Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: segunda 06 ago 2012, 00:48

Mensagem Post: #40 a terça 15 set 2015, 20:03 

Valente Cruz Escreveu:Foi mesmo incrível [:D] Grande evento! [:P] Para além de todo o simbolismo associado à homenagem, foi fantástico notar uma certa magia no olhar de quem visitou pela primeira vez o PNPG e em particular a Serra do Gerês [:P]

:) Foi mesmo uma combinação de factores fantástica!
AnteriorPróximo

Voltar para BRAGA

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante