Anúncio das Nomeadas dos Prémios GPS 2014

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #481 a terça 25 ago 2015, 01:08 

Re: Anúncio das Nomeadas dos Prémios GPS 2014

prodrive Escreveu:Total de inscritos: 1166.

Esse total de inscritos inclui inscritos com direito a Zero votos?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #482 a terça 25 ago 2015, 01:23 

clcortez Escreveu:Fiz alguns logs hoje à noite que não aparecem no boletim de voto, ainda é possível refrescar os logs para que sejam apanhados pelo boletim para fechar o mesmo antes de terminar as votações?
Obrigado.

Já não dá, mas fica o teu manifesto

Cache procurada no âmbito dos Prémios GPS 2014, para os quais esta cache está nomeada.

Apesar de considerar que com o passar das edições destes Prémios a tendência das caches nomeadas é serem idealizadas para isso mesmo (serem nomeadas) e quase que "feitas de encomenda", ainda vão aparecendo algumas surpresas (boas) mas a maioria é infelizmente "geobricolage" em vez de geocaches.
Ao longo dos ultimos anos a tendência e a moda tem sido a criação de caches (apenas os containers, porque os listings continuam fracos na maioria (e a cache é no seu todo o conjunto do recipiente e da página da cache)) cada vez mais elaboradas e trabalhadas e são essas que servem de exemplo aos novos geocachers, que ficam a gostar do "bricocaching" em detrimento do geocaching na verdadeira essência do conceito original.

Assim, considero que:
a) as caches nomeadas são cada vez mais caches de container, o que quer dizer que cada vez mais geocachers colocam caches elaboradas e trabalhadas para estas virem a ser nomeadas, o que "vicia" um pouco os resultados, pois só os geocachers com "habilidades manuais" conseguem bons resultados, em detrimento dos geocachers que colocam caches apenas para dar a conhecer bons locais (atenção, não é regra, mas sim uma tendência)
b) a separação do que é "geobricolage" do que é geocaching resolveria esta questão, não ao nivel das votações porque felizmente a entidade que organiza os prémios já atribui prémios separados à categoria "container", mas sim ao nível da Groundspeak que gere a actividade a nível mundial.

Posto isto, e considerando que as caches nomeadas são por regra boas caches (embora em diferentes vertentes como já referido atrás (essencialmente em três vectores: local, aventura e container)) tenho todos os anos tentado fazer algumas caches nomeadas para dar o meu contributo na votações de forma e exprimir nas "urnas" a minha escolha, não deixando apenas nas mãos dos outros essa escolha. Tal como em anos anteriores, aproveito as viagens de trabalho para tentar fazer as caches mais distantes e em locais desconhecidos, o mais dispersas possível, preferindo as caches menos visitadas e fora dos "holofotes", para ajudar estas a terem também hipóteses de virem a ter destaque nas votações.
Não tendo por hábito fazer os logs de imediato deixei este para o fim e faço-os agora para poder incluir esta cache na lista das possíveis de serem votadas por mim.

E esperemos que contes esta estória em detalhe ;)

Raid das "7 nomeadas em 7 distritos em 7 horas" (que passou a ser dos 10 distritos em pouco mais de 24h). Uma loucura que começou às 19h com a saída de Lisboa

PS: Eu sou um grande procastinador mas tu abusas [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #483 a terça 25 ago 2015, 02:59 

jasafara Escreveu:
clcortez Escreveu:Fiz alguns logs hoje à noite que não aparecem no boletim de voto, ainda é possível refrescar os logs para que sejam apanhados pelo boletim para fechar o mesmo antes de terminar as votações?
Obrigado.

Já não dá, mas fica o teu manifesto

Infelizmente umas das 4 ou 5 que faltavam aparecer no boletim de voto estava no meu top 3 para as votações. Uma cache de local com um misto de aventura e um simples container plástico aqui bem perto. As restantes são aquelas as que chamo de "PT de Nomeadas", tal como as caches dos PTs servem para quem os faz adquirir favoritos para atribuir a boas caches, os PTs de Nomeadas servem para adquirirmos votos para usar nas caches que realmente queremos agraciar com os nossos votos. Mais uma vez é mais difícil agrupar as caches que não quero votar do que as que quero, porque estas são bem menos do que as que não quero.

jasafara Escreveu:
Cache procurada no âmbito dos Prémios GPS 2014, para os quais esta cache está nomeada.

Apesar de considerar que com o passar das edições destes Prémios a tendência das caches nomeadas é serem idealizadas para isso mesmo (serem nomeadas) e quase que "feitas de encomenda", ainda vão aparecendo algumas surpresas (boas) mas a maioria é infelizmente "geobricolage" em vez de geocaches.
Ao longo dos ultimos anos a tendência e a moda tem sido a criação de caches (apenas os containers, porque os listings continuam fracos na maioria (e a cache é no seu todo o conjunto do recipiente e da página da cache)) cada vez mais elaboradas e trabalhadas e são essas que servem de exemplo aos novos geocachers, que ficam a gostar do "bricocaching" em detrimento do geocaching na verdadeira essência do conceito original.

Assim, considero que:
a) as caches nomeadas são cada vez mais caches de container, o que quer dizer que cada vez mais geocachers colocam caches elaboradas e trabalhadas para estas virem a ser nomeadas, o que "vicia" um pouco os resultados, pois só os geocachers com "habilidades manuais" conseguem bons resultados, em detrimento dos geocachers que colocam caches apenas para dar a conhecer bons locais (atenção, não é regra, mas sim uma tendência)
b) a separação do que é "geobricolage" do que é geocaching resolveria esta questão, não ao nivel das votações porque felizmente a entidade que organiza os prémios já atribui prémios separados à categoria "container", mas sim ao nível da Groundspeak que gere a actividade a nível mundial.

Posto isto, e considerando que as caches nomeadas são por regra boas caches (embora em diferentes vertentes como já referido atrás (essencialmente em três vectores: local, aventura e container)) tenho todos os anos tentado fazer algumas caches nomeadas para dar o meu contributo na votações de forma e exprimir nas "urnas" a minha escolha, não deixando apenas nas mãos dos outros essa escolha. Tal como em anos anteriores, aproveito as viagens de trabalho para tentar fazer as caches mais distantes e em locais desconhecidos, o mais dispersas possível, preferindo as caches menos visitadas e fora dos "holofotes", para ajudar estas a terem também hipóteses de virem a ter destaque nas votações.
Não tendo por hábito fazer os logs de imediato deixei este para o fim e faço-os agora para poder incluir esta cache na lista das possíveis de serem votadas por mim.

Umas notas de autor para resumir:

- nas últimas 3 edições as caches vencedoras nacionais foram cache de owners que têm uma aptidão fora do comum para realizar trabalhos manuais, quer por razões profissionais (porque têm acesso a máquinas e materiais que a maioria não tem) que por razões vocacionais (pessoas com especial vocação para trabalhos manuais). As caches que têm mais destaque são as que têm movimento (partes móveis), luzes, sons ou dimensões e trabalhados fora do comum. Mais destaque entenda-se mais Favoritos, por exemplo. Pode ser uma relação com o nº de potenciais votantes que aquela cache pode ter e por sua vez um maior número possível de votos. Caches de apenas local com um container "normal" no interior do país nunca na vida ganharão o que quer que seja (a não ser que no distrito onde estão não hajam caches de container ou o local/aventura da cache é realmente fascinante).

- Continuam as evidências que muitas caches surgem por os seus owners estarem a pensar em ter a a cache A ou B nomeada. Não é necessáriamente mau, mas esta evidência/tendência dá ainda mais protagonismo aos geocachers do ponto anterior, deixando na sombra as caches que têm uma vertente mais de local, quer sejam locais históricos (monumentos e edificações históricas) quer locais de beleza natural/lazer. Claramente devia na minha opinião haver uma separação entre o "geocaching-quiz" e o geocaching "turístico". O "geocaching-quiz" é tudo o que obriga a puxar pela cabeça, pesquisar, resolver charadas, mistérios, que não é directo. Aqui se incluem os Mistérios, por exemplo, e tudo o que é caches de containers elaborados (enquadrados no meio, disfarçados) ou trabalhados (verdadeiras obras de arte cheias de pequenos detalhes). No turístico ficariam as Tradicionais, Multis e afins que têm containers normais e que são colocadas para mostrar um local, seja uma paisagem, um monumento, um espaço de lazer. Estas, com informação completa e fidedigna no listing, seriam um verdadeiro roteiro turístico.
Quanto ao que isto implica nos Prémios GPS, quanto a mim deviam de haver prémios distintos para as melhores caches de uma e outra categoria, se assim o entendessem agrupar (uma vez que a GS não o faz), pois considero uma cache de container não é comparável a uma cache de local. São ambas uma cache, mas uma é o dia e outra a noite.

Agora, fora dos Prémios GPS, ainda mais algumas notas:

- existem basicamente dois grandes grupos de caches: as que só têm um container e coordenada (as Tradicionais) e as que têm mais que uma coordenada e/ou ponto físico/virtual, as Multi's. Dentro de cada um destes grupos de caches existem os subtipos de caches: Mistérios, Letters, Werigo's, etc, todos eles podem ser tradicional ou multi. Podiam se agrupar as caches por estes tipos e dentro de cada um deles escolher o sub tipo (isto quando se cria uma cache, quando se define o que uma cache vai ser).
Também "pintava" as caches pertencentes a PT's com uma cor diferente de todas as outras nos Mapas. Os PTs acabam por ser tradicionais mas que têm uma filosofia diferente de quem procura por exemplo 4 ou 4 caches numa mesma zona, mas todas diferentes e independentes. Por mim um PT era agrupado e valia apenas um único Found, apenas obtido quando se logasse a ultima cache do PT.
Acabava com a contabilização de Founds através de Eventos, sejam eles Eventos "normais", CITOs, Megas, etc. Encontrar caches tem uma contabilidade, ir a Eventos tem outra ( tal como acontecia nos defuntos Challenges, em que era contabilizados à parte). Ainda dentro das caches, separava as ECs para uma contabilidade à parte também. É um tipo específico de cache diferente de todos os outros, não é comparável a encontrar um container.

jasafara Escreveu:E esperemos que contes esta estória em detalhe ;)

Raid das "7 nomeadas em 7 distritos em 7 horas" (que passou a ser dos 10 distritos em pouco mais de 24h). Uma loucura que começou às 19h com a saída de Lisboa

Posso contar já.
Como sabes não sou adepto de modas, de massas, de números, de protagonismo, mas ao longo destes mais de 12 anos de geocaching fui protagonizando algumas interessantes "aventuras" que me permitiram guardar na memória bons momentos e com eles ganhar até bons amigos. Cada vez mais me afastei do centro nevrálgico da actividade mas de vez em quando e quando se reúnem condições faço algo mais "out of the box".
Este foi um desses casos, talvez um dos últimos. E foi assim: tendo que ir para Mirandela para lá estar numa segunda feira de manhã cedo e estando a mais de 500 km de casa a solução foi ir no dia anterior. Como dias antes tinham saído as Nomeadas de 2014 defini um objectivo e resolvi avançar. Esse objectivo era fazer uma cache nomeada por distrito desde Lisboa até chegar a Mirandela, Bragança. Assim, saí sozinho de Lisboa por volta das 19h e mais ou menos de hora em hora atingia uma nova cache nomeada num novo distrito (Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança), que com as paragens dava mais ou menos 7h de viagem, por isso lhe chamei "7 nomeadas em 7 distritos em 7 horas". Claro que isto não é algo que qualquer pessoa faça assim só porque lhe apeteça, até porque tem custos elevados, mas aproveitando uma viagem que tinha que fazer de qualquer maneira...assim o fiz. Na verdade, acabei por fazer a cache de Bragança (uma em Mirandela, muito boa) já na manhã seguinte, pois o owner quis me acompanhar, assim fiz o "sacrifício" de dormir umas horas no hotel antes de acordar cedo e ir à cache. Depois, e já no regresso, e uma vez que tinha que passar por Viseu, acabei por ir ainda fazer uma nomeada (ou mais) de Viseu, Guarda e Castelo Branco. Nessa viagem fiz nomeadas em 10 distritos, e pouco menos de dois dias.

Ainda no ano passado fiz outra "loucura", estando também em Trás-os-Montes ao fim do dia, e tendo que ir para Braga para pernoitar, e sendo uma quarta feira de outono com três eventos no mesmo dia na região, consegui fazer "3 eventos em 3 distritos em 3 horas": parei em Vila Real onde havia um evento por volta das 21.30h, onde estive um bocado, dali segui directo para Gaia (distrito do Porto) onde havia um geomagusto (e onde cheguei por volta das 22.30h e saí por volta das 23h, seguindo para Braga onde havia o meetup mensal, onde cheguei já perto da meia noite e ainda apanhei o Joom e o Pintelho com uns tupperwares com bolo na mão que já iam a abandonar o local.
São "aventuras" muito diferentes de ir dois dias de mochila às costas para o interior do país calcorrear linhas de comboio abandonadas para colocar caches fazendo 45km, ou subir a serras sozinho à noite para ver a vista de um VG, mas acabam por ser um remédio para o stress do dia a dia, que não tem sido pouco.

jasafara Escreveu:PS: Eu sou um grande procastinador mas tu abusas [:D]

Não se trata de ser calão, atrasado, lento ou empurrar com a barriga para a frente, mas sim um modo de viver a actividade. Não sou hipócrita dizendo que não tenho tempo para fazer logs porque tenho que andar no terreno a fazer mais e mais caches, ou passear, ou outra coisa qualquer e por isso fazer logs temporários elaborados e simpáticos como se eu fosse um Bom exemplo. Não faço logs a maior parte das vezes porque não tenho efectivamente tempo para fazer tudo o que me proponho no tempo útil que tenho disponível. Ora, esta actividade é um hobbie, não é uma actividade profissional nem mais importante que a familia, por exemplo (ao contrário de muitos exemplos que vejo por aí), logo não havendo tempo para tudo o que é importante, não sobra tempo para o que é lazer, como fazer logs online. Olha, para estar aqui a escrever estou a abdicar de preciosas horas de sono, por exemplo! Quanto ao procurar as caches, habitualmente tenho mais tempo para isso, pois nas deslocações frequentes que faço durante a semana acabo por passar em locais com caches que previamente escolho, e caso tenha tempo suficiente para as fazer faço-as. Guardo a memória para mim, e também pelas fotos que tiro. Um dia mais tarde, em qualquer altura e se a memória e a saúde não me atraiçoar, se tiver tempo e paciência continuarei a escrever o livro, o blogue ou as memórias, como se quiser interpretar, que não mais são que os logs e fotos das caches que procurei e encontrei em tempos.
Já em relação aos Prémios GPS, uma vez que para poder votar nas caches que encontrei tenho que as logar, acabo por juntar num lote o que encontrei no ultimo ano e logo-as de seguida. Este ano a coisa não correu como queria, porque estive ausente até dois dias antes de acabar as votações...mais um dia tinha sido o timming perfeito.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #484 a terça 25 ago 2015, 10:52 

Haviam 3.372 geocachers em condições de votar (pelo menos 2 feitas). Em relação a esse número a percentagem dos votantes foi pequena (26,75%). Mas seria interessante saber os resultados finais por escalões. Por exemplo em relação aos que tinham os votos máximos o último número dado foi de 52 em 71 (73,24%) o que já é muito significativo. Mas neste extremo pode-se alegar que muitos dos geocachers envolvidos estavam especialmente motivados para fazer caches nomeadas e conscientes que eram "pesos-pesados".
Será mais representativo avaliar a percentagem dos que por exemplo tinham pelo menos 6,10, 20 ou 30 nomeadas feitas.
Com pelo menos seis só haviam 1.258 geocachers, com dez 699, com vinte 265 e com trinta 134.

Outra número interessante é qual o número total de founds que existiram em caches nomeadas (isto eu sei do excel ;)) e qual o número de founds que foram feitos por votantes. Esse é o número real de percentagem de representatividade dos votantes. Então se isso puder ser fornecido cache a cache permitiria umas análises muito interessantes :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #485 a terça 25 ago 2015, 11:22 

IDILIO49 Escreveu:
prodrive Escreveu:Total de inscritos: 1166.

Esse total de inscritos inclui inscritos com direito a Zero votos?

Sim inclui.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #486 a terça 25 ago 2015, 11:39 

As caches nomeadas tiveram 29.012 founds capturados pelo IAAN até ao final da tarde de ontem.
Desses 15.814 ou seja 54,5% correspondem a founds de PM.
Essas caches tiveram no total 9.460 favoritos ou seja um rácio total de 59,8%.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #487 a terça 25 ago 2015, 11:46 

Para a totalidade das 8.284 caches publicadas em 2014 os números são os seguintes

752.080 founds, 406.989 de PM (54,12%) e têm 25.868 favoritos (6,36%).

Se excluirmos as nomeadas a média de favoritos desce para 4,19%.

Esclarecedor, não?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #488 a terça 25 ago 2015, 12:08 

Bastante esclarecedor, sim! [^]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #489 a terça 25 ago 2015, 12:18 

clcortez Escreveu:Umas notas de autor para resumir:

- nas últimas 3 edições as caches vencedoras nacionais foram cache de owners que têm uma aptidão fora do comum para realizar trabalhos manuais, quer por razões profissionais (porque têm acesso a máquinas e materiais que a maioria não tem) que por razões vocacionais (pessoas com especial vocação para trabalhos manuais). As caches que têm mais destaque são as que têm movimento (partes móveis), luzes, sons ou dimensões e trabalhados fora do comum. Mais destaque entenda-se mais Favoritos, por exemplo. Pode ser uma relação com o nº de potenciais votantes que aquela cache pode ter e por sua vez um maior número possível de votos. Caches de apenas local com um container "normal" no interior do país nunca na vida ganharão o que quer que seja (a não ser que no distrito onde estão não hajam caches de container ou o local/aventura da cache é realmente fascinante).

- Continuam as evidências que muitas caches surgem por os seus owners estarem a pensar em ter a a cache A ou B nomeada. Não é necessáriamente mau, mas esta evidência/tendência dá ainda mais protagonismo aos geocachers do ponto anterior, deixando na sombra as caches que têm uma vertente mais de local, quer sejam locais históricos (monumentos e edificações históricas) quer locais de beleza natural/lazer. Claramente devia na minha opinião haver uma separação entre o "geocaching-quiz" e o geocaching "turístico". O "geocaching-quiz" é tudo o que obriga a puxar pela cabeça, pesquisar, resolver charadas, mistérios, que não é directo. Aqui se incluem os Mistérios, por exemplo, e tudo o que é caches de containers elaborados (enquadrados no meio, disfarçados) ou trabalhados (verdadeiras obras de arte cheias de pequenos detalhes). No turístico ficariam as Tradicionais, Multis e afins que têm containers normais e que são colocadas para mostrar um local, seja uma paisagem, um monumento, um espaço de lazer. Estas, com informação completa e fidedigna no listing, seriam um verdadeiro roteiro turístico.
Quanto ao que isto implica nos Prémios GPS, quanto a mim deviam de haver prémios distintos para as melhores caches de uma e outra categoria, se assim o entendessem agrupar (uma vez que a GS não o faz), pois considero uma cache de container não é comparável a uma cache de local. São ambas uma cache, mas uma é o dia e outra a noite.

Agora, fora dos Prémios GPS, ainda mais algumas notas:

- existem basicamente dois grandes grupos de caches: as que só têm um container e coordenada (as Tradicionais) e as que têm mais que uma coordenada e/ou ponto físico/virtual, as Multi's. Dentro de cada um destes grupos de caches existem os subtipos de caches: Mistérios, Letters, Werigo's, etc, todos eles podem ser tradicional ou multi. Podiam se agrupar as caches por estes tipos e dentro de cada um deles escolher o sub tipo (isto quando se cria uma cache, quando se define o que uma cache vai ser).
Também "pintava" as caches pertencentes a PT's com uma cor diferente de todas as outras nos Mapas. Os PTs acabam por ser tradicionais mas que têm uma filosofia diferente de quem procura por exemplo 4 ou 4 caches numa mesma zona, mas todas diferentes e independentes. Por mim um PT era agrupado e valia apenas um único Found, apenas obtido quando se logasse a ultima cache do PT.
Acabava com a contabilização de Founds através de Eventos, sejam eles Eventos "normais", CITOs, Megas, etc. Encontrar caches tem uma contabilidade, ir a Eventos tem outra ( tal como acontecia nos defuntos Challenges, em que era contabilizados à parte). Ainda dentro das caches, separava as ECs para uma contabilidade à parte também. É um tipo específico de cache diferente de todos os outros, não é comparável a encontrar um container.

Concordo com a generalidade do que dizes, e também me sinto do mesmo lado da barricada, contudo reconheço que a grande maioria dos Geocachers gosta desse tipo de caches, todas cheias de luzinhas, artimanhas e mecanismos. Não considero que eu esteja certo e eles errados, ou vice-versa. Essa heterogeneidade enriquece o Geocaching e torna-o mais apelativo a um número maior de pessoas.
Felizmente continuam a surgir caches natura de grande qualidade em sítios de excelência que proporcionam momentos únicos de Geocaching para quem gosta dessa vertente. São uma minoria, é um facto, mas também é um facto que quem as procura também é uma minoria. Uma oferta proporcional à procura. São as leis de mercado a funcionar em pleno :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #490 a terça 25 ago 2015, 12:31 

prodrive Escreveu:...São uma minoria, é um facto, mas também é um facto que quem as procura também é uma minoria. Uma oferta proporcional à procura. São as leis de mercado a funcionar em pleno :)

Acho ligeiramente "arrepiante" que as nomeadas tenham um número de visitas médio de 78 e as não nomeadas 91...quando o nível de "recompensa" via favoritos para as primeiras é de mais de 14x...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante