Geocacher desaparecido no PNSAC

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #151 a quinta 06 ago 2015, 17:49 

Re: Geocacher desaparecido no PNSAC

rjpcordeiro Escreveu:Independentemente das razões que levaram ao desfecho que conhecemos, acho que já se aprendeu o essencial (pelo menos deveria aprender quem ainda não sabia): fazermo-nos acompanhados neste género de aventuras é sempre mais seguro. Tenha sido acidente ou doença súbita, as hipóteses de sobrevivência teriam sido melhores caso se fizesse acompanhar de alguém. Tudo o resto é mera curiosidade, que eu, pecador confesso, também tenho.

Creio que todos já aprendemos/deveríamos ter aprendido isso, mas acaba por haver sempre um momento em que nos colocamos mais a jeito, seja porque não medimos o perigo, seja porque achamos que isso só acontece aos outros.

Sou o primeiro a assumir que por diversas vezes me coloquei em situações que poderiam ter corrido mal. Felizmente os desfechos têm sido sempre felizes, alguns deles ajudados pela sorte. Que este caso sirva para perceber que a sorte nem sempre está do nosso lado :(
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #152 a quinta 06 ago 2015, 19:22 

Eu estou muito consciente que já "gastei" pelo menos uma vida. É muito claro na minha cabeça que o que me salvou foi o facto de estar acompanhada de muita gente, e ter o telemóvel comigo. E mal por mal, ter caído no respiradouro menos profundo dos arredores. É uma memória que tenho sempre presente desde esse dia em todas as minhas atividades de geocaching. Ainda assim, não me considero imune a outro acidente. Mas que fiquei extremamente sensibilizada para o perigo, lá isso fiquei!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #153 a quinta 06 ago 2015, 19:35 

Lusitana Paixão Escreveu:Eu estou muito consciente que já "gastei" pelo menos uma vida. É muito claro na minha cabeça que o que me salvou foi o facto de estar acompanhada de muita gente, e ter o telemóvel comigo. E mal por mal, ter caído no respiradouro menos profundo dos arredores. É uma memória que tenho sempre presente desde esse dia em todas as minhas atividades de geocaching. Ainda assim, não me considero imune a outro acidente. Mas que fiquei extremamente sensibilizada para o perigo, lá isso fiquei!

Foi a VIAGEM AO CENTRO DA TERRA #1.5 entre a #1 e a #2 ;)
Foi realmente um acidente muito similar ao que julgávamos que teria acontecido neste caso.
Esta questão dos buracos é realmente uma das mais perigosas que nos podem surgir...
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 20 nov 2011, 21:46

Mensagem Post: #154 a quinta 06 ago 2015, 20:48 

No meu entender o perigo está sempre presente em certas caches do denominado extreme geocaching e não só, quanto ao risco é uma variável, que compete a cada um minimizar quando é nossa opção efetuar uma cache numa zona/local perigoso. Estudar bem caminhos de acesso, levar material de proteção individual, levar companhia, utilizar equipamento rádio/móvel, usar aplicações de localização de emergência, etc., não estou a ensinar nada a ninguém apenas a expor o meu ponto de vista.
Felizmente nunca tive nenhum incidente de maior apenas umas nódoas negras em pequenas quedas e espero que não passe disso.
Várias são as teorias expostas para o que realmente aconteceu com o "nosso" Crisóstomo, as hipóteses de AVC (acidente vascular cerebral) ou EAM (Enfarte agudo do miocárdio) podem ser letais em questão de minutos assim como uma queda pode provocar um TCE (traumatismo crâneo encefálico) que devido a hemorragias extensas podem provocar pressões intra cranianas que fazem que o nosso sistema nervoso central colapse levando à morte. Uma hipoglicemia aguda também pode ter estado na origem da morte devido a desidatração severa, má nutrição e esforço físico excessivo. A autopsia dará a resposta a quem tem que a saber, aos seus familiares.
Aproveito uma vez mais para apresentar as minhas condolências à sua família e aos seus amigos.

R.I.P.
ImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #155 a quinta 06 ago 2015, 21:03 

Imagem Imagem

TB
TB

Registado: quarta 13 jun 2012, 09:32

Mensagem Post: #156 a quinta 06 ago 2015, 21:20 

o mirante é um jornal respeitante a todo a Lezíria e Médio Tejo, não um jornal local Tomarense ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #157 a quinta 06 ago 2015, 21:32 

CarFil Escreveu:

o mirante é um jornal respeitante a todo a Lezíria e Médio Tejo, não um jornal local Tomarense ;)

Obrigado pela correcção :)
Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: terça 18 out 2011, 23:38

Mensagem Post: #158 a quinta 06 ago 2015, 22:36 

Agora parece que o geocaching se tornou algo de muito perigoso.
Perigos, vamos ser claros existem em qualquer local.
Atravessar uma passadeira por exemplo é perigoso, no entanto todos os dias atravessamos algumas.
A forma de a atravessar e o cuidado que temos ao fazê-lo é que dita a diferença, tal como o local, uma passadeira numa avenida de uma grande cidade é sempre muito diferente de uma passadeira de uma aldeia do interior do país.
Passa-se exactamente o mesmo com o geocaching, tudo deve ser devidamente avaliado.
Neste caso falar sem se saber o resultado da autopsia é pura e simplesmente especular, nada nos garante que se tivesse ficado sentado no sofá a ver a televisão não lhe aconteceria o mesmo.
Quanto ao local, e eu estive lá muito perto de onde foi encontrado, é duro, sim efectivamente é, mas é possível de fazer, percorri alguns metros e deu para perceber que era possível de fazer, mas também deu para perceber que sozinho não me aventurava, mas isto sou eu porque o amigo Crisóstomo esse não desistia.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #159 a sábado 08 ago 2015, 19:34 

http://ionline.pt/artigo/406117/jose-andrade-a-historia-do-professor-que-morreu-em-geocaching-?seccao=bi

Tem um pormenor interessante que ainda não tinha visto mencionado em mais lado nenhum: Javalis
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: quarta 13 jun 2012, 09:32

Mensagem Post: #160 a sábado 08 ago 2015, 20:07 

IDILIO49 Escreveu:http://ionline.pt/artigo/406117/jose-andrade-a-historia-do-professor-que-morreu-em-geocaching-?seccao=bi

Tem um pormenor interessante que ainda não tinha visto mencionado em mais lado nenhum: Javalis

nunca ouvi falar de javalis no PNSAC, mas não digo que não haja
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante