[Lisboa - Monsanto] Ninhos em Directo


A malta da seita do Baden... e a Fauna, Flora, Geologia....

Avatar do Utilizador

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagens: 10775

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Localização: Portugal

Mensagem Post: #1 a terça 07 abr 2015, 03:32 

[Lisboa - Monsanto] Ninhos em Directo

Ninhos em Directo

Com a chegada a primavera, inicia-se o período de maior atividade nos ninhos, com os casais a escolherem os sítios para nidificar. As quatro caixas já foram devidamente limpas, as câmaras verificadas e a nossa atenção está agora virada para a observação diária destes ninhos artificiais, esperando que venham a ser escolhidos pelas aves para depositarem os seus ovos e receberem as suas crias.
Os ninhos de Monsanto estão online desde 2008 e desde então já serviram de “casa” a dezenas de pequenos passeriformes e viram nascer e crescer inúmeros filhotes!
Com a instalação das pequenas câmaras de vídeo é possível assistir em direto aos movimentos das aves nas nossas caixas-ninho: algumas usam as caixas como abrigo, outras constroem os seus ninhos, outras ainda usam-nas para dormir durante a noite… Vários casais de passeriformes criaram as suas ninhadas com sucesso até as crias abandonarem os ninhos, continuando lá fora a sua luta pela sobrevivência. Imagens que cativam os visitantes dos Ninhos em Direto que podem acompanhar os desenvolvimentos 24 horas por dia, observando todos os passos, desde a construção do ninho, à postura, incubação, nascimento e crescimento destas pequenas aves.
Mas sabia que existem mais de 1000 caixas-ninho em Monsanto?
A floresta de Monsanto é jovem e ainda não tem muitas cavidades naturais. As caixas-ninho são uma boa ajuda para que várias espécies que nidificam em buracos possam manter-se aqui e contribuir para o equilíbrio do ecossistema.
É o caso dos chapins (chapim-azul, chapim-real e chapim-preto), das trepadeiras-comuns e das carriças, todos eles com um papel muito importante num ecossistema florestal, ajudando a controlar os insetos e a dispersar sementes.
Os ninhos são monitorizados regularmente pelos técnicos do LxCRAS, que atualizam periodicamente a informação disponível no site para que não perca nada!

Fonte: http://www.cm-lisboa.pt/viver/ambiente/parque-florestal-de-monsanto/ninhos-em-direto
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Regular
Regular

Mensagens: 57

Registado: segunda 09 mar 2015, 12:21

Localização: Portalegre

Mensagem Post: #2 a terça 07 abr 2015, 11:15 

Re: Ninhos em Directo [Monsanto]

Boas,

Não conhecia esse projecto. Muito interessante mesmo.
Logo já vou mostrar alguns vídeos à minha filha, desconfio que ela vai adorar.

Obrigado pela partilha.

Abraço

Voltar para ESCUTISMO & NATUREZA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Powered by PHPBB - Geopt.org 2013