Marcação das caches como pertencentes a PowerTrails

Estatísticas... It's All About Numbers!

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #21 a sexta 16 jan 2015, 23:49 

Re: Marcação das caches como pertencentes a PowerTrails

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu: Abaixo apenas a Lusitani poderia ser uma badge.

Não, não poderia. É!

Tive preguiça de ir ver. OK. Essa sai :)
Existem outras situações que enganam. Por exemplo o hábito de alguns owners de numerar as caches. Sò depois de ver que estavam em concelhos diferentes é que percebi que não nenhuma ligação entre as caches do zeganso...

Código:
#waypoint   #cacheName   cacheOwner   Status   Tipo   Distrito   Concelho
GC1ZDZE   #01 SENHOR DOS AFLITOS   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Montijo
GC1ZTXZ   #02 MOINHO DE VENTO DO ESTEVAL   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Montijo
GC20CY6   #03 JARDIM DA MUNDET   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Montijo
GC22MKZ   #04 AS TOURADAS   zeganso   E   Mystery   Setúbal   Montijo
GC22MTP   #05 RECANTOS RIBEIRINHOS   zeganso   E   Multi   Setúbal   Montijo
GC2628Y   #06 CINEMA   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Montijo
GC27ANG   #07 AVIAÇÃO   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Montijo
GC2K36B   #08 PARQUE DAS PISCINAS   zeganso   D   Multi   Setúbal   Montijo
GC2V2VF   #09 TERMO ELETRICA   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Sines
GC3CW8W   #10 Boca do Montijo - Moinho do Cabo   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Montijo
GC3D6EP   #11 FABRICA DE PROFISSÕES   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Montijo
GC3PVG0   #12 ZONA RIBEIRINHA DO SAMOUCO   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Alcochete
GC3PXMY   #13 PRAIA SELVAGEM   zeganso   E   Traditional   Setúbal   Grândola
GC3R1W1   #14 ARROZAIS DO SADO - Original   zeganso   A   Traditional   Setúbal   Grândola
GC4K22C   #15 ARROZAIS DO SADO - Clone 1 - Cancela   zeganso   A   Traditional   Setúbal   Alcácer Do Sal
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #22 a sábado 17 jan 2015, 00:13 

jasafara Escreveu:Para mim uma série é um conjunto de caches com proximidades geográficas do mesmo owner e com elementos que as ligam.

Tenho dúvidas quanto à definição...
Por exemplo a "GeoAdventure Aveiro" parecia-me encaixar no conceito de série... tendo em conta os outros exemplos, estarem geograficamente perto, com elementos que as ligam, no entanto ficam barradas por não ser do mesmo owner!?!

P.S. - e ainda não respondeste quais os possíveis objectivos para categorizar "séries"...
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #23 a sábado 17 jan 2015, 01:19 

jasafara Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:... nomeadamente com esta separação base entre PWT e séries.

O que é uma série? E qual o objectivo?
Por exemplo as caches "one for the road" são uma série? As caches em VG's são uma série?

Os exemplos que dás estão bem nas badges por terem abrangência nacional.
Para mim uma série é um conjunto de caches com proximidades geográficas do mesmo owner e com elementos que as ligam.

Neste momento ainda não tenho muitas recenseadas. Abaixo apenas a Lusitani poderia ser uma badge.
Os Mistérios do Parque do Monsanto possivevelmente são um PWT...

Código:
Nome da Caminhada   #T   #Tact   PT   #waypoint   #cacheName   cacheOwner
Az160   82   82   s   GC48B24   Mouchão no Rio Tejo (Az160/001)   GeoDuplaP&F
GeoAdventure Aveiro   22   15   s   GC3GBAW   GeoAdventure Aveiro : Sever Do Vouga   miguellp
Lusitani   34   31   s   GC1DNAK   Lusitani: Madeira   bacalhau
Mistérios do Parque do Monsanto   189   189   s   GC52ZQ4   #001-Mistérios do Parque do Monsanto    Ignacius Team
Projecto "Município de Cuba"   7   4   s   GC2HWYN   Projecto "Município de Cuba" - Bónus Cache   MJordao
Real d'Água   8   0   s   GC1FAVA   Real d'água #1 - Vilarinha   vvvieira
Reis à Solta!   35   22   s   GC4R4K7   Reis à Solta! #01 - D. Afonso Henriques   miguelgodinho
Reis de Portugal   35   0   s   GC1XF13   D. Afonso Henriques - Reis de Portugal - 01   Herois do Mar
Rotundas de Albufeira   7   7   s   GC4Q4N6   Rotundas de Albufeira #1/6   joca63
The Lagos 6+1   7   7   s   GC15BVW   The Lagos 6+1: #1- Luz   Team Caracache
Trilhos da Arrábida   23   23   s   GC4V2MR   #1 Trilhos da Arrábida-(Trilho do Mister)   Gouldians-Team

E porque razão o Az160 é uma série e não um PT?

Não queres clarificar a tua definição de PT e de série?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #24 a sábado 17 jan 2015, 01:41 

Amanhã, já teorizo um bocado sobre a coisa :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #25 a sábado 17 jan 2015, 23:47 

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:Para mim uma série é um conjunto de caches com proximidades geográficas do mesmo owner e com elementos que as ligam.

Tenho dúvidas quanto à definição...
Por exemplo a "GeoAdventure Aveiro" parecia-me encaixar no conceito de série... tendo em conta os outros exemplos, estarem geograficamente perto, com elementos que as ligam, no entanto ficam barradas por não ser do mesmo owner!?!

P.S. - e ainda não respondeste quais os possíveis objectivos para categorizar "séries"...

Sim. Não têm necessáriamente de ser do mesmo owner...
Quanto aos objectivos. Porque sim :) Para identificação dos PWT passei por tudo o que remete para caches com mesmo prefixos, sufixos, numerações, etc.Foram apanhadas as tais séries. Já que tinha a informação fiquei com ela...

ArqueoLobo Escreveu:...E porque razão o Az160 é uma série e não um PT?

Não queres clarificar a tua definição de PT e de série?

A minha definição de PT suponho que não difira da tua. Qualquer sequência de caches que se façam na sequência de um caminho mais ou menos sequencial entre elas e colocadas por um mesmo owner ou conjunto de owner concertados...Não tenho bem definido o critério de quantas caches será necessário ter, mas digamos 5/6 será o mínimo.
Quanto à Az160 tenho ideia do Fernando ter referido que as caches em causa não têm características de PWT...Ou seja claro que poderão ser feitas a pé e sequencialmente (todas as caches o podem) mas que não será a forma lógica de as fazer...

Abaixo todos os "grandes" com pelo menos 50 caches não arquivadas. Dos 28 só 8 estão definidos nas GeoCaminhadas.

Código:
#Coficial   Nome da Caminhada   #T   #Tact   PT   #waypoint   #cacheName   cacheOwner   Status   Tipo   Distrito   Concelho
#N/A   Az160   82   82   s   GC48B24   Mouchão no Rio Tejo (Az160/001)   GeoDuplaP&F   E   Mystery   Lisboa   Azambuja
#N/A   BRAGA   59   59   x   GC59EN1   BRAGA 01 | B de Bracara Augusta   anjomaco   E   Mystery   Braga   Braga
202   CPIS - Viseu   98   98   x   GC36QBM   CPIS-V #001   Biri@tus   E   Traditional   Viseu   Viseu
#N/A   Da Linha à Linha   110   110   p   GC59CZF   # 1 - Da Linha à Linha   nunogil   E   Traditional   Lisboa   Sintra
216   Ecopista PVZ-VNF   57   57   x   GC41MDC   Ecopista PVZ-VNF #1# - O INICIO   PECGrupe   E   Traditional   Porto   Póvoa De Varzim
26   Ecovia Tâmega   153   142   p   GC39C3K   #01 Ecovia Tâmega - Estação Livração   GeoBastus   E   Traditional   Porto   Marco De Canaveses
#N/A   Figueira da Foz   126   126   p   GC4MV3A   A de arvore #1   Os Pontos Cardeais   E   Mystery   Coimbra   Figueira Da Foz
#N/A   Geocaching BTT Trail - Encarnação   198   198   p   GC5AXH0   [001] Geocaching BTT Trail - Encarnação   Team GeocacherZONE   E   Traditional   Lisboa   Mafra
#N/A   Geocaching Trail - Enxara do Bispo   98   98   x   GC59HED   001 - Geocaching Trail - Enxara do Bispo   Team GeocacherZONE   E   Traditional   Lisboa   Mafra
#N/A   Geocaching Trail - Livramento - Gradil    72   72   x   GC5F0TJ   LG01 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil    Team GeocacherZONE   E   Traditional   Lisboa   Mafra
#N/A   Geocaching Trail - Lizandro   54   54   x   GC5AX0K   LZ001 - Geocaching Trail - Lizandro   Team GeocacherZONE   E   Traditional   Lisboa   Mafra
#N/A   Geocaching Trail - Lobo Ibérico   68   68   x   GC5AWVF   LI01 - Geocaching Trail - Lobo Ibérico   Team GeocacherZONE   E   Traditional   Lisboa   Mafra
#N/A   Geocaching Trail - Vale do Rossim   63   63   x   GC5F761   [VR01] Geocaching Trail - Vale do Rossim   Team GeocacherZONE   E   Traditional   Guarda   Seia
198   GeoTP Ramalhal   72   67   x   GC3QA1J   [#01] VG das Ouraças - GeoPT Ramalhal    GEOESTEGANG   E   Traditional   Lisboa   Torres Vedras
#N/A   LISBOA   51   51   x   GC4G0Q3   LISBOA 1 L   Team Ribeiro   D   Mystery   Setúbal   Lisboa
#N/A   Mega Sinais do Tempo   51   51   x   GC4TFC0   #01 Mega Sinais do Tempo   100espinhos   E   Mystery   Aveiro   Espinho
#N/A   Mistérios do Parque do Monsanto   190   190   p   GC52ZQ4   #001-Mistérios do Parque do Monsanto    Ignacius Team   D   Mystery   Lisboa   Lisboa
153   Monstra   118   117   p   GC3C4CE   001 Monstra - O Início   TP_PT's   E   Traditional   Lisboa   Vila Franca De Xira
#N/A   one for the road EN103   104   104   p   GC3G5R7   #0  one for the road EN 103 o início   buscaterra   E   Traditional   Braga   Braga
169   PowerTrail TT RoTTarcos   76   73   x   GC2DCJH   #1 PowerTrail TT RoTTarcos    MIGUEL BRAGA   E   Traditional   Viana do Castelo   Arcos De Valdevez
#N/A   Praias Costa   66   63   x   GC2CVJM   TRAIN STATION    Team Ribeiro   A   Traditional   Setúbal   Almada
#N/A   PT Azorean whale   56   56   x   GC4RK3Q   #1 PT Azorean whale   elsa/carlos   E   Mystery   Arquipélago dos Açores   Ponta Delgada
#N/A   PT Bravos do Mato GeoBTT   77   77   x   GC4PCXK   #01/77 PT Bravos do Mato GeoBTT   scalpelman   E   Mystery   Santarém   Chamusca
#N/A   Raid ao interior e arribas da Ericeira   65   63   x   GC4M6VN   [01/64] Raid ao interior e arribas da Ericeira   Team GeocacherZONE   E   Traditional   Lisboa   Mafra
330   Rota de Conímbriga   60   60   x   GC503Q0   01 Rota de Conímbriga   avieira   E   Mystery   Coimbra   Condeixa-A-Nova
#N/A   TRILHO DA RIBEIRA DE LORIGA   55   55   x   GC4NJVR   #01/55 ::  A fonte do Vale   Team GeocacherZONE   E   Traditional   Guarda   Seia
#N/A   Trilho do falso D. Sebastião da Ericeira   97   97   x   GC4M2R9   [02/98] Trilho do falso D. Sebastião da Ericeira   Team GeocacherZONE   E   Traditional   Lisboa   Mafra
#N/A   Trilho RANGER   81   81      GC5H58B   Trilho RANGER #1   manemarta   E   Mystery   Viseu   Lamego
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #26 a domingo 18 jan 2015, 23:52 

jasafara Escreveu:A minha definição de PT suponho que não difira da tua. Qualquer sequência de caches que se façam na sequência de um caminho mais ou menos sequencial entre elas e colocadas por um mesmo owner ou conjunto de owner concertados...Não tenho bem definido o critério de quantas caches será necessário ter, mas digamos 5/6 será o mínimo.

A minha definição é muito semelhante, até na dúvida do número mínimo de caches que seriam necessárias para se considerar um PT :lol:

jasafara Escreveu:Quanto à Az160 tenho ideia do Fernando ter referido que as caches em causa não têm características de PWT...Ou seja claro que poderão ser feitas a pé e sequencialmente (todas as caches o podem) mas que não será a forma lógica de as fazer...

Discordo é da classificação.
Depois de resolvidos os enigmas o Az160 tem todas as características de um PT, percorres um caminho bastante sequencial. A questão é que as caches estão mais afastadas do que encontras num PT normal, fazendo com que fique com uma extensão maior. Assumindo que não perdesses tempo para encontrar as caches farias todo o percurso sequencial de bike ou de TT num único dia.

Já o PT Lisboa ali na margem Sul acaba por ficar na categoria do "caminho mais ou menos sequencial" não é um percurso linear, nem circular. Mas é constituído por diversos troços sequenciais, com "saltos" entre eles.

Não sei se definiria os "Mistérios do Parque do Monsanto" como uma série, mas definitivamente que não é um PT, a disposição das caches é em grelha, não existe um trilho sequencial e às vezes nem trilho existe.
O mesmo se aplica a outros conjuntos de caches na margem Sul que deves querer considerar como PTs e não o são [:P]

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 11 set 2011, 09:32

Mensagem Post: #27 a segunda 19 jan 2015, 11:53 

Ou seja, a multi cache dos 12 trabalhos de Hércules, dispersos pelo GR28, não conta.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #28 a segunda 19 jan 2015, 14:05 

Eu tomei como base as geocacaminhadas. De facto se uma geocaminhada pode não ser um PT ou pode não incluir só caches de um PT, um PT por norma será uma geocaminhada...
Pode ser uma grande caminhada, pode ser uma que a maioria até faz de carro ou de btt, mas não deixa de poder ser feito caminhando.
Depois existes assim os casos mais esquisitos de sequências de caches mais ou menos longas não são bem PT, mas que sendo de um mesmo owner e não tendo individualidade própria podem ficar agregadas. Mesmo que não constituam propriamente um PT terão sequências de caches que se poderão fazer mais ou menos numa sequência lógica e de proximidade (caso dos Mistérios de Monsanto ou das séries que o Zé tem ali na Margem Sul...)
Em vez de PWT's ou Séries podem-se chamar "Coisas" [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #29 a segunda 19 jan 2015, 16:24 

jasafara Escreveu:Eu tomei como base as geocacaminhadas. De facto se uma geocaminhada pode não ser um PT ou pode não incluir só caches de um PT, um PT por norma será uma geocaminhada...
Pode ser uma grande caminhada, pode ser uma que a maioria até faz de carro ou de btt, mas não deixa de poder ser feito caminhando.
Depois existes assim os casos mais esquisitos de sequências de caches mais ou menos longas não são bem PT, mas que sendo de um mesmo owner e não tendo individualidade própria podem ficar agregadas. Mesmo que não constituam propriamente um PT terão sequências de caches que se poderão fazer mais ou menos numa sequência lógica e de proximidade (caso dos Mistérios de Monsanto ou das séries que o Zé tem ali na Margem Sul...)

Mas as geocaminhadas incluem também as "caches extra".

A respeito da "individualidade própria", deixo 3 exemplos (mais complicados :twisted: ), para eu tentar entender melhor o objectivo:
- Geocaching Trail - Livramento - Gradil
No percurso do PT passas pela cache GC27HFY - Igreja Nª Srª do Livramento, a mesma possui tanta individualidade própria como a GC3V26H - LG69 - A Capela (apesar de a primeira ter sido publicada alguns anos antes) e o owner é o mesmo.
Vais incluir ambas no PT?

- PT Terras da Costa
No percurso do PT passas pela cache GC4N2XR - Tributo ao Team Caskeiro que é do mesmo owner mas tem individualidade própria.
Vais incluir a cache neste PT?

- PT Picos da Malveira
1) Existia uma cache GC2B7Q0 (acho que se chamava Eagles Nest)
2) Apareceu o PT Picos da Malveira que "adoptou" esta cache
3) A cache foi arquivada
4) Foi colocada uma nova cache GC5HN12 no local, mais de 4 anos depois, por owners distintos dos do PT e sem conhecimento da cache anterior
5) Quando descobriram que já tinha existido ali uma cache do PT o nome passou a "360º MLV - #03 Picos da Malveira - PowerTrail"

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #30 a segunda 19 jan 2015, 16:45 

ArqueoLobo Escreveu:
jasafara Escreveu:Eu tomei como base as geocacaminhadas. De facto se uma geocaminhada pode não ser um PT ou pode não incluir só caches de um PT, um PT por norma será uma geocaminhada...

Mas as geocaminhadas incluem também as "caches extra".

A respeito da "individualidade própria", deixo 3 exemplos (mais complicados :twisted: ), para eu tentar entender melhor o objectivo:
- Geocaching Trail - Livramento - Gradil
No percurso do PT passas pela cache GC27HFY - Igreja Nª Srª do Livramento, a mesma possui tanta individualidade própria como a GC3V26H - LG69 - A Capela (apesar de a primeira ter sido publicada alguns anos antes) e o owner é o mesmo.
Vais incluir ambas no PT?

- PT Terras da Costa
No percurso do PT passas pela cache GC4N2XR - Tributo ao Team Caskeiro que é do mesmo owner mas tem individualidade própria.

- PT Picos da Malveira
1) Existia uma cache GC2B7Q0 (acho que se chamava Eagles Nest)
2) Apareceu o PT Picos da Malveira que "adoptou" esta cache
3) A cache foi arquivada
4) Foi colocada uma nova cache GC5HN12 no local, mais de 4 anos depois, por owners distintos dos do PT e sem conhecimento da cache anterior
5) Quando descobriram que já tinha existido ali uma cache do PT o nome passou a "360º MLV - #03 Picos da Malveira - PowerTrail"

As Geocaminhadas incluem caches não pertencentes ao tronco principal (e parece-me bem). Mas claro que essas caches não estão marcadas como pertencendo aos PWT's

Código:
#waypoint   #cacheName
GC5F0TJ   LG01 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil
GC5F0V8   LG02 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil
GC5F0VC   LG03 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil
GC5F0VF   LG04 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil
GC5F0VH   LG05 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil
GC5F0VN   LG06 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil
GC5F0VR   LG07 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil
GC5F0VT   LG08 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil
GC5F0XM   LG09 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil
GC5F0XR   LG10 - Geocaching Trail - Livramento - Gradil