Preferências Geocachianas Actuais

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #101 a terça 09 dez 2014, 12:40 

Re: Preferências Geocachianas Actuais

lgass Escreveu:Como alguns de vocês sabem tenho andado meio afastado do geocaching (sem parar propriamente) e conto agora voltar a estar mais ativo ;)

E vou aproveitar este tópico para demonstrar uma preocupação forte minha.

O mapa de Lisboa é um pesadelo geocachiano... quantidade, sem qualidade... são séries, powertrails, mistérios... sem critério, sem nada.

Não querem mostrar local, não são compostas por um container engraçado... são pouco mais que um número... tem mesmo sido "about the numbers"...

Aqui no GeoPT para além daquilo que se tem vindo a fazer pela qualidade do geocaching como espaço para as boas ideias e os prémios GPS (apenas exemplos claro), há mais alguma iniciativa ou ideia?

Neste momento existem uma série de Badges que nos permitem orientar o nosso Geocaching em função das nossas preferências. Não será muito fácil dividir o Geocaching em apenas duas partes: o Bom e o Mau.

Apesar da parca disponibilidade para criar novas funcionalidades estamos abertos a ideias. Se para além das ideias conseguirem juntar disponibilidade, conhecimentos e soluções para as implementarmos, melhor ainda :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #102 a terça 09 dez 2014, 12:44 

Existe uma solução para este tipo de situações que se chama "trabalho de casa".
O "trabalho de casa" permite escolher as caches da preferência de cada um.
Actualmente já existem algumas ferramentas que ajudam imenso.
Creio que será impossível produzir uma ferramenta que seleccione automaticamente as caches de acordo com a preferência de cada pessoa.
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #103 a terça 09 dez 2014, 12:48 

prodrive Escreveu:...Não será muito fácil dividir o Geocaching em apenas duas partes: o Bom e o Mau...

Completamente de acordo. Até porque claro estes conceitos são muito subjectivos. Por exemplo para muitos os PWT são uma coisa muito má. Eu não acho. Agora acho é que era óptimo ter as caches marcadas como fazendo parte de PWT's. Assim como um simples filtro tiráva-mo-as no mapa ou pelo contrário só as selecionáva-mos a elas (preferencialmente com a opção de selecionarmos todas as caches que estão nas proximidades ;)) . Estou disposto a fornecer a lista actual das caches integradas em PWT e a manter actualizada a sua marcação. Apelnas preciso de um sítio onde as possa marcar e depois de algumas opções alteradas para as poder filtrar ;) Este trabalho teve por base as GeoCaminhadas (projecto com que deve ser integrado) e foi acrescentado com todos os PWT que lá não estão (cerca de 1/4 das caches activas estão integradas em PWT's).
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #104 a terça 09 dez 2014, 12:49 

paulohercules Escreveu:Existe uma solução para este tipo de situações que se chama "trabalho de casa".
O "trabalho de casa" permite escolher as caches da preferência de cada um.
Actualmente já existem algumas ferramentas que ajudam imenso.
Creio que será impossível produzir uma ferramenta que seleccione automaticamente as caches de acordo com a preferência de cada pessoa.

Sem dúvida que o trabalho de casa é muito importante (logo mais conto uma estória [:D]).
Sem dúvida que é possível desenvolver ferramentas que apliquem filtros complementares aos actuais e que facilitariam muito isso ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #105 a terça 09 dez 2014, 12:58 

bom eu não quero dividir o geocaching entre o bom e o mau...

mas vamos simplificar uma coisa ao máximo: se um geocacher estrangeiro vier a Lisboa (uso Lisboa como exemplo porque será um expoente máximo do caso) e for ao mapa de caches consegue sacar ou pensar uma rota turística de forma fácil? ou mesmo uma rota geocachiana interessante sem recorrer a outras ferramentas?

creio que não... quanto à minha questão do que estava a acontecer de momento não era para passar a responsabilidade para outros mas sim tentar obter um ponto de situação geral...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #106 a terça 09 dez 2014, 13:09 

lgass Escreveu:... quanto à minha questão do que estava a acontecer de momento não era para passar a responsabilidade para outros mas sim tentar obter um ponto de situação geral...

prodrive Escreveu:Apesar da parca disponibilidade para criar novas funcionalidades estamos abertos a ideias. Se para além das ideias conseguirem juntar disponibilidade, conhecimentos e soluções para as implementarmos, melhor ainda :)

[;)]
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #107 a terça 09 dez 2014, 13:17 

lgass Escreveu:bom eu não quero dividir o geocaching entre o bom e o mau...

mas vamos simplificar uma coisa ao máximo: se um geocacher estrangeiro vier a Lisboa (uso Lisboa como exemplo porque será um expoente máximo do caso) e for ao mapa de caches consegue sacar ou pensar uma rota turística de forma fácil? ou mesmo uma rota geocachiana interessante sem recorrer a outras ferramentas?

creio que não... quanto à minha questão do que estava a acontecer de momento não era para passar a responsabilidade para outros mas sim tentar obter um ponto de situação geral...

Eventualmente até consegue fazer isso apenas com recurso ao GC.com, para isto basta que os atributos de tourist friendly estejam bem preenchidos nas caches de Lx.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #108 a terça 09 dez 2014, 13:52 

ArqueoLobo Escreveu:
lgass Escreveu:bom eu não quero dividir o geocaching entre o bom e o mau...

Eventualmente até consegue fazer isso apenas com recurso ao GC.com, para isto basta que os atributos de tourist friendly estejam bem preenchidos nas caches de Lx.

Basicamente é isso. Já existe uma série de filtros para uma série de necessidades. O que será mais complicado será criar Badges ou roteiros personalizados para cada Geocacher. Contudo se acharem que se poderá criar mais uma badge que venha a colmatar alguma falta, venha de lá essa sugestão.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #109 a terça 09 dez 2014, 14:01 

prodrive Escreveu:Basicamente é isso. Já existe uma série de filtros para uma série de necessidades. O que será mais complicado será criar Badges ou roteiros personalizados para cada Geocacher. Contudo se acharem que se poderá criar mais uma badge que venha a colmatar alguma falta, venha de lá essa sugestão.

Roteiros personalizados...para mim o ideal seria algo desse tipo, mas mais roteiros aconselhados.
No fundo um suporte informático (até podia ser em forma de texto) onde se pudesse disponibilizar roteiros/aventuras que alguém já fez e que recomenda, sem esquecer a hipótese de adicionar fotos, tracks, ....

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #110 a terça 09 dez 2014, 14:10 

ArqueoLobo Escreveu:
prodrive Escreveu:Basicamente é isso. Já existe uma série de filtros para uma série de necessidades. O que será mais complicado será criar Badges ou roteiros personalizados para cada Geocacher. Contudo se acharem que se poderá criar mais uma badge que venha a colmatar alguma falta, venha de lá essa sugestão.

Roteiros personalizados...para mim o ideal seria algo desse tipo, mas mais roteiros aconselhados.
No fundo um suporte informático (até podia ser em forma de texto) onde se pudesse disponibilizar roteiros/aventuras que alguém já fez e que recomenda, sem esquecer a hipótese de adicionar fotos, tracks, ....

Pode ser uma coisa interessante.

Já existem os Guide Tours para uma série de cidades ou regiões: http://www.geopt.org/index.php/tourism/geotourist-guided-tours

É uma questão de se criar para outras zonas, eventualmente menos turísticas e mais de Aventura, Natureza, whatever ;)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes