Geopt Proud Member
Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07
Um espaço onde poderás colocar todas as tuas dúvidas acerca das guidelines do geocaching.
Moderador: prodrive
Geopt Proud Member
Geopt Lackey
Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38
MightyReek Escreveu: Se levar carimbo é Letterbox, se não levar não é...
Geopt Proud Member
Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20
Geopt Lackey
Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49
Geopt Proud Member
Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08
Lusitana Paixão Escreveu:Não simpatizo particularmente com as Letterbox, pelo menos dentro do conceito com que surgiram massivamente nos últimos anos.
O estigma ultra-fantasioso, terror, suspense, sangue, suor e lágrimas é na minha opinião, cansativo e roça o deprimente.
Tiro contudo o meu chapéu a quem consegue fugir ao estereotipo e volta e meia fico agradavelmente surpreendida com obras de arte!
A melhor Letterbox que tive o prazer de visitar é, de longe, a Tomaz com Z! Tão, mas tão incrivelmente deliciosa esta cache...
Regular
Registado: sábado 27 abr 2013, 14:20

TB
Registado: terça 19 jun 2012, 21:50
Regular
Registado: sábado 27 abr 2013, 14:20
Lusitana Paixão Escreveu:Não simpatizo particularmente com as Letterbox, pelo menos dentro do conceito com que surgiram massivamente nos últimos anos.
O estigma ultra-fantasioso, terror, suspense, sangue, suor e lágrimas é na minha opinião, cansativo e roça o deprimente.
Tiro contudo o meu chapéu a quem consegue fugir ao estereotipo e volta e meia fico agradavelmente surpreendida com obras de arte!
A melhor Letterbox que tive o prazer de visitar é, de longe, a Tomaz com Z! Tão, mas tão incrivelmente deliciosa esta cache...
Geopt Proud Member
a1000car Escreveu:Estive a seguir este tópico e decidi deixar aqui os meus dois cêntimos de opinião.
Para nós poderá parecer à primeira vista que a única diferença entre letterbox e multi ou mistério é ter um carimbo, nas na realidade tem um background histórico mais relevante.
Bem antes de GPS e geocaching, existia um jogo denominado de Letterboxing que era uma espécie de caça ao tesouro em que eram usadas pistas ou referências para encontrar o dito tesouro.
Quem procurava estes tesouros, como ia provar que o realmente encontrou?
E aqui entra o verdadeiro conceito dos carimbos!
Quem procurava tinha um livro de registos. Ao encontrar a letter carimbava o seu próprio livro, como prova que encontrou.
Em seguida e opcionalmente, podia pegar no seu próprio carimbo e marcar a marcar a sua passagem carimbando a letter.
Resumindo: Quem procurava tinha um livro pessoal de registos para colocar o carimbo da letter como prova da visita. Opcionalmente poderia ter um carimbo pessoal para deixar a sua marca única no livro de registos da letter.
Tendo em conta que eram outros tempos (sem GPS, internets, logs online e afins), o que realmente interessava era o livro pessoal com os carimbos, seria o equivalente aos logs online que hoje fazemos.
Ao surgir o conceito de geocaching fez-se uma adaptação a este género de caça ao tesouro por forma a usar os projectos Letterboxing já existentes. Daqui se percebe o ser obrigatório uso de GPS em apenas um ponto e o carimbo ser obrigatório.
Relativamente ao conteúdo e pontos, desde que dentro das guidelines, pode-se usar de quase tudo, como numa multi ou mistério como já referido anteriormente.
Discordo plenamente de que este tipo de cache deveria ser abandonado! Tem um valor histórico muito importante e a sua razão de existir!
Pessoalmente, acho fantástico o conceito de ficar com uma recordação pessoal, algo único como sendo o carimbo da letter!
Creio que daqui a uns anos vou adorar desfolhar as folhas do meu blackbook, ver aquelas carimbadelas e lembrar-me das aventuras. Para mim mais gratificante do que fotos ou um log online que possivelmente nunca mais vou ver. Mas isto sou eu!
Relativamente aos carimbos, é um investimento extra mandar fazer algo profissional! Talvez dai quem cria este género de caches ter um bocado mais de trabalho e criar algo mais elaborado. Mas é apenas o que acho.
Quem tiver o gostinho que eu tenho em GeoBricolage (TM), pode sempre optar por fazer o seu próprio carimbo, como já vi alguém anteriormente com cortiça.
Deixo alguns exemplos de carimbos caseiros feitos por mim e pelo Gomes para exemplo. Fica diferente e é mais o tempo e paciência que o o custo de fabrico.
Alguns exemplos usados no evento dos Prémios GPS de leiria 2013 e outras experiências caseiras.
http://www.geopt.org/index.php/gps-2013/noticias/item/2920-premios-gps-lobby-distritais-leiria-por-listravels
Site Admin
Registado: quarta 04 jul 2012, 00:23
a1000car Escreveu:Discordo plenamente de que este tipo de cache deveria ser abandonado! Tem um valor histórico muito importante e a sua razão de existir!
a1000car Escreveu:Quem tiver o gostinho que eu tenho em GeoBricolage (TM), pode sempre optar por fazer o seu próprio carimbo, como já vi alguém anteriormente com cortiça.
Deixo alguns exemplos de carimbos caseiros feitos por mim e pelo Gomes para exemplo. Fica diferente e é mais o tempo e paciência que o o custo de fabrico.
Alguns exemplos usados no evento dos Prémios GPS de leiria 2013 e outras experiências caseiras.
Voltar para DÚVIDAS SOBRE GUIDELINES
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes