Pequena estória dos PT's aka "A culpa é do PH"

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Small
Small

Registado: quarta 06 out 2010, 21:34

Mensagem Post: #31 a sexta 14 nov 2014, 13:57 

Re: Pequena estória dos PT's aka "A culpa é do PH"

jasafara Escreveu:0º episódio : PT do Forte de Mil Regos à Praia de S. Lourenço (concluído em Agosto de 2006)
...

Antes de mais muito obrigado pela tua infindável paciência para vasculhar os registos históricos do geocaching e colocares à nossa disposição uma parafernália de pérolas que, pela tua mão e perspetival, numa forma que só tu fazes tão bem, enriquecem muito esta actividade! Mesmo sendo coisas antigas, algumas delas ultrapassadas e mais do que arquivadas, fazem parte do património que dá raízes, identidade e história ao geocaching de hoje em dia.
Não querendo ser ou parecer pretensioso, satisfaz-me muito ter deixado algumas marcas no "Geocaching de antigamente". Não é pretensiosismo, é mesmo orgulho! Orgulho que também sentirão certamente muitos outros geocachers do "antigamente", do "intermédio" e do "actualmente" pelo empenho e dedicação que colocam numa actividade que é voluntária, feita do esforço pessoal, e que entendem direccionada para o usufruto e prazer de terceiros ao longo de muito tempo, não apenas de uns meses.

Quando coloquei esta sequência de caches tive o objectivo de dar a conhecer aos geocachers a terra que viu nascer a minha família e onde passei boa parte dos tempos livres da minha infância e juventude. Na ocasião desconhecia o conceito de Power Trail mas o que fiz aproximou-se um pouco do que vim posteriormente a conhecer, creio que pela mão do vsergios. É claro que aquilo tem muito pouco de “Power” mas sempre são 6 caches em 5km e tal de “Trail”, a percorrer aquele que considero ser um dos mais belos troços costeiros nacionais.
Como a distância entre caches ainda assim era grande, juntei o útil ao agradável e organizei os eventos “Marisco e Geocaching” que, para além do convívio na praia e à volta do marisco num festival lá da terra, proporcionava aos interessados um agradável passeio ao longo da costa com direito a contextualização histórica e geológica. Infelizmente o Festival do Marisco foi alterado e depois interrompido, pelo que os eventos também o foram…

jasafara Escreveu:A (earth-) foi adquirida posteriormente numa tentativa de manter a exclusividade do PT.

Nem por isso... Aquelas caches foram criadas apenas por mim porque naquele tempo não existiam outros geocachers na zona. Hoje poderia muito bem ser diferente porque há por lá malta muito activa e engenhosa!
Adoptei a EarthCache da Salprata porque ela a colocou “no meu quintal”, num local onde eu sempre desejei criar uma, apesar de ter um tema diferente, mas sempre tive preguiça de adaptar e traduzir para inglês o manual da Geologia+Geocaching=Earthcaching!… O Daniel bem me chateou para o fazer, mas a minha preguiça venceu até hoje. Quem sabe se não o farei no futuro? [;)]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #32 a sexta 14 nov 2014, 14:19 

Bargao_Henriques Escreveu:...Infelizmente o Festival do Marisco foi alterado e depois interrompido, pelo que os eventos também o foram…

O Festival do Marisco foi arquivado, mas na zona continua a comer-se bom marisco. Tens de voltar a organizar um evento em Rimamar, mais não seja para celebrar o "antigamente". SEM CACHES NOVAS A SAIR para filtrar os clientes ;)

Bargao_Henriques Escreveu:
jasafara Escreveu:A (earth-) foi adquirida posteriormente numa tentativa de manter a exclusividade do PT.

Nem por isso... Aquelas caches foram criadas apenas por mim porque naquele tempo não existiam outros geocachers na zona. Hoje poderia muito bem ser diferente porque há por lá malta muito activa e engenhosa!
Adoptei a EarthCache da Salprata porque ela a colocou “no meu quintal”, num local onde eu sempre desejei criar uma, apesar de ter um tema diferente, mas sempre tive preguiça de adaptar e traduzir para inglês o manual da Geologia+Geocaching=Earthcaching!… O Daniel bem me chateou para o fazer, mas a minha preguiça venceu até hoje. Quem sabe se não o farei no futuro? [;)]

Esta (earth-) também me diz muito. Foi devido a ela e à acção da Ciência Viva do Verão 2009 de Eartcaching (sem evento publicado e para a qual fizeste o manual. Estás-me a dever um Attend [:D] ) feita a propósito dela que eu que já estava registado no GS.com há um ano fiquei geocacher activo [^] E assim que acabou a acção toca a completar o PT que já tinha começado antes dela se iniciar. Fica a data, 22 de Agosto de 2009 (estavam os PT's a desabrochar por Portugal :))
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #33 a sexta 14 nov 2014, 14:39 

jasafara Escreveu:SEM CACHES NOVAS A SAIR para filtrar os clientes ;)

Não precisas de ir mais longe. Este Evento tinha o disclaimer:
A ideia não é parar para fazer caches, é mesmo pedalar. Pode-se considerar fazer uma paragem algures por Monsanto e que fique em caminho.

Apareceram três alminhas :)
Nos Lisbon Night GeoBike Tours que organizei passeios com muitas caches pelo meio chegámos a ser 170 ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #34 a sexta 14 nov 2014, 16:48 

3º episódio : Duplo Powertrail Margem Sul (Março de 2009)

Março de 2009 A Primavera estava no ar, os dias deviam estar bons para caminhadas, a apetência por powertrails claramente existia e assim enquanto a
NORTE do distrito mais a SUL a Team Caracache publicava o seu segundo CacheWalker já referido, muito mais a NORTE, embora a SUL, quer dizer não bem a SUL mas na margem SUL, quer dizer não na margem SUL do Sado, mas sim na margem SUL do Tejo, quer dizer no Deserto, quer dizer no Peru ou melhor na quinta do Peru e na Fonte da Telha que para quem não sabe fica na fronteira de Almada para Sesimbra ali no caminho para a Lagoa de Albufeira, que apesar do nome não fica em Albufeira plantavam-se de forma completamente independente dois PT's, ambos inspirados no de 1000 Fontes.

A designação "Duplo Powertrail Margem Sul" tem direitos de autor.

Este tópico deve ser cruzado com o anterior Powertrail do sul onde foi anunciado o depois denominado "PowerTrail Margem Sul" e em que antes do meu primeiro parágrafo acima se discutiu um pouco o que é isso do Sul...

Pois é grande coincidência que quase ao mesmo tempo e de forma independente tenham sido publcados dois PT's tão próximos...
Abaixo lista com as caches dos dois PT ordenadas por data de publicação.

Código:
waypoint   cacheName   cacheOwner   gps_distrito   gps_concelho   Data Publish
GCY008   Log it! [Pela Falésia à Lagoa #1]   SUp3rFM & Cruella   Setúbal   Almada   2006-08-27
GC1MQEC   À Beira do Abismo [Pela Falésia À Lagoa #2]   Purinho   Setúbal   Almada   2009-02-17
GC1NDVX   Infinity! [Pela Falésia À Lagoa #3]      Bolachinha   Setúbal   Almada   2009-03-08
GC1NDQD   A Quiet Place! [Pela Falésia À Lagoa #5]      bolacha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-08
GC1NQ1J   O corredor [Powertrail da Margem sul 1]   papaleguas   Setúbal   Sesimbra   2009-03-17
GC1NQ5T   A Falésia Dourada [Pela Falésia À Lagoa #10]      bolacha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-17
GC1NQXJ   The end [Powertrail da Margem Sul 9]   papaleguas   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NPX9   Quinta do Peru [Powertrail da Margem Sul 0]   Homemdomacaco   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQQY   O cuco [Powertrail da Margem Sul 6]   papaleguas   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQTV   Encruzilhada [Powertrail da Margem Sul 8]   OS 3 MOSQUETEIROS   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQR1   ARANHIÇO [Powertrail da Margem Sul 3]   OS 3 MOSQUETEIROS   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQV0   Buzzz [Powertrail da Margem Sul 7]   papaleguas   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQZ6   Chocar o ovo [Powertrail da Margem Sul 4]   OS 3 MOSQUETEIROS   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQNV   Chupa-Cabras [Powertrail da Margem Sul 2]   Homemdomacaco   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NKMN   Hipopotomonstrosesquipedaliofobia [#11]   t@ndre   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NRRX   Endeavour [Pela Falésia À Lagoa #7]      Team Warcraft   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQ8D   Discovery [Pela Falésia À Lagoa #4]      Os Galaxy   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQXK   O Lenhador [Powertrail da Margem Sul 5]   Homemdomacaco   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NRQX   Atlantis [Pela Falésia À Lagoa #14]      Os Galaxy   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQ6N   Costa da Adiça [Pela Falésia À Lagoa #9]      Bolachinha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NT09   Lambão e Garganeiro! [Pela Falésia À Lagoa #15]      Bolachinha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NTVQ   Os Exploradores [Pela Falésia À Lagoa #8]   MightyReek   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NRWQ   Strike of water! [Pela Falésia À Lagoa #13]      bolacha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NY59   Invasion [Pela Falésia À Lagoa #6]   almeidara   Setúbal   Sesimbra   2009-03-23
GC1P8YX   Cache Saudável [Pela Falésia À Lagoa #12]     Team GeocacherZONE   Setúbal   Sesimbra   2009-03-31

O que esteve por trás da publcação do "Powertrail da Margem Sul" está bem explicada logo no início do tópico que linkei acima. Sobre o "Pela Falésia À Lagoa" a estória mais detalhada poderá mais fácilmente ser contada por quem anda por aqui e a conhece. Mas mesmo numa análise superficial não é difícil perceber que resultou de uma combinação dos participantes do passeio de 22 de Fevereiro a 1000 Fontes. O sítio muito possivelmente foi sugerido pelo Purinho que pouco antes de ir até lá a baixo, tinha publicado a que veio a ser a cache #2. A cache #1 essa já existia há bastante tempo e era do SUp3rFM. Quando a pista da origem dos PT's apontava para os revisores isto vinha mesmo a calhar porque dava para incluir no grupo os dois que faltavam... Um já está o outro é claro o Bolacha(inha) que é o owner com mais caches deste PT e que foi quem colocou as #3 e #4 que já davam estrutura de PT à coisa...Foram também essas caches que fizeram a transicção entre o concelho de Almada onde pertencem as três primeiras caches e o concelho de Sesimbra onde ficam todas as restantes. As outras caches (até à #15 que também é dele) foram todas colocadas ao longo de Março por vários dos participantes da 1ªGeoPTCachada.

A 2ªGeoPTCachada foi organizada pelo GeoDuplaP&F (aqui no (geopt-) conhecido por outro nick) no tópico já acima referido. também é dele a foto de grupo que fechava o tópico da 1ªGeoPTCachada, pelo que me parece que foi o 1ª GeoPTViciado [:D]

São dois PT's meio moribundos (especialmente o das Arribas). Este último agora tem as caches sobreviventes no meio das muitas outras que desenham o caminho de ida e volta entre a Cova do Vapor e a Lagoa de Albufeira, todas integradas num mega-PT...

Para a história fica o registo dos

Powertrail da Margem Sul

Código:
GC1NPX9   Quinta do Peru [Powertrail da Margem Sul 0]   Homemdomacaco   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQ1J   O corredor [Powertrail da Margem sul 1]   papaleguas   Setúbal   Sesimbra   2009-03-17
GC1NQNV   Chupa-Cabras [Powertrail da Margem Sul 2]   Homemdomacaco   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQR1   ARANHIÇO [Powertrail da Margem Sul 3]   OS 3 MOSQUETEIROS   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQZ6   Chocar o ovo [Powertrail da Margem Sul 4]   OS 3 MOSQUETEIROS   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQXK   O Lenhador [Powertrail da Margem Sul 5]   Homemdomacaco   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQQY   O cuco [Powertrail da Margem Sul 6]   papaleguas   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQV0   Buzzz [Powertrail da Margem Sul 7]   papaleguas   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQTV   Encruzilhada [Powertrail da Margem Sul 8]   OS 3 MOSQUETEIROS   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQXJ   The end [Powertrail da Margem Sul 9]   papaleguas   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18

Pela Falésia À Lagoa

Código:
GCY008   Log it! [Pela Falésia à Lagoa #1]   SUp3rFM & Cruella   Setúbal   Almada   2006-08-27
GC1MQEC   À Beira do Abismo [Pela Falésia À Lagoa #2]   Purinho   Setúbal   Almada   2009-02-17
GC1NDVX   Infinity! [Pela Falésia À Lagoa #3]      Bolachinha   Setúbal   Almada   2009-03-08
GC1NQ8D   Discovery [Pela Falésia À Lagoa #4]      Os Galaxy   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NDQD   A Quiet Place! [Pela Falésia À Lagoa #5]      bolacha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-08
GC1NY59   Invasion [Pela Falésia À Lagoa #6]   almeidara   Setúbal   Sesimbra   2009-03-23
GC1NRRX   Endeavour [Pela Falésia À Lagoa #7]      Team Warcraft   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NTVQ   Os Exploradores [Pela Falésia À Lagoa #8]   MightyReek   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQ6N   Costa da Adiça [Pela Falésia À Lagoa #9]      Bolachinha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NQ5T   A Falésia Dourada [Pela Falésia À Lagoa #10]      bolacha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-17
GC1NKMN   Hipopotomonstrosesquipedaliofobia [#11]   t@ndre   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1P8YX   Cache Saudável [Pela Falésia À Lagoa #12]     Team GeocacherZONE   Setúbal   Sesimbra   2009-03-31
GC1NRWQ   Strike of water! [Pela Falésia À Lagoa #13]      bolacha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NRQX   Atlantis [Pela Falésia À Lagoa #14]      Os Galaxy   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
GC1NT09   Lambão e Garganeiro! [Pela Falésia À Lagoa #15]      Bolachinha   Setúbal   Sesimbra   2009-03-18
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #35 a sexta 14 nov 2014, 23:51 

Este tópico perdeu todo o interesse quando os revisores deixaram de ser os culpados... [:D]
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 29 abr 2010, 23:54

Mensagem Post: #36 a sábado 15 nov 2014, 12:57 

jasafara Escreveu:A 2ªGeoPTCachada foi organizada pelo GeoDuplaP&F (aqui no (geopt-) conhecido por outro nick) no tópico já acima referido. também é dele a foto de grupo que fechava o tópico da 1ªGeoPTCachada, pelo que me parece que foi o 1ª GeoPTViciado [:D]

Conhecido pelo nick de Fern@ndo. [:D]

Posso dizer-vos que foi um dos melhores dias que passámos. [:D]
ImagemImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #37 a sábado 15 nov 2014, 16:26 

IDILIO49 Escreveu:Este tópico perdeu todo o interesse quando os revisores deixaram de ser os culpados... [:D]

Sem dúvida que tirou muito do potencial de atrair leitores que "A culpa é dos revisores" tinha... :(
Pode-se sempre dizer que foram os primeiros a colocar a palavra powertrail no nome das caches, mas não é a mesma coisa...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #38 a sábado 15 nov 2014, 16:38 

Fern@ndo Escreveu:...Posso dizer-vos que foi um dos melhores dias que passámos. [:D]

O programa não foi completamente cumprido, mas isso é que interessa :)
Este PT terá algumas estórias para contar, mas que valerão mais se contadas por quem participou na sua elaboração. A saber Bolacha(inha), t@ndre, Warcraft, Os Galaxy, MightyReek, almeidara e FPaulos, além do SUp3rFM & Cruella e do Purinho que no mínimo alteraram o nome das caches prévias que já existiam.
Uma das coisas interessantes é a diversidade dos nomes, com preferência minha para o Hipopotomonstrosesquipedaliofobia que até não permitiu que esta cache tivesse [Pela Falésia À Lagoa #11] no nome mas apenas [#11].

Uma referência ainda para o Powertrail da Margem Sul que se bem me recordo de quando o fiz, tinha uns containers diferentes.
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #39 a sábado 15 nov 2014, 16:42 

jasafara Escreveu:
Fern@ndo Escreveu:Uma referência ainda para o Powertrail da Margem Sul que se bem me recordo de quando o fiz, tinha uns containers diferentes.

O chupa-cabras [:P]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #40 a sábado 15 nov 2014, 16:50 

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:
Fern@ndo Escreveu:Uma referência ainda para o Powertrail da Margem Sul que se bem me recordo de quando o fiz, tinha uns containers diferentes.

O chupa-cabras [:P]

O pormenor dos dentinhos pintados faz a diferença :)

Imagem
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante