Preferências Geocachianas Actuais

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #21 a sexta 10 out 2014, 15:20 

Re: Preferências Geocachianas Actuais

ArqueoLobo Escreveu:
paulohercules Escreveu:Por experiência própria como owner ao longo dos anos tenho notado a quantidade de visitas a diminuir significativamente nas caches com terreno mais elevado, principalmente se estiverem isoladas.
Esta situação acontece inclusive no distrito de Lisboa em locais próximos da capital onde existem imensos geocachers activos.
Será que está a acontecer o mesmo com outros owners? E em outras regiões?
Partilhem aqui a vossa experiência acerca deste assunto.

Também me parece que existe um decréscimo de visitas a geocaches com terreno mais elevado, não relaciono é esse facto com alteração das preferências. A minha visão é que preferências da maior parte dos geocachers continuam a ser "Números" e "Containers Elaborados", o que mudou foi a oferta disponível.

- Números -> Há alguns anos atrás um geocacher que desejasse encontrar muitas caches não podia ser esquisito, tinha de ir a todas as que ficassem no seu raio de alcance, incluindo algumas caches fisicamente mais exigentes. Hoje em dia com a banalização dos PTs e caches drivin por todo o lado esse mesmo geocacher só precisa de andar de carro para encontrar umas centenas de caches, sendo que andar 500 metros a pé para uma única cache se torna um desperdício de tempo, no mesmo período de tempo encontrava mais 4 ou 5 drivins.

- Containers elaborados -> Sempre existiu uma apetência por este tipo de containers, a questão é que anteriormente eram raros e hoje em dia existem bastantes. Provavelmente mais de 90% dos mesmos são drivin o que leva a que os muitos geocachers apreciadores de geobricolage se desloquem muitos km para encontrar estas obras. Anteriormente como existiam poucos destes containers, se um geocacher quisesse continuar na actividade tinha que se contentar com os containers disponíveis.

Resumindo, parece-me que a maioria dos geocachers mantém os mesmos interesses que anteriormente, mas que as caches de terreno mais elevado estão agora a ser visitadas quase exclusivamente pelos amantes da natureza. O que até não me parece mal.

Bela análise. Ou seja as caches que exigem mais disponibilidade são agora possívelmente mais visitadas de forma "voluntária".
Único "problema". A recompensa para os owners não passa por ganhar prémios GPS :)
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #22 a sexta 10 out 2014, 15:23 

Não há problema, parece-me. Pelo menos quando estamos a falar de tradicionais.
Sent from my phone using Tapatalk
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quinta 01 mar 2012, 13:13

Mensagem Post: #23 a sexta 10 out 2014, 15:24 

JH71 Escreveu:Boa tarde,
Por lapso referi Junho e não Julho.
GC4EJ3H
GC4QEHY

Ambas parecem fixes.

Assim como mais algumas nessa zona. ;)
Pedro Amorim A.K.A. PedroCLagartos

Dos Casais Lagartos para o Mundo!!!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #24 a sexta 10 out 2014, 15:28 

RuiJSDuarte Escreveu:Não há problema, parece-me. Pelo menos quando estamos a falar de tradicionais.
Sent from my phone using Tapatalk

Não falei de nomeações. Falei de ganhar ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #25 a sexta 10 out 2014, 15:45 

luis serpa Escreveu:
paulohercules Escreveu:Por experiência própria como owner ao longo dos anos tenho notado a quantidade de visitas a diminuir significativamente nas caches com terreno mais elevado, principalmente se estiverem isoladas.
Esta situação acontece inclusive no distrito de Lisboa em locais próximos da capital onde existem imensos geocachers activos.

Falando particularmente sobre a Terceira, noto o contrário, tem havido uma crescente procura das caches com terreno mais elevado, bem como a sua publicação, sendo que existe um maior número de geocachers com caches em tais locais. Um factor que tem ajudado, é a sua divulgação nos eventos, uma vez que as mais faladas são sempre estas, quer seja pela cache, vista, container ou mais importante ainda, toda a aventura que se desenrolou em torno da mesma.

Os Açores estão atrasados em relação ao Continente, mas este ano entrarão também em fase descendente no que diz respeito a novos geocachers (embora 2014 ainda esteja muito incompleto, isso irá acontecer inevitávelmente).

Código:
Ano   Geocachers
2002   1
2005   3
2006   2
2007   7
2008   17
2009   101
2010   100
2011   233
2012   403
2013   541
2014   273

Possivelmente a Terceira embora tenha tido a primeira cache do país anda estará atrás de S.Miguel e pode ser que ainda esteja em crescimento ;)
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: sábado 23 fev 2013, 00:28

Mensagem Post: #26 a sexta 10 out 2014, 16:09 

jasafara Escreveu:
luis serpa Escreveu:

Falando particularmente sobre a Terceira, noto o contrário, tem havido uma crescente procura das caches com terreno mais elevado, bem como a sua publicação, sendo que existe um maior número de geocachers com caches em tais locais. Um factor que tem ajudado, é a sua divulgação nos eventos, uma vez que as mais faladas são sempre estas, quer seja pela cache, vista, container ou mais importante ainda, toda a aventura que se desenrolou em torno da mesma.

Os Açores estão atrasados em relação ao Continente, mas este ano entrarão também em fase descendente no que diz respeito a novos geocachers (embora 2014 ainda esteja muito incompleto, isso irá acontecer inevitávelmente).

Código:
Ano   Geocachers
2002   1
2005   3
2006   2
2007   7
2008   17
2009   101
2010   100
2011   233
2012   403
2013   541
2014   273

Possivelmente a Terceira embora tenha tido a primeira cache do país anda estará atrás de S.Miguel e pode ser que ainda esteja em crescimento ;)

Essas estatísticas são impressionantes, não tinha nenhuma noção disso :o É de facto uma grande queda.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #27 a sexta 10 out 2014, 16:30 

luis serpa Escreveu:
jasafara Escreveu:
luis serpa Escreveu:

Código:
Ano   Geocachers
2002   1
2005   3
2006   2
2007   7
2008   17
2009   101
2010   100
2011   233
2012   403
2013   541
2014   273

Essas estatísticas são impressionantes, não tinha nenhuma noção disso :o É de facto uma grande queda.

Calma que os valores de 2014 são muito incompletos. Estou a utilizar um ficheiro de final de Setembro. Diria que faltam ainda alguns geocachers registados em Agosto, bastantes de Setembro e os dos último trimestre. Só lá para Fevereiro de 2015 se tem a fotografia final ;)
Mas que vão ser menos do que os de 2013 isso parece-me garantido...
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #28 a sexta 10 out 2014, 16:33 

jasafara Escreveu:Único "problema". A recompensa para os owners não passa por ganhar prémios GPS :)

Se a motivação para um owner colocar caches for ganhar prémios (GPS ou outros), então algo está a correr mal logo no início do processo...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #29 a sexta 10 out 2014, 16:36 

Eu não falei em motivação, mas sim em recompensa. ..

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #30 a sexta 10 out 2014, 16:49 

jasafara Escreveu:Único "problema". A recompensa para os owners não passa por ganhar prémios GPS :)

Não chegaste a ver a lista de vencedoras pois não? :roll:
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes