Documentários - A Natureza em Portugal

A malta da seita do Baden... e a Fauna, Flora, Geologia....

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a quinta 22 mai 2014, 23:07 

Documentários - A Natureza em Portugal

Documentário - Portugal Terra - A Natureza em Portugal HD

Muito bom [^]

Um documentário sobre a Natureza de Portugal que pretende levá-lo numa viagem que vai desde o Gerês a Montesinho, passando pelos picos mais altos da Serra da Estrela e pelos fantásticos rios que percorrem o nosso território. Descubra também o Montado e as Planícies Alentejanas, desça até à Ria Formosa e atravesse o Atlântico para encontrar as Ilhas dos Açores e da Madeira.
Neste documentário ficará a conhecer um pouco melhor algumas das espécies mais icónicas da fauna do nosso país.

Descubra a Natureza dos países de língua portuguesa!

www.aidnature.org

Documentário exibido na SIC a 18 de Maio 2014
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #2 a domingo 25 mai 2014, 00:29 

Re: Documentário - Portugal Terra - A Natureza em Portugal H

Esta série já é antiga mas só agora a descobri.

Imagem

Natureza, ecologia e meio ambiente são os pilares básicos desta série
É uma série documental de 14 episódios de 26 minutos cada, que sintetiza de uma maneira absoluta a extraordinária biodiversidade que tem Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores, as duas regiões autónomas que ocupam uma superfície de 779 Km2 e 2.230 Km2 respectivamente. Natureza, ecologia e meio ambiente são os pilares básicos desta série, e para valorizar as portentosas virtudes do paraíso português, há uma descrição exaustiva dos diversos ecossistemas que configuram a realidade física lusa, dando especial ênfase às inúmeras espécies animais e vegetais, que reúne o conjunto territorial de um país majestosamente implantado na Península Ibérica.
O continente português estende-se ao longo de quase 89.000 Km2, e em grandes sulcos, onde o Rio Tejo marca a linha que divide as paisagens montanhosas e húmidas do norte das paisagens planas e cálidas do sul. Esta diferença climática afecta radicalmente a flora local e por isso, nas terras setentrionais, reina o bosque de árvores caducas, sobretudo os sobreiros, enquanto que o meio-dia se caracteriza pelas exuberantes tonalidades da típica vegetação mediterrânea. A norte, as vertentes escarpadas de Trás-os-Montes e do Alto Douro, são o habitat predilecto de algumas espécies animais tão significativas como a águia-real, veados e javalis, o perseguido lobo, raposas, gatos monteses e o escassíssimo lince ibérico.
A Sul impera o ruidoso universo das aves migratórias que incessantemente colonizam os pântanos da Ria Formosa, o estuário do Rio Sado ou o Cabo de S. Vicente. Todo o território português se expressa numa beleza transbordante e cada palmo da sua bondosa superfície está cheio de espaços tão irrepetíveis como o Parque Nacional da Penêda-Gerês; o Parque Natural de Montesinho e o Douro internacional; a Serra da Estrela; a costa de Aveiro, conhecida como a “Veneza de Portugal”; a reserva natural das Dunas de S. Jacinto; o bosque do Buçaco; a Serra da Lousã; Estoril e Cascais, a “Riviera portuguesa”; o maciço calcário em que assenta o Parque Natural das Serra de Aire e Candeeiros; as marismas do Tejo; o Parque Natural de Sintra-Cascais; São Mamede; o Vale do Guadiana; o Alentejo e as praias do Algarve; a Arrábida; Monchique; e claro a Madeira, uma verdadeira jóia preciosa, património da humanidade, perdida no meio do Oceano Atlântico; e São Miguel, a chamada “Ilha verde”, uma das nove maravilhas que compõem o Arquipélago dos Açores… Um enorme território para deliciar os olhos e explorar… uma aventura que permite divulgar o “Portugal Selvagem”, graças à criação de uma série documental. Seguramente será uma viajem empolgante, que sem dúvida nenhuma provocará no espectador a inevitável necessidade de admirar “in situ” a lendária pátria portuguesa.
Voz "off" de Diogo Infante

Vi agora O SENHOR DO MONTE (JAVALI) - Episódio 13 e recomendo

Protagonista: Javali. Fauna: Morcego. Milhano preto. Raposa. Pica-pau-malhado-grande. Rato cego. Peneireiro-das-torres ou francelho. Cobra-de-escada. Vegetação: Carvalho. Carrasca. Pinheiro. Cereal. Espaços Naturais: Grutas de Santo Antonio, Moeda, Mira d’Aire e Alvados. Serra da Lousã. Mata do Choupal. Rio Montego e Zêzere. Estoril e Cascais. Santo Amaro. Boca do Inferno. Cabo Carvoeiro e Roca. Foz do Arelho. Lagoa de Óbidos. Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros. Covas de Alvados e Mira d’Aire. Santarém. Marisma do Tejo.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #3 a domingo 25 mai 2014, 03:56 

Re: Documentários - A Natureza em Portugal

Está tudo disponível no docsPT. ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #4 a terça 30 set 2014, 02:02 

Documentário - Portugal Terra - A Natureza em Portugal

Um documentário sobre a Natureza de Portugal que pretende levá-lo numa viagem que vai desde o Gerês a Montesinho, passando pelos picos mais altos da Serra da Estrela e pelos fantásticos rios que percorrem o nosso território.
Descubra também o Montado e as Planícies Alentejanas, desça até à Ria Formosa e atravesse o Atlântico para encontrar as Ilhas dos Açores e da Madeira.
Neste documentário ficará a conhecer um pouco melhor algumas das espécies mais icónicas da fauna do nosso país.
Documentário exibido na SIC em 18 de Maio de 2014.
www.aidnature.org

It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #5 a terça 30 set 2014, 06:07 

Re: Documentário - Portugal Terra - A Natureza em Portugal

Já por aqui andava. ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a terça 30 set 2014, 10:44 

Tópicos fusionados.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #7 a terça 30 set 2014, 11:30 

Depois de ver este documentário, alguém tem dúvidas que Portugal é um dos países mais ricos do Mundo?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #8 a quarta 01 out 2014, 00:28 

Nunca tive quaisquer dúvidas.

Tive o grande privilégio de o descobrir bem cedo, não só quando frequentava as colónias de férias de verão, mas, principalmente, quando calcorreei todo o país com os meus pais. Éramos, e somos, uma família simples e sem grandes recursos financeiros, mas apesar de eles nunca terem sido adeptos do campismo e/ou caravanismo, o seu entusiasmo e curiosidade para conhecerem um país que, nos anos 80/90 era um rectângulo desconhecido da esmagadora maioria dos Portugueses, moldaram-me e tornaram-me naquilo que sou hoje. As memórias que guardo e aquilo que aprendi nas viagens por este país extraordinário nunca se apagarão da minha memória. Coisas como andar de 4L perdidos na serra por um caminho de vacas à procura de um menir cuja placa já ficara para trás há muitos quilómetros são coisas que nenhuma barra de ouro compraria.

Um dia, na bela aldeia de Vaqueirinho, na serra da Lousã, um irlandês de 77 anos, que viajara em cargueiros por todo o mundo ao longo de mais de 40 anos, disse-me, e passo a citar: "Ao fim de 40 anos a conhecer o mundo, encontrei finalmente o paraíso. Portugal é o país mais belo do mundo e é aqui que quero morrer."

Palavras para quê?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #9 a quarta 01 out 2014, 00:34 

AntMadeira Escreveu:Nunca tive quaisquer dúvidas.

Tive o grande privilégio de o descobrir bem cedo, não só quando frequentava as colónias de férias de verão, mas, principalmente, quando calcorreei todo o país com os meus pais. Éramos, e somos, uma família simples e sem grandes recursos financeiros, mas apesar de eles nunca terem sido adeptos do campismo e/ou caravanismo, o seu entusiasmo e curiosidade para conhecerem um país que, nos anos 80/90 era um rectângulo desconhecido da esmagadora maioria dos Portugueses, moldaram-me e tornaram-me naquilo que sou hoje. As memórias que guardo e aquilo que aprendi nas viagens por este país extraordinário nunca se apagarão da minha memória. Coisas como andar de 4L perdidos na serra por um caminho de vacas à procura de um menir cuja placa já ficara para trás há muitos quilómetros são coisas que nenhuma barra de ouro compraria.

Um dia, na bela aldeia de Vaqueirinho, na serra da Lousã, um irlandês de 77 anos, que viajara em cargueiros por todo o mundo ao longo de mais de 40 anos, disse-me, e passo a citar: "Ao fim de 40 anos a conhecer o mundo, encontrei finalmente o paraíso. Portugal é o país mais belo do mundo e é aqui que quero morrer."

Palavras para quê?

Gostei bastante do que escreveste e da forma que o fizeste :)
Deverias partilhar mais histórias. Sinto que tens aí muita riqueza para partilhar. Não queres pensar fazê-lo neste portal?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #10 a quarta 01 out 2014, 04:28 

Não sei o que terias em mente com esse repto, mas as histórias vão surgindo espontaneamente quando algo as acciona, como foi o caso do teu comentário. ;)

Tocaste num ponto que daria muito que falar, porque durante muitos anos ouvia muita gente dizer que "lá fora é que é bom", "lá fora é que se faz bem".
Eu tenho muito orgulho em ser português. Penso que aquela máxima de que só damos valor às coisas quando as perdemos ou nos afastamos delas, nunca se deu bem comigo, talvez por causa da tal influência que tive dos meus pais. Por exemplo, se eu for perguntar a 10 pessoas em Leiria quando foram visitar o castelo pela última vez, 8 dirão que não se lembram ou que nunca lá foram. No entanto, ele está ali à frente de todos, todos os dias. É uma questão de educação e de saber como e porquê valorizar o que é nosso.
Somos o país mais antigo do mundo no que às fronteiras fixas diz respeito e isso dá-nos uma riqueza que não tem paralelo. A história, a cultura, a arquitetura, o folclore, a gastronomia, a natureza, a variedade paisagística e as pessoas, fazem deste país uma pérola que, permitam-me a ousadia, poucos portugueses conhecem e valorizam. Claro que as coisas hoje estão diferentes, o turismo é um grande motor económico e os jovens, essencialmente, começam a aprender e a reconhecer que, aquilo que têm na sua aldeia, cidade ou região e que não existe em mais nenhuma parte do mundo, deve ser compreendido, preservado e divulgado.
Bom, já me alonguei demais. :D
Um dia destes, encontramo-nos por aí algures junto de um tupperware e trocamos mais impressões a este respeito. ;)
Próximo

Voltar para ESCUTISMO & NATUREZA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes