Sugestões Prémios GPS

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #71 a segunda 29 set 2014, 08:30 

Re: Sugestão fórmulas Prémios

É isso mesmo bruno.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #72 a segunda 29 set 2014, 08:46 

É isso mesmo Bruno... mas, e correndo o risco de me estar a repetir, o que pretendia é que "essas" caches fossem nomeadas, não é que fossem finalistas ou vencedoras.

Fazendo uma analogia parecida com a tua, o que gostava é que esse restaurante no cú do mundo, onde apenas fui eu e tu e que achamos 5*, não tivesse menos hipotese de ser dado a conhecer que a roulotte onde fomos todos almoçar e que achamos +/-.
Depois, se eu e tu dermos nota 10 (20 pontos) e na roulotte nós os 15 dermos nota 6 (90 pontos) é óbvio que ganha a com mais visitas.

Se existe forma de aplicar? Não sei.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #73 a segunda 29 set 2014, 10:23 

Team Marretas Escreveu:A sugestão do Kinder fez-me pensar na possibilidade de uma melhoria no sistema que levasse a que caches fora do litoral e dos grandes centros urbanos tivessem a mesma possibilidade de eleição... No entanto, agora mais a frio percebo o erro da minha reflexão... Temos de pensar na comunidade... Serão caches que, de forma democrática, terão sempre uma desvantagem demográfica perante as outras pela simples razão que as outras terão mais visitas... O grande erro está, logo de início em pensar que se está a votar na MELHOR cache do país... A cache vencedora é a cache que a comunidade VOTANTE considerou a melhor perante uma lista de caches seleccionadas por vários critérios de qualidade (logs, favoritos, visitas, etc...) ... É a mesma coisa que dizer que o restaurante B, na Guarda é o melhor do país..
Se para além de mim e de outro, toda a gente come em Leiria, Lisboa e Santarém, como é que o B na Guarda pode ser eleito... Impossível...Até posso mudar o processo para que o da Guarda tenha mais possibilidades, mas estarei sempre a inviesar aquilo que é o processo democrático, pois maior parte das pessoas nem almoçaram na Guarda... A solução para a descentralização dos vencedores passa por outro campo como referem a Flora e o Gustavo: Adesão! E não só na votação... Mas sim PRINCIPALMENTE antes desta... Passo a explicar: as caches mais afastadas destes grandes centros só tem a ganhar com visitas organizadas... Chamem eventos, lobbys, o que seja.... Conheço uma cache boa, mesmo boa em Freixo de Espada à Cinta ou em Barrancos? Organizar vários eventos, estimular visitas, partilhar informações e logs nos fóruns e Facebook... Mais do que mexer nas fórmulas essas caches ganham aquilo que mais merecem, até de maior valor do que qualquer prémio: visitas.... E com mais visitas, ganham proporcionalmente mais votantes... Mas estas iniciativas não se podem cingir apenas ao fim de semana dos eventos doa prémios GPS...Tem de ser mais frequentes, para que mais pessoas se desloquem a esses locais que parecem tão longe para a maioria do pessoal...

Não digo que seja impossível melhorar o processo, mas efectivamente depois de pensar mais aprofundamente percebo que será difícil ser mais democrático do que isto... Se achamos que há algo melhor e que os outros não conhecem? Arranjemos forma de dar a conhecer, sejam Megas, Magustos, Geo Almoçaradas ou outras coisas que tais... Se mesmo perante um grande numero de visitas à melhor feijoada da Guarda, ganhar a roulotte da Av. 24 de Julho, é porque a MAIORIA prefere mesmo um hambúrguer...Cabe a quem ja comeu a feijoada dar a conhecê-la a todos...se calhat muitos nem sabem que ela existe...

Também já existe nos processos democráticos, chama-se "campanha eleitoral". 8-)
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #74 a segunda 29 set 2014, 10:55 

"Agarrando" nestes dois comentários:
RuiJSDuarte Escreveu:Estou é curioso se ao correr a formula uns anos depois, nas mesmas condições, não irão ser "trocadas" uma série de caches, principalmente ao nível das Nomeadas.

hulkman Escreveu:2 - sugestões de alterações do processo de selecção - SIM, se as alterações forem para melhorar o processo
3 - alterações ao processo de votação/cálculo de vencedoras - SIM, se as alterações forem para melhorar o processo

O melhor exercício era mesmo correr com os dados disponíveis hoje os algoritmos de selecção das caches nomeadas relativamente às edições dos últimos anos e fazer a análise agora que essas caches já possuem maior maturidade.
Certamente que algumas caches iriam agora entrar na lista de nomeadas - verificar a razão porque não entraram anteriormente e ver se se identifica algum critério para as incluir.
Da mesma forma algumas caches iriam sair da lista de nomeadas - verificar se saem por uma grande margem e ver se se identifica algum critério para as excluir logo à partida.

Parece-me que esta é a forma possível de verificar se o actual processo está (ou não) a excluir boas caches e verificar o que se pode (ou não) mudar.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #75 a segunda 29 set 2014, 10:56 

E a luta para as nomeações chama-se primárias :)
E a elegibilidade para ser nomeada chama-se lista de assinaturas entregues no TC. Em vez de ser 7.500 assinaturas, são 4 ou 5 founds PM ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #76 a segunda 29 set 2014, 10:56 

Team Marretas Escreveu:A sugestão do Kinder fez-me pensar na possibilidade de uma melhoria no sistema que levasse a que caches fora do litoral e dos grandes centros urbanos tivessem a mesma possibilidade de eleição... No entanto, agora mais a frio percebo o erro da minha reflexão... Temos de pensar na comunidade... Serão caches que, de forma democrática, terão sempre uma desvantagem demográfica perante as outras pela simples razão que as outras terão mais visitas... O grande erro está, logo de início em pensar que se está a votar na MELHOR cache do país... A cache vencedora é a cache que a comunidade VOTANTE considerou a melhor perante uma lista de caches seleccionadas por vários critérios de qualidade (logs, favoritos, visitas, etc...) ... É a mesma coisa que dizer que o restaurante B, na Guarda é o melhor do país..
Se para além de mim e de outro, toda a gente come em Leiria, Lisboa e Santarém, como é que o B na Guarda pode ser eleito... Impossível...Até posso mudar o processo para que o da Guarda tenha mais possibilidades, mas estarei sempre a inviesar aquilo que é o processo democrático, pois maior parte das pessoas nem almoçaram na Guarda... A solução para a descentralização dos vencedores passa por outro campo como referem a Flora e o Gustavo: Adesão! E não só na votação... Mas sim PRINCIPALMENTE antes desta... Passo a explicar: as caches mais afastadas destes grandes centros só tem a ganhar com visitas organizadas... Chamem eventos, lobbys, o que seja.... Conheço uma cache boa, mesmo boa em Freixo de Espada à Cinta ou em Barrancos? Organizar vários eventos, estimular visitas, partilhar informações e logs nos fóruns e Facebook... Mais do que mexer nas fórmulas essas caches ganham aquilo que mais merecem, até de maior valor do que qualquer prémio: visitas.... E com mais visitas, ganham proporcionalmente mais votantes... Mas estas iniciativas não se podem cingir apenas ao fim de semana dos eventos doa prémios GPS...Tem de ser mais frequentes, para que mais pessoas se desloquem a esses locais que parecem tão longe para a maioria do pessoal...

Não digo que seja impossível melhorar o processo, mas efectivamente depois de pensar mais aprofundamente percebo que será difícil ser mais democrático do que isto... Se achamos que há algo melhor e que os outros não conhecem? Arranjemos forma de dar a conhecer, sejam Megas, Magustos, Geo Almoçaradas ou outras coisas que tais... Se mesmo perante um grande numero de visitas à melhor feijoada da Guarda, ganhar a roulotte da Av. 24 de Julho, é porque a MAIORIA prefere mesmo um hambúrguer...Cabe a quem ja comeu a feijoada dar a conhecê-la a todos...se calhat muitos nem sabem que ela existe...

Foi a melhor reflexão que alguma vez li sobre os Prémios GPS. É esta a minha visão.
A minha esperança/expectativa/ambição é que os Prémios GPS consigam descentralizar os destinos habituais dos Geocachers e os levem a um Portugal mais profundo e mais inacessível e que depois de provarem um cabritinho com arroz de forno em Trás-Os-Montes olhem para o hamburger da roulotte na 24 de Julho com uma perspectiva diferente.

Obrigado Bruno! Fizeste-me o dia! Acho que já me fizeste a semana toda. Fiquei com um sorriso nos lábios :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #77 a segunda 29 set 2014, 10:57 

ArqueoLobo Escreveu:"Agarrando" nestes dois comentários:
RuiJSDuarte Escreveu:Estou é curioso se ao correr a formula uns anos depois, nas mesmas condições, não irão ser "trocadas" uma série de caches, principalmente ao nível das Nomeadas.

hulkman Escreveu:2 - sugestões de alterações do processo de selecção - SIM, se as alterações forem para melhorar o processo
3 - alterações ao processo de votação/cálculo de vencedoras - SIM, se as alterações forem para melhorar o processo

O melhor exercício era mesmo correr com os dados disponíveis hoje os algoritmos de selecção das caches nomeadas relativamente às edições dos últimos anos e fazer a análise agora que essas caches já possuem maior maturidade.
Certamente que algumas caches iriam agora entrar na lista de nomeadas - verificar a razão porque não entraram anteriormente e ver se se identifica algum critério para as incluir.
Da mesma forma algumas caches iriam sair da lista de nomeadas - verificar se saem por uma grande margem e ver se se identifica algum critério para as excluir logo à partida.

Parece-me que esta é a forma possível de verificar se o actual processo está (ou não) a excluir boas caches e verificar o que se pode (ou não) mudar.

100% de acordo! Este parece-me ser o caminho mais correcto!

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #78 a segunda 29 set 2014, 11:01 

Disseste tudo Bruno. Para mim o ponto é precisamente esse: nos Prémios GPS não vence a minha cache preferida, nem a tua, neste ou naquele distrito, local, nacional etc. Ganha a cache mais consensual. Não aquela que tocou positivamente mais geocachers, mas sim mais votantes. E isso para mim faz toda a diferença. Felizmente a esmagadora maioria das caches vencedoras, na minha opinião pessoal, é representativa da qualidade global e não envergonha a iniciativa, antes pelo contrário. Pessoalmente enchem-me de orgulho.

Nos distritos onde não visitei caches nomeadas / finalistas, não tenho como formular uma opinião.
Naqueles em que visitei caches nomeadas, / vencedoras, e mesmo que a vencedora não fosse a minha escolha pessoal (aconteceu este ano), admito que a vencedora é merecedora!
Por exemplo entre uma tradicional mais acessível, num local giro e com um disfarce simpático sem ser demasiado rebuscado, comparando com uma cache de terreno muito elevado, onde é necessária uma logística mais complexa, ou uma letterbox ultra criativa num ambiente Stephen King,..

Admito que a tradicional tocou mais gente. Alegrou uma série de miúdos, que ficaram dias e dias a falar da cache lá em casa aos pais, aos amigos, até fizeram uma composição na escola sobre ela.
E os Prémios GPS são isso mesmo: uma iniciativa global. Não são pensados à medida dos meus gostos requintados por cenários idílicos, ou do teu gosto por challenges físicos de ficares pendurado por uma corda de cabeça para baixo, ou do nosso amigo ali que se pinta por um enredo cheio de fantasmas e seres do além.

Se gostei de uma cache e gostaria de a ver nomeada / finalista / vencedora, só tenho que fazer por isso.
Partilhar. Divulgar. Contar a minha experiência, num log, no fórum, partilhar fotos, aliciar o mundo inteiro a ir visitá-la, nem que para isso seja necessário montar uma expedição.
Já fiz isso tantas vezes ao longo destes anos, em busca "daquela" cache especial de que tanto ouvi falar.
Honestamente não acredito que nenhuma fórmula do mundo possa substituir ao entusiasmo coletivo. Mas isso sou eu, que não percebo nada de fórmulas.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #79 a segunda 29 set 2014, 11:04 

prodrive Escreveu:
ArqueoLobo Escreveu:"Agarrando" nestes dois comentários:

100% de acordo! Este parece-me ser o caminho mais correcto!

É um exercício que se pode fazer...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #80 a segunda 29 set 2014, 11:10 

jasafara Escreveu:É um exercício que se pode fazer...

Vindo de ti, pensei que já estavas a apresentar resultados [:P]
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante